sábado, 13 de abril de 2013

CONEXÃO VERDE: NOVA ESPÉCIE DE ARANHA CARANGUEJEIRA É DESCOBERTA



Uma nova espécie rara de aranha caranguejeira, que pode chegar a ter 20 centímetros de tamanho, considerando a extensão das patas, foi descoberta em florestas ao norte do Sri Lanka, na Ásia, por uma equipe de cientistas.


Batizada de Poecilotheria rajaei, a aranha tem cor castanho-acinzentada, com padrões de listras nas patas variando entre branco, cinza e creme, dependendo do animal.
A fêmea da aranha 'Poecilotheria rajaei', recém-descoberta no Sri Lanka (Foto: Ranil Nanayakkara/British Tarantula Society)
Ela se alimenta de insetos, pequenos lagartos e até mamíferos de tamanho reduzido, como morcegos, afirma a Sociedade Britânica de Tarântulas, à qual seu "descobridor" é vinculado. Ranil Nanayakkara, autor do achado, também é co-fundador da Organização pela Pesquisa e Educação da Biodiversidade do Sri Lanka.
O aracnídeo é "parente" de outras caranguejeiras (também conhecidas como tarântulas) como a Theraphosa blondi, encontrada na Amazônia e considerada uma das maiores do mundo, segundo a sociedade britânica.
A descrição da espécie foi publicada na revista da instituição, em dezembro. Em entrevista aoG1, o editor da revista, Peter Kirk, desmentiu a ideia de que se trata de uma aranha gigante. "APoecilotheria rajaei é uma tarântula de tamanho médio, variando de 13 a 15 centímetros, em média", disse. Ele ressaltou que o tamanho máximo pode chegar a 20 centímetros.
Veneno fraco
O veneno da aranha não é suficiente para causar sérios danos a um ser humano, sendo parecido com o de outras caranguejeiras, ponderou Kirk. "Aparentemente a Poecilotheria rajaeié incomum, e isso se deve enormemente à destruição de seu habitat natural", disse o editor.
Caranguejeiras arbóreas, como a nova espécie, em geral são encontradas em buracos de árvores antigas. No entanto, devido à degradação de seu habitat, este aracnídeo pode se esconder em rachaduras de casas e em construções abandonadas, afirma Kirk.
"O animal foi batizado de rajaei em homenagem ao policial Michael Rajakumar Purajah, que foi essencial em guiar a equipe de cientistas nas florestas perigosas do norte do Sri Lanka, onde ainda há resquícios de conflitos que atingem o país", afirmou o editor.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

FIM DA ERA DA TV ANALÓGICA NO BRASIL É ADIADO PARA 2018


antena/foto:divulgação internet

O fim da TV analógica no Brasil foi adiado. O Ministério das Comunicações mudou o encerramento das transmissões analógicas para 2018 – elas estavam previstas para terminar em 2015.

É uma decisão bastante estranha, considerando que em fevereiro deste ano o governo tinha adiantado o fim da TV analógica de 2016 para 2015.

A justificativa dada pelo ministro Paulo Bernardo é outra: ele diz que as famílias brasileiras precisam se adaptar à nova realidade. “Precisamos estimular que as pessoas comprem televisão digital, conversor digital. É evidente que nós não podemos desligar o analógico com as pessoas recebendo televisão antiga, não vai dar certo”, disse à Folha de S.paulo.

Para isso, o governo federal deve oferecer à população de baixa renda uma ajuda para comprar os novos equipamentos – isso deve ser definido até o mês que vem, junto com o cronograma de desligamento dos canais.

O sinal da TV analógica afeta o 4G brasileiro. Ele usa a frequência de 700MHz, cobiçada pelas operadoras de telecomunicações, e em fevereiro a Anatel decidiu adiantar o leilão da faixa para o 4G com o objetivo de acelerar a expansão das redes por aqui. O Ministério das Comunicações diz que uma coisa não deve interferir na outra, e que 885 das mais de 5 mil cidades brasileiras ainda não liberaram a faixa – isso será definido no cronograma previsto para maio. 

VIA PATU EM FOCO

DEFINIDOS OS CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES

Lizarazu bayern de munique e Zubizarreta Barcelona sorteio liga dos campeões (Foto: Agência Reuters)

A Liga dos Campeões da Europa pode ter uma inédita final entre os rivais BarcelonaReal Madrid ou um clássico entre os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, as bolinhas com os nomes dos clubes colocaram frente a frente os times espanhóis e germânicos nos duelos das semifinais. Mais uma oportunidade para os países finalistas da última Eurocopa, conquistada pela Fúria, medirem forças.

       


      

O Barcelona enfrenta o Bayern de Munique, com a vantagem de decidir em casa, no Camp Nou. O confronto abre e fecha a fase, nos dias 23 de abril e 1º de maio. Na outra chave, o Real Madrid duela com o Borussia Dortmund, primeiro atuando fora de casa, no Westfalenstadion, dia 24 deste mês, fazendo o jogo de volta no Santiago Bernabéu, dia 30.


Até hoje, só três decisões foram entre times do mesmo país. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 0, no Stade de France. Na edição de 2002/03, o Milan superou o Juventus nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 0 a 0 em 120 minutos de partida no Old Trafford, na Inglaterra. Mais recentemente, em 2008/09, o Manchester United também precisou da disputa da penalidades máximas para ser campeão diante do Chelsea, ganhando por 6 a 5 após o placar de 1 a 1 ao fim da prorrogação, no estádio de Lujniki, em Moscou.
- É uma eliminatória entre duas grandes equipes, com estilos diferentes. O Bayern é um grande time, um clube poderoso. Tentaremos fazer o que sabemos: desfrutar do futebol. Esperamos voltar a Wembley, este lugar que é mágico para nós - disse Zubizarreta, ex-goleiro e diretor esportivo do Barcelona, referindo-se ao estádio londrino de Wembley, palco da final no dia 25 de maio, onde o time catalão foi campeão do torneio há duas temporadas, vencendo o Manchester por 3 a 1.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

OSSADAS DE GUERREIROS DE 2,2 MIL ANOS SÃO ENCONTRADAS NA FRANÇA

Foram identificados 30 túmulos, sendo que cinco das ossadas pertencem a homens guerreiros, segundo os arqueólogos (Foto: François Nascimbeni/AFP)

Mais de 2,2 mil anos depois de serem enterrados em uma necrópole da região da Gália, nome pelo qual era conhecido o território da França, ossadas de guerreiros armados e de mulheres enfeitadas com joias de bronze foram encontradas em escavações arqueológicas próximo da cidade de Troyes, a 120 km de Paris.


A descoberta foi feita há algumas semanas por equipes do Instituto de Pesquisas Arqueológicas da França.
Cerca de 30 túmulos foram identificados, dos quais a metade foi até agora registrada. Foram encontrados os restos de cinco guerreiros nas escavações - foi possível identificar indícios, como objetos, que apontam que eram homens armados.
As ossadas atribuídas a mulheres foram encontradas com joias características da cultura Tène, do século 4 antes de Cristo, uma época de importantes migrações célticas. A necrópole recém-descoberto ainda tem segredos a revelar, de acordo com os cientistas.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

FOI REALIZADA NESTA QUARTA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS QUESTÕES RELATIVAS A SECA EM PATU



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) a Audiência Pública proposta pela vereadora Ana Karla Figueiredo para tratar da questão da seca, falta de água e consequente escassez de alimentos para os animais, o que vem preocupando não só os agropecuaristas, mas também todas as autoridades.  

O encontro que aconteceu na sede do poder legislativo reuniu representantes da EMATER, Visão Mundial, PDA Novo Sertão, Sindicatos, organizações sociais, SEAPAC, FETARN, além do poder executivo, através da prefeita Evilásia e dos secretários de finanças e administração, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, do deputado estadual Gustavo Carvalho e de dezenas de agricultores patuenses.  Diversos temas foram abordados e tanto as organizações sociais quanto os agricultores se somaram ao poder executivo e legislativo a fim de criar uma comissão permanente para avaliar a situação do município mediante a falta de chuvas. A prefeitura de Patu através da prefeita Evilásia se prontificou a colaborar de todas as formas possíveis com os agricultores, o que já vem sendo feito desde o primeiro mandato da atual gestão.  







Em sua fala, Evilásia se solidarizou com os agropecuaristas e reafirmou o seu compromisso em trabalhar até o último dia do seu mandato para a população como um todo. “Fui eleita pelo povo e estou com vocês em todos os momentos, seja na alegria ou nos momentos difíceis”, disse a prefeita.  


Os secretários de finanças, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, fizeram um balanço das ações do município em favor do homem do campo, e falaram das dificuldades enfrentadas para custear com clique aqui recursos próprios o abastecimento de cisternas, uma vez que o governo estadual não vem honrando o compromisso financeiro com os proprietários de carros pipas. “É muito difícil quando uma administração tem que desenvolver determinadas ações que requerem um investimento alto como no caso do abastecimento de água na zona rural, perfuração de poços, recuperação de açudes dentre tantas outras ações, sem o apoio devido do governo estadual”, lembrou Rivelino.  



O secretário Ricardo Vieira lembrou que o garantia safra vem sendo mantido em dia e que o agricultor patuense pode contar com o apoio total da secretaria municipal de agricultura. “Estamos de portas abertas e somos conhecedores das dificuldades enfrentadas hoje pelos nossos agricultores e criadores, mas estamos trabalhando para buscar meios e soluções para amenizar esta situação crítica” disse o secretário.  



Já o deputado estadual Gustavo Carvalho lembrou que o governo do estado está inoperante diante da situação caótica em que se encontram os municípios que sofrem hoje com a seca e se comprometeu em cobrar do governo e da secretaria estadual de recursos hídricos, ações enérgicas para combater os efeitos da seca.  É importante lembrar que nenhum representante do governo do estado compareceu a audiência, assim como de outros departamentos, como bem lembrou a vereadora Ana Karla. “Convidamos todos os setores organizados da cidade, autoridades estaduais e representantes direto do governo, mas infelizmente muitos não compareceram, o que demonstra o descaso para com a nossa causa”, disse à vereadora que finalizou agradecendo a todos os colaboradores e apoiadores do evento.

FONTE; BLOG DO CAMPELO

terça-feira, 9 de abril de 2013

REAL MADRID PERDE MAS AVANÇA PARA A SEMIFINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES


AFP
No dia em que o lendário Alfredo Di Stéfano, um dos maiores jogadores da história do futebol, foi internado por problemas cardíacos, Cristiano Ronaldo resolveu "homenageá-lo". Nesta terça-feira, o português deixou sua marca duas vezes na derrota por 3 a 2 do Real Madrid para o Galatasaray - resultado que ratificou a classificação merengue para as semifinais da Liga dos Campeões - e de quebra igualou um recorde de Di Stéfano.
Com os tentos desta terça, Cristiano Ronaldo chegou a 50 gols em competições europeias e ultrapassou o argentino, que é presidente de honra do Real. Agora, o atacante português é o 7º maior goleador da história em torneios continentais - o espanhol Raúl González ainda é o líder, com 71 gols.
Como haviam vencido por 3 a 0 no jogo de ida, os merengues entraram relaxados em campo e não sentiram a pressão da fanática torcida turca na Türk Telekom Arena. Tanto que CR7 levou menos de dez minutos para marcar e tranquilizar ainda mais a equipe.
O primeiro tempo ainda teve várias outras chances perdidas pelo time de branco, principalmente com o argentino Di María, em lance que levou o técnico José Mourinho ao desespero. Os gols "feitos", no entanto, acabaram fazendo falta no segundo tempo.
Na volta dos vestiários, o Galatasaray partiu para o tudo ou nada e achou o gol de empate aos 13min: após passe para trás de Sneijder, o marfinense Eboué chegou batendo de peito de pé e mandou no ângulo do goleiro Diego López, marcando um golaço.
Foi o suficiente para o Real, que havia entrado em campo em absoluta paz, ficar completamente perdido em campo. A dupla de zaga formada por Pepe e Varane virou presa fácil para os experientes Sneijder e Drogba, que começaram a aparecer para o jogo.
Primeiro, o holandês recebeu enfiada de bola, aplicou "caneta" em Varane e bateu na saída do goleiro para virar. Dois minutos depois, Drogba recebeu cruzamento rasteiro da direita e mandou de calcanhar para as redes, em mais um lindo gol no confronto.
A pressão dos anfitriões foi intensa até o final, com Drogba tendo um gol anulado por impedimento, mas com os descuidos na marcação, Cristiano Ronaldo marcou novamente e fechou a conta. 
Agora, a equipe da capital espanhol aguarda o sorteio do dia 12 para saber quem será seu adversário na próxima fase da Champions League. As semifinais podem até ter o choque com o rival Barcelona, caso o clube catalão elimine o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DILMA AFIRMA QUE A SECA NO NORDESTE É A PIOR DOS ULTÍMOS 50 ANOS



A presidente Dilma Rousseff se comprometeu nesta segunda-feira (8) a acelerar as obras que seu governo vem realizando no Nordeste e no norte de Minas Gerais para combater o que considerou como a pior seca registrada nos últimos 50 anos. "A situação continua muito grave no Nordeste (...) Além das obras de infraestrutura para levar água à região, são necessárias ações de emergência eficazes, já que esta seca é a maior dos últimos 50 anos e já atingiu mais de 1.415 municípios", afirmou a presidente em seu programa semanal de rádio. Dilma assegurou que desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011, foram investidos cerca de R$ 32 bilhões em obras de infraestrutura para garantir o fornecimento permanente de água na região. Entre as obras, a governante citou represas, canais e sistemas de abastecimento de água. "O governo federal não vai permitir que o povo do Semiárido e de todo o Nordeste fique desamparado. Enquanto houver seca, nós vamos agir. Vamos acelerar as obras estruturantes, vamos acelerar as ações emergenciais para ajudar a população a enfrentar todas as dificuldades", assegurou Dilma, que ressaltou que o governo também executará medidas de emergência com R$ 17 bilhões. De acordo com a presidente, os recursos para "enfrentar de forma imediata os efeitos da seca" serão destinados a proteção dos agricultores, a ampliação do acesso à água, a alimentação dos rebanhos, aos municípios e a ampliação do crédito. 

Em seu programa de rádio, a presidente assegurou que seu governo ajudará cada um dos 1.415 municípios afetados pela seca. A previsão é que cada um receba uma retroescavadeira, uma motoniveladora, dois caminhões (um caminhão-caçamba e um caminhão-pipa) e uma pá-carregadeira. Além dos equipamentos, o governo também fornecerá 340 mil toneladas de milho entre os meses de abril e maio para serem vendidas aos produtores com um preço subsidiado. "O Nordeste foi a região do país que mais cresceu nos últimos anos e faremos tudo o que for possível para evitar a perda dessas conquistas alcançadas nos últimos dez anos. Nosso desafio é garantir segurança hídrica e a segurança produtiva da população", concluiu a presidente. pousadasbrasil

MORTE DO ADOLESCENTE PATUENSE REPERCUTE NO PORTAL G1RN

Soldado Julimar Ferreira tinha 25 anos de corporação (Foto: Divulgação/PMRN)

O soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Julimar Alves Ferreira, de 45 anos, lotado no município de Patu, na região Oeste potiguar, cometeu suicidou após matar um adolescente de 15 anos, segundo informações do comando do 7º Batalhão da PM. O crime ocorreu por volta das 14h20 deste domingo (7) na zona rural do município. A prática de pedofilia pode ter motivado o homicídio, confirmou o tenente-coronel Romualdo Faria. Julimar fazia parte da corporação há 25 anos. De acordo com o sargento Adonias Silva, o jovem foi perseguido pelo policial em uma estrada de barro. "Ele estava em uma moto tipo Traxx com outro rapaz em uma estrada carroçável, próximo ao local onde estava sendo realizado um evento de motocross quando o soldado o perseguiu", revelou. Ainda de acordo com o sargento, o adolescente teria saltado da moto e se refugiado no matagal, onde foi encontrado pelo policial militar. O menor foi atingido por dois disparos nas costas e no rosto. Após o homicídio, o policial teria cometido o suicídio. A arma usada pelo PM, no entanto, não foi encontrada no local. “Nem a arma nem a moto foram encontradas lá. Acreditamos que o outro adolescente tenha avisado alguém e que o local do crime tenha sido modificado, mas é a investigação da Polícia Civil que vai apurar isso”, completou o tenente-coronel Romualdo Faria. "O soldado Julimar era da turma de 1988", acrescentou.  Para a polícia, a suposta prática de pedofilia pode ter levado o policial a cometer o crime. “Há comentários de que ele tinha a prática de pedofilia com alguns adolescentes. Mas não há nada confirmado”, concluiu o sargento Adonias.pousada

ENTENDA O CASO

O soldado da Polícia Militar Julimar Alves Ferreira, de 45 anos, que na tarde deste domingo (7) matou a tiros um adolescente de 15 anos e depois cometeu suicídio na zona rural do município de Patu, na região Oeste do estado, seria expulso da corporação ainda neste mês. A informação foi confirmada pelo coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM no Rio Grande do Norte. Segundo Araújo, o policial estava lotado em Patu e aguardava a execução da pena em liberdade condicional, que o excluiria da corporação conforme decisão imposta pelo Conselho de Disciplina da PM. “O soldado tinha 25 anos de farda e havia sido preso em 2005. Ele dava apoio a um grupo de assaltantes que agia na região Oeste quando foi detido”, revelou o comandante geral. De acordo com processo registrado na comarca de Patu, Julimar foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Estava em liberdade condicional desde julho de 2008, quando foi beneficiado em sentença assinada pelo juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes.  Assassinato e suicídio  O soldado Julimar Alves Ferreira cometeu suicidou após matar um adolescente de 15 anos, segundo informações do comandante do 7º Batalhão da PM. O crime ocorreu por volta das 14h20 deste domingo (7) na zona rural do município. A prática de pedofilia pode ter motivado o homicídio, confirmou o tenente-coronel Romualdo Faria. De acordo com o sargento Adonias Silva, o jovem foi perseguido pelo policial em uma estrada de barro. "Ele estava em uma moto tipo Traxx com outro rapaz em uma estrada carroçável, próximo ao local onde estava sendo realizado um evento de motocross quando o soldado o perseguiu", revelou. Ainda de acordo com o sargento, o adolescente teria saltado da moto e se refugiado no matagal, onde foi encontrado pelo policial militar.  O menor foi atingido por dois disparos nas costas e no rosto. Após o homicídio, o policial teria cometido o suicídio. A arma usada pelo PM, no entanto, não foi encontrada no local. Para a polícia, a suposta prática de pedofilia pode ter levado o policial a cometer o crime. “Há comentários de que ele tinha a prática de pedofilia com alguns adolescentes. Mas não há nada confirmado”, concluiu o sargento Adonias. As investigações ficarão a cargo da delegacia de Polícia Civil de Patu. pousada

FONTE: G1 RN

domingo, 7 de abril de 2013

NA INAUGURAÇÃO DA NOVA FONTE NOVA BAHIA VENCE VITÓRIA VENCE BAHIA EM CLÁSSICO


renato cajá bahia x vitória (Foto: LEOGUMP CARVALHO/FRAME/Agência Estado)
O mando de campo é do Bahia, mas a Fonte Nova continua sendo a segunda casa do Vitória. Seis anos depois da interdição, o estádio foi reinaugurado neste domingo com um público presente de 37.410, com 32.274 pagantes, que proporcionaram uma renda de:1.954.900,00. O cenário mudou, mas o roteiro continuou o mesmo. Assim como nos últimos oito clássicos disputados na antiga Fonte Nova, o Tricolor não conseguiu vencer. O Vitória levou a melhor, ganhou por 5 a 1, aumentou a invencibilidade no local e pode se orgulhar de começar a nova era com a mesma certeza com que terminou em 2007: clássico na Fonte Nova é sinônimo de alegria rubro-negra.
bahia x vitoria fonte nova (Foto: AFP)
Com enredo diferente, o primeiro Ba-Vi do principal estádio da Bahia teve o mesmo fim do último. Se em 22 de abril de 2007, em um jogo com três viradas, o Vitória precisou lutar até o último minuto para vencer por 6 a 5, o triunfo desta vez foi mais tranquilo. Melhor posicionado taticamente, o Leão passou quase todo o segundo tempo com a missão apenas de garantir o resultado feito nos minutos iniciais. Renato Cajá, Maxi Biancucchi, Michel, Vander e Escudero garantiram a festa. Zé Roberto fez o gol de honra do Bahia. Para piorar a noite tricolor, o técnico Jorginho deixou o comando do time após a partida.
Com o triunfo deste domingo, o Rubro-Negro chegou a oito jogos sem perder para o maior rival na Fonte Nova. A última vez que o Bahia deixou o estádio vencedor foi em fevereiro de 2004. Mas no geral, no entanto, a supremacia ainda é tricolor: 126 triunfos do Bahia e 79 do Vitória – houve ainda 102 empates.
Os três pontos conquistados no clássico dão ainda mais tranquilidade ao Rubro-Negro no Campeonato Baiano. O time de Caio Junior chegou aos 12 pontos conquistados – três a mais que o segundo colocado no grupo, o Juazeirense - e tem 100% de aproveitamento. Do outro lado, mesmo com a goleada sofrida, o Bahia se mantém na primeira colocação, com cinco pontos ganhos.
A bola volta a rolar para as duas equipes no meio da semana. Mas por uma outra competição. Vitória e o Tricolor vão estrear na Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Rubro-Negro vai ao Mato Grosso para enfrentar o Mixto. No dia seguinte, o Bahia enfrentará o Maranhão.