sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CURIOSO: ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM ESQUELETOS JUNTOS COM CERCA DE 1500 ANOS

O amor verdadeiro já existiu

Essa é para você que não acredita mais no amor, que acha que no mundo só existe ódio, traição e está doido (doida) para acabar com a raça daquela (daquele) desgraçada (desgraçado) que te trocou por outro (outra). 
O amor verdadeiro já existiu. É o que tentam provar arqueólogos e antropólogos que encontraram, em Modena, na Itália, um casal que foi enterrado de mãos dadas há 1.500 anos, durante o século 5, nos últimos dias do Império Romano. 
“É uma imagem tocante e bonita de se ver. A cabeça da mulher está virada para o homem e os dois estão de mãos dadas”, descreve a antropóloga Vania Milani.
Os arqueólogos não conseguem ter muita certeza do que aconteceu, mas desconfiam que os dois morreram em datas próximas, provavelmente de alguma praga que assolou a região na época. Além disso, uma aliança de bronze também foi encontrada, sinal que os dois eram casados.
Enfim, o casal mostrou que a frase “até que a morte os separe” às vezes não é válida. 

JUSTIÇA SUSPENDE AS 13 QUESTÕES QUE FORAM ANULADAS NO ENEM 2011


O TRF 5 suspendeu a anulação de 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. A decisão foi proferida pelo desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima nesta sexta (4).
De acordo com a decisão, as 13 questões somente ficarão anuladas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que se submeteram à prova. Assim, "as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame", segundo nota do TRF 5.
De acordo com o presidente do TRF5, a solução dada por ele é a mais razoável. “A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração”, avaliou o presidente do TRF5 na sua decisão.
“Nenhuma solução é de todo boa. Aliás, isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, é dizer, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, concluiu o magistrado.

Entenda o caso


A Justiça Federal no Ceará decidiu na noite de segunda anular 13 questões do Enem. Segundo o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve desconsiderar esses itens na hora da correção.
Ficaram anuladas as seguintes questões no caderno amarelo e suas correspondentes nos outros cadernos: 32333446505774 e87, do primeiro dia; 113141154,173 e 180, do segundo dia.
Na decisão, o juiz afirma que anular o Enem somente para os 639 alunos do Colégio Christus, como fez o MEC, "foge da lógica do razoável" e anular para todos "é algo desproporcional e implicaria um grande prejuízo.
"

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O ator José Mayer vai entrar na novela FINA ESTAMPA dia 07 /11

O ator em um intervalo de gravação (Foto: Fina Estampa/TV Globo)

Zé Mayer pega barco para gravar primeiras cenas de Pereirinha (Foto: Fina Estampa/TV Globo)

BRASIL REGISTRA PRATICAMENTE 3 MIL INVENÇÕES POR ANO



No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concede três mil patentes de invenções por ano. Invenções como uma pistola para matar mosquito, um cortador de unhas com lupa ou um pente para os carecas estão em um museu. Parece brincadeira, mas esses objetos já ajudaram muita gente e alguns foram parar no comércio. “As ideias acabam surgindo de necessidades. Não necessariamente o primeiro objetivo da pessoa é ganhar dinheiro, então a gente fala que o inventor é uma pessoa muito observadora”, diz Daniela Mazzei, da Associação Nacional dos Inventores.
O administrador João Batista Vantol ficava preocupado toda vez que a filha, veterinária, cuidava dos animais mais agitados. Foi quando ele teve uma ideia: “Esse equipamento serve para que o gato seja contido e as patas possam ser trabalhadas individualmente. Pode se cortar a unha, pode dar uma injeção subcutânea, intramuscular”. Ele já fez o pedido de patente do invento ao Inpi. Isso significa que, por até 20 anos, ninguém poderá copiar o equipamento sem a autorização do inventor.
Um grupo de inventores decidiu que trabalhar juntos é a melhor maneira de cultivar ideias e partilhá-las e transformou uma casa de dois andares em um laboratório. Qualquer um pode participar, basta inventar. “Isso aqui é um leitor de dinheiro e cores para cegos. Ele faz a leitura de todas as notas de reais e também de cores”, explica Fernando Gil, engenheiro de computação.
A ideia de se reunir em uma casa surgiu primeiro na internet e, depois, veio o laboratório de invenções. Hoje, o projeto tem mais de sete mil associados e um inventor dá opiniões sobre a invenção do outro. “A gente consegue compartilhar o conhecimento com as pessoas, elas podem usar o conhecimento que a gente está adquirindo e desenvolvendo aqui. A gente define qual uso que a pessoa pode ter desse conhecimento, desse desenvolvimento que a gente fez”, afirma o engenheiro eletricista Marcelo Rodrigues
O engenheiro mecânico Sergio Imperador apresenta outra invenção: “É um robô comandando por internet. Você imagina que pode estar em outro local, na sua casa, e no seu serviço, colocando robô para andar, a câmera vai mostrando tudo”. Marco Aurélio Tavares Bastos, jornalista, explica outro projeto: “Esse é um filtro de ar para capacete de bicicleta ou moto. Uma ventoinha induz o ar a passar por uma buchinha que é natural, lavável em casa. Dá para ver a diferença da sujeira usada. Você respira um ar mais puro”.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

2 DE NOVEMBRO, DIA DE FINADOS



O dia de finados é daqueles dias em que você sofre por lembrar-se da perda do seu amigo, irmão, pai, mãe enfim todos aqueles entes queridos que já partiram, a saudade se torna dominante dominante neste dia de lembranças, e que na vida tudo existe seu momento de hoje visitar um finado e nos próximos feriados do dia 2 poderá ser visitado. portanto viva a vida com intensidade, emoção, felicidades, faça história por onde passar pois ela só é uma e precisa ser bem lembrada.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

UEFA CHAMPIONS LEAGUE 2011/2012

CONFIRA OS RESULTADOS DOS JOGOS DE ABERTURA DA 4ª RODADA:

GRUPO E

Valência 3x1 Bayer Leverkusen
Genk 1x1 Chelsea

GRUPO F

Arsenal 0x0 Olympique
Borussia Dortmund 1x0 Olympiacos

GRUPO G

Zenit 1x0 Shackhtar Donetsk
Apoel 2x1 Porto

GRUPO H

BATE Borisov 1x1 Milan
Viktoria Plzen 0x4 Barcelona

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MOMENTO SAÚDE: ENTENDA O CÂNCER QUE AFETA O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA LULA


Câncer de laringe vale este (Foto: Arte/G1) 
O câncer de laringe, que acomete o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atinge cinco homens para cada mulher. A maioria (90%) dos pacientes fuma ou já fumou, e a bebida alcoólica ajuda a agravar ainda mais o quadro.
Os dois juntos aumentam as chances em 40 vezes, pois reduzem a proteção natural da mucosa e causam uma multiplicação celular desordenada na região.
Por ano no Brasil, são diagnosticadas 10 mil pessoas com câncer de laringe – cuja função é carregar o ar da respiração até o pulmão, produzir a voz e impedir que os alimentos entrem nas vias respiratórias. Na região metropolitana de São Paulo, a incidência desse tipo de tumor é de 16 casos para cada 100 mil habitantes, quase três vezes maior que a média mundial (de 6 a 7 casos por 100 mil pessoas). Tudo isso por causa da poluição e do tempo seco.

Caroço no pescoço, falta de ar, dor para engolir e rouquidão persistente são os principais sintomas desse tipo de câncer, que representa 25% dos tumores que atingem a cabeça e o pescoço e 2% de todos os existentes. 
A maior incidência é entre homens de 50 a 60 anos. Além do cigarro e do álcool, o uso excessivo da voz e o vírus do papiloma humano (HPV) são fatores de risco.
Na tentativa de reduzir as chances de problemas na laringe em geral, os médicos indicam deixar uma toalha molhada ou uma bacia com água no quarto. Além disso, é sempre bom ter à mão inaladores, desses de farmácia, que podem ajudar a lubrificar a região.
Para quem fuma qualquer tipo de tabaco – hábito mantido por um terço da população adulta –, o risco de câncer de laringe é 5 vezes maior. E as chances aumentam entre 8 e 11 vezes para indivíduos que fumam cigarro industrializado, de palha ou cachimbo. O ex-presidente Lula parou de fumar recentemente, mas manteve esse vício por décadas.
- Risco de câncer de laringe: 15 anos sem fumar é igual ao de quem nunca fumou
O cigarro contém cerca de 5 mil substâncias químicas, das quais mais de 40 são cancerígenas. O contato repetido do tabaco agride as células e, mesmo se a pessoa não fuma, é preciso ficar atento: basta respirar continuamente a fumaça dos derivados do tabaco para que sejam apresentados sintomas de irritação nasal, oculares e de garganta. Além disso, os fumantes passivos apresentam risco de desenvolver as mesmas doenças que os ativos, como câncer e problemas cardiovasculares.
Os benefícios de parar de fumar, apesar de levarem um tempo para aparecer, são evidentes:
- Risco de câncer de boca: 10 anos sem fumar é igual ao de quem nunca fumou
- Risco de câncer de pulmão: 20 anos sem fumar é próximo ao de quem nunca fumou
O álcool também aumenta a probabilidade do tumor:
- Risco 4x maior: para quem bebe um copo de cerveja por semana
- Risco 6x maior: para quem bebe dez doses de cachaça por semana
- Risco 10x maior: para quem bebe dez doses de uísque por semana
Rouquidão
A rouquidão é um sinal de alerta para o câncer de laringe, mas no caso de Lula essa é uma característica natural dele, então é difícil saber se já era um sintoma.
Recomenda-se investigar qualquer rouquidão que dure acima de 15 dias após os 50 anos de idade. Em casos de inflamação que estão sendo tratadas, a rouquidão costuma desaparecer antes desse período.
Exames simples, como laringoscopia (endoscopia da laringe, disponível no Sistema Único de Saúde), podem ajudar a detectar problemas.
A rouquidão também está associada com doenças como sinusite, gripe e uso excessivo da voz. O tipo mais problemático aparece do nada e não vai embora com o tratamento, por isso deve ser investigado.
Muita gente associa rouquidão (principalmente em homens) com charme e sensualidade, mas essa característica não é sinal de boa saúde.
Alimentação
Uma dieta adequada para prevenir o câncer em geral deve conter proteínas (de preferência, frango ou peixe), legumes, verduras e frutas ricas em vitaminas (em especial A, B2, C e E) e sais minerais.
Devem ser evitados alimentos muito temperados, fritos ou gordurosos e líquidos quentes demais ou gelados.
Chances de cura 
Tumor em estágio inicial – acima de 90%
Tumor em estágio médio – de 40% a 70%
Tumor em estágio avançado – abaixo de 20%
Dados sobre Lula
O tratamento do ex-presidente Lula será feito à base de quimioterapia e radioterapia. Tudo começa pela quimioterapia, que terá três sessões, a contar desta segunda-feira. O intervalo entre uma sessão e outra é de 21 dias.
O câncer de laringe precisa de dois tratamentos combinados e é mais resistente que o linfoma, tipo de câncer que atingiu a presidente Dilma Rousseff. Há 20 anos, os médicos tratam esse tipo de tumor com cirurgia associada à quimio ou radioterapia. Por julgarem que o caso de Lula não é tão grave – o tumor está em estágio intermediário e mede cerca de 3 cm –, a equipe médica vai tentar o tratamento com quimio e radioterapia, sem intervenção cirúrgica.
Lula deve ter alta nesta terça-feira e ficará alguns dias em casa recebendo medicamentos por uma bolsa de infusão, que faz com que as drogas entrem no corpo por um cateter introduzido no lado direito do peito. Essa bolsa tem capacidade de funcionamento de pelo menos cinco dias.
O ex-presidente pode sofrer alterações na voz, mas não corre o risco de perdê-la. Esse tipo de câncer é chamado de “P2” e não compromete as cordas vocais, apesar da rouquidão.
Segundo os médicos, Lula deve estar completamente recuperado em fevereiro, levando-se em consideração que “as chances de cura dele são muito boas”.
A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, onde o ex-presidente faz o tratamento, é composta pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.
O próximo boletim médico oficial deve sair nesta terça, assim que Lula receber alta.

ATACANTE DO MILAN SOFREU AVC, SEGUNDO MÉDICOS


cassano milan (Foto: AP)
O atacante Antonio Cassano, do Milan, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com informações da agência de notícias italiana "Ansa". O jogador permanece internado após ter passado mal na noite de sábado no desembarque da equipe no aeroporto de Malpensa, em Milão.
A agência cita informações médicas, segundo as quais o jogador permanecerá internado até quinta-feira. Ele apresenta sintomas de dificuldades na fala, tonturas e cansaço, entre outros sintomas.
O jogador entrou no lugar do atacante brasileiro Robinho no segundo tempo da vitória de 3 a 2 do clube sobre o Roma, pelo Campeonato Italiano, mas foi internado com dificuldades para falar e se comunicar.
Por sua vez, o Milan se reservou ao direito de ainda não se pronunciar sobre o assunto, esperando pelos resultados de novos exames realizados pelo jogador para determinar o diagnóstico definitivo.
De acordo com o jornal "Record", de Portugal, o jogador continua internado no departamento de neurologia da unidade italiana, tendo sido visitado nesta segunda-feira pela mulher e pela mãe, que se mostraram visivelmente consternadas com toda a situação.
Um torcedor do clube ainda conseguiu invadir o hospital, entrou no elevador com a mulher do atacante e apenas foi "apanhado" já na porta do quarto.
Segundo Rudy Tavana, médico do Milan, o momento é o de tentar entender o que acontece com Cassano neste momento. Já o treinador do clube, Massimiliano Allegri, mostrou mais otimsmo:
- Ele está bem. O importante é que se recupere deste susto e que fique mais longe de cenários complicados. Precisamos dele dentro e fora de campo - ressaltou.