sábado, 28 de setembro de 2013

SHOW DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO DE 2014 SERÁ NO RIO E TERÁ U2, SEGUNDO REVISTA

Show do U2 (Foto: Zé Gonzalez)
A primeira partida da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo, no dia 12 de junho, mas o Rio de Janeiro foi escolhido como palco do show de abertura do torneio: de acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, a "Cidade Maravilhosa" será a sede do evento com apresentação da banda irlandesa U2.
Segundo a nota publicada por Lauro Jardim, o prefeito já recebeu da Fifa o orçamento da festa: R$ 20 milhões, com 80% bancados por patrocinadores e o restantes pela prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento deverá acontecer um dia antes de a bola rolar na Arena Corinthians. Em 2010, o show de abertura também foi na véspera da primeira partida e contou com nomes como Shakira e Alicia Keys no Orlando Stadium, em Soweto e perto do Soccer City, palco da estreia e da final da Copa em Joanesburgo.
Em novembro de 2011, o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, já havia anunciado que a ideia da Fifa era fazer o show de abertura na Praia de Copacabana.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PATU 123 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

UMA HOMENAGEM DO TJOM ENTRETENIMENTO





Uma cidade que tem tanta história para contar, hoje celebra seu centésimo vigésimo terceiro aniversário. Uma terra que logo de cara se destaca na sua beleza e encanto, que causa a todos os seus filhos e quem a conhece, falar de Patu não é apenas citar o município, é muito além disso; podemos afirmar a grandeza e a prosperidade que a nossa terra tem pelos marcos históricos e tradicionais, não podemos falar Patu e esquecer sua maior identidade: A SERRA, não podemos deixar de citar: O SANTUÁRIO DO LIMA, muitos menos ainda esquecer da sua: PAISAGEM NATURAL, a terra que um dia o cangaceiro romântico: JESUINO BRILHANTE ficou na lembrança e história, município que é marcado pela sua devoção em NOSSA SENHORA DAS DORES, NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS E SANTA TEREZINHA,  temos que citar também AS FAMÍLIAS E FIGURAS que ajudaram a construir a memória de Patu, sem deixar de lado o velho, charmoso e conhecido: VENTO que prima pela sua história e essência trazendo conosco os valores culturais da FEIRA DA CULTURA tradição do mês de setembro. Nossa história traz também os TALENTOS PATUENSES sendo que ao longo de sua emancipação prosperou e dignificou nosso munícipio que é conhecido como um dos melhores lugares do mundo na prática do VÔO LIVRE. Enfim falar desses valores não é fácil, pois sua própria história nos mostra o quanto são dinâmicos e importantes sendo que desta forma juntando todos esses símbolos formamos um patrimônio chamado PATU.    






















segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FARMACÊUTICO PODERÁ PRESCREVER MEDICAMENTOS SEM RECEITAS


Uma nova resolução do CFF (Conselho Federal de Farmácia) autoriza os farmacêuticos a prescreverem remédios que não exijam prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos.

A medida será publicada na próxima quarta no “Diário Oficial da União” e tem 180 dias para ser implantada
Com a norma, eles poderão tratar o que chamam de “transtornos menores”, como uma dor de cabeça ou diarreia. 

O cliente que chegar ao balcão da farmácia para comprar um analgésico poderá passar por uma “consulta” e receber um receituário com a assinatura e o carimbo do farmacêutico.
A prescrição, no entanto, não será obrigatória.

Outra ideia, mas que ainda depende de acordos para vigorar, é que os farmacêuticos possam renovar receitas médicas em casos de algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O paciente passaria pelo médico, receberia o diagnóstico e a primeira receita. A partir daí, o farmacêutico poderia orientar e assumir os cuidados do doente (medir a glicemia ou a pressão arterial) e, se tudo estiver bem, repetir a receita do médico.

A medida é polêmica e deve provocar reação das entidades médicas. “A lei do Ato Médico abriu brecha para qualquer um prescrever medicamentos. É bem complicado”, reagiu Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo).

A lei, aprovada em junho, deixou de prever como exclusivo do médico o ato de prescrever tratamentos após os vetos feitos pela presidente Dilma Rousseff.

Para Azevedo, o diagnóstico de “qualquer doença” e os respectivos tratamentos são atribuições exclusivas do médico. “Uma simples aspirina pode matar. Pode causar reação alérgica, sangramentos. De quem será a responsabilidade legal por esse doente?”

Do farmacêutico, garante o presidente do CFF, Walter Jorge João.“Estamos tendo essa coragem de dar mais responsabilidade ao farmacêutico. Ele não é profissional só do medicamento, ele também tem que cuidar do paciente.”

Segundo ele, tendo um papel mais ativo, o farmacêutico poderá reverter a cultura da automedicação do brasileiro. “O Brasil é o quinto país que mais se automedica no mundo. E isso resulta em muitos casos de intoxicação por medicamentos.”

REPETIR RECEITA

Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias), discorda do argumento. “Isso é bobagem. Só 3% das intoxicações são por automedicação. Prescrever receita para medicamentos isento de prescrição é um paradoxo. São drogas seguras, de baixíssimo risco”, diz.
Para ele, os farmacêuticos deveriam concentrar esforços para poder renovar o receituário médico, função que já desempenham nos EUA.

“Lá eles podem, inclusive, mudar a dosagem de um remédio prescrito pelo médico. O farmacêutico brasileiro precisa ser mais bem visto. Ele é muito desvalorizado, especialmente pelos médicos.”


Em nota, o CFM (Conselho Federal de Medicina) informa que “aguardará a publicação da norma e tomará a providências cabíveis”.

VIA PATU EM FOCO