sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FLAMENGO VENCE O INTERNACIONAL E EMBALA NO BRASILEIRÃO

 


Um salto na tabela e empolgação nas alturas. Estes foram os efeitos da vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Inter, nessa quinta-feira, no Maracanã, pela 27ª rodada do Brasileirão. O resultado levou o Rubro-Negro à sua melhor colocação na tabela em toda a competição, o sétimo lugar, com 37 pontos, e já faz os torcedores sonhar com Libertadores. Eles deixaram o estádio chutando para longe a chance de rebaixamento para a Série B e provocando o Botafogo, próximo rival.

A festa, no entanto, só tomou conta da arquibancada após o apito final. Com a pressão do Inter em busca do empate, o clima no Maracanã era de tensão, e até mesmo as saídas de bola pela lateral eram vibrada como um gol - foi o que aconteceu em passe errado de D'Alessandro para Gabriel já nos acréscimos. Com a vitória confirmada, por sua vez, um velho grito voltou a ecoar no estádio: "Ihhhhhh, Libertadores qualquer dia 'tamo' aí".

torcida Flamengo x Internacional (Foto: Marcelo Moreira / Agência Estado)

Esta foi uma das marcas da arrancada no Brasileirão de 2007, quando o Rubro-Negro saiu do Z-4 (com jogos a menos) para conquistar a vaga na competição internacional sob o comando de Joel Santana. Apesar de o discurso de Jayme e dos jogadores ser precavido, o torcedor não se priva de sonhar. Em seguida, os gritos foram contra o rebaixamento e um xingamento seguia uma menção à Segunda Divisão.
Em entrevista coletiva, Jayme de Almeida colocou o pé no freio e deixou a empolgação longe dos arredores do Ninho do Urubu.

 - Sonhar com o G-4 eu acho muito ainda. Estamos muito próximos do Z-4. Está muito parelho, tem muito time igual, somos sétimo, mas há muita gente em volta. Não alcançamos o objetivo maior, que é sair desta zona. Quando conseguirmos uma pontuação que nos deixe tranquilos, vamos pensar onde vamos chegar. O elenco está consciente. Demos uma arrancada boa, mas não é suficiente. Temos que pensar um jogo de cada vez e acredito sempre no nosso potencial. Temos que respeitar todo mundo e não temer. Enfrentamos adversários poderosos, temos jogado melhor, igual, mas sempre em um nível muito elevado.


Além do alívio com o distanciamento da zona de rebaixamento e da empolgação com o G-4, torcedores no Maracanã aproveitaram para fazer provocações ao Botafogo. Com a rivalidade em alta pelo reencontro pelas quartas de final da Copa do Brasil, daqui a duas semanas, e com o clássico de domingo, os rubro-negros cantaram: "E ninguém cala esse chororô. Chora o presidente, chora o time todo, chora o torcedor..."
Flamengo e Botafogo se enfrentam no domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MOMENTO SAÚDE: FASES DE MUDANÇAS NA VIDA CONTRIBUE PARA O AUMENTO DE PESO

 

Férias, casamento, puberdade, gravidez, amamentação, mudança de cidade ou emprego: são vários momentos de mudanças na vida em que as pessoas costumam relaxar e ganhar peso.
Porém, exagerar em um curto período de tempo pode significar uns quilos a mais pelo resto da vida, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (9).
De acordo com o médico, quando a pessoa engorda rápido, acontece uma espécie de curto circuito no cérebro, que passa a não regular mais os hormônios de saciedade, o que a faz comer mais do que o normal. Além disso, quando há um aumento de peso, há também um aumento das células de gordura, que podem se multiplicar pelo resto da vida e dificultar ainda mais o emagrecimento.

 

Para evitar tudo isso, antes de tudo, é importante se controlar nesses momentos da vida, como recomendou a nutricionista Simone Caivano.



Fazer atividade física, programar a alimentação ao longo da semana e optar pelos alimentos menos calóricos e mais saudáveis, mas sempre sem excessos, são algumas das dicas que podem ajudar muito a manter e evitar o ganho de peso. No entanto, se isso não for possível e mesmo assim a pessoa engordar, é preciso começar a perder o peso adquirido nesses períodos o quanto antes - segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, quanto mais tempo a pessoa ficar acima do peso, mais difícil será para ela emagrecer já que o corpo fica com essa "memória" da gordura.


Para o vendedor Renan da Silva Lira, não foi fácil se controlar e evitar o ganho de peso. Ele se mudou de Belém para São Paulo e, desde então, engordou um quilo por mês, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.
Segundo os especialistas, quando a pessoa muda de cidade, ela passa por diversas mudanças, de círculos sociais, trabalho, ambiente e hábitos alimentares, por exemplo, que a deixam ansiosa - ansiedade que pode levá-la a buscar a comida como recompensa. Se ela logo se adaptar, pode conseguir estabelecer uma rotina e voltar ao peso normal; mas se o processo de adaptação for longo, mais difícil será a perda de peso.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

2 AMERICANOS E UM ALEMÃO LEVAM O PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA 2013


 Os vencedores do Nobel de Medicina deste ano, Randy Schekman, Thomas Südhof e James Rothman (Foto: Peg Skorpinski/Reuters; Mary Altaffer/AP; Yale University/AP)

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2013 foi oferecido nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, aos pesquisadores James Rothman, Randy Schekman e Thomas Südhof, por seus trabalhos sobre o transporte vesicular, um importante processo celular.

Segundo os membros do comitê que concede o prêmio, o entendimento do transporte vesicular foi importante para compreender melhor doenças como tétano e diabetes, entre outras.

Os representantes ainda explicaram que as pesquisas dos vencedores deste ano não levaram ainda à criação de alguma medicação, mas ajudaram a avançar a eficiência de diagnósticos de diversas doenças.
O prêmio em dinheiro é de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,3 milhão), a mesma quantidade que no ano passado, mas 20% menos que em 2011.

 Cada célula funciona como uma “fábrica” que produz e exporta moléculas. A insulina, por exemplo, é produzida e secretada para o sangue, e neurotransmissores, que funcionam como sinais químicos, são mandados de uma célula nervosa para outra. Essas moléculas são transportadas em pequenos “pacotes” chamados vesículas.
Os ganhadores do Nobel deste ano descobriram os princípios moleculares que regulam como essas cargas chegam no momento certo e no lugar certo dentro de cada célula.
O Instituto Karolinska considera que o trio, cujos trabalhos foram publicados entre a segunda metade da década de 1970 e o começo da década de 1990, descobriu um processo fundamental na fisiologia celular.
O transporte e a fusão vesicular funcionam pelos mesmos princípios gerais em organismos tão diferentes quanto fungos e seres humanos.
Processos como a sinalização para o cérebro de que ele precisa liberar hormônios ou substâncias imunológicas, dependem do transporte vesicular.  Sem esse mecanismo funcionando precisamente, as células entram num estado caótico.
Randy Schekman descobriu um conjunto de genes importantes para o transporte vesicular. James Rothman destrinchou o “maquinário” de proteínas que permite às vesículas se fundirem com suas cargas, fazendo com que sejam transportadas. Já Thomas Südhof revelou como funcionam os sinais que instruem as vesículas a soltarem suas cargas com precisão.
Rothman nasceu em 1950 nos EUA e trabalha na Universidade Yale. Shekman nasceu em 1948, também nos Estados Unidos, e fez suas pesquisas na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Thomas Südhof nasceu em 1955 na Alemanha, mas também atua na Califórnia, na Universidade Stanford.