sábado, 4 de agosto de 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA VENCE HONDURAS NO SUFOCO E AVANÇA PARA AS SEMIFINAIS EM LONDRES 2012


Foi sofrido, tenso, brigado, mas o Brasil conseguiu se classificar para as semifinais dos Jogos Olímpicos de Londres. Surpreendido por Honduras, a seleção brasileira mostrou maturidade para buscar duas vezes o placar e vencer por 3 a 2, de virada, neste sábado (4), em Newcastle.
Com o resultado, a equipe dirigida por Mano Menezes voltará a campo na terça-feira (7), às 15h45 (de Brasília), em Manchester, quando lutará pela classificação à decisão. O adversário sairá do duelo entre Grã-Bretanha e Coreia do Sul, que fazem quartas de final ainda neste sábado.
Com o triunfo diante dos hondurenhos, o Brasil mantém vivo o sonho da inédita medalha de ouro. Pentacampeã mundial, a seleção brasileira subiu ao pódio somente quatro vezes na história das Olimpíadas. Foi prata em 1984 e 1988 e bronze nas edições de 1996 e 2008.

Porém, para manter a esperança viva, o time brasileiro sofreu e complicou um jogo teoricamente fácil. Ao começar pressionando e perdendo gol feito com Leandro Damião antes do primeiro minuto, o Brasil deu a falsa impressão de que passearia em campo.
Aos 12min, Martinez acertou lindo chute no ângulo de Gabriel, titular da meta brasileira, e abriu o placar. A seleção brasileira acusou o golpe e deu sinais de nervosismo. O desafogo veio apenas aos 37min, quatro minutos depois de Crisanto ser expulso e deixar Honduras com dez. Na raça, Leandro Damião deu carrinho após confusão na área e marcou.
Aos 41min, Sandro, com cartão amarelo, deu lugar a Danilo. Mesmo em vantagem numérica, o Brasil continuou vacilando. Logo no começo do segundo tempo, aos 2min, Espinoza acertou chute despretensioso de fora da área e marcou para Honduras.
A sorte brasileira é que no minuto seguinte Leandro Damião sofreu pênalti, convertido por Neymar. Pressionando, a virada brasileira veio aos 15min, com belo chute de Leandro Damião na área.
Aos 19min, Gabriel saiu muito mal do gol e Espinoza, livre na pequena área, perdeu gol incrível. Depois, Mano Menezes tirou Hulk e colocou Lucas. O Brasil, mesmo assim, teve dificuldades em segurar a bola no campo de defesa e levou pressão até o apito final. Aos 44min, Espinoza ainda foi expulso por falta em Oscar.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MOMENTO SAÚDE: CÉREBROS COMETE MAIS ERROS QUANDO AS REGRAS MUDAM



Aprender uma nova tarefa quando as regras do jogo mudam faz o cérebro vacilar e cometer uma série de erros, segundo um novo estudo feito por pesquisadores da área de psicologia da Universidade do Estado de Michigan, nos EUA.



Os resultados do trabalho estão publicados na atual edição da revista científica "Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience".
O principal autor, Hans Schroder, cita o exemplo de uma pessoa que viaja para um país como a Irlanda e, de repente, tem que dirigir em mão inglesa.
O cérebro, treinado para conduzir um carro sempre no sentido direito, acaba sobrecarregado ao tentar esquecer os padrões antigos e se concentrar nos novos. Com tantos conflitos ocorrendo ao mesmo tempo, o indivíduo pode esquecer-se de ligar o pisca-alerta várias vezes seguidas, sem se dar conta disso.
Cérebro (Foto: G.L. Kohuth/Michigan State University)
Os participantes da pesquisa passaram pelo seguinte teste de computador: quando aparecia a sequência de letras "NNMNN", tinham que apertar o botão esquerdo para indicar que a letra "M" estava no meio. Já quando vinha a sequência "MMNMM", deveriam pressionar o botão direito para mostrar que a letra "N" ficava no centro.
Depois de 50 repetições, as regras foram investidas. Resultado: os voluntários cometeram mais erros sequenciais e não se deram conta disso. Além disso, a atividade cerebral ficou mais intensa do que na primeira fase, porém com respostas mais lentas e menos precisas.
Na opinião do professor assistente de psicologia Jason Moser, mudanças constantes de regras no ambiente de trabalho podem levar a repetidos erros e, consequentemente, à exaustão, frustração, ansiedade ou depressão.
"Essas descobertas, junto com uma pesquisa anterior nossa, sugerem que, quando você precisa fazer 'malabarismos' com a mente – sobretudo se ela é multitarefa –, torna-se mais propenso a falhar. São necessários esforço e prática para ter mais consciência dos erros que você está deixando escapar e conseguir manter o foco", destacou Moser.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA VENCE A NOVA ZELÂNDIA E CLASSIFICA-SE EM 1º NO GRUPO EM LONDRES 2012


O técnico Mano Menezes nem precisou escalar força máxima. Mesmo com uma equipe modificada nesta quarta-feira (1º), em Newcastle, a seleção brasileira confirmou seu favoritismo e derrotou com facilidade a Nova Zelândia por 3 a 0, assegurando a primeira colocação no Grupo C.


Agora, o Brasil aguarda o desenrolar da rodada para saber quem será seu adversário. Mais especificamente a partida entre Japão e Honduras, que vale a liderança do Grupo D.
A equipe canarinho vai encarar, nas quartas de final, no sábado (4), o segundo colocado dessa chave. Os japoneses têm a vantagem do empate para permanecer em primeiro. Outro a se classificar no grupo brasileiro foi o Egito.

terça-feira, 31 de julho de 2012

COPA 2014: NATAL EXIBE PROJETO DO ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS


O leitor Antonio Marcos da Silva avisa: neste final de semana, o governo do Rio Grande do Norte e o Consórcio Arena das Dunas abriram ao público uma exposição das maquetes física e eletrônica da arena de Natal para a Copa de 2014. A mostra acontece no terceiro piso do shopping  Midway Mall, na capital potiguar e segue amanhã (31) para a Feira do Empreendedor do Sebrae, no Centro de Convenções da cidade.

No dia 10 de agosto, a maquete retornará para o Midway Mall, onde ficará por mais 20 dias. Produzida em São Paulo, na escala 1/250, a maquete física tem 2,22 m  x 1,55 m e 60 cm de altura. Na mostra, os visitantes também poderão conferir os modelos eletrônicos do futuro estádio.

A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores sentados durante a Copa de 2014. Será equipada com 24 bares e concessões, escritórios, áreas comerciais, espaço lounge e lounge VIP, com espaço para restaurantes, lojas e eventos. Além disso, o estádio terá estacionamento, com 2.616 vagas, 557 internas e 2.059 externas.  A arena está previstar para ser entregue em dezembro de 2013.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

BRASIL PERDE PARA OS EUA NO VÔLEI FEMININO EM LONDRES 2012

brasil x eua volei feminino (Foto: Reuters)


Aquele 23 de agosto de 2008, no Ginásio Capital de Pequim, ainda está fresco na memória. Diante de 12 mil torcedores, os 3 a 1 sobre os Estados Unidos serviram de guindaste para o vôlei feminino brasileiro. Com a medalha de ouro pendurada no pescoço, o nível era outro. Quase quatro anos depois, o reencontro em solo olímpico se deu em um cenário bem diferente nesta segunda-feira. Em jogo válido pela segunda rodada do grupo B, as americanas não tomaram conhecimento das atuais campeãs olímpicas. Com direito ao astro da NBA Kobe Bryant torcendo na plateia, elas cochilaram no terceiro set, mas bateram o Brasil por 3 a 1 (25/18, 25/17, 22/25 e 25/21) e mostraram quem são as favoritas para levar o ouro desta vez.




Com Destinee Hooker e Jordan Larson soltando o braço no ataque, os EUA atravessaram os dois primeiros sets com tranquilidade. Sofreram um bocado no terceiro, quando o Brasil finalmente se encontrou, mas retomaram o controle no quarto para fechar sem sustos.
- Não gostei da atitude no primeiro e no segundo sets. Estávamos muito passivos em relação aos Estados Unidos, com uma quantidade de erros muito grande. No terceiro e no quarto, a gente já viu outro comportamento. Mas a Hooker fez a diferença, e a gente não conseguiu defender. É o melhor time do mundo, eu falo isso há dois anos, não escondo de ninguém - afirmou o técnico José Roberto Guimarães após a partida.
Com uma vitória por 3 sets a 2 na estreia e a derrota desta segunda-feira, o Brasil soma dois pontos e ocupa a quarta posição do Grupo B. Os Estados Unidos estão no segundo lugar, com seis pontos, mesma pontuação da líder China. A Coreia do Sul é a terceira (com três pontos), a Turquia é a quinta (um ponto) e a Sérvia é a lanterna (zero). No Grupo A estão Rússia, Japão, República Dominicana, Itália, Grã-Bretanha e Argélia. Os quatro primeiros de cada chave avançam à próxima fase.

domingo, 29 de julho de 2012

IMAGENS DO 1º COMÍCIO REALIZADO NA CIDADE DE PATU NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PELA OPOSIÇÃO


FONTE: BLOG PATU NA NOTÍCIA

SELEÇÃO BRASILEIRA OLÍMPICA VENCE A BELARUS EM LONDRES 2012


Como Mano Menezes previu, foi preciso paciência. Surpreendida no começo do jogo, a seleção brasileira teve calma para impor o seu maior talento, virar e vencer, com show de Neymar no segundo tempo, a Belarus por 3 a 1 neste domingo (29), em Manchester (ING), pela segunda rodada do futebol masculino nos Jogos Olímpicos.
Com o feito, o Brasil assegurou vaga de forma antecipada na próxima fase. Com seis pontos, a equipe lidera o Grupo C, contra três pontos da Belarus e um de Egito e Nova Zelândia, que mais cedo empataram.
Na próxima quarta-feira (1º), às 10h30 (horário de Brasília), em Newcastle (ING), a seleção brasileira encara os neozelandeses para ratificar o primeiro lugar na chave e aguardar qual será o seu adversário nas quartas de final das Olimpíadas.