sábado, 17 de setembro de 2011

SAIBA SEUS LIMITES NA ATIVIDADE FÍSICA

São vários os motivos que levam as pessoas a iniciar uma atividade física. A maioria realmente quer perder peso, mas também há as que pretendem ganhar massa muscular, força, resistência e flexibilidade.
Outros, além de melhorar o condicionamento físico, gostam da sensação de bem-estar que os exercícios proporcionam. E, por fim, existe o grupo dos hipertensos, diabéticos, cardíacos e indivíduos com colesterol e triglicérides altos, que buscam uma academia ou um lugar ao ar livre para melhorar a qualidade de vida.
O preparador José Rubens D'Elia e o educador físico Mauro Guiselini foram os convidados desta sexta-feira (16) e ensinaram uma série de atividades para você não ficar parado e terminar bem a semana.
Exercícios (Foto: Arte/G1)
Para quem não trabalha carregando coisas pesadas, os braços são músculos pouco exercitados, já que as máquinas geralmente fazem esse trabalho. Mas aí, na hora de carregar um peso maior, como uma mala, um móvel ou uma criança, se uma pessoa tiver os músculos fracos poderá apresentar problemas sérios e sentir dores. Por isso, é importante fortalecer sobretudo o tríceps e o bíceps.
Firmas as pernas também é importante, porque elas carregam os músculos usados em qualquer deslocamento do corpo. Existem exercícios de agachamento que podem malhar boa parte dessa região.
No abdômen, estão localizados alguns músculos profundos, que são fundamentais para a sustentação corporal, pois mantêm a estabilidade da coluna, uma postura correta e previnem contra dores e o aparecimento de lesões.
A hidroginástica, por não ter o impacto de outras atividades físicas, é ótima para obesos e idosos, que têm limitações de movimentos. Para quem pensa que esse exercício é sempre fácil, há níveis mais intensos, tanto que a hidroginástica é usada na recuperação de jogadores de futebol. Também melhora a resistência do corpo, o fortalecimento muscular e dá uma sensação de bem-estar, principalmente para quem gosta de água.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
Enquete exercícios (Foto: Arte/G1)
Cinco dicas para você fazer exercícios:
1 – Experimente: Se você não gosta de atividade física, é porque ainda não encontrou uma que lhe dê prazer.
2 – Sinta os seus limites: O corpo dá pistas de como a atividade está interferindo na sua saúde. Esses sinais podem vir na hora ou no dia seguinte. Se você sentir dores, indica que exigiu demais dos músculos. Portanto, repense na sua dinâmica.
3 – Comece devagar: Você é o único que manda no seu corpo. Se nunca fez uma atividade física e quer começar, já é uma vitória. Mas não adianta sair correndo e querer resolver tudo em pouco tempo, porque não vai dar certo. Comece devagar e vá aumentando a carga, a intensidade e a frequência aos poucos. Isso vai ajudá-lo a se acostumar com o exercício.
4 – Descubra como anda a sua saúde: Ter consciência de como anda a sua saúde é fundamental antes de praticar um exercício físico. Há problemas de saúde em que algumas atividades são vetadas, mas também existem outros quadros em que se movimentar pode ajudar a combater a dor, a doença ou o problema. Portanto, vá ao médico, faça exames periódicos regulares, saiba como está a sua pressão arterial e peça ajuda na hora de escolher o exercício mais adequado.
5 – Descanse entre um treino e outro: A recomendação mais importante para quem está começando um exercício é o repouso. No início, treine um dia sim, outro não. Conforme você gostar da atividade e se acostumar com ela, pode aumentar a frequência. Mas não deixe de descansar entre um treino e outro para recuperar as energias, não ter um trauma nem prejudicar seu corpo. Além disso, o músculo só cresce quando descansa.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

28ª FEIRA DA CULTURA TEM ENCERRAMENTO EM GRANDE ESTILO






O Encerramento da 28ª feira da cultura teve um grande público na praça de eventos Oliveira Rocha nesses oito dias de festas passaram muitos visitantes a cidade, atrações culturais e muitas atrações musicais, onde a banda  Cavaleiros do Forró foi a atração musical de encerramento, espera-se que a próxima feira da cultura seja melhor, e que o evento este ano serviu para que a cidade crescesse no turismo onde muitos visitantes vieram de outras cidades, inclusive os patuenses ausentes. Esperamos que em 2012 na 29ª feira da cultura seja também inesquecível, parabéns a todos os responsáveis pelo evento.

"NÃO PAGUEI O ALUGUEL" FORAM AS ULTIMAS PALAVRAS DE RAMÓN VALDEZ ANTES DE MORRER, AFIRMA EDGAR VIVAR


Se no seriado Chaves, Sr. Barriga e Seu Madruga tinham suas desavenças - por causa da dívida de 14 meses de aluguéis atrasados -, na vida real, os atores Edgar Vivar e Ramón Valdez eram grandes amigos. Em entrevista a Danilo Gentili no programa Agora é Tarde na madrugada desta sexta-feira, 16, Edgar contou que eles eram vizinhos e que foi para ele as últimas palavras de Ramón antes de morrer.
"É verdade que o 'Seu Madruga' teria brincado 'viu? não paguei o aluguel?'", questionou o apresentador. Edgar então confirmou a informação e aproveitou para dizer como sente saudade do amigo.
Aliás, na última terça-feira, 13, Vivar declarou em bate-papo com a imprensa que 'saudade' foi a primeira palavra que aprendeu em português e que sente muita falta dos colegas que já morreram. Ele contou ainda que mantém contato regularmente com o restante do elenco, como Rubén Aguirre (professor Girafales) e Roberto Bolaños (Chaves).
Edgar Vivar está no Brasil para a apresentação de seu novo show no próximo domingo, 18, em São Paulo.
 

REYNALDO GIANECCHINI JÁ SEM CABELO PASSEIA COM MARÍLIA GABRIELA


O ator Reynaldo Gianecchini, 38, apareceu careca nesta quinta-feira, durante um passeio pelo bairro dos Jardins, em São Paulo, com a ex-mulher, Marília Gabriela.
Gianecchini e a apresentadora almoçaram no restaurante Quattrino, que fica na rua Oscar Freire.
O ator confirmou no mês passado o diagnóstico de um linfoma não Hodgkin --um tumor que atinge os gânglios linfáticos.
Gianecchini fez uma cirurgia de hérnia inguinal há cerca de um mês. Após o procedimento, teve uma reação infecciosa na perna e uma outra reação, alérgica.
Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação profunda sobre o que estaria acontecendo, descobrindo então o linfoma. Exames diagnosticaram o linfoma de células T.

SANTOS TEM DVD COM FALTAS EM NEYMAR PARA CALAR ROGERIO CENI


Um DVD repleto de faltas sofridas por Neymar faz parte da munição do Santos para rebater a crítica de Rogério Ceni ao atacante. Segundo os santistas, as imagens mostram uma série de lances em que os adversários abusam de violência contra o craque. E, em muitos casos, não são punidos com cartão.
O material está pronto, mas sua divulgação não é certa. Depende da vontade da diretoria e do departamento jurídico. Os responsáveis pelo conteúdo afirmam que as cenas implodem a imagem de Neymar construída pelo goleiro são-paulino, que acusou o rival de simular 50% das faltas anotadas pelos árbitros.
Em tom de brincadeira, há quem diga que o DVD deve ser dado de presente para Rogério.
Na Vila, a declaração do goleiro soou como pressão sobre a arbitragem, já visando o próximo confronto entre as duas equipes, além de desrespeito com o colega mais novo. Existe preocupação com a possibilidade de um clima bélico no clássico por causa da polêmica.
Leia mais sobre o assunto:
Rogério Ceni foge de polêmica com Neymar, mas admite: “sou chato mesmo”
Site de Neymar xinga Ceni e diz que ele é “chato pra c…

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PAULA FERNANDES CANTARÁ EM SÃO PAULO MESMO APÓS ACIDENTE

Apoós ter sido levada para um hospital depois de ter sido atingida por uma barra de ferro a cantora Paula Fernandes vai se apresentar no Villa Country, em São Paulo, na madrugada de quinta (15) para sexta-feira (16).

CORINTHIANS E BAHIA LIDERAM OS MAIORES PÚBLICOS DO BRASILEIRÃO 2011




A ausência do Maracanã neste Brasileirão trouxe peso negativo aos clubes cariocas. Apesar das boas campanhas dos times do Rio no torneio, a média de público dos grandes do Estado não está entre as principais. Líder do Nacional, o Corinthians é também o time que mais leva torcedores aos jogos.
O Flamengo costuma ficar no topo dos clubes que mais atrai torcedores, mas no Brasileirão 2011 é apenas o quinto mais assistido nos estádios. Os outros três cariocas estão abaixo do top10.
Vice-líder do Nacional, o Vasco manda seus jogos em São Januário e é apenas o 14º clube em média de público. O Botafogo é o 12º em participação de público; Fluminense é o 16º em média.
O Maracanã não recebe jogos desde setembro do ano passado devido a necessidade de reformas para a disputa da Copa do Mundo. A previsão é que o estádio seja reaberto no fim de 2013.
A tese de que campanha influência na participação do torcedor não é aplicada no Brasileirão. Próximo da zona de rebaixamento, o Bahia surge logo atrás em média de público. O time paulista registra média de 26.715 espectadores por jogo em casa, contra 22.333 torcedores do Bahia.
O São Paulo apresenta a 3ª melhor média de público (19.277 torcedores por jogo), seguido pelo Coritiba (18.748 torcedores).
Com a maior média entre os 20 participantes, o Corinthians avalia que a adesão ao programa Fiel Torcedor contribuiu para a presença do time na liderança do ranking das torcidas nos estádios. Atualmente são mais de 50 mil associados ao Fiel Torcedor, que disponibiliza ingressos antecipados e promocionais aos participantes.
Para o clássico contra o Santos, domingo, no Pacaembu, 17 mil ingressos foram vendidos somente para associados do programa na terça-feira, antes mesmo da comercialização nos guichês e postos credenciados.
“Temos a maior torcida do Brasil. A ideia é que em breve apenas os torcedores do Fiel Torcedor vão assistir aos jogos. Acreditamos que até a entrega do Itaquerão teremos 200 mil cadastrados. Lotaremos estádios apenas com venda pela internet”, destacou Raul Correa, diretor financeiro do Corinthians.

CONFIRA A MÉDIA DE PÚBLICO DOS 20 CLUBES DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO

1º Corinthians-
26.715
6º Grêmio -
15.341
11º Ceará -
12.143
16º Fluminense-
8.421
2º Bahia -
22.333
7º Palmeiras -
15.305
12º Botafogo -
12.107
17º Santos-
7.835
3º São Paulo -
19. 277
8º Inter-
15.275
13º Figueirense -
11.336
18º Atlético-GO-
6.617
4º Coritiba -
18.748
9º Atlético-PR-
14.788
14º Vasco -
9.065
19º Avaí -
6.455
5º Flamengo -
16.094
10º Atlético-MG-
13.151
15º Cruzeiro -
8.866
20º América-MG
2.493

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA 28ª FEIRA DA CULTURA 14/09/2011

 
 
 
19:30- Cinema na Rua com o filme: Jesuíno Brilhante o Cangaceiro Romântico Visitas à Expoart, Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
 
21:00- Apresentação Cultural da E. Munic. Fco. Francelino de Moura
 
21:30- Apresentação Cultural da E. Estadual Dr. Edino Jales
 
23:00- Encerramento da XXVIII Feira da Cultura
 
Entrega de Comendas de agradecimento
 
Show Pirotécnico
 
00:00 - Cavaleiros do Forró
 
02:00 - Forró do Bole Bole

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ATUAL CAMPEÃO EUROPEU CEDE EMPATE NO ULTIMO MINUTO EM CASA CONTRA O MILAN


A fase de grupos da Liga dos Campeões 2011/2012 começou com um jogo de gala, um clássico, nada mais do que Barcelona x Milan. E apesar de ter sido uma verdadeira partida de ataque contra defesa, o duelo acabou com um empate inacreditável por 2 a 2. Por que inacreditável? Porque os italianos, que só se defenderam, garantiram um ponto no Camp Nou graças à preguiça dos espanhóis para ampliarem o placar e aos gols dos brasileiros Pato e Thiago Silva, justamente no primeiro e no último minuto de jogo.
Barcelona e Milan voltam a campo pela Liga daqui a duas semanas, no dia 28 de setembro. O time italiano receberá o Viktoria, e a equipe catalã visitará o BATE.
 
BARCELONA X MILAN
Data: Terça-feira, 13/09/2011
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Villa e Daniel Alves (BAR); Van Bommel, Nesta (MIL)
Gols: Pato a 1min do 1º tempo (MIL), Pedro aos 36min do 1º tempo (BAR); Villa aos 4min do 2º tempo (BAR), Thiago Silva aos 47min do 2º tempo (MIL)
BARCELONA
Valdes; Daniel Alves, Busquets, Mascherano e Abidal; Xavi, Keita (Puyol) e Iniesta (Fabregas); Pedro, Messi e Villa (Afellay). Técnico: Pepe Guardiola.
MILAN
Abbiati; Abate, Nesta, Thiago Silva e Zambrotta; Van Bommel (Aquilani), Seedorf, Boateng (Ambrosini) e Nocerino; Cassano (Emanuelson) e Pato. Técnico: Massimiliano Allegri.

MOMENTO SAÚDE:PELO MENOS SETE CAPITAIS BRASILEIRAS TEM ÍNDICE DE POLUIÇÃO MAIOR QUE O RECOMENDADO PELA OMS


Pelo menos sete capitais brasileiras têm poluição acima do nível máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pesquisa feita entre 2006 e 2009 mediu os índices de qualidade do ar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Nenhum resultado foi satisfatório.
Inalar o ar da capital paulista, por exemplo, é equivalente a fumar dois cigarros por dia. A OMS estabelece como aceitável 50 microgramas diários de material particulado por metro cúbico. Já uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece como aceitáveis até 150 microgramas.
Para comentar os efeitos da poluição no nosso organismo, o Bem Estar desta segunda-feira (12) recebeu o patologista Paulo Saldiva, do Instituto do Coração (Incor), e o infectologista Caio Rosenthal.
Poluição (Foto: Arte/G1)
Cada vez que uma pessoa liga o carro, o escapamento lança poluentes na atmosfera. Quando o veículo é abastecido, isso também ocorre, porque os gases se evaporam e encontram com o oxigênio do ar. Um corredor de tráfego concentra até três vezes mais poluição que o restante da cidade, explicou Saldiva.
A indústria e as queimadas também são responsáveis pela má qualidade do ar, assim como o calor do sol, que forma o ozônio após reações químicas.
A poeira de uma obra tem menor efeito sobre a saúde. As partículas de fuligem prejudicam quem já apresenta doenças respiratórias, mas não chegam a causar maiores danos, porque não entram no pulmão nem provocam problemas cardiovasculares, como acontece com as partículas geradas pela queima de combustível fóssil.
Em lugares com grande concentração de poluentes, nascem mais meninas (cerca de 5%) do que meninos. Isso acontece porque a poluição reduz o número de gametas masculinos (Y) presentes no esperma, o que aumenta as chances de fecundação do gameta feminino (X).
Mulheres grávidas que ficam expostas a ambientes poluídos também podem ter bebês com peso menor, além de um maior risco de aborto.
No estúdio, o patologista explicou que uma casa noturna antes da lei antifumo em São Paulo emitia uma poluição equivalente a uma semana nas ruas, que costumam ser a "chaminé da cidade". Segundo ele, as motocicletas poluem até cinco vezes mais que os carros, e os efeitos recaem até sobre o sono das pessoas, que se torna pior e com mais índices de ronco.
Em Brasília e no Centro-Oeste em geral, o clima seco desta época do ano dificulta ainda mais a respiração. Não chove na capital federal há mais de três meses, e a previsão da próxima chuva é em outubro. A umidade relativa do ar gira em torno de 10%, nível semelhante ao do deserto do Atacama, no Chile, considerado o mais árido do mundo. O último domingo foi o dia mais quente do ano em Brasília.
Principais poluentes e fontes geradoras
1) Material particulado – emissão de veículos automotores, indústrias e queima de biomassa
2) Dióxido de enxofre – indústrias, usinas termoelétricas, veículos automotores e queima de carvão e óleos
3) Dióxido de nitrogênio – veículos automotores, usinas termoelétricas, indústrias e combustão a altas temperaturas
4) Monóxido de carbono – combustão incompleta de óleo, gás natural, gasolina, carvão mineral e queima de biomassa
5) Compostos orgânicos – emissão veicular e vapores de hidrocarbonetos
6) Ozônio – formado a partir da reação entre a luz, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis (COV)

CENAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES AUMENTA O NUMERO DE DENUNCIAS E AGRESSÕES NA VIDA REAL


Após as novelas “Mulheres Apaixonadas” e “A Favorita”, a temática da violência contra a mulher volta à tona na novela das nove, “Fina Estampa”. O conflito acontece entre os personagens Celeste (Dira Paes) e Baltazar (Alexandre Neto). Ela é agredida diariamente pelo marido e ainda não teve coragem de denunciá-lo para a polícia. Segundo o autor, Aguinaldo Silva, em entrevista ao UOL, a novela traz um debate sobre o porquê de as mulheres não denunciarem os agressores. Ele acredita que a ficção tenha força para alertar a sociedade. A constatação é confirmada pela delegada do 2ª DDM (Delegacia da Mulher de São Paulo), Jordana Rueda Amorim: “Em época de novelas que abordam o tema, o número de denúncias aumenta”.

Em 2008, ano em que a novela “A Favorita” foi ao ar com a história das agressões de Léo (Jackson Antunes) a Catarina (Lilia Cabral), a Central de Atendimento à Mulher registrou 269 mil denúncias, relatos de violência e pedidos de informação em todo o país. A procura pelo serviço aumentou 32% se comparada com 2007. A informação é da Agência Brasil. Além disso, mulheres entrevistadas pelo UOL que sofrem com a violência doméstica contam que a trama serve para encorajá-las.
Aguinaldo Silva diz que decidiu abordar o assunto pelo fato de o tema ser mais comum do que a sociedade pensa e por que muitas mulheres não têm coragem de denunciar. “Eu resolvi abordar essa temática a partir de um ponto-de-vista que me interessa muito: por que tantas mulheres que sofrem violência doméstica, mesmo tendo a chance de fazê-lo, não denunciam nem abandonam o marido? O que me interessa são as personagens, não a temática: uma relação como essa entre Baltazar e Celeste é muito mais comum do que se pensa. Por que eles são assim? E de que maneira devem caminhar - juntos ou separados - para superar esta situação tão difícil? Como a novela deve ser exemplar, terá que mostrar isso”.
  • Em "Mulheres Apaixonadas", Raquel apanha de Marcos com raquete de tênis
A novela “Mulheres Apaixonadas” (2003) também marcou época por conta da história de Raquel (Helena Ranaldi) que apanhava diariamente de Marcos (Dan Stulbach) com uma raquete de tênis. A audiência da trama tinha uma média de 47 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
De acordo com Silva, a temática é constante e faz sucesso nas novelas por estar presente na vida de muitos. “A sociedade se identifica com assuntos que lhe dizem respeito e mais ainda com os que falam do seu cotidiano. A violência contra a mulher - não só a física, mas a psíquica, que é igualmente terrível - está no cotidiano de todos. Não conheço ninguém que não tenha testemunhado, se envolvido ou participado de uma situação como essa. Por isso é natural que a novela a inclua em suas tramas”.

Já a abordagem do assunto ao longo da novela “Fina Estampa” será feita de forma a despertar a reflexão sobre a submissão de Celeste perante o marido, e Silva procurará responder indagações que não são tão óbvias de serem compreendidas na vida real: “Por que algumas mulheres acabam se tornando cúmplices do marido violento? Que jogo perverso é esse que acontece entre eles? Que tipo de ajuda levaria Celeste a finalmente perceber o quanto sua situação é abominável?”.

Saiba como denunciar

Se você sofre com algum tipo de violência doméstica, pode denunciar o agressor para a Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) através do número 180.

Além disso, pode recorrer a Delegacias da Mulher e Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da região onde mora.

Veja lista abaixo:

Delegacia da Mulher de São Paulo - Capital
CENTRO

1ª Delegacia de Defesa da Mulher
Rua Doutor Bittencourt Rodrigues, 200 - Centro
0/xx/11 3241-3328

REGIÃO NORTE

4ª Delegacia de Defesa da Mulher - Junto ao 28º DP
Av Itaberaba, 731 – Freguesia do Ó
0/xx/11 3976-2908

REGIÃO SUL

6ª Delegacia de Defesa da Mulher
Rua Sargento Manoel Barbosa da Silva, 115 – Jd. Anhanguera/Santo Amaro
0/xx/11 5686-1895

2ª Delegacia de Defesa da Mulher - Junto ao 16º DP
Av Onze de Julho, 89 - 2º andar - Vila Clementino
0/xx/11 5084-2579

REGIÃO LESTE

5ª Delegacia de Defesa da Mulher
Rua Dr. Corintho Baldoíno Costa, 400 - Vl. Zilda (Próximo ao metrô Carrão)
0/xx/11 2293-3816

8ª Delegacia de Defesa da Mulher - São Mateus - Junto ao 66° DP
Av Osvaldo Valle Cordeiro, 190 Jd. Brasília
0/xx/11 26742-1701

7ª Delegacia de Defesa da Mulher - Junto ao 32º DP
Rua Sábbado D´Angelo, 64 - Itaquera
0/xx/11 2071-3488

REGIÃO OESTE

3ª Delegacia de Defesa da Mulher - Junto ao 93º DP
Av Corifeu de Azevedo Marques, 4300 - 2º andar - Vila Lageado
0/xx/11 3768-4664

9ª Delegacia de Defesa da Mulher – Junto ao 87º DP
Av Menotti Laudisio, 286 (antigo n0 50) - Pirituba
0/xx/11 3974-8890
Centros de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Centro de Cidadania da Mulher 25 de Março - São Paulo
Endereço: Rua 25 de Março, nº 205 - Bairro: Centro
Cep: 01021-000
Município:  São Paulo          
Telefone: 0/xx/11 3106-1100  
E-mail: zmz@usp.br

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Vem Maria” – Santo André
Endereço: Rua João Fernandes, 118 – Bairro: Jardim
Município: Santo André
Telefone: 0/xx/11 4992-3410 e 4992-2936

Centro de Referência e Apoio à Mulher - São Bernardo
Endereço: Rua Dr. Fláquer, 208
Bairro: CENTRO      CEP: 09710-180
Telefone: 0/xx/11 4125-9485

Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) - Presidente Prudente
Endereço: Avenida Washington Luis, nº 1607 1º andar – Bairro: Centro
Cep: 19010-090
Município: Presidente Prudente         
Telefone: 0/xx/18 3221-9399     Fax:  0/xx/18 3222-4696
E-mail:  creas@recriaprudente.org.br
  
Centro de Referência de Atendimento à Mulher - Casa das Rosas, Margaridas e Beths
Endereço: Rua Francisco Antonio de Miranda, nº 66 - Bairro: Centro
Cep: 07095-090
Município:Guarulhos          
Telefone: 0/xx/11 2441-0019   
E-mail: coordenadoriadamulher@guarulhos.sp.gov.br
    
Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Casa Brasilândia - São Paulo
Endereço: Rua Silvio Bueno Peruche, nº 538 - Bairro:Parque Tietê / Vila Brasilândia
Cep: 02871-050
Município: São Paulo          
Telefone: 0/xx/113984-9816   
E-mail: casabrasilandia@ig.com.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2011