sábado, 16 de junho de 2012

OPOSIÇÃO DA PREFEITA EVILÁSIA REALIZARÁ CONVENÇÃO ONDE HOMOLOGARÁ MAGNÓLIA SOLANO E MARIA DOS REMÉDIOS COMO CANDIDATAS


Neste domingo (17) o grupo político de oposição fará convenção de homologação das candidaturas de Magnólia Solano e Maria dos Remédios, como prefeita e vice respectivamente para concorrerem às eleições deste ano,  bem como os candidatos da coligação que disputarão uma vaga para o legislativo patuense. A convenção será realizada na Boate Pântano a partir das 16:00hs. 

ENEM BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES E ULTRAPASSA OS 6 MILHÕES DE INSCRITOS, SEGUNDO MEC


As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) foram encerradas às 23h59 desta sexta-feira (15). De acordo com o balanço final divulgado pelo Ministério da Educação, o sistema recebeu um total de 6.497.466 de inscrições. É o maior número de candidatos inscritos da história do exame.
Quem fez a inscrição para o Enem, que é usado como parte ou íntegra do processo seletivo de universidades públicas e particulares, deverá fazer o pagamento da taxa, de R$ 35, até a quarta-feira (20). O pagamento deve ser feito em agências bancárias por meio de uma guia gerada pelo próprio sistema. As provas do Enem 2012 serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro.
Mudanças
Em maio, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou as novas regras do exame. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação.
Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).
No entando, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.
Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Cinco competências
A redação deve cumprir cinco competências(veja ao lado), cada uma vale 200 pontos, para o total máximo de 1.000 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências houver uma discrepência acima de 80 pontos nas duas notas, um terceiro corretor avaliará a prova. O processo já acontecia no ano passado, porém, a partir de 2012, a prova será encaminhada a uma banca certificadora caso, na terceira nota, também persista a dispersão.
De acordo com o ministro, o edital com as novas regras será publicado no "Diário Oficial da União" de sexta-feira (25).
"Para fazer todas as mudanças criamos comitê científico, discutimos intensamente para chegar a essas conclusões e estamos bastante preparados para enfrentar este grande desafio para fazer o Enem mais seguro e que dê tranquilidade para os jovens que vão participar desse processo", disse o ministro da Educação.
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Período de inscrições28/05 a 15/06/2012
Taxa de inscriçãoR$ 35
Pagamento da taxaAté 20/06/2012
Data das provas3 e 4/11/2012
Divulgação do gabarito7/11/2012
Resultado final28/12/2012



Guia da redação
Mercadante afirmou que o Ministério da Educação vai distribuir a todos os alunos um guia para a redação do Enem, com as regras de correção e exemplos de redações modelo. Segundo o ministro, o Enem se tornou uma "peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos".
Sobre os candidatos terem acesso à correção da redação, Mercadante destacou que o MEC firmou um termo de ajustamento de conduta com a Justiça no final do ano passado, no qual ficou definido que os estudantes teriam acesso à prova. “Isso será mantido, o que estamos concluindo é a operacionalização. É uma operação complexa fazer com que cada aluno que solicite sua redação a receba onde ela deve chegar.”
Ele creditou ao Enem o sucesso de programas como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciência Sem Fronteiras, que utilizam o resultado do exame como principal critério de seleção dos estudantes.
Esse alunos "chegaram pelo mérito, o acesso foi o Enem, é uma conquista republicana", disse Mercadante. "Estamos fazendo um refinamento do sistema para que a banca esteja sempre pronta a responder pelos casos de discrepância", disse Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep.
Segundo Costa, as mudanças são uma busca do Inep por "um sistema cada vez mais justo" para avaliar os candidatos "dentro da subjetividade da avaliação de um texto".
Certificação
A partir desta edição do Enem, os candidatos que fizeram a prova em busca da certificação do ensino médio terão de ter melhor desempenho. A pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Segurança
Mercadante destacou um incremento no processo de fiscalização e segurança do Enem para evitar problemas como no ano passado, quando questões do pré-teste vazaram e apareceram em apostilas de um colégio de Fortaleza (CE) onde foram aplicados. "Mudamos nossa metodologia para ter mais segurança no pré-teste", disse o ministro. "Temos certeza de que esse risco hoje não está presente. Fazendo com todo sigilo e todo rigor. Banco de itens é um cofre do MEC que tem que ser preservado como cofre. Temos uma metodologia segura e rigorosa para não termos problemas como no passado."
O ministro disse ainda que os pontos de atenção que o MEC deve ter em relação à segurança do Enem passaram de 1.200 itens para 3.439 itens. "Praticamente triplicamos o rigor de fiscalização", avaliou.
Mercadante afirmou que o Brasil está atrasado em relação a exames semelhantes realizados em países como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. E que, além de estar menos preparado, o Brasil tem como principal desafio a gestão e a logística de aplicar uma prova para mais de 5 milhões de pessoas em todo o território brasileiro (em 2011, o MEC recebeu 5,4 milhões de inscrições).
O Ministério da Educação decidiu após uma polêmica judicial, em janeiro deste ano, cancelar a primeira edição do Enem de 2012, prevista para abril. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

UEFA EURO 2012 POLÔNIA-UCRÂNIA


SUÉCIA 2X3 INGLATERRA
Em um jogão com duas viradas no placar em Kiev, a Inglaterra bateu a Suécia de forma heroica nesta sexta-feira por 3 a 2 e, de quebra, ganhou importantes três pontos na briga por uma vaga do Grupo D nas quartas de final da Eurocopa. Walcott deu nova cara à seleção inglesa no segundo tempo, fez o segundo gol e ainda fez o cruzamento para Welbeck marcar de calcanhar e garantir a vitória. O time de Ibrahimovic está eliminado do torneio.
Wellbeck, Suécia x Inglaterra (Foto: Agência AFP)
Com o triunfo, a Inglaterra chegou aos quatro pontos e colou novamente na França, que também tem quatro e leva vantagem no saldo de gols (2 a 1). Sem ter somado pontos ainda, a Suécia vai para casa mais cedo e apenas cumpre tabela na última rodada. Outra integrante da chave, a Ucrânia tem três e segue viva na briga por uma vaga nas quartas.
O último compromisso da Inglaterra nesta primeira fase será contra a anfitriã Ucrânia, na próxima terça, em Donetsk. No mesmo dia, a Suécia encara a França novamente na capital Kiev. 
O primeiro gol em Kiev foi de Carroll, aos 23 minutos, para a Inglaterra. Na etapa final, Johnson (contra, aos 4) e Melberg (aos 14) viraram para a Suécia. Mas, Walcott, aos 19, e  Welbec, aos 28, deram a vitória por 3 a 2 para a seleção treinada por Roy Hodgson.
FRANÇA 2X0 UCRÂNIA
A França deu um passo importante para garantir uma vaga na próxima fase da Euro 2012. Nesta sexta-feira, os "Bleus" venceram a Ucrânia por 2 a 0, com gols de Ménez e Cabeye, todos no segundo tempo. Mas nem tudo foi fácil no confronto em Donetsk. Antes do triunfo da equipe de Laurent Blanc, a partida chegou a ficar 55 minutos paralisada por conta do temporal que castigou a cidade ucraniana. Além disso, raios e trovões também assustaram jogadores e torcedores.
Jeremy Menez e Benzema comemoram gol da França (Foto: Reuters)
A seleção francesa não vencia uma partida em fase final de competição (Eurocopa ou Copa do Mundo) desde a semifinal do Mundial de 2006. Naquela ocasião, o time derrotou Portugal por 1 a 0, com um gol de Zinedine Zidane, de pênalti. De lá para cá, o time obteve quatro empates e quatro derrotas.
Com o resultado, a França assumiu a liderança do Grupo D, com quatro pontos. Os franceses dividem o posto com a Inglaterra, embora levem a melhor no saldo de gols (2 x 1). Os ucranianos seguem com três, enquanto a lanterna Suécia, sem ter pontuado ainda, está eliminada, já que não pode mais alcançar franceses e ingleses.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

GREVE NA UERN PROVOCA MANIFESTAÇÕES EM TODO O ESTADO E EM PATU TAMBÉM


Na tarde de hoje (14/06), foi promovida uma mobilização no município de Patu/RN, com o objetivo de chamar a atenção do Governo do Estado para a atual situação da UERN. 

Docentes, técnicos-administrativos e discentes percorreram a Avenida Lauro Maia com faixas, bandeiras e panfletos para conscientizar a população patuense sobre os motivos que desencadearam a greve dos servidores da UERN.


CONFIRA AS IMAGENS:




Manifestantes se organizando em frente ao Campus 
A manifestação passou pela rua Rafael Godeiro chamando a atenção dos moradores


Prof. Aluisio Dutra, representante da ADUERN em Patu fazendo algumas considerações sobre a Greve da UERN

Silvano Tavares,  Diretor de Comunicação do DCE lendo panfleto com informações sobre os motivos que levaram a deflagração da Greve na UERN 
No centro comercial de Patu
Em destaque: professoras Sueli Silva, Cláudia Tomé e Jacicleide Melo levando bandeiras
No final da manifestação o Prof. Aluísio e o servidor Silvano agradeceram todos que participaram do ato 

Registra-se a presença do Prof. Flaubert Torquato (Presidente da ADUERN)
No fim da última greve, o Governo do Estado prometeu pagar o reajuste salarial de 27,7% e esse seria dividido em três parcelas, cuja primeira, no valor de 10,65%, seria pago no mês de abril.

Pelo não cumprimento deste acordo, a UERN está com suas atividades paralisadas desde o último dia 03 de maio. 
 
FONTE: BLOG CAP

15000 ACESSOS




O BLOG TJOM ENTRETENIMENTO AGRADECE A TODOS OS LEITORES PELOS 15000 ACESSOS ALCANÇADOS, É COM ESSE RECONHECIMENTO QUE SEMPRE OPTAMOS POR FAZER UM BLOG MAIS DINÂMICO E INTERATIVO PARA VOCÊ LEITOR DO NOSSO BLOG. AGRADECEMOS AOS ACESSOS, CONECTE-SE AQUI.



A         C         E            S           S         O          S

ATENCIOSAMENTE!

THYAGO JÁCOME- EDIÇÃO DO TJOM ENTRETENIMENTO

quarta-feira, 13 de junho de 2012

UEFA EURO 2012 POLÔNIA-UCRÂNIA




ALEMANHA 2X1 HOLANDA


O clássico Holanda x Alemanha virou sinônimo de jogo emocionante quando a competição é à vera. Correto? Mais uma vez. Tem sido assim em Copas do Mundo e em Eurocopas. Nesta quarta-feira, pela edição 2012 da Euro, voltou a empolgar os torcedores. A partida válida pelo grupo B, no Estádio Metalist, em Carcóvia, na Ucrânia, certamente vai entrar na lista dos bons jogos. Ainda que longe do que foi a decisão da Copa de 1974 e a semifinal do europeu de 1988, será lembrada pela tentativa de reação holandesa no segundo tempo, após incontestável domínio alemão na primeira etapa.
Mas essa superioridade técnica e tática mostrou por que a seleção alemã treinada por Joachim Low é uma das favoritas ao título. A vitória por 2 a 1 foi cristalina. Mario Gomez, na primeira etapa, marcou os dois gols da vitória, após belos passes de Schweinsteiger. O atacante, além de se igualar na artilharia da competição com o russo Dzagoev, praticamente selou a classificação da equipe para a próxima fase, com duas vitórias.
Na última rodada, no próximo domingo, os alemães enfrentam a Dinamarca e jogam pelo empate para não depender de outro resultado. A Holanda, em situação difícil na competição, enfrentará Portugal - que venceu a Dinamarca nesta quarta por 3 a 2 - precisando vencer com dois gols de diferença e torcendo por triunfo alemão sobre os nórdicos.  As duas partidas serão às 15h45. Com duas derrotas até agora, os laranjas só passarão à próxima fase se fizerem três pontos para se igualarem a Portugal e Dinamarca e levarem vantagem no segundo critério, o saldo de gols - lusos e nórdicos têm saldo zero, contra menos dois dos holandeses. 
O curioso na competição é que o primeiro critério de desempate é confronto direto. No caso, ficaria empatado entre as três seleções caso Holanda e Alemanha vençam domingo. O empate em pontos entre Holanda, Portugal e Dinamarca levaria a um minicampeonato: Dinamarca perdendo para Portugal, que perderia para a Holanda, que foi derrotada pela Dinamarca.... Daí a necessidade do desempate pelo saldo de gols.
PORTUGAL 3X2 DINAMARCA
Cristiano Ronaldo por pouco não saiu como vilão português nesta quarta-feira. Isso porque o camisa 7 de Portugal perdeu duas chances incríveis na etapa final e viu a rival Dinamarca igualar em seguida. No entanto, Varela, que saiu do banco de reservas, salvou a seleção da Terrinha, que venceu a partida por 3 a 2.
Emocionante até o apito final, o jogão na Arena Lviv, na Ucrânia, deu ao time de Paulo Bento a primeira vitória na Eurocopa e, mais ainda, a oportuinidade de chegar na rodada decisiva da fase de grupos com chances reais de classificação. Pepe e Postiga marcaram os outros gols ibéricos, enquanto Bendtner (duas vezes) descontou para os escandinavos.



terça-feira, 12 de junho de 2012

UEFA EURO 2012 POLÔNIA-UCRÂNIA



RÚSSIA 1X1 POLÔNIA
Jakub Blaszczykowski e Sergei Ignashevich, Polônia x Russia (Foto: Agência Reuters)
A conturbada relação entre russos e poloneses começou na Idade Média. Depois, se agravou no fim da Primeira Guerra Mundial, na Batalha de Varsóvia, se estendeu pela Segunda Grande Guerra e deixou muitas cicatrizes. Nesta terça-feira, justamente no Dia da Rússia, as duas seleções se confrontaram no estádio de Varsóvia, pela segunda rodada da Eurocopa, em clima muito tenso fora de campo. Em passeata antes da partida para comemorar o Dia da Rússia, tudo começou na paz, mas depois hooligans dos dois países acabaram brigando. O saldo foi de três feridos e mais tensão para a partida. Em campo, no entanto, a briga foi apenas pela vitória. E na nova batalha de Varsóvia, em boa partida, ficou tudo igual. O empate por 1 a 1, com cada seleção dominando um tempo, adiou a definição do Grupo A da Eurocopa 2012 para a terceira e última rodada 


Dzagoev, autor de dois gols na vitória na estreia sobre os tchecos por 4 a 1, marcou o gol russo, no primeiro tempo, e se isolou na artilharia da competição. Na segunda etapa, Blaszczykowski, o Kuba, empatou a partida, aos 11 minutos, tornando o resultado final mais justo.


REPÚBLICA TCHECA 2X1 GRÉCIA


Desta vez, deu República Tcheca. Não era uma semifinal, como em 2004, mas “apenas” um jogo de primeira fase, válido pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa 2012. Os tchecos surpreenderam com dois gols em cinco minutos e conseguiram a revanche, vencendo a Grécia, campeã há oito anos, por 2 a 1, em Breslávia, na Polônia.
Goleada pela Rússia na estreia da competição européia, a República Tcheca foi a três pontos no Grupo A, enquanto a Grécia segue com apenas um, do empate com a anfitriã Polônia na primeira rodada. Rússia (3) e Polônia (1) duelam às 16h desta terça-feira, no estádio Nacional, em Varsóvia.
Na última rodada da chave, no próximo sábado, as duas partidas serão às 15h45m (de Brasília). Em Varsóvia, a Grécia encara a Rússia, no estádio Nacional. E a República Tcheca pega a Polônia, em Breslávia..