sábado, 20 de abril de 2013

SÁBADO É DIA "D" PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, VACINE-SE !!!



Postos de saúde em todo o país funcionam neste sábado (20) para o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.


A imunização começou no dia 15 de abril e segue até o dia 26. A meta da campanha é vacinar 32 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários, que incluem também a população carcerária.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo do dia de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial.
"Apesar de ter toda a próxima semana, até o dia 26, não vamos deixar para a última hora. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a vacina", apelou.
A vacina, este ano, protege contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.Ministério da Saúde realiza ação de mobilização contra gripe.
Barbosa ressaltou, no entanto, que a vacina contra a gripe não elimina a circulação do vírus influenza no país. Ele pediu à população que mantenha as medidas de prevenção à doença, como lavar as mãos com frequência e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.

PRESIDENTE OBAMA SAÚDA A PRISÃO DO SUSPEITO


O presidente dos EUA, Barack Obama, durante pronunciamento sobre a prisão do segundo suspeito de atentados em Boston

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou na noite de sexta-feira (19) o trabalho da polícia, que permitiu a captura do segundo suspeito dos ataques a bomba durante a maratona de Boston, mas destacou que ainda há "muitas questões sem resposta" sobre os atentados.

Ele assegurou que todas as forças de segurança do país continuarão investigando os atentados de Boston até que todas as dúvidas sejam respondidas e aproveitou para pedir à população que não se precipite em julgar os estrangeiros que chegam ao país.
Em um breve discurso na Casa Branca, Obama reconheceu que esta foi "uma semana difícil" --em referência ao atentado que deixou três mortos e 180 feridos em Massachusetts. "As famílias daqueles que morreram e os feridos merecem respostas", disse o presidente.

"Esta noite, nosso país deve muito às pessoas de Boston e de Massachusetts", disse Obama minutos após o anúncio da captura de Djokhar Tsarnaev, o jovem de origem chechena suspeito de realizar o ataque junto com o irmão Tamerlan, na segunda.
"Esta noite, graças aos esforços determinados, encerramos um capítulo importante desta tragédia", disse Obama, que acompanhou durante toda a jornada o trabalho das agências policiais em busca do suspeito.

"Evidentemente, permanecem muitas questões sem resposta, entre elas porque dois jovens estudantes no seio de nossas cidades e de nosso país, recorreram a tal violência? Como planejaram e executaram estes atentados? E se receberam a ajuda de alguém?", ponderou o presidente norte-americano.

Ele prometeu uma profunda investigação sobre os atentados. "Faremos o necessário para que nossos cidadãos tenham segurança", disse o democrata. "Uma coisa é certa: eles fracassaram porque os americanos se negaram a ser aterrorizados."
Apesar do discurso patriótico, Obama fez questão de pedir aos norte-americanos que continuem a receber os estrangeiros. "É importante que sigamos acolhendo as pessoas de todo o mundo. O espírito americano inclui manter-se fiel à diversidade que nos faz fortes. Temos de manter esse espírito".

sexta-feira, 19 de abril de 2013

DEFINIDOS OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERETADORES



A última rodada da fase de grupos definiu nesta quinta-feira os duelos do mata-mata da Copa Libertadores 2013. O Atlético-MG terá pela frente o São Paulo, em confronto já definido anteriormente. O Palmeiras terá o Tijuana como rival, e o Corinthians revê o Boca Juniors, em reedição da última final. O Grêmio enfrentará o Independiente Santa Fé, enquanto o Fluminense buscará a vaga nas quartas diante do Emelec.

CONFIRA OS CONFRONTOS:

SÃO PAULO X ATLÉTICO MG

TIJUANA X PALMEIRAS

BOCA JUNIORS X CORINTHIANS

NEWLL´S X VÉLEZ SARSFIELD

GRÊMIO X SANTA FÉ

GARCILASO X NACIONAL

TIGRE X OLIMPIA

EMELEC X FLUMINENSE

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CÂMARA APROVA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA




Com a presença de cadeirantes no plenário da Câmara dos Deputados, foi aprovado ontem (17) o projeto de lei que garante aposentadoria especial a pessoas com deficiência. 

Como foi aprovada também pelo Senado, a proposta segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Terá direito à aposentadoria especial, pelo Regime Geral da Previdência Social, o segurado que contribuir por 30 anos, se homem, e 25 anos, no caso das mulheres, se a deficiência for considerada leve. 

Daqueles com deficiência moderada serão exigidos 27 anos de contribuição para os homens e 22 anos para as mulheres.

VIA PATU EM FOCO

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MOMENTO SAÚDE: CERVEJA SEM ÁLCOOL ACIONA ÁREA DO CÉREBRO LIGADA AO VÍCIO, SEGUNDO ESTUDO



O sabor da cerveja sozinho, mesmo sem qualquer efeito alcoólico, ativa o sistema de recompensas do cérebro, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (15).
Neurologistas da Universidade de Indiana pediram a 49 homens que escolhessem beber entre sua cerveja favorita e um isotônico, tipo de bebida utilizada por quem pratica esportes, enquanto seus cérebros eram escaneados por uma tomografia.
#cerveja (Foto: Philippe Huguen/AFP)
O objetivo foi observar a dopamina, elemento químico em uma área do cérebro denominada estriado ventral, que dá a sensação de recompensa.
A cerveja foi racionada em minúsculas porções -- apenas 15 mililitros ou uma colher de sopa a cada 15 minutos -- de forma que o cérebro pudesse ser escaneado sem a influência tóxica do álcool.
Apenas sentir o gosto da cerveja ativou os receptores de dopamina e este efeito foi maior do que no caso do isotônico, mesmo que muitos voluntários tenham dito preferir o gosto de refrigerantes, afirmaram os cientistas.
O efeito da dopamina foi significativamente maior entre os voluntários com histórico familiar de alcoolismo, explicaram.
"Nós acreditamos que esta é a primeira experiência em humanos a demonstrar que apenas sentir o sabor de uma bebida alcoólica, sem qualquer efeito intoxicante alcoólico, pode trazer à tona a atividade da dopamina nos centros de recompensa do cérebro", afirmou David Kareken, professor de neurologia que chefiou os experimentos.
A dopamina tem sido há muito tempo associada ao forte desejo de uma substância. Em casos isolados, há registros que sugerem que ela pode ser ativada pelo som, pela visão ou pelo cheiro de um bar.
Consequentemente, os cientistas se concentraram em técnicas para evitar ou minimizar estes gatilhos. Enquanto isso, especialistas em farmacologia estudam tratamentos para bloquear a resposta das células à dopamina.
O estudo, publicado no periódico "Neuropsychopharmacology", provocou respostas contraditórias em especialistas externos.
Alguns consideraram o estudo inovador, enquanto outros consideram que foi muito restrito e muitos ficaram intrigados com o fato de uma conexão familiar com o alcoolismo ter sido vinculada com uma resposta maior da dopamina.
"Sabemos que a exposição a estas recompensas condicionadas às vezes é o gatilho que induz dependentes químicos em abstinência a sofrer recaída", disse Dai Stephens, professor de psicologia experimental da Universidade britânica de Sussex.
"Entender o mecanismo por trás das diferenças nas consequências deste tipo de condicionamento entre indivíduos com e sem riscos de sofrer de alcoolismo poderia apontar caminhos para reduzir esses riscos", acrescentou.

terça-feira, 16 de abril de 2013

PADRE AMÉRICO ASSUMIRÁ A IGREJA MATRIZ E O SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU



Na Missa deste domingo, 14 presidida por Pe. Domingos de Sá, msf na paróquia de Almino Afonso/RN, informou a comunidade que depois de 4 anos está deixando a administração da Paróquia de Patu e do Santuário do Lima, no próximo dia 28 de Abril será empossado para administrar a Paróquia de Nossa Senhora das Dores ( Patu ) como novo vigário paroquial o Pe. Américo, msf.
 

Pe. Domingos foi eleito a 1 ano atrás reitor geral dos Missionários da Sagrada Família no nordeste e continuará seus trabalhos em Recife- PE.
Após a saída de Pe. Possidio Lopes que assumiu a Paróquia de Martins-RN, Pe. Domingos assumiu a Paróquia de Patú e provisoriamente a então Área Pastoral de Almino Afonso, com a criação da Paróquia do SCJ de Almino Afonso em 21 de Setembro de 2011 entrou em seu Lugar Pe. George Loureço dos Santos, msf para administrar a recém criada Paróquia.

Para o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis ( Santuário do Lima ) será empossado o Pe. George Lourenço, msf atual administrador da Paróquia de Almino Afonso.

A comunidade do Santuário do Lima/Patuense agradece de coração ao empenho e dedicação para conosco, seu trabalho foi de suma importância para a edificação da nossa Paróquia, não é uma despedida e sim um até logo, acreditamos que logo, logo voltaremos a nos reencontrar, vá com Deus e que Nossa Senhora dos Impossíveis lhe guie nesta nova etapa em prol da evangelização.

FONTE: PORTAL SANTUÁRIO DO LIMA

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ZAGUEIRO DEDÉ ACERTA COM O CRUZEIRO


Dedé comemora, Vasco x Quissamã (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)
O anúncio oficial ainda não foi feito por nenhuma das partes. Mas Dedé já disse sim à proposta do Cruzeiro. Nesta segunda-feira, o zagueiro de 24 anos deve formalizar seu novo contrato - válido por três ou quatro temporadas - com o clube mineiro. Pela negociação o Vasco vai receber 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões), referentes aos 45% dos direitos econômicos a que tem direito.
Em São Januário, comenta-se que Dedé não vai enfrentar o Madureira, no próximo sábado, mas só vai se apresentar ao Cruzeiro depois do amistoso da seleção brasileira contra o Chile, dia 24 de abril, que, por coincidência, será no Mineirão. Em seu novo clube, o zagueiro vai receber quase R$ 100 mil a mais de salário do que ganha atualmente no Vasco.
As partes teriam chegado a um acordo no último sábado. Naquele dia, o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, esteve no hotel onde o Vasco se concentrou para o jogo contra o Quissamã e conversou com Dedé, seus empresários e dirigentes cruz-maltinos. Na ocasião, o zagueiro avisou que daria uma resposta nesta segunda-feira.
Os clubes, entretanto, preferem ainda não anunciar o acordo, já que restam alguns acertos a serem definidos, como os exames médicos e a forma de pagamento. Além disso, o Vasco pretende contar com jogadores do Cruzeiro, que chegariam por empréstimo.
Um dos atletas que devem entrar na negociação é o meia Alisson, de 19 anos. Ele já foi liberado pela diretoria do Cruzeiro para conversar com o Vasco. Promovido das categorias de base do clube mineiro em 2012, depois de fazer parte do grupo que conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20, o jogador chegou a atuar em algumas partidas do Brasileirão do ano passado, sob o comando do técnico Celso Roth.
O diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler garante que ainda não há um acordo para a venda de Dedé, embora admita a existência das conversas com o Cruzeiro.
- Há negociação, mas não está concluída. Pode ser que até o fim da semana isso seja resolvido, mas (a venda para o Cruzeiro) também pode não acontecer - afirmou o dirigente.
Dedé se reapresentou para os treinos do Vasco na tarde desta segunda-feira, em São Januário, e fez um trabalho regenerativo ao lado dos outros titulares na vitória por 3 a 1 sobre o Quissamã. O zagueiro marcou o gol que abriu o placar da partida do último sábado.

MADURO PROMOVERÁ COMÍCIO PARA PROCLAMAR SUA VITÓRIA NAS ELEIÇÕES


O governo da Venezuela anunciou nesta segunda-feira (15) que o presidente eleito Nicolás Maduro vai ser formalmente proclamado vencedor das eleições em uma cerimônia e em um comício nesta tarde na capital, Caracas, a despeito dos apelos da oposição por uma recontagem total dos votos.
Maduro vai ser proclamado oficialmente, segundo relato do ministro venezuelano da Informação, Ernesto Villegas, confirmado por uma fonte do Conselho Nacional.
A mídia estatal convocou os venezuelanos para irem ao evento, no centro de Caracas, às 14h locais (15h30 de Brasília).
"Hoje, segunda-feira, 15 de abril, vamos todos à Praça Caracas ao ato de proclamação de Nicolás Maduro como nosso presidente eleito, o povo mais uma vez ratifica seu compromisso democrático", diz um anúncio da rede de televisão oficial VTV.
"Herdeiro" político do presidente Hugo Chávez, morto de câncer em 5 de março, Maduro derrotou o oposicionista Henrique Capriles por uma estreita margem de votos na votação da véspera.

NOVA PROPOSTA DO GOVERNO PARA SALÁRIO MÍNIMO É DE R$ 719,48 EM 2014



O governo propôs, nesta segunda-feira (15), que o salário mínimo seja elevado para R$ 719,48 a partir de 2014. O valor consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apresentada pelo Ministério do Planejamento. Hoje, o salário mínimo vigente é de R$ 678.

domingo, 14 de abril de 2013

22% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SE EQUILIBRA NO LIMIAR DA POBREZA



Parcela expressiva da nova classe média emergente permanece vulnerável a choques econômicos que podem empurrá-la novamente para a pobreza.
No Brasil, a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), ligada à Presidência da República, tem tentado mensurar essa vulnerabilidade.

Segundo a economista Diana Grosner, diretora da SAE, 22% da população brasileira pertence ao estrato mais baixo da classe média (dividida em três grupos), com renda familiar per capita mensal entre R$ 291 e R$ 441.
"Essas pessoas são as mais vulneráveis a uma volta à pobreza e representam um número alto", diz.


Em estudo de 2009 sobre a expansão da classe média, o economista Martin Ravallion citou que 1 em cada 6 pessoas em países em desenvolvimento viviam com renda entre US$ 2 e US$ 3 por dia.
O autor considerou renda per capita de US$ 2/dia como limite entre a pobreza e a nova classe média em nações emergentes --valor em paridade do poder de compra de 2005, medida que elimina distorções de preço.
Para Grosner, a inflação mais elevada e o aumento do endividamento representam riscos importantes para a nova classe média brasileira.
Outra ameaça, segundo a economista, é o avanço da produtividade em ritmo muito menor que o dos salários.
Segundo ela, isso pode fazer com que as empresas decidam repassar os custos maiores para os preços --pressionando mais a inflação-- ou demitir.