quarta-feira, 6 de junho de 2012

BRASIL SOBE UMA POSIÇÃO E URUGUAI TEM MELHOR POSIÇÃO DA HISTÓRIA, NO RANKING DA FIFA




O Brasil ganhou uma posição no ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira pela entidade máxima do futebol mundial. A Seleção ocupa agora a quinta colocação, ultrapassando a Inglaterra. A liderança segue a cargo da Espanha, que ampliou ainda mais a diferença para o segundo lugar, agora do Uruguai.
Segundo informou a Fifa, a Celeste passou a Alemanha e agora é vice-líder, enquanto a Holanda conserva o quarto posto. Vale ressaltar que os uruguaios atingiram desta forma a sua melhor posição na história.
Completam os dez primeiros colocados, na ordem, Inglaterra, Argentina, Croácia, Dinamarca e Portugal.
A Fifa explicou que para elaborar a lista deste mês levou em conta 115 partidas, sendo 87 amistosos e 28 jogos válidos por eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
 
Confira as 20 melhores colocadas:
                   PTS
1º Espanha 1456
2º Uruguai 1292.
3º Alemanha 1288.
4º Holanda 1234.
5º BRASIL 1155.
6º Inglaterra 1145.
7º Argentina 1137.
8º Croácia 1053.
9º Dinamarca 1019.
10º Portugal 996.

11º Chile 994.
12. Itália 977.
13. Rússia 975.
14. França 964.
15º Grécia 953.
16º Costa do Marfim 943.
17. Suécia 910.
18º Rep. da Irlanda 907.
19º México 889.
20º Colômbia 880.

terça-feira, 5 de junho de 2012

TABELA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013, UM ENSAIO PARA 2014



Cidade com o estádio mais avançado para a Copa, Fortaleza poderá receber duas partidas da seleção brasileira na Copa das Confederações em 2013, se a equipe do técnico Mano Menezes terminar a primeira fase na segunda colocação. 
A Fifa definiu na manhã desta quarta-feira (30) a tabela completa da Copa das Confederações de 2013, confirmando a entrada das duas sedes que aguardavam o aval da entidade, Salvador e Recife. Acesse aqui a tabela completa.
A situação de Fortaleza no evento-teste lembra o que deverá acontecer um ano mais tarde na Copa, quando a capital cearense terá um jogo da seleção brasileira na primeira fase e poderá contar com o Brasil novamente nas oitavas (se a equipe ficar em segundo na primeira fase) ou nas quartas de final (se a seleção nacional terminar a primeira fase em primeiro e vencer a partida de oitavas).


Para a Copa das Confederações em 2013, como já se especulava, o Brasil vai mesmo começar sua busca pelo quarto título no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de junho.
Curiosamente, a arena brasiliense, que tem uma das obras mais adiantadas da Copa, só irá receber esta partida em toda a competição. As demais sedes terão três jogos cada.
Depois da estreia, o Brasil vai a Fortaleza no dia 19 e encerra a participação na primeira fase em Salvador, no dia 22.
Caso fique em primeiro em seu grupo, a seleção do atual técnico Mano Menezes se desloca de Salvador para Belo Horizonte, onde atuará no novo Mineirão. Mas se terminar em segundo, o Brasil vai a Fortaleza, configurando assim sua segunda passagem pela capital cearense no evento-teste.
A final, no dia 30 de junho, será mesmo no Maracanã, a única partida que a seleção brasileira deverá fazer no Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorrerá na Copa de 2014.
Por sua vez, Salvador, cuja participação na competição estava cercada de dúvidas, receberá a disputa do terceiro lugar, que ocorre no mesmo dia da finalíssima.
No mesmo patamar da capital baiana, quando esteve na mira da Fifa nos últimos meses, a cidade do Recife não teve a mesma sorte. A capital de Pernambuco, cujo estádio tem pouco mais de 40% das obras concluídas a menos de um ano do prazo final, ficou sem partidas decisivas na Copa das Confederações, recebendo apenas jogos da primeira fase.
Participantes
Além do Brasil, país-sede do torneio, outras quatro equipes já estão confirmadas: Espanha (última campeã mundial), Uruguai (campeão da Copa América), México (campeão da Copa Ouro) e Japão (campeão da Copa da Ásia).
Na próxima sexta-feira (1/6), começa a disputa da Copa da Oceania, a ser realizada na Nova Caledônia, torneio que vai definir o sexto participante da Copa das Confederações no Brasil. O sétimo time sai na sequência, por meio da Eurocopa, disputada na Polônia e na Ucrânia também neste mês de junho.
A oitava e última seleção do torneio-teste para 2014 só será conhecida em janeiro de 2013, com a nova edição da Copa das Nações Africanas. Antes da definição da equipe da África, no entanto, acontece o sorteio das chaves da Copa das Confederações no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MOMENTO SAÚDE: CASOS DE CÂNCER DEVEM CRESCER 75% EM TODO O MUNDO ATÉ 2030

 
O número de pessoas com câncer deve crescer mais de 75% no mundo todo até 2030, aumento provocado principalmente pela adoção de estilos de vida considerados insalúbres e "ocidentalizados" em países pobres, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (31) pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (AIPC), com sede em Lyon, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

Segundo os especialistas, a melhora na qualidade de vida dos países pobres nas próximas décadas terá como contrapartida um aumento nos casos de câncer associados a alterações na alimentação, sedentarismo e outros hábitos nocivos. Os cânceres de mama, próstata e colorretal devem ser os de maior aumento.
"O câncer já é a principal causa de mortes em muitos países de alta renda e deve se tornar uma grande causa de morbidade (doença) e mortalidade nas próximas décadas em todas as regiões do mundo", disse Freddie Bray, da seção de informação sobre o câncer da AIPC.
Esse foi o primeiro estudo a examinar como as taxas atuais e futuras do câncer podem variar entre países ricos e pobres, conforme as medições definidas pelo índice de desenvolvimento humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os pesquisadores descobriram que os países mais subdesenvolvidos, principalmente da África Subsaariana, têm mais casos de câncer ligados a infecções, especialmente o câncer de colo do útero, mas também de fígado, estômago e sarcoma de Kaposi.
Já países mais ricos, como Grã-Bretanha, Austrália, Rússia e Brasil, têm mais casos associados ao tabagismo, como o câncer de pulmão, à obesidade e à má alimentação.
Os pesquisadores disseram que a melhoria na qualidade de vida dos países menos desenvolvidos provavelmente levará a uma redução nos cânceres relacionados a infecção, mas que provavelmente haverá um crescimento nos tipos hoje associados a nações mais ricas.
Eles previram que países de renda média, como China, Índia e África do Sul, podem ter um aumento de 78% nos casos de câncer até 2030.
 
Nos países menos desenvolvidos, o aumento no número de casos pode chegar a 93%, mostrou o estudo publicado no jornal "Lancet Oncology".
O estudo usou dados da Globocan, um banco de dados compilado pela AIPC com estimativas sobre a incidência e mortalidade decorrente do câncer em 2008 em 184 países.
Os pesquisadores definiram como os padrões dos tipos de câncer mais comuns variam segundo quatro níveis de desenvolvimento humano, e então usaram essas conclusões para projetar como o câncer deve afetar cada tipo de país nos próximos 18 anos.
Os sete tipos de câncer mais comuns no mundo são: pulmão, mama, colorretal, estômago, próstata, fígado e colo do útero.