sábado, 12 de fevereiro de 2011

Caixa vai a busca de negócios com o governo do RN

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, criticou ontem a exclusividade praticamente mantida pelo Banco do Brasil na concessão de empréstimos consignados a servidores estaduais e afirmou que, sem poder abocanhar uma parcela desse mercado – que representa, segundo ele, 70% do crédito à pessoa física no Estado - a Caixa está buscando caminhos alternativos para robustecer suas metas. E a disputa pelos negócios do governo, o que inclui a folha de pagamento dos servidores, é o principal alvo dentro dessa investida. “Se o crédito de consignáveis é reduzido, eu tenho que buscar alternativas”, disse, à TRIBUNA DO NORTE. Eis os principais trechos da entrevista:

Quanto o crédito consignado representa no RN?

Com certeza mais de 70% do crédito à pessoa física no estado. Então é algo monstruoso. Por isso que todo banco se interessa, principalmente os bancos que querem ganhar dinheiro fácil em cima do servidor.

Por que dinheiro fácil?

Ganhar dinheiro fácil porque em qualquer empréstimo ou negócio que um banco faz há três componentes fundamentais, que são risco, retorno e liquidez. A liquidez é quanto mais tempo você passar com o seu dinheiro parado o banco vai lhe dar uma rentabilidade um pouco maior, porque ele pode usar esse dinheiro de forma mais tranquila, não tendo que lhe devolver rapidamente. A  questão do risco e retorno tem uma relação direta. O cheque especial, por exemplo, cobra uma taxa de 7%, 7,5% ao mês, porque não tem segurança nenhuma para o banco. O retorno é muito alto para ele, para compensar essa possibilidade de perda que é grande. Na consignável isso não acontece. No empréstimo consignado o retorno é praticamente garantido. Então é um empréstimo que o banco coloca sem praticamente nenhum risco de retorno. É por isso que todo mundo quer entrar.

Esse “ganhar dinheiro fácil” é uma crítica ao Banco do Brasil?

É mais uma crítica aos pastinhas, ás financeiras, do que mesmo ao Banco do Brasil. No caso de algumas exclusividades que se discute aí sim é que vai  a crítica não ao Banco do Brasil, mas à exclusividade do consignável em si. Porque imagine só, se o órgão público legalmente instituído visa o bem da comunidade, o bem do servidor público, por que amarrar o servidor público trazendo prejuízos para ele? Se for para amarrar trazendo benefício é o papel. Agora, amarrar trazendo prejuízo é o que não se permite.

Por que trazendo prejuízo?

No estado, havia um decreto que permitia uma taxa de juros mensal para os servidores de 1,84% ao mês.

Para o banco que detém exclusividade nos consignados?

Para todos os bancos. Todos os bancos participavam disso. Quem quisesse se habilitava e fazia consignável para o servidor. O empréstimo em consignação é o empréstimo do servidor com o banco. O ente público somente averba em folha e repassa para o banco aquele valor. Então qualquer um fazia à taxa de 1,84%. Com a exclusividade, a  taxa aumentou para 2,34%, a mínima. O que ocorre é que normalmente o ente patronal recebe um valor por essa negociação. E quanto mais o banco consegue puxar na taxa de juros para cima ou em tarifas negociadas maior o valor que ele recebe. Então na verdade muitas vezes essas instituições se preocupam mais em quanto vão receber e não como vai ser o empréstimo concedido depois. E nem com a questão legal. Porque do ponto de vista administrativo, legal, financeiro e econômico não se justifica a exclusividade. No administrativo, a folha de pagamento deve ser centralizada, para o bem da administração, para evitar que vá crédito de salário para todos os bancos e fique difícil a questão da administração. Já a consignável não. A consignável é uma troca de arquivos que é feita com a  instituição contratada pelo ente patronal onde é tudo via online. Debita-se de fulano e envia-se isso virtualmente. É algo que não prejudica a administração. Do ponto de vista financeiro também não se justifica. Porque, imagina, o servidor que era para ser o maior beneficiado é prejudicado. Há um aumento da taxa de juros, quando era para haver uma redução para facilitar o acesso aos consignáveis. Do ponto de vista legal é uma afronta ao direito constitucional. A exclusividade tolhe o direito do trabalhador de contratar diretamente com quem ele quer. Essa livre escolha de contrato de empréstimo é garantida constitucionalmente. Pode até se vender todos os negócios da instituição, como a folha de pagamento, as contas, as aplicações financeiras. Pode-se vender tudo isso, menos o direito do trabalhador contratar com qualquer instituição que ele queira. Acho que a população tem que se mobilizar para acabar com isso, como aconteceu em Minas Gerais. Em Minas Gerais o Ministério Público exigiu um termo de ajustamento de conduta e as instituições acabaram com a exclusividade de consignações. Tem nove, de 63 que existiam, que estão aderindo aos poucos para acabar com a  exclusividade. Isso levou até o Banco Central a lançar a  circular Bacen 3522, dizendo: “bancos é proibida a exclusividade de consignados. Porque isso afronta a livre atuação das instituições financeiras e dos clientes escolherem a melhor opção para eles.

No ano passado um decreto do governo acabou com a  exclusividade. Este ano, o TJRN decidiu pelo fim da exclusividade, mas em cima de um decreto já extinto. O Banco do Brasil é ou não a  única instituição que pode conceder?

Hoje, por incrível que pareça não. Apesar do Banco do Brasil defender isso. Por exemplo, o BMG empresta dinheiro no governo do estado. O decreto, mais atual do governo diz que para fornecer consignáveis, a instituição tem que centralizara  folha de pagamento do ente. O Banco do Brasil tem a maior parte e a caixa tem uma pequena parte. Só os dois atendem esse requisito.  E que além disso deve ter unidades bancárias da instituição em todos os municípios. Quem é que conhece uma unidade do BMG no Rio Grande do Norte? A Caixa Econômica tem um estabelecimento ou da Caixa ou de representante legal da Caixa em todos os municípios do Brasil. O BB com certeza deve ter também. Então seria para estar caixa e BB concedendo. Mas quem está concedendo crédito consignado no estado é BB e BMG. BMG porque tem uma liminar que não conseguiram derrubar ainda, questionando a exclusividade. E não sei porque motivo se enquadra nessa de ter agencia em todas a cidades do RN. A exclusividade é uma excrescência legal e  que deve que ser abolida para o benefício de todos que estão sendo prejudicados por ela. Eu estou tentando realizar consignáveis desde o final do governo passado, mas não consigo. A Caixa Econômica Federal atende os critérios, mas não consegue fazer.

ITEP: Os corpos ficam empilhados, a serem sepultados


A crise estrutural no Itep é séria. Até a tarde de ontem, o necrotério do local tinha 25 cadáveres e 20 ossadas na câmara fria e empilhados em gavetas no pátio. A alegação é de falta de vagas em cemitérios públicos, o que foi negado por parte da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). Não bastasse o acúmulo de cadáveres, a única câmara fria está com defeito e não consegue manter a temperatura ideal. O resultado é o mau cheiro dos corpos já em estado de decomposição.
Sem espaço, corpos são deixados em gavetas no pátio do Itep.
                                                                                    De braços cruzados desde a terça-feira (8), os funcionários do Itep seguem cobrando melhorias na estrutura do órgão e o pagamento das gratificações aos servidores que cumprem plantões. O necrotério é um dos setores que segue com as atividades transcorrendo, cumprindo o que determina a lei. Contudo, a estrutura do local, bem como dos demais setores do órgão, é precária.

Indignados com a acusação do Governo do Estado de que o Itep era uma “fábrica de plantões”, os funcionários reclamam que, ao contrário do que foi noticiado, os profissionais do Instituto trabalham com afinco e a despeito dos inúmeros problemas estruturais que o Itep possui. Um dos casos mais flagrantes é o do setor de odontologia legal, acusado pelo próprio Governo de ter plantões noturnos fantasmas. Para os profissionais, a informação não só é falsa como esconde as dificuldades com as quais eles lidam todos os dias. Câmara de refrigeração quebrada, falta de vagas nos cemitérios públicos, estrutura física inadequada, falta de equipamento e exames que demoram meses. Essa é, segundo os profissionais do setor de Odontologia Legal, a realidade do cotidiano no Instituto Técnico-científico de Polícia. “Divulgaram que somos 12 dentistas e na verdade somos oito, sendo dois por plantão. Estamos a disposição do órgão 24 horas por dia e realizamos um trabalho de suma importância, mesmo sem estrutura”, relata Dilana Penna Lima, chefe do serviço de Odontologia Legal.

O exemplo claro da dificuldade de conseguir trabalhar no Itep é a quantidade de corpos e ossadas acumuladas, à espera de sepultamento. Até ontem, os 25 cadáveres e 20 ossadas na câmara fria que está com defeito. Segundo Dilana Penna, todo esse material já foi analisado, mas sem vagas nos cemitérios ficam acumulados em condições precárias. “Da forma como o Governo falou, parece que a culpa por situações como essas é dos servidores, mas isso não é verdade. Esse prédio tem 30 anos, está pequeno para a atual demanda e falta equipamento”, diz a chefe do setor.

Por outro lado, a Semsur explica que não procede a informação sobre falta de vagas nos cemitérios. De acordo com a titular da pasta, Solange Ferreira, todas as solicitações que são feitas pelo Itep à Prefeitura com relação a sepultamentos são atendidas. “As vagas não sobram, mas sempre conseguimos fazer o reordenamento e, quando não há espaço, conseguimos túmulos em cidades vizinhas. Se há corpos no necrotério e não foram sepultados, é porque não houve a solicitação por parte do Itep”, garantiu a sceretária.

A câmara fria do órgão, originalmente utilizada para os corpos em estado de decomposição, está quebrada há 15 anos, segundo Dilana Penna. “Dessa forma, o trabalho do setor de odontologia precisa ser feito com urgência. Assim que chega um corpo em decomposição, precisamos fazer a análise, porque não tem onde guardar esse corpo”, explica.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com a direção do Itep durante a manhã e a tarde de ontem, mas não obteve êxito.

Paralisação

A greve no Itep teve início na terça-feira (8), motivada pelo corte das gratificações referentes aos plantões e adicionais noturnos dos funcionários. Hoje está previsto o pagamento das gratificações dos funcionários que cumprem 24 horas de plantão, beneficiando 278 dos 523 funcionários do órgão. Porém, ainda não há data para o pagamento dos plantões dos demais servidores, que está sendo organizado pelo Governo através de uma inspeção dentro do Itep para saber quais são os servidores que realmente devem receber os benefícios. Os funcionários garantiram que só retornarão aos trabalhos depois que o Executivo pagar os plantões dos servidores que trabalharam e garantir por escrito o encaminhamento do projeto que trata sobre o estatuto do órgão.

Pessoas de Odontologia fazem denúncias

Os profissionais da área de odontologia do Itep estão revoltados com a notícia de que não receberão os valores referentes aos plantões e adicionais noturnos de janeiro, informação que foi repassada  ontem. Eles garantem que cumpriram o serviço e afirmam que o Governo deveria trabalhar de melhor forma a questão administrativa no setor.

Os profissionais da odontologia são responsáveis pelos exames de acarda dentária; registro das características físicas da face, como tatuagens, cicatrizes e lesões produzidas por mortes violentas; exames de corpo de delito; estimativa de idade; exames em ossadas para descobrir idade, sexo, estatura, raça, além de coleta para exames de DNA. Muitos desses serviços, segundo os servidores, funcionam 24 horas por dia e, embora os peritos não durmam no Itep, pela falta de alojamento, há um esquema de sobreaviso. Eles alegam que podem ser acionados à noite e, quando há uma ocorrência, vão de casa para a sede do Instituto. Contudo, apesar de afirmarem que cumpriram o os plantões, eles não irão receber. “Sem dúvida, é um descaso com o nosso trabalho. Eu não tenho conhecimento das questões administrativas. Se há gente contratada que não trabalha, é uma questão da administração. Mas posso garantir que os oito profissionais da minha equipe se dedicam e desempenham um papel fundamental”, encerrou Dilana  Penna Lima, chefe do serviço de Odontologia Legal.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EGITO em tensão após continuadade do presidente





Milhares de manifestantes estão reunidos na praça Tahrir, no centro do Cairo, nesta sexta-feira, o 18º dia de protestos contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Os egípcios prometem manifestações em massa para expressar a revolta provocada pelo discurso de Mubarak na noite de quinta-feira, no qual descartou renunciar ao cargo que ocupa há 30 anos.
Um grupo de manifestantes também protesta em frente ao palácio presidencial Oruba, que Mubarak costuma usar quando está no Cairo. O Exército reforçou a segurança no local com tanques de guerra e barricadas de arame farpado.
Os organizadores dos protestos disseram que o plano é realizar seis manifestações em diferentes locais do Cairo, que convergiriam na praça Tahrir, no Parlamento e em frente ao prédio da TV estatal.

Carnaval 2011 em Almino Afonso



A cidade de Almino dilvugou a progamação do carnaval 2011 que contará com a animação das bandas: Los Pepas, Flor Mania, Pegada de Luxo Elétrica, Prabalá, Thábata, Bakulejo, Axé Power. o carnaval será realizado no mercado público da cidade.

Governo negocia Salário mínimo e pode ir a R$ 560,00


Sem ter certeza do apoio da base aliada para aprovar um valor de R$ 545 para o salário mínimo, o governo acertou ontem um plano B com os partidos de oposição para evitar um prejuízo maior. Em reunião com PSDB e DEM, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), marcou a votação para a próxima quarta-feira. O governo vai insistir no valor mais baixo, mas se perceber que não terá apoio suficiente na base para bancar os R$ 545, acertou com a oposição que abraçará a emenda apresentada pelo PDT reajustando o mínimo para R$ 560, valor que DEM e PSDB aceitam votar.

j batistaPresidente da Câmara, Marco Maia negocia com líderes a votação do projeto do salário mínimoPresidente da Câmara, Marco Maia negocia com líderes a votação do projeto do salário mínimo
Para garantir a votação, o governo aceitou a realização de uma comissão geral na Câmara, na terça-feira, com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, como desejava a oposição, e concordou que outros partidos apresentassem suas próprias emendas propondo outros valores para o reajuste.

A vantagem do governo é que o acordo de procedimentos com a oposição garante o compromisso de que a votação não será obstruída, nem incluirá outras matérias espinhosas para o Palácio do Planalto, como o reajuste para aposentados. E, o principal de tudo, cria uma espécie de trava de segurança impedindo que o mínimo suba para valores considerados inaceitáveis pela equipe econômica, como os R$ 580 defendidos pelas centrais sindicais ou R$ 600 como a emenda apresentada pelo PSDB.

Apesar de insistir na aprovação de um mínimo de R$ 545, o governo sabe que o cenário dentro do Congresso hoje é extremamente instável para ter certeza que a base votará unida em torno da proposta.

Partidos como PMDB, PDT e PC do B têm se queixado do comportamento do governo na distribuição de postos nos escalões intermediários. Até mesmo o PT, partido da presidenta Dilma, enfrenta problemas internos por conta da ocupação de espaços dentro do Congresso e reclama da omissão do governo em torno do assunto.

Esses grupos sinalizam com a possibilidade de votar um valor maior para o mínimo para exibir sua insatisfação com o governo.

Pacto surpresa

A negociação do governo com a oposição foi deflagrada ontem de manhã, com Vaccarezza se reunindo com o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e da minoria, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), na sala da liderança dos tucanos. A conversa convergiu rapidamente para um consenso. A velocidade no fechamento do acordo causou surpresa e provocou críticas feitas por oposicionistas contrários à negociação. Para ACM Neto, porém, a oposição não cedeu.

“Nós abrimos o diálogo com o governo, mas estamos trabalhando para aprovar um salário mínimo maior do que o valor apresentado pelo governo”, disse.

Defensor da emenda que aumenta o mínimo para R$ 600, Duarte Nogueira admite que o PSDB poderá apoiar um valor menor. “Combinamos nesse encontro um acordo de procedimentos. O objetivo do PSDB é garantir o aumento do mínimo. Já disse que não somos inflexíveis, embora o partido defenda os R$ 600”, afirmou o tucano.

Para o líder do governo, o importante é garantir que a votação aconteça já na próxima semana e sem obstruções ou manobras que incluam a apresentação de outros projetos fora do interesse do governo.

Ministro aponta quebra de acordo dos sindicalistas

Brasília (AE) - Ao defender a proposta de um salário mínimo de R$ 545, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral, disse que o governo não fará “loucuras”. Ele disse não entender a postura das centrais sindicais de quebrar o acordo da política do mínimo até 2023. “Isso não é brincadeira. O governo não está brincando. Queremos honrar nosso compromisso”, afirmou.

O ministro da Secretaria-GEral da Presidência disse que o debate do salário mínimo só ganhou força por causa da proposta “derrotada” do ex-candidato tucano à presidência em 2010, José Serra, de um salário de R$ 600. “Estamos defendendo uma proposta vitoriosa, de R$ 545, que o povo escolheu”, afirmou.

Gilberto Carvalho destacou que as queixas das centrais são legítimas. “A vida não termina no salário mínimo. Temos muitas outras questões para discutir com as centrais”, disse. Ele afirmou que o governo só irá discutir uma correção da tabela do Imposto de Renda após concluir a votação da proposta do salário mínimo.

Líder do DEM apresenta emenda

Brasília (AE) - O líder do DEM na Câmara, ACM Neto(BA), fechou um acordo com o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, e também vai apresentar uma emenda propondo um salário mínimo de R$ 560,00. A aposta do DEM é que essa proposta pode “rachar a base” e fazer com que o governo não consiga aprovar os R$ 545,00 que deseja. “Com os R$ 560,00, é muito mais fácil rachar a base do que com qualquer valor superior. O que nós queremos é aumentar o salário mínimo para o trabalhador”, afirmou ACM Neto.

Um acordo feito pelos líderes prevê a votação na próxima quarta-feira (16) no plenário da Câmara. Serão votadas de forma nominal as propostas de R$ 600,00, do PSDB, e de R$ 560,00, do PDT e do DEM O projeto do governo fixando o valor de R$ 545,00 já chegou à Casa. Ele determina que o valor passará a valer no mês seguinte ao que for sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, após as votações no Congresso.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dilma exige ações preventivas contra os apagões




Em uma reunião bastante tensa que adentrou até tarde da noite da última terça-feira para tratar do apagão do Nordeste, a presidente Dilma Rousseff exigiu da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que intensifique a fiscalização preventiva nas principais linhas de transmissão e subestações do País. E que todas as explicações técnicas sobre a causa do incidente, que deixou 46 milhões de pessoas no escuro, estejam nas mãos dela, no máximo, até o início da semana que vem.


guga matos/jc imagemO apagão que deixou oito Estados do Nordeste sem luz, na última semana, levou   Dilma Rousseff a exigir providências da AneelO apagão que deixou oito Estados do Nordeste sem luz, na última semana, levou Dilma Rousseff a exigir providências da Aneel
“O estilo dela é de cobrar e é de cobrar mesmo. Ela quer saber tudo nos mínimos detalhes”, revelou ao Grupo Estado uma fonte que participou da reunião. Segundo essa fonte, ao contrário de muitos ministros, que deixam decretos e projetos de lei nas mãos da equipe técnica, e simplesmente tomam conhecimento dos resultados apenas no final, Dilma acompanha de perto todas as etapas. “Se alguém faz um decreto, um projeto de lei, muitos ministros não se envolvem, não é o caso dela como ministra nem como presidente da República. Ela quer saber os detalhes dos detalhes dos detalhes”, ressaltou.

Em virtude de uma ocorrência de forte repercussão como essa, que atingiu oito estados na última sexta-feira, ainda mais no setor que ela esteve à frente durante anos, como ministra de Minas e Energia no primeiro do governo Lula, Dilma foi categórica. “Ela quer muito mais ações preventivas para ter um sistema absolutamente confiável”, afirmou a fonte. Uma fonte do Planalto revelou ao Grupo Estado que Dilma continua insistindo em não aceitar como explicação para o ocorrido a falha no cartão de proteção da subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco.

Falhas

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, disse ao Grupo Estado que, de fato, há alguns anos, não era prática da agência fazer muitas fiscalizações preventivas, mas que a agência passou a atuar nessa frente de forma mais intensa nos últimos anos. “Ano passado fizemos muito mais fiscalizações do que a média histórica da agência”, ressaltou. E confirmou que a presidente quer que o órgão regulador priorize esse tipo de fiscalização. “Ela quer que faça tudo. Vamos atualizar e reforçar isso tudo”, afirmou. Para cumprir essa demanda, Hubner informou que o quadro de funcionários da equipe de fiscalização terá de ser reforçado. “Temos que colocar mais gente nas linhas (de transmissão). De fato ela quer e acho que é muito importante mesmo”, disse.

A participação da Aneel, segundo Hubner, na reunião de terça-feira foi para acompanhar e assessorar os outros agentes do setor elétrico, pois a atuação da agência só poderá ocorrer de forma concreta depois da conclusão do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), previsto para ser divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) até sexta-feira.

“A gente tem discutido, vai ter que rediscutir, ver se teve problema de decisão operacional. Acho que cabe uma revisão nos termos da questão da proteção como um todo”, ressaltou. Hubner explicou que “por causa de um erro de proteção, teve que desligar tudo”. Por essa razão, sustentou, terá de ser averiguado o que de fato aconteceu para desencadear o desligamento do sistema em cadeia e depois disso, elaboradas uma série de recomendações e instruções para evitar que o incidente se repita. “A origem foi uma falha no cartão de proteção. Mas aquilo não pode acontecer (desligar o sistema e deixar milhões de consumidores no escuro)”, ponderou.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou   que o RAP deve ser concluído esta semana. Lobão explicou que o cartão deu origem ao apagão, mas o problema foi agravado pelo fato de uma linha de transmissão paralela à subestação de Luiz Gonzaga estar em manutenção. Manutenção que, segundo ele, era necessária.

Libertadores 2011

Fluminense tropeça em casa na estréia da equipe na libertadores 2011, após um empate com Argentino Juniors-ARG por 2 a 2, mas só não foi pior graças ao iluminado tricolor Rafael Moura após marcar dois gols quando equipe carioca estava perdendo, a torcida cobra do goleiro do FLU Diego Cavallieri após a partida.
O goleiro disse que aceita as críticas, mas avisou que, ao contrário da estreia, não errou no lance do gol de Niell na segunda etapa. "Estou tranquilo. A torcida tem todo o direito de gritar o que quiser. Ela pagou o ingresso. Na minha estreia, assumi meu erro. Mas hoje eu não errei".
O Fluminense volta a campo neste domingo, quando enfrenta o Madureira, pela última rodada da primeira fase da Taça Guanabara. O próximo compromisso pela Libertadores será no dia 23, contra o Nacional (URU).

                                               

Campeonato Potiguar 2011



Pela 4ª rodada no campeonato estadual 1º turno o lider América segue na ponta com a 4ª vitória seguida segue 100% no estadual  no clássico contra o Alecrim, já o rival ABC se recuperou da derrota sofrida pelo Santa Cuz na rodada passada e venceu o Palmeira de Goianiha até o momento a surpresa da competição, confira aqui os resultados da 4ª rodada e como ficou a classificação:


4ª Rodada09/02/2011

Nazarenão-16h- Palmeira de Goianiha 2x4 ABC
Marizão-21:30- Corintians 0x1 ASSU
Machadão-21:30- Alecrim 0x1 América
 Nogueirão-21:30- Potiguar 1x1 Centenário
Iberezão- 21:30- Santa Cruz 1x0 Baraúnas 


CLASSIFICAÇÃO

                                                   1América-RN 12 4 4 0 0 8 0 8 100%
                                                 2Santa Cruz-RN 10 4 3 1 0 4 1 3 83%
                                                3ABC 9 4 3 0 1 11 3 8 75%
                                                4Palmeira 7 4 2 1 1 6 5 1 58%
                                                5Alecrim 5 4 1 2 1 1 1 0 41%
                                                6ASSU 3 4 1 0 3 1 8 -7 25%
                                               7Corinthians-AL 3 4 0 3 1 2 3 -1 25%
                                               8Centenário 2 4 0 2 2 1 3 -2 16%
                                              9Potiguar 2 4 0 2 2 1 8 -7 16%
                                              10Baraúnas 1 4 0 1 3 0 3 -3 8%

Brasil vence o Equador e vê Londres 2012 mais perto


A rodada desta quarta-feira foi ideal para a seleção brasileira. Depois de ver o Uruguai vencer a Argentina, o Brasil não se intimidou contra a melhor defesa do Sul-Americano sub-20, fez a sua parte e também derrotou o Equador por 1 a 0. Com o resultado, a equipe do técnico Ney Franco pode até perder a última partida e, mesmo assim, garantir a segunda vaga para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, já que a primeira ficou com os uruguaios após 84 anos.

A vitória contra os equatorianos, construída com gol de Casemiro, deixou o Brasil com nove pontos, três à frente da Argentina. Por isso, para ver a vaga olímpica ir embora, os brasileiros precisariam perder para o Uruguai no próximo sábado e a Argentina, além de derrotar a já eliminada Colômbia, precisaria tirar uma grande diferença no saldo gols (6 a 0).


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nota de Falecimento

A pessoa conhecida por Cicero da Lagoa morre na manhã desta quarta-feira em Patu-RN, vítima de um choque elétrico em uma lagoa, segundo informações. Outros relatos mais detalhados o mesmo teria ido a lagoa para saber o que estava acontecendo com sua mãe, já que tinha sofrido um descarga elétrica, ao entrar na água Cicero soferu um forte choque e teve morte instântanea. Cicero é primo da Diretora da Escola Estadual João Godeiro: Maria do Socorro.

Nota do blog: o Blog TJOM entretenimneto, lamenta o fato ocorrido e presta toda solidariedade a famíla da vítima.

IPEA avalia a falta de médicos como principal problema do SUS



Levantemento apontado pelo IPEA revela que 58,1 % da população apontam a falta de médicos como o principal problema do Sistema Unico de Saúde. A demora no atendimento foi a segunda pior queixa (35,4%).
A pesquisa ainda mostra que a população está dividida quanto ao avaliar o SUS. O Percentual de ruim ou muito ruim foi de 28,5%, já o percentual de bom ou muito foi de 28,9%, para os 42,6% dos entrevistados o serviço é regular.

Eleições aumentam audiência da internet no Brasil


Os brasileiros visitaram mais a internet em 2010 em razão das eleições no país, segundo dados da comScore divulgados nesta quarta (9). Em outubro, mês em que foi realizado o primeiro turno das eleições, os brasileiros visitaram a internet cerca de 2,3 bilhões de vezes, total 20% superior a outubro de 2009.

Dados da pesquisa revelam também que o total de minutos gastos online aumentou para 64 bilhões em 2010 -- em 2009, foram 54 bilhões de minutos.
O estudo da comScore mostrou que as eleições presidenciais de 2010 e o segundo turno fizeram com que o tráfego dobrasse na categoria de Política durante outubro.
Outras categorias que tiveram crescimento significativo foram as de Notícias/Informações -- que inclui todos os principais jornais e sites focados nas eleições, incluindo grandes portais. Essa categoria teve aumento de 35% na visitação em outubro de 2010, quando comparada ao mesmo mês em 2009.
A categoria de Blogs também teve aumento de audiência, com crescimento de 34% em relação ao ano passado. Essa categoria teve o pico do ano tanto em porcentagem de alcance, ou 74% de toda a população online brasileira, como em total de visitas, que foi de 383 milhões.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Governo do Estado constata "fábrica de plantões" no ITEP







O Governo do Estado descobriu uma verdadeira “fábrica de plantões” instalada no Instituto Técnico de Polícia, o Itep. A folha de pagamento apenas com os plantões era de R$ 1 milhão, com uma análise mais apurada o valor foi reduzido para R$ 200 mil.
Foram identificados os casos mais flagrantes de ilegalidade. Há situação em que o funcionário mora em Alexandria e recebe gratificação de plantão como se trabalhasse em Natal.
Situação “curiosa” é o servidor que reside em Pau dos Ferros e já recebe plantões como se atuasse no Itep daquela cidade, o problema é que o Itep nem lá ainda foi instalado. Há também 12 dentistas que recebiam plantões ilegalmente, já que nunca haviam trabalhado a noite.
A folha da “fábrica de plantões” do Itep está passando por uma criteriosa análise e auxiliares muito próximos a governadora Rosalba Ciarlini acreditam que o valor de R$ 200 mil pagos como plantões ainda será reduzido.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidade do samba pegando fogo!!!


A quase 1 mês do carnaval um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade do samba na gamboa, na manhã desta segunda-feira, os galpões da Portela, União da Ilha, Grande Rio e o da Liesa, que é uma espécie de museu do carnaval foram atingidos pelas chamas.O tenente-coronel Alexandre Rocha disse que o incêndio já foi controlado, ainda segundo o tenente a área será isolada para a avaliação da defesa civil sobre a estrutura da construção, o incêndio ainda deixou uma vítima um homem de 30 anos intoxicado pela fumaça, mas ele já passa bem.

Campeonato Potiguar 2011

                                                                
 Nos jogos de ontem válidos pela 3ª rodada do campeonato estadual teve algumas surpresas, o ex-lider e atual campeão ABC perdeu em casa para o Santa Cruz, já o rival  América surpreendeu após um ano de recomeço após a queda para a série C goleou o ASSU fora de casa e é o novo lider isolado da competição confira aqui os jogos de ontem e a classificação como ficou:

17h-Marizão- Corintians 1x1 Palmeira de Goianinha
18h-Frasqueirão- ABC 0x1 Santa Cruz
18h-9 de Janeiro- Centenário 0x0 Baraúnas
18h-Nogueirão- Potiguar 0x0 Alecrim
18h-Edgarzão- ASSU 0x0 América


GRUPO 1 P J V E D GP GC S %
1América-RN 9 3 3 0 0 7 0 7 100%
2Palmeira 7 3 2 1 0 4 1 3 77%
3Santa Cruz-RN 7 3 2 1 0 3 1 2 77%
4ABC 6 3 2 0 1 7 1 6 66%
5Alecrim 5 3 1 2 0 1 0 1 55%
6Corinthians-AL 3 3 0 3 0 2 2 0 33%
7Baraúnas 1 3 0 1 2 0 2 -2 11%
8Centenário 1 3 0 1 2 0 2 -2 11%
9Potiguar 1 3 0 1 2 0 7 -7 11%
10ASSU 0 3 0 0 3 0 8 -8 0%                                                                                                                                                  

Brasil perde o jogo e liderança para Argentina no Sub-20


O Brasil sofreu a sua primeira derrota no Sul-americano sub-20, que está sendo disputado no Peru. Na madrugada desta segunda-feira, o time do técnico Ney Franco perdeu para a rival Argentina pelo placar de 2 a 1. Com o revés, a seleção nacional também perdeu a liderança do hexagonal decisivo, que agora pertence ao Uruguai.

Os argentinos abriram o placar aos oito minutos de partida, em forte cobrança de pênalti de Funes Mori. No lance da penalidade, o zagueiro Juan foi expulso. O empate brasileiro veio na segunda etapa, em belo chute de Willian José, mas Iturbe aproveitou vacilo da defesa brasileira e deu a vitória à Argentina.

O resultado faz o Brasil cair para a segunda colocação do hexagonal final, com seis pontos ganhos. A liderança é do Uruguai, que soma sete. A seleção volta a campo na madrugada de quinta-feira para enfrentar o Equador e não contará com o atacante Neymar, suspenso pelo segundo cartão amarelo.

Já a Argentina volta à briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Também com seis pontos ganhos, a equipe é a terceira colocada na tabela e enfrenta na próxima quarta-feira o Uruguai. Os dois primeiros colocados do Sul-americano classificam-se às Olimpíadas.

O jogoLogo no início da partida, o Brasil perdeu seu capitão. Bruno Uvni sentiu uma contusão e teve que ser substituído, por Saimon. A situação ficou ainda mais complicada aos seis minutos de jogo, quando o árbitro marcou pênalti de Juan em Funes Mori e expulsou o zagueiro brasileiro. O atacante argentino foi para a cobrança e não desperdiçou.

A sequência de acontecimentos negativos deixou a equipe brasileira nervosa em campo. Cavando faltas e reclamando a todo momento com o árbitro, os jogadores e pediam cartão amarelo em todas as infrações cometidas pela equipe adversária.

Aos poucos, a seleção brasileira organizou-se em campo e chegou com perigo pela primeira vez aos 34 minutos de partida. Danilo driblou o adversário do lado direito e descolou o cruzamento para Neymar que apareceu em velocidade para cabecear, mas foi parado pela excelente defesa do goleiro argentino Andrada.

Mesmo com um homem a menos em campo, o Brasil retornou ao segundo tempo com boa disposição e conseguiu o empate. Willian José acertou chute forte de fora da área, aos nove minutos de jogo, igualando o placar.

A Argentina levava perigo nos contragolpes e conseguiu seu gol aos 23 minutos, em bela jogada individual de Iturbe. Ele recebeu na intermediária livre de marcação e deixou três brasileiros para trás antes de bater na saída do goleiro Gabriel .

Após retomar a liderança do marcador, a Argentina passou a jogar com mais calma e neutralizar as ações do Brasil, que demonstrou cansaço pelo longo tempo de jogo com um homem a menos do que o rival.

A seleção ainda chegou com perigo aos 40 minutos, em cobrança de falta de Casemiro que explodiu no travessão e depois nas costas do goleiro Andrada antes de sair pela linha de fundo, mas acabou derrotada.


                                                     

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Macau divulga programação do caranval 2011



 A prefeitura de Macau divulgou a programção do carnaval 2011. A quantia anunciada foi um investimento de R$ 2 Milhões para o carnaval que já é tradicional no RN, já haverá prévias no dia 12 de fevereiro.

Mais de dez bandas, quatro trios elétricos, uma arena para shows com dois palcos, praça da alimentação, 60 camarotes, telões, ornamentação temática e banheiros químicos e um espaço reservado para o frevo, na Praça da Conceição, no Centro, e um palco para shows durante as tardes ensolaradas, na praia de Camapum são partes da estrutura da festa momesca da cidade. Este ano, a organização do evento espera atrair cerca de 150 mil foliões ao município.

Nos quatro dias de folia, serão 13 toneladas de mel de engenho consumidos na brincadeira sadia do mela-mela, um dos pontos altos da programação da festa. O percurso do arrastão do mela-mela ocorre no novo anel viário da cidade, construído na atual gestão, com objetivo de oferecer mais mobilidade ao trânsito local. Ao todo, são seis quilômetros de pura alegria, no clima mais descontraído e festivo, começando no início de tarde, seguindo até o anoitecer.

Todas às noites, no corredor da folia, a festa começa por volta das 23 horas e segue até o raiar do sol. No espaço, shows de artistas regionais e de projeção nacional, que vão se revezar nos dois palcos montados na arena, que contará com um moderno sistema de som e iluminação e entradas com detectores de metal. Ainda pelo corredor da folia, desfilam escolas de samba e uma Tribo de índio.

“Temos uma estrutura que nenhuma cidade do interior do Rio Grande do Norte tem para realizar um carnaval do porte que promovemos para os macauenses e visitantes. Tudo isso somado a uma maratona diária de quase 12 horas de folia por dia, numa programação diversificada ao ponto de agradar todos os perfis de foliões”, declarou o prefeito Flávio Veras.

A estrutura de segurança contará com 300 policiais militares, 50 agentes civis e 150 seguranças particulares. Para atender eventuais emergências, o Hospital Municipal Antonio Ferraz terá equipes médicas de plantão 24 horas com ambulâncias de prontidão.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE MACAU 2011

DIA 12 DE FEVEREIRO
VERÃO MELHOR – CIRCUITO PRAIA DE DIOGO LOPES
20h00min – A MAIS BELA VOZ

DIA 13 DE FEVEREIRO
VERÃO MELHOR – CIRCUITO PRAIA DE DIOGO LOPES
15h00min – BANDA GRAFITH (RN)

SÁBADO DIA 19 DE FEVERERIRO
CARNAVAL LÍNGUA DE TRAPO (PRAÇA DA CONCEIÇÃO)
13h00min – MARQUINHOS SHOW E BANDA (RN)

VERÃO MELHOR – CIRCUITO PRAIA DE CAMAPUM
23h00min – BANDA ABALLOGUETO (RN)
02h00min – BANDA BADALLADA (AL)

DOMINGO DIA 20 DE FEVERERIRO
ESCOLHA DO REI E RAINHA DO CARNAVAL - (PRAIA DE CAMAPUM)
11h00min – BANDA KABAÇO ELÉTRICO (RN) (PALCO)
16h00min – TRIO E BANDA GRAFITH (RN) (ARRASTÃO COM O REI E A RAINHA PELAS RUAS DE MACAU)

SÁBADO DIA 26 DE FEVEREIRO
BAILE DA SAUDADE – (LIONS CLUB)
23h00min – ORQUESTRA LOS MANOS
ENTREGA DA CHAVE DA CIDADE AO REI E A RAINHA DO CARNAVAL
COM A PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA PEDRAS DE SAL (RN)

DOMINGO DIA 27 DE FEVEREIRO
CARREATA DO VALE
TRAJETO: ALTO DO RODRIGUES / PENDÊNCIAS / MACAU
SAIDA (ALTO DO RODRIGUES) AS 14h00min.
TRIO E BANDA AXÉ MAIS (RN)
CHEGADA (MACAU) AS 19h00min – ARRASTÃO NAS RUAS.
TRIO E BANDA THE FROÍS (RN)

QUINTA DIA 03 DE MARÇO
BLOCO DO ALADIM
20h00min – TRIO PARAJÓS E BANDA PRABALÁ (RN) (ARRASTÃO PELAS RUAS DE MACAU)

ABERTURA DO CARNAVAL
SEXTA DIA 04 DE MARÇO
CARNAVAL DA MELHOR IDADE (ARRASTÃO PELAS RUAS DE MACAU) – SAÍDA AS 16h00min (PRAÇA DINARTE MARIZ)
BLOCO DOS IDOSOS– ORQUESTRA PEDRAS DE SAL
BLOCO DAS CRIANÇAS – TRIO - PALHAÇO FUXIQUINHO E BANDA OS PIMPOLHOS
20h00min - FINAL DO CAMPEONATO DE BLOCOS (GINÁSIO VIRGÍLIO BARBOSA)
ARRASTÃO PELAS RUAS - SAÍDA AS 22h00min (PRAÇA DINARTE MARIZ)
1º TRIO - BANDA KABAÇO ELÉTRICO (RN)
2º TRIO - BANDA GRAFITH (RN)

SÁBADO DIA 05 DE MARÇO
CARNAVAL NA PRAIA DE CAMAPUM
11h00min – BANDA DOCE PECADO (RN)
13h00min – BANDA INTROZA (RN)
MELA-MELA – (ARRASTÃO COM TRIOS ELÉTRICOS PELAS RUAS DE MACAU)
(Saída: Av. Centenário))
14h00min
1º TRIO - BANDA PAWLERA DO BRASIL (RN)
2º TRIO - BANDA GRAFITH (RN)
3º TRIO
4º TRIO - BLOCO RADIOLA DE FICHA

FREVO NO PÉ E NA PRAÇA – 21h00min - PRAÇA DA CONCEIÇÃO
ORQUESTRA PEDRAS DE SAL

CORREDOR DA FOLIA – PALCO
00h00min – GAROTA SAFADA ELETRICO (PE)
02h00min – PEGAÇÃO ELÉTRICO (RN)

DOMINGO DIA 06 DE MARÇO
CARNAVAL NA PRAIA DE CAMAPUM
11h00min – BANDA ZUMZUMBABA (RN)
13h00min – BANDA AXÉ MAIS (RN)

MELA-MELA – (ARRASTÃO COM TRIOS ELÉTRICOS PELAS RUAS DE MACAU)
(Saída: Av. Centenário)
14h00min
1º TRIO - BANDA KABAÇO ELÉTRICO (RN)
2º TRIO - BANDA GRAFITH (RN)
3º TRIO
4º TRIO - BLOCO RADIOLA DE FICHA

DESFILE – 20h00min
TRIBO DOS ÍNDIOS GUARANIS

FREVO NO PÉ E NA PRAÇA – 21h00min - PRAÇA DA CONCEIÇÃO
ORQUESTRA PEDRAS DE SAL

CORREDOR DA FOLIA – PALCO
00h00min – FORRÓ DO MIODO ELETRICO (CE)
02h00min – DEIXE DE BRINCADEIRA ELÉTRICO (RN)

SEGUNDA DIA 07 DE MARÇO

CARNAVAL NA PRAIA DE CAMAPUM
11h00min – JAILSON E ELIANE SHOW (RN)
13h00min – BANDA KABAÇO ELÉTRICO (RN)

MELA-MELA – (ARRASTÃO COM TRIOS ELÉTRICOS PELAS RUAS DE MACAU)
(Saída: Av. Centenário)
14h00min
1º TRIO - LANE CARDOSO (RN)
2º TRIO - BANDA GRAFITH (RN)
3º TRIO
4º TRIO - BLOCO RADIOLA DE FICHA

CORDÃO DA FANTASIA (ARRASTÃO COM ORQUESTRA DE FREVO PELAS RUAS DE MACAU)
16h00min – ORQUESTRA MARQUINHOS SHOW (Saída: Praça da Conceição)

FREVO NO PÉ E NA PRAÇA – 21h00min - PRAÇA DA CONCEIÇÃO
ORQUESTRA PEDRAS DE SAL

CORREDOR DA FOLIA – PALCO
00h00min – AVIÕES ELÉTRICO (CE)
02h00min – BANDA NAGIBE (PB)

TERÇA DIA 08 DE MARÇO

CARNAVAL NA PRAIA DE CAMAPUM
11h00min – BANDA TSUNAMI (RN)
13h00min – BANDA SWING NOVO (RN)

MELA-MELA – (ARRASTÃO COM TRIOS ELÉTRICOS PELAS RUAS DE MACAU)
(Saída: Av. Centenário)
14h00min
1º TRIO - BANDA BADALLADA (AL)
2º TRIO - BANDA GRAFITH (RN)
3º TRIO
4º TRIO - BLOCO RADIOLA DE FICHA

DESFILE OFICIAL DAS ESCOLAS DE SAMBA – 20h00min
AZES DO RITMO / IMPERADORES DO SAMBA / BEIJA FLOR /BLOCO DA VITÓRIA E TRIBO DOS ÍNDIOS GUARANIS

FREVO NO PÉ E NA PRAÇA – 21h00min - PRAÇA DA CONCEIÇÃO
ORQUESTRA PEDRAS DE SAL

CORREDOR DA FOLIA – PALCO
00h00min – CAVALEIROS ELÉTRICO (RN)
02h00min – BANDA GRAFITH (RN)

QUARTA DIA 09 DE MARÇO
APURAÇÃO DAS NOTAS DO DESFILE OFICIAL DAS ESCOLAS DE SAMBA
20h00min – OFICINA DO SAMBA (RN)


Ronaldo e Neto discutem no twitter

  
Ronaldo continua sendo o centro das atenções no Twitter. Após o atacante corintiano condenar os atos “terroristas” de alguns torcedores do clube na manhã deste sábado, o ex-jogador Neto voltou a criticar o camisa 9, assim como já havia feito no último mês.
Desta vez, Neto respondeu as declarações de Ronaldo de que ele joga por amor e somente por amor. “Se você fala que só joga por amor, abra mão dos R$ 1,5 milhão por mês. Eu que nunca fui 1% de você assinava contrato em branco”, escreveu Neto em seu Twitter.
“Eu jogava por amor. Casagrande, Sócrates, Wladimir, Rivelino, Viola jogavam por amor. Para de conversa fiada, vai!!!”, continuou o ex-meia do Corinthians. Ronaldo então voltou a se manifestar e disse que aceitava qualquer crítica pacífica ao seu desempenho e do time.
Porém, que não iria “responder a ex-jogador aproveitador, que vive até hoje com a imagem ligada ao clube, implorando para fazer evento em loja oficial. Muito menos para gente irresponsável que incentiva a violência e que cospe nos outros”, declarou Ronaldo.
Algumas horas depois da réplica de Ronaldo, Neto voltou a escrever em seu Twitter. “Usar fama pra responder é facil! Eu sempre fui e vou morrer corintiano. A minha missão no Timão foi cumprida. Levei ao primeiro Brasileiro. E você???”
“Do mesmo jeito que você não fala com quem cuspiu em juiz, eu também não falo mais com quem entrou no motel com 3 travecos e um morreu de Aids!”, concluiu Neto.

Falta qualificação profissional no RN


Com um crescimento econômico superior à média mundial nos últimos oito anos, que abriu milhares de vagas de trabalho em todo o país em diversificadas áreas, o Brasil vive o que pode ser caracterizado como apagão da mão de obra especializada. As empresas não conseguem encontrar profissionais qualificados na quantidade e com o perfil desejado.  No Rio Grande do Norte, no último trimestre de 2010, a falta de trabalhadores    capacitados tecnicamente ocupou a segunda posição no ranking da pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). De acordo com dados do estudo, a falta de trabalhador qualificado ganhou importância principalmente no setor fabril, sendo assinalada por 39% das empresas correspondentes.

 
alex fernandesKarla Motta fala sobre carência de pessoal no setor de logísticaKarla Motta fala sobre carência de pessoal no setor de logística
Um estudo coordenado pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Neri, traça o perfil da educação profissional no Brasil.  Dados apontam que o número de jovens entre 18 e 24 anos que estão em alguma instituição de ensino formal vem caindo nos último anos (caíram 7,3% entre 2006 e 2008 de 7,5 milhões para 6,9 milhões). Além da evasão escolar a população jovem brasileira diminuiu, de acordo com dados do último Censo.

 Para suprir a necessidade do mercado, as escolas profissionalizantes e os cursos técnicos seriam uma boa opção. No estado, instituições como o Senai, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), oferecem cursos subsidiados em áreas como logística, em franca expansão em cidades como Mossoró e Guamaré, por exemplo. “O mercado de logística tem sempre demanda. As empresas nos procuram solicitando profissionais especializados”, afirma a diretora da Sociedade Brasileira de Logística, Karla Motta.

 De acordo com Karla os salários no setor podem superar R$ 8 mil. “Nos cargos de diretoria, os vencimentos são significativos”. Empresas subsidiadoras da produção petrolífera, têxteis e produção em larga escala contratam profissionais especializados em logística para prestar o melhor nível de serviço ao cliente final pelo menor custo.

 Além de profissionais ligado à área de logística, as empresas  de petróleo e gás, por exemplo, buscam engenheiros qualificados. Não encontrando  profissionais qualificados no Brasil, muitas delas importam mão de obra. Os salários de um engenheiro com especialização em perfuração e produção em poços de petróleo pode chegar a 10 mil dólares.

 Para trazer um profissional especialista de outro país para trabalhar no Brasil, as empresas contratantes desembolsam até R$ 15 mil com o processo de aprovação do visto tipo V (Visto de Trabalho Temporário). O visto permite que o profissional permaneça por até dois anos no Brasil com a possibilidade de solicitar renovação a cada fim de prazo.

 Karla Motta alerta que as pessoas que buscam se especializar em alguma área analisem as possibilidades do mercado local. “Em logística, surgirão inúmeras ofertas de trabalho com o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As pessoas do RN poderão perder oportunidades de trabalhar caso não estejam qualificados”.

 Além deste setor, inúmeros outros crescerão até 2014 com a realização das obras de infraestrutura da Copa do Mundo e com a promoção do Brasil e das sub-sedes como destinos turísticos. De acordo com o superintendente regional do Senai, Rodrigo Mello, o número de postos de trabalho na construção civil no estado podem dobrar com as obras dos parques eólicos, novo estádio, infraestrutura viária e aeroportuária.

 “O crescimento da indústria foi muito acelerado nos últimos anos e a política de formação de mão de obra não tem uma estrutura disponível para atender essa aceleração.  Com um crescimento de 17%, hoje, é impossível ter mão de obra qualificada suficiente”, analisa Rodrigo Mello.

Mercado expande oportunidades

Com expectativa de crescimento da malha viária brasileira em até 20% até 2014, com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o mercado de trabalho que envolve profissões ligadas a aeroportos e indústria aérea está em ascensão. Os salários para comissário de voo nacional podem variar entre R$ 2 e R$ 5 mil. Já os pilotos comerciais tem ganho estimado em R$ 12 mil nas companhias aéreas que operam voos domésticos.

 Em Natal, o Aeroclube oferece curso nas duas profissões, sendo a única instituição do Norte/Nordeste habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para a coordenadora do curso de formação de comissários de voo, Renata Deniz, o momento é oportuno para quem deseja se especializar na profissão de aeronauta.

 “Há muito tempo está faltando mão de obra nos aeroportos. Faltam comissários, pilotos, pessoal de apoio terrestre e o mercado aéreo está se expandindo muito rapidamente e não há profissionais suficientes atualmente”, analisa. Segundo Renata, os comissários brasileiros são os mais bem formados do mundo, devido aos treinamentos que recebem durante o curso que dura em média quatro meses e pela avaliação da Anac, anterior ao ingresso nas companhias aéreas.

 Durante as aulas, tanto os alunos do curso de comissário quanto os de piloto privado, aprendem como sobreviver em condições extremas (água, fogo, selva e gelo), além de disciplinas específicas para cada profissão. Segundo o professor Lobato, que administra aulas técnicas para as duas turmas, todos os pilotos que hoje trabalham em grandes empresas, tiveram que fazer o curso de piloto privado.

 “É o primeiro passo para quem deseja ser piloto de empresas como Tam ou Gol, por exemplo. Somente após a certificação de piloto privado, o aluno pode fazer o curso de piloto comercial”, afirma. Os salários oferecidos aos pilotos internacionais podem chegar a R$ 20 mil mais vantagens.

 Renata Deniz, que trabalhou como comissária de voo por vários anos, afirma que a profissão não tem o glamour que as pessoas imaginam. “É preciso trabalhar muito para conseguir voar, tem que ter perfil. Os comissários devem ter boa aparência, falar mais de uma língua e estarem preparados para tudo. É um trabalho duro, mas gratificante”.

 De acordo com a coordenadora, cerca de 40% dos alunos formados pela instituição conseguiram empregos em empresas de aviação. Alguns deles, inclusive, em companhias americanas e japonesas.

EUA ofertam vagas para qualificados

 Após o estouro da crise financeira que arruinou bancos e grandes empresas americanas, o índice de desemprego na nação mais poderosa do mundo chegou ao patamar de 9,4%, conforme dados divulgados numa reportagem do jornal norte-americano Washington Post. Apesar do elevado índice de desempregados, inúmeras companhias enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra qualificada em determinados segmentos.

 De acordo com especialistas consultados pelo jornal, um dos principais motivos que contribuíram para a formação do atual cenário americano, é o processo de mudança econômica ao qual o país foi submetido após 2008. O declínio de valorizados setores, como o da construção civil, que era responsável pela geração de emprego e renda para milhares de nativos e imigrantes, contribuiu para o aumento de desocupados.  Com a lenta e gradual melhora da economia no hemisfério norte, as vagas têm sido disponibilizadas em outras áreas. O dinamismo e inovação destes setores exigem pessoal mais bem treinado. É o que acontece na cidade californiana de Fresno, com uma taxa de desemprego de 16,9%.

 Na cidade, a empresa de irrigação Jain Irrigation, não consegue encontrar um operador de máquinas de irrigação há um certo tempo. O salário oferecido é de 15 dólares por hora (muito acima da média). Além desta, a Community Medial Centers, que administra planos de saúde, procura por técnicos e terapeutas mas as buscas não obtiveram sucesso.

 Existem hoje, nos EUA, cerca de 3,2 milhões de vagas de emprego disponíveis. Em 2009, o número era de 2,3 milhões. Apesar da oferta, os brasileiros que vivel lá reclamam que as empresas estão pagando pouco e muitos já retornaram ao Brasil.

Ministério realizará censo

Com o objetivo de traçar o perfil das regiões nas quais faltam mão de obra no país, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizará, ainda este ano, um censo nacional para aferir a oferta de engenheiros profissionais no Brasil.

 A partir de uma parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério acredita que a partir de junho, o processo de levantamento será iniciado.

 De acordo com informações repassadas pelo MDIC, a intenção do cadastro é “criar um banco de informações que permitirá às empresas saber onde buscar engenheiros para as grandes obras de infraestrutura e do pré-sal previstas nos próximos anos”.

 Caso o cronograma seja seguido à risca, a partir de junho os engenheiros começaram a ser convocados pelos Conselhos Regional e Federal para responderem a um questionário. Questões sobre a instituição de graduação, o ano de formatura, o tempo de exercício e a disponibilidade para voltar a atuar na área, se estiverem em outras ocupações, devem ser informadas pelos profissionais de engenharia.

 Paulatinamente, o levantamento será estendido às demais profissões regulamentadas, de acordo com o MDIC. Além do mapeamento da disponibilidade de engenheiros por região, o censo irá auxiliar empresas e trabalhadores na ocupação de vagas abertas.