sábado, 4 de fevereiro de 2012

MOMENTO SAÚDE: CRESCER DEPENDE DA GENÉTICA,SONO,DIETA,EXERCÍCIO,GÊNERO E FASE DA VIDA

 
 
 
A altura de cada pessoa depende de vários fatores, como genética, sono, alimentação, atividade física, gênero e fase da vida.
Os homens costumam ser até 13 cm mais altos que as mulheres, e à medida que o indivíduo envelhece vai “encolhendo”, por um encurtamento dos ossos e músculos.
Para descobrir se o seu crescimento está adequado ou não, os médicos fazem um raio X da mão e do punho esquerdos, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa imagem, é possível detectar o padrão de maturidade dos ossos, proporcional ao crescimento, uma vez que a altura de cada um está relacionada com seu desenvolvimento ósseo.

A atividade física garante o aumento da capacidade cardiorrespiratória e a distribuição do oxigênio pelo corpo, além de evitar a obesidade, que prejudica o desenvolvimento – os gordinhos crescem antes e mais rápido, mas param cedo e no final ficam baixinhos.
Os médicos não recomendam musculação antes da puberdade. É importante esperar até essa fase, para ter certeza de que o crescimento chegou ao fim. Além disso, crianças e adolescentes têm mais risco ósseo e articular em atividades de alto impacto.
Homens x mulheres Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer.
No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.
Altura média para homens
Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,50 m
Adulto (30 anos): 1,73 m
Idoso (70 anos): 1,70 m
*O “estirão” acontece, em geral, aos 13 anos

Altura média para mulheres Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,53 m
Adulta (30 anos): 1,61 m
Idosa (70 anos): 1,59 m
*O “estirão” ocorre, em geral, aos 11 anos
Calcule a sua altura provável
Há uma conta que as pessoas podem fazer para descobrir qual será sua estatura antes de chegar à puberdade.
Para os meninos:
- Altura do pai em cm + altura da mãe em cm + 13 cm / 2 = altura ideal

Para as meninas:
- Altura do pai em cm + altura da mãe em cm – 13 cm / 2 = altura ideal
Importância do sono
É à noite que a gente cresce. A maior parte do hormônio do crescimento (GH) é fabricada e liberada durante o sono, principalmente na fase REM.
Os médicos indicam um sono de 12 horas (contínuas ou não) para crianças no período de amamentação, até os 2 anos. Dormir bastante nessa fase é normal e ajuda a crescer. A partir daí e durante toda infância e adolescência, dormir 8 horas por noite é suficiente para se desenvolver bem.
Na terceira idade, ficamos mais baixos por causa dos encurtamentos musculares em regiões como a coluna cervical e lombar, o diafragma e os membros inferiores.
Hormônio do crescimento Quando anoitece, a glândula hipófise (que fica na parte central do cérebro) acelera a produção do hormônio do crescimento. O GH se espalha pelo corpo e estimula no fígado a produção de outro hormônio, o IGF-1.
O IGF-1 atua principalmente na “placa de crescimento”, cartilagem que envolve os ossos e é estimulada a produzir células que os expandam.
O hormônio do crescimento também quebra as células de gordura e libera substâncias que são usadas para fabricar os músculos.

Alongamento e postura errada Alterações e vícios posturais colaboram para abaixarmos alguns centímetros. Uma boa posição pode fazer alguém “crescer” entre 2 e 4 cm. E os alongamentos são fundamentais para evitar problemas e dores musculares.
O fisioterapeuta Davi Costa elencou três posturas incorretas repetidas no dia a dia. A primeira é quando uma pessoa senta na mesa do escritório com a cabeça projetada para frente (em direção ao computador) e a coluna encurvada para trás, no ângulo de uma roda de bicicleta. Já as costas ficam arredondadas do bumbum até a nuca.
Já em pé, ao apoiar-se em uma das pernas, o indivíduo joga todo o peso do corpo em uma perna, deixando a outra levemente flexionada. A coluna forma um “S” (escoliose funcional). Para corrigir, distribua a carga nos dois pés e fortaleça o abdômen.
O terceiro mau hábito é a postura de cansaço, com a bacia inclinada para frente e os pés em um ângulo de "dez para as duas". Assim, a lombar fica fragilizada. Para endireitar-se, é preciso direcionar os pés para frente e encaixar ombros e cabeça no corpo.
Alimentos que ajudam a crescer
O cálcio é a substância que garante o crescimento saudável e a resistência dos ossos. Também ajuda a prevenir a osteoporose.
Já a proteína é importante para o crescimento dos músculos.
Fontes de cálcio:
- Leite
- Queijo
- Manteiga
- Sardinha
- Espinafre
Fontes de proteínas:
- Carnes
- Peixes
- Ovos
- Feijão
- Açaí

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FLAMENGO DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO

Nesta quinta-feira, o Flamengo anunciou oficialmente a demissão do treinador Vanderlei Luxemburgo. Patrícia Amorim, presidente do clube, admitiu que o relacionamento conturbado do técnico com Ronaldinho Gaúcho pesou em sua decisão.

“É claro que essa relação entre eles contribuiu para a saída do treinador. Futebol é resultado e o time venceu, mas tomamos essa decisão em função de outros problemas”, afirmou a presidente, durante entrevista coletiva concedida um dia depois da vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Real Potosí.

Patrícia afirmou que, antes de tomar sua decisão, consultou a opinião de jogadores e torcedores do Flamengo sobre Luxemburgo.
“Com a vitória sobre o Potosí, fechamos um ciclo, alcançamos um objetivo e entendemos que era hora de fazer algumas mudanças. Após uma noite muito mal dormida, cheguei ao clube, escutei a opinião de sócios, torcedores, jogadores e entendi que a demissão do Luxemburgo, do Isaias e essa reformulação no departamento de futebol se fazia necessária”, declarou a presidente, lembrando que Isaias Tinoco, supervisão de futebol, também caiu.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FIFA LANÇA LOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

 

A 500 dias da Copa das Confederações, a Fifa divulgou oficialmente, nesta quarta-feira, o logo da competição. No dia 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural  Os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações, a atual campeã mundial Espanha e o Brasil, como país-sede, se enfrentarão até a grande decisão do dia 30 de junho, no Maracanã.

  Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) já confirmaram a realização de jogos da Copa das Confederações em quatro cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador também poderão ser incluídas, dependendo da evolução das obras dos estádios até junho deste ano. A previsão é que o campo corintiano em Itaquera - local da abertura do Mundial - só fique pronto em dezembro de 2013.
A Copa das Confederações contará com os campeões dos continentes, o país-sede e o vencedor da última Copa do Mundo. Assim, já estão confirmados Brasil, Espanha, México, Uruguai e Japão. Os outros representantes serão decididos na Eurocopa deste ano, na Copa das Nações da Oceania também em 2012 e na Copa Africana de Nações de 2013 (a de 2012, que está sendo realizada, não vale vaga). As oito equipes serão divididas em dois grupos, que classificam os dois primeiros colocados para as semifinais.
Mesmo fora da competição, uma vez que o estádio do Corinthians não estará pronto a tempo, São Paulo receberá o sorteio da Copa das Confederações, em dezembro deste ano, provavelmente no dia 1º.