sábado, 6 de abril de 2013

BAYERN DE MUNIQUE VENCE O FRANKFURT E CONQUISTA TÍTULO ALEMÃO ANTECIPADO


Schweinsteiger e Dante gol bayern de Munique (Foto: Reuters)
Por ironia do destino, um placar muito mais modesto do que o do último fim de semana foi o necessário para o Bayern de Munique se sagrar campeão alemão pela 24ª vez em sua história. Depois de massacrarem o Hamburgo por 9 a 2, os bávaros economizaram e venceram o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, neste sábado, fora de casa, em resultado suficiente para garantirem a festa com seis rodadas de antecedência e acabarem com a hegemonia do Borussia Dortmund, maior rival e detentor dos últimos dois canecos.
 Jupp Heynckes Bayern de Munique (Foto: Reuters)
O "Super Bayern", como cantaram os jogadores no megafone após o apito final, chegou até a 28ª rodada da Bundesliga com incríveis 75 pontos. Foram apenas quatro tropeços ao longo de toda a competição até o momento: três empates e uma derrota - sofrida para o Bayer Leverkusen em outubro de 2012. Foram 79 gols marcados e apenas 13 sofridos pela muralha vermelha.
O gol que selou o título saiu dos pés do volante Bastian Schweinsteiger, um dos grandes símbolos da campanha. E que golaço: aos sete minutos, o jogador da seleção alemã completou cruzamento de Philipp Lahm de letra. Na comemoração, com certamente a influência do zagueiro Dante, ele dançou o "Passinho do Volante", hit do momento no Brasil. Além do defensor da seleção brasileira, o volante Luiz Gustavo foi outro que esteve em campo. O lateral-direito Rafinha não saiu do banco, mas participou da campanha.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

COPA 2014: MARACANÃ CUMPRE PRAZOS AOS TRANCOS E BARRANCOS



O clima no Maracanã já foi de pessimismo, com greves de operários e sucessivos atrasos no cronograma de obras nos últimos meses. Pressionado pela Fifa, o governo fluminense agora parece ter encontrado o rumo certo para concluir as obras do estádio a tempo da Copa das Confederações. 

Pela última medição da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), divulgada ontem (2), a arena está com 95% das obras finalizadas, faltando cerca de 20 dias para o primeiro jogo previsto no calendário de testes da Fifa. 


Empregando 6,7 mil operários no canteiro, de longe o maior contingente em uma obra da Copa, o consórcio construtor formado pelas empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez sabe que não há tempo a perder. No momento, a cobertura está 80% pronta e mais de 40 mil assentos foram colocados. A marcação do gramado e a instalação das traves deve acontecer na próxima semana, bem como a montagem final dos telões –são quatro ao todo, com 98 metros quadrados cada um.

O novo Maracanã deve ser concluído no dia 27 de abril, a tempo do jogo-teste entre os amigos de Ronaldo e de Bebeto. Uma outra partida experimental, ainda sem equipes definidas, deve acontecer no início de maio.
A data, no entanto, foi esticada em pelo menos três oportunidades. Mesmo sob reprovação da Fifa, em nenhum momento o estádio das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo correu sério risco de ser excluído. 


A entrega das chaves do estádio à entidade acontece apenas no dia 24 de maio, a poucos dias da estreia do Rio na Copa das Confederações, com México e Itália. Neste meio tempo, ainda há espaço para uma partida amistosa entre Brasil e Inglaterra, naquele que será o primeiro jogo oficial do novo palco, no dia 2 de junho.

Porém, nem tudo é alegria no Maracanã. Episódios recentes, como a expulsão dos índios que habitavam o prédio desativado do Museu do Índio, adjunto à arena fluminense (o espaço dará lugar a um novo museu) e a remoção de dois complexos esportivos reconhecidos e fundamentais para a preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros, também anexos, causaram indignação em parcela da população.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

REAL MADRID VENCE GALATASARAY NAS QUARTAS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

Cristiano Ronaldo marca, Real Madrid x Galatasaray (Foto: Reuters)

A frieza de Cristiano Ronaldo frente a frente a Muslera ilustra bem como é o Real Madrid dos últimos tempos. Mortal nos contra-ataques e dono de um jogo extremamente objetivo, o time de José Mourinho conquistou uma importantíssima vantagem na caminhada rumo ao sonhado décimo título da Liga dos Campeões. O craque português abriu a contagem com um lindo toque de cobertura, e ainda viu Benzema e Higuaín selarem a vitória por 3 a 0 sobre o Galatasaray, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, em jogo de ida das quartas de final.



Os turcos, capitaneados pelo brasileiro Felipe Melo e os renomados Sneijder e Drogba, precisarão joga muito mais na próxima terça-feira, em Istambul. Se conseguirem vencer por 3 a 0, forçarão a disputa de uma prorrogação. Caso os merengues balancem a rede, no entanto, a missão fica ainda mais difícil: golear, ao menos por 5 a 1, devido aos critérios de desempate de gol em dobro marcado fora de casa.

Felipe Melo Özil Galatasaray Real Madrid (Foto: EFE)

A bonita finalização ao melhor estilo Messi pôs Cristiano Ronaldo como artilheiro isolado da atual edição da Champions, com nove gols. Ele descolou do turco Burak Yilmaz, vice com oito, que pouco produziu para sua equipe e ainda levou um cartão amarelo que o tira do confronto na quarta que vem - o zagueiro Sergio Ramos, que forçou a punição ao chutar a bola para longe após uma falta, será a ausência do lado do Real.
Outro que tem oito é Messi, depois do que marcou no empate por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain, na véspera. Ainda assim, a presença do argentino no jogo decisivo no Camp Nou é incerta por causa da lesão muscular sofrida no Parque dos Príncipes.

PRIMEIRA LIGAÇÃO NO CELULAR COMPLETA 40 ANOS



Neste dia 3 de abril se completam 40 anos da primeira ligação via celular no mundo. Em 1973 Marty Cooper, da Motorola, usou o modelo DynaTAC para ligar para o Bell Labs, dizendo apenas a frase “estou ligando somente para saber se minha voz soa bem na sua saída”. 

No período o dispositivo se tratava de um protótipo, que futuramente se tornaria o DynaTAC 8000x, primeiro celular a ser comercializado.

O modelo era gigantesco se comparado aos smartphones e celulares encontrados atualmente. Ele pesava um pouco mais de um quilo, e trazia display LED que exibia apenas uma linha de texto. O modelo custava US$ 3.995 (cerca de R$ 8.000).

Mesmo sendo caro, o produto conseguiu conquistar uma faixa de consumidores, principalmente executivos de grandes companhias. Ele fez parte de alguns sucessos de Hollywood como “Wall Street” e “Psicopata Americano”.


terça-feira, 2 de abril de 2013

LEI CAROLINA DIECKMAN ENTRA EM VIGOR SOBRE CRIMES VIRTUAIS


7.mai.2012 - Carolina Dieckmann chega para prestar depoimento e entregar seu computador para perícia na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro
A Lei 12.737/2012 sobre crimes na internet entra em vigência nesta terça feira (2). Apelidada de "Lei Carolina Dieckmann", ela altera o Código Penal para tipificar como infrações uma série de condutas no ambiente digital, principalmente em relação à invasão de computadores, além de estabelecer punições específicas, algo inédito até então.
Proposta pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a lei ganhou o nome "extraoficial" porque, na época em que o projeto tramitava na Câmara de Deputados, a atriz teve fotos pessoais divulgadas sem autorização. A nova lei classifica como crime justamente casos como esse, em que há a invasão de computadores, tablets ou smartphones, conectados ou não à internet, "com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações". 
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (conhecido como Kakay), que defende a atriz, classificou a atitude dela como um marco. "É o marco de uma pessoa que agiu com dignidade e coragem. Ela foi muito firme, queria provar que alguém cometeu um crime contra ela, que ela não havia feito nada de errado e que tinha o direito de manter sua privacidade".

segunda-feira, 1 de abril de 2013

PARABÉNS AOS APROVADOS NO VESTIBULAR UERN PSV 2013


CAIO ALVES: CIÊNCIAS CONTÁBEIS-CAP/PATU-RN 


PATRICK GOMES: MATEMÁTICA-CAP/PATU-RN


FLÁVIO WIKLIFF: LETRAS-CAP/PATU-RN



JONATAS QUEIROGA: LETRAS-CAP/PATU-RN

CONEXÃO VERDE: DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE ANFÍBIO



Foi publicada este mês no periódico PLoS One a descrição de uma nova espécie de gimnofiono, a mesma ordem  da “cobra-pênis”, como ficou conhecido na imprensa e em redes sociais um animal raro encontrado no Brasil em 2011, por causa de seu formato. Essa ordem inclui também os bichos popularmente conhecidos como "cobras-cegas".
Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira (Foto: Juliano Tupan/Divulgação)
A nova espécie agora anunciada vive na Guiana Francesa e se chama Microcaecilia dermatophaga. Apesar de parecer uma cobra ou verme, trata-se na verdade de um anfíbio, ou seja, tem relação evolutiva mais próxima com um sapo do que com qualquer serpente.
Microcaecilia dermatophaga tem uma característica especial: os exemplares mais jovens da espécie se alimentam da pele da mãe – daí o termo “dermatófago” em seu nome científico.
Microcaecilia dermatophaga, a nova espécie descrita na PLoS One (Foto:  Wilkinson et al/PLoS One/Creative Commons)
Recentemente, teve grande repercussão na internet a descoberta de outro gimnofiono como aMicrocaecilia dermatophaga. Tratava-se da descoberta de um raro exemplar de Atretochoana eiselti no canteiro de obras da Usina de Santo Antônio. O animal chamou a atenção sobretudo por ter um formato que lembra um pênis humano.


domingo, 31 de março de 2013

JOVEM PATUENSE É VÍTIMA DE ACIDENTE PRÓXIMO AO SANTUÁRIO DO LIMA




Mais um acidente com vítima fatal foi registrado na curva da pedreira, na rodovia de acesso ao Santuário do Lima. 
Por volta das 07:30 horas deste domingo (31), o jovem Frank Jairo Soares Cordeiro da Silva (foto), 26 anos de idade, natural de Patu, conduzia uma moto honda Biz quando perdeu o controle de direção na curva da pedreira, vindo a cair. A vítima ainda foi socorrida para o hospital municipal de Patu por populares, mas faleceu antes mesmo de dar entrada naquela unidade hospitalar.
Segundo informações, a vítima participou de uma festa realizada na praça de eventos aqui em Patu na noite de sábado e ao término da festa se dirigiu para um bar no pé da serra do Lima e quando voltava aconteceu o trágico acidente.
A vítima é filha do popular "Chico de Véia" e sua esposa Jaqueline e sobrinho dos Soldados da Polícia Militar Soares, lotado em Patu e Jonhson, lotado no QCG em Natal. 
Enviamos votos de pesar a toda família enlutada, rogando a Deus o conforto espiritual nesse momento de dor.

VIA OLHAR CRÍTICO