sábado, 10 de dezembro de 2011

PESQUISA DATAFOLHA APONTA MAIORIA DOS PARAENSES SÃO CONTRA A DIVISÃO DO ESTADO


RETRATO DA SUPOSTA DIVISÃO


Caso as pesquisas se confirmem, o Pará deve continuar com o mesmo território. Levantamento do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta, mostra que 65% dos eleitores paraenses são contra a criação de Carajás e 64% são contra a criação de Tapajós. O plebiscito acontece domingo, apenas no Estado do Pará, das 8h às 17h, horário local (atrasado uma hora em relação ao horário de Brasília). O levantamento foi feito a pedido do jornal Folha de S.Paulo (dono do instituto Datafolha) e das TVs Liberal e Tapajós, ambas afiliadas da Rede Globo no Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Ao todo, segundo o instituto, 1.213 pessoas, distribuídas em 53 municípios do Estado, foram ouvidas nos dias 6, 7 e 8 deste mês. No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa foi registrada sob o número 52.641/2011.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENTREVISTA AO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é sabatinado por jornalistas da Folha e do UOL
Para o ex-presidente e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, casos de corrupção que marcaram a história recente do Brasil só ficaram conhecidos “por gestos”, ainda que com a economia de pano de fundo. “Mas a questão é política. Por que o mensalão ficou conhecido? Porque o [então deputado federal] Roberto Jefferson teatralizou o mensalão”, disse o ex-presidente durante sabatina realizada pela Folha e pelo UOL na tarde desta sexta-feira (9).
Jefferson denunciou um esquema de pagamento de mesadas a deputados da base aliada ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, e abriu uma crise política que se arrastou até o fim do mandato do petista e custou a cabeça do então chefe da Casa Civil, José Dirceu. Ambos acabaram cassados pela Câmara Federal.
Questionado mais cedo sobre sua relação com Lula, FHC disse que o petista foi um “marco histórico para o Brasil”. A menção foi feita ao responder uma pergunta da colunista Monica Bergamo, da Folha, sobre as diversas citações que ele faz a Lula no livro recém lançado “A Soma e o Resto”.
“Certamente nós dois ficamos mais tempo governando, marcamos presença e marcamos a história contemporânea do Brasil”, disse, para afirmar, na sequência, que tem uma “relação antiga e pessoal” com Lula –“como preza a civilidade”, ressaltou.
Ao PT, contudo, o tom foi menos amigável.  “O PT, ao ocupar o Estado, deturpou muito as instituições – aí, divergimos profundamente”.
FONTE: PORTAL UOL

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO TURMA DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO

Foi promovido nesta quinta-feira dia 08/12/2011,pela turma do1º Periodo de Enfermagem o café literário na Universidade Potiguar em Mossoró, onde foram expostos varios gêneros literários, e a promoção do espaço agradável, onde visitantes reuniam-se numa mesa e em vés de pedir comida, escolhiam textos dos mais variados gêneros literários.

                                                   EQUIPE: Bruna Nascimento, Thuany Vidal, Natasha, Ceição Melo, Thyago Jácome, Leydiane, Elisneide, Thiara Lima( ausente na foto) e Camila Joplin (ausente na foto)

PROFº: MARCUS VINICIUS, THYAGO JÁCOME E A CONTERRÂNEA PATUENSE PROFª: GISLÂNIA SOARES

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MOMENTO SAÚDE: ENTENDA O QUE É CHOQUE SÉPTICO, QUE MATOU O EX-JOGADOR SÓCRATES

O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado. O último caso, de problemas no fígado, era o do ex-jogador Sócrates, que tinha cirrose e morreu no último domingo (4) devido a um choque séptico.
“Sepse, sepse grave e choque séptico são estágios da mesma síndrome”, explica o médico Reinaldo Salomão, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da Comissão de Sepse da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Salomão não fez parte da equipe médica que tratou Sócrates. O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele morreu, informou que não vai passar detalhes sobre a morte do ex-jogador.
A "sepse" é a mesma síndrome que, no passado, era conhecida como "infecção generalizada" ou "disseminada". O nome foi alterado porque o quadro pode ocorrer sem que a infecção esteja disseminada por todo o corpo, basta abranger vários órgãos.
Além da infecção, o corpo apresenta febre, e as frequências cardíaca e respiratória aumentam. Quando um órgão deixa de funcionar bem, a sepse passa a ser chamada de sepse grave. Se, além disso, a pressão arterial cair, o quadro é de choque séptico.

Parasita e hospedeiro
“A sepse grave e o choque séptico têm mortalidade muito grande, que oscila entre 30% e 50% nos casos tratados”, afirma Salomão.
Como qualquer infecção, ocorre quando um parasita – vírus, bactérias ou fungos – infecta o corpo. Segundo Salomão, entre 80% e 90% das vezes, é uma bactéria que causa o mal.
“Na infecção, você tem dois seres vivos: o hospedeiro e o agente infeccioso. Então a reação depende dos dois”, argumenta o infectologista. Por isso, a sepse se torna mais perigosa quando o agente é mais forte ou quando o hospedeiro é mais frágil.

Tratamento
A sepse pode surgir com qualquer tipo de infecção, e todas elas podem evoluir para os quadroes mais graves. "Pode ser urinária, respiratória, gastrointestinal... Basta que você não consiga conter a infecção no foco de origem", diz Salomão.
Para combater a sepse grave – ou o choque séptico –, os médicos precisam atuar em mais de uma frente.
Para tratar a infecção, é preciso agir contra o agente infeccioso; se o agente for uma bactéria, isso é feito com antibióticos. Já a disfunção do órgão é tratada de diferentes maneiras, de acordo com o órgão atingido. Também é importante dar soro, que mantém o corpo hidratado.
Por isso, quando uma pessoa que já tem uma infecção diagnosticada e apresenta sintomas como febre, respiração ofegante e batimentos cardíacos acelerados, ela deve ser levada com urgência para o hospital. Quanto mais cedo a sepse é tratada, menor é a chance de o quadro evoluir para algo mais grave.
A sepse pode matar em horas ou dias, depende da intensidade. Com a infecção, os vasos sanguíneos se dilatam, e o coração passa a bater mais rápido. Funciona por um tempo, mas, se não a infecção não for tratada, chega um momento em que o coração já não consegue suprir as necessidades do corpo e o paciente morre.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DECISÃO DO PSB SOBRE CANDIDATURA SERÁ EM MARÇO DE 2012


A  ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, disse ontem que a legenda que comanda somente tomará decisão sobre candidaturas próprias, inclusive em Natal, em meados de março do próximo ano. Ela admite que o quadro do grupo hoje na oposição à governadora Rosalba Ciarlini está indefinido. E acrescentou que as conversas com aliados, entre eles o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (pré-candidato do PDT) e o deputado estadual Fernando Mineiro (pré-candidato do PT) já foram iniciadas, porém sem qualquer definição. "Eles reafirmam que são candidatos", ponderou Wilma de Faria. 

O grupo que se opõe ao Governo Rosalba Ciarlini vive o dilema de encontrar uma solução única para encabeçar o grupo ou de apresentar várias candidaturas para a disputa eleitoral do primeiro turno em Natal.

A ex-governadora defendeu também que os partidos que fazem a base da presidenta da República Dilma Rousseff dialoguem com vistas à eleição municipal. Ela destacou que um impasse no âmbito do PSB é a necessidade de, enquanto presidente estadual da sigla, percorrer os municípios do Rio Grande do Norte, o que pode vir a pesar na hora de escolher o candidato em Natal.

"Eu tenho que olhar para todo o Estado e isso é um drama que estamos vivendo porque por um lado temos uma candidatura que está crescendo do apelo popular e, de outro, eu preciso ao mesmo tempo ajudar os companheiros no interior", destacou a ex-governadora.  Wilma de Faria disse que o PSB tem aproximadamente 70 filiados com viabilidade eleitoral em todo o Estado. Ela assinalou ainda que voltou a conversar com o vice-governador Robinson Faria, do PSD. "Já conversei com Robinson e com Fábio e queremos convergir", disse ela.

Wilma de Faria foi reconduzida a uma das vagas da Executiva nacional do PSB este final de semana, durante nacional Congresso do partido, realizado em Brasília. Na ocasião, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi reeleito presidente nacional da sigla.




FONTE: TRIBUNA DO NORTE