sábado, 20 de abril de 2013

PRESIDENTE OBAMA SAÚDA A PRISÃO DO SUSPEITO


O presidente dos EUA, Barack Obama, durante pronunciamento sobre a prisão do segundo suspeito de atentados em Boston

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou na noite de sexta-feira (19) o trabalho da polícia, que permitiu a captura do segundo suspeito dos ataques a bomba durante a maratona de Boston, mas destacou que ainda há "muitas questões sem resposta" sobre os atentados.

Ele assegurou que todas as forças de segurança do país continuarão investigando os atentados de Boston até que todas as dúvidas sejam respondidas e aproveitou para pedir à população que não se precipite em julgar os estrangeiros que chegam ao país.
Em um breve discurso na Casa Branca, Obama reconheceu que esta foi "uma semana difícil" --em referência ao atentado que deixou três mortos e 180 feridos em Massachusetts. "As famílias daqueles que morreram e os feridos merecem respostas", disse o presidente.

"Esta noite, nosso país deve muito às pessoas de Boston e de Massachusetts", disse Obama minutos após o anúncio da captura de Djokhar Tsarnaev, o jovem de origem chechena suspeito de realizar o ataque junto com o irmão Tamerlan, na segunda.
"Esta noite, graças aos esforços determinados, encerramos um capítulo importante desta tragédia", disse Obama, que acompanhou durante toda a jornada o trabalho das agências policiais em busca do suspeito.

"Evidentemente, permanecem muitas questões sem resposta, entre elas porque dois jovens estudantes no seio de nossas cidades e de nosso país, recorreram a tal violência? Como planejaram e executaram estes atentados? E se receberam a ajuda de alguém?", ponderou o presidente norte-americano.

Ele prometeu uma profunda investigação sobre os atentados. "Faremos o necessário para que nossos cidadãos tenham segurança", disse o democrata. "Uma coisa é certa: eles fracassaram porque os americanos se negaram a ser aterrorizados."
Apesar do discurso patriótico, Obama fez questão de pedir aos norte-americanos que continuem a receber os estrangeiros. "É importante que sigamos acolhendo as pessoas de todo o mundo. O espírito americano inclui manter-se fiel à diversidade que nos faz fortes. Temos de manter esse espírito".

Nenhum comentário: