sábado, 16 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE: ESTUDO FRANCES APONTA CURA FUNCIONAL DO VÍRUS HIV EM 14 PACIENTES



Pouco tempo depois do anúncio da cura de um bebê contaminado com o vírus HIV nos Estados Unidos, um grupo de cientistas franceses afirma que 14 adultos HIV positivos também estão funcionalmente curados. Isso quer dizer que os pacientes ainda têm traços do HIV em seu sangue, mas em níveis tão baixos que não precisam de medicamentos para controlar a doença.
O professor Asier Sáez-Cirión, da unidade de regulação de infecções retrovirais do Instituto Pasteur, em Paris, analisou 70 pessoas com HIV. Elas foram tratadas com medicamentos anti-retrovirais a partir de 35 dias após a infecção – muito mais cedo do que as pessoas são tratadas geralmente.
images (13)

Todos estes pacientes do experimento tiveram seu regime de medicamentos interrompido, por diversas razões. Quando isso aconteceu, a maior parte regrediu no tratamento. Mas 14 deles, que pararam com os anti-retrovirais depois de cerca de 3 anos, foram capazes de continuar sem os remédios e sem terem recaídas na doença.
Análises mostraram que as quatro mulheres e dez homens não fazem parte do 1% da população que é naturalmente resistente ao HIV. Os pesquisadores buscam entender agora quais fatores podem explicar o sucesso da intervenção rápida em apenas algumas pessoas.
Isso porque, assim como no caso do bebê anunciado no começo de março, o rápido diagnóstico e o tratamento logo após a infecção têm sido apontados como essenciais para a cura dos 14 pacientes. “Existem 3 benefícios no tratamento precoce. Ele limita o reservatório de HIV que pode persistir, limita a diversidade do vírus e preserva a resposta imune ao vírus que o mantém sob controle”, afirma Sáez-Cirión.

VIA NOVANÊS OLIVEIRA

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONFIRA O CONFRONTO DAS QUARTAS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES


A Uefa realizou na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o sorteio para definir os duelos das quartas de final da Liga dos Campeões de 2013. E as bolinhas definiram o duelo entre Barcelona e PSG, de Lucas, que brigam por uma vaga entre os quatro melhores do principal torneio de clubes da Europa. Já o Real Madrid encara o Galatasaray.
 
O Barça fará o duelo decisivo no Camp Nou, onde reverteu a desvantagem para o Milan nas oitavas de final ao golear o rival por 4 a 0, enquanto o Real decide a classificação na Turquia - nas oitavas, os comandados de José Mourinho sacramentaram a vaga em Manchester.  
O sorteio também definiu a surpresa Málaga contra o Borussia Dortmund, com o duelo decisivo na Alemanha, e Bayern de Munique, atual vice campeão, contra a Juventus, com o segundo jogo na Itália.
“Eu conheço bem a Juventus. Eu tenho visto eles com frequência nos últimos dois anos. Eles foram campeões da liga italiana no ano passado e parece que serão novamente este ano. Eles são o melhor time da Itália no momento e tem um grande estádio. É um time muito forte taticamente, defensivamente e ofensivamente. Serão dois jogos abertos e espero dois grandes duelos”, disse Jupp Heynckes, técnico do Bayern de Munique.   
As quartas de final da Liga reservou alguns reencontros interessantes, como o de Ibrahimovic com o Barcelona. O atacante sueco passou pelo time espanhol entre 2009 e 2011 sem grande destaque, além de colecionar algumas polêmicas. Porém, Ibra será desfalque no jogo de ida pela sua expulsão nas oitavas de final. 
Já o duelo entre Real e Galatasaray colocará José Mourinho frente a frente com Sneijder, seu jogador na Inter de Milão, e Drogba, seu atacante no Chelsea. O meia também atuou entre 2007 e 2009. 
Os jogos de ida serão realizados nos dias 2 e 3 de abril e as partidas decisivas exatamente uma semana depois, nos dias 9 e 10, com duas partidas em cada data.
A entidade mudou o cronograma da competição neste ano e sorteou apenas os duelos das quartas, já a definição dos cruzamentos para as semifinais será apenas no dia 12 de abril, quando as quatro equipes já estarão definidas.
A decisão da Liga dos Campeões será no dia 25 de maio, no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

IDH DO BRASIL AVANÇA MAS FICA ABAIXO DA MÉDIA NA AMÉRICA LATINA


Arte/UOL
Apesar de apresentar melhora no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nas últimas duas décadas, o Brasil ainda tem uma taxa menor que a média dos países da América Latina e Caribe.
Segundo o relatório do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), divulgado nesta quinta-feira (14), com base em números referentes ao ano de 2012, o Brasil teve um aumento de 24% do seu IDH desde 1990, proporção superior à de outros países da América Latina. No mesmo período, a Argentina aumentou seu índice em 16%; o Chile, em 17%, e o México em 18%. De acordo os dados, o país foi o 14º do mundo que mais reduziu o deficit de IDH em 22 anos, à frente de países mais desenvolvidos.

O IDH é a referência mundial para avaliar o desenvolvimento humano a longo prazo. O índice é calculado a partir de três variáveis: vida longa e saudável (medida pelo indicador expectativa de vida), acesso ao conhecimento (medido pelos índices média de anos escolaridade em adultos e anos esperados de estudo) e e um padrão de vida decente (calculado a partir da renda nacional per capita).
Segundo o relatório, o IDH brasileiro é de 0,73 em uma escala que vai de 0 a 1.  Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do país. O Brasil ocupa a 85ª posição em um ranking composto por 187 países e territórios -- mesma posição do ranking de 2011, considerando o recálculo feito pelo Pnud. Com esse valor, o Brasil está no grupo de "alto desenvolvimento humano", mas ainda fica atrás da média da América Latina: 0,741. Apesar de a ONU reconhecer mais países membros, o ranking só considera 187 porque nações como a Coreia do Norte e Somália não disponibilizam dados para coleta.
Considerando apenas o índice de 2012, o Brasil tem desempenho pior que países como Chile (40º colocado, o melhor entre os latino-americanos) e Argentina (45º). O país está empatado com a Jamaica na 85ª colocação. Porém, de acordo com o Pnud, "é enganoso comparar valores e classificações com os de relatórios publicados anteriormente, porque os dados subjacentes e os métodos mudaram".
Para ter uma ideia da distância entre o Brasil e a Noruega, primeira colocada no ranking pelo quarto ano consecutivo, o valor do IDH que o Brasil atingiu agora (0,73) é inferior ao apresentado pelos noruegueses em 1980 (0,804).
Quando comparado a países dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil aparece com o segundo melhor desempenho do grupo, atrás apenas da Rússia. A média do Brics é de 0,655. A Índia apresenta o menor índice do grupo, 0,554, enquanto a Rússia tem 0,788.
De acordo com o Pnud, a expectativa de vida dos brasileiros é de 73,8 anos; os anos esperado de estudo, 14,2; a média de escolaridade entre os adultos era de 7,2 anos; e a renda nacional per capita era de US$ 10.152.


quarta-feira, 13 de março de 2013

IGREJA CATÓLICA JÁ TEM NOVO PAPA, SE CHAMARÁ FRANCISCO I


Papa Francisco  (Foto: Reprodução Globo News)
Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.
Em tom sério, ele pediu aos cerca de 1,2 milhão de católicos do mundo a "empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".
Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, em um gesto sem precedentes na Igreja moderna: um Papa agradecendo a um sucessor vivo.
"Rezem por mim, e nos veremos em breve", disse, acrescentando que, nesta quinta, pretende rezar para Nossa Senhora.
"Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, na varanda da Basílica de São Pedro, sob aplausos da multidão.


O conclave, reunião de cardeais, escolheu nesta quarta-feira (13) o novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
A fumaça branca se ergueu da chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 115 cardeais eleitores já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação secreta do conclave.
A fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília).
Inicialmente, ela parecia negra, mas logo ficou branca e foi recebida com júbido pela multidão que tomava a Praça de São Pedro, apesar da chuva e do frio.
Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em festa pela escolha do 266º pontífice.
conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiroe concretizada em 28 de fevereiro.
Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seupontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.
O nome de sucessor de Bento XVI deve ser conhecido cerca de 45 minutos após a aparição da fumaça branca.
Seu nome deve ser anunciado pelo protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, da sacada do Palácio Apostólico.
Dez minutos depois, o novo Papa vai dar a primeira bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade de Roma e para o mundo) de seu pontificado, da varanda da Basílica de São Pedro..
O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.
A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento.
Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.
O cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer foi citado como um dos favoritos, em uma eleição considerada, pelos vaticanistas, bastante disputada e incerta.
Renúncia de Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.



terça-feira, 12 de março de 2013

PRIMEIRA VOTAÇÃO TEM FUMAÇA PRETA, E CONCLAVE AINDA NÃO ELEGEU O NOVO PAPA

Imagem mostra fumaça saindo da chaminé da Capela Sistina (Foto: Reprodução)


Os cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram escolher o novo Papa, na primeira votação realizada nesta terça-feira (12).
A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40 locais (15h40 de Brasília), indicando que não houve a maioria de dois terços dos votos necessárias para eleger o novo pontífice.
Com isso, o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI deve prosseguir nesta quarta, com duas votações pela manhã, e outras duas à tarde, até que um dos cardeais obtenha os votos necessários.

A eleição do novo Papa ocorre após a surpreendente renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro, criando uma situação praticamente inédita para a Igreja moderna, em que dois Papas, um atuante e outro Emérito, devem coabitar no Vaticano.

VICENTE NERY É O NOVO PRODUTO DA A3 ENTRETENIMENTO



A Maior Produtora de Forró do planeta surpreende o mercado Forrozeiro com a mais Nova contratação de 2013, uma das mais polêmicas dos últimos tempos.

A A3 Entretenimento começou o ano com mais uma polêmica, a contratação do Lendário Vicente Nery, que envolveu milhares de reais.

O Cantor Vicente Nery tem mais de 20 Anos de Carreira no Forró, ultimamente ele que virou referência Nacional em Forró e vinha fazendo alguns shows no Ceará com sua banda Cheiro de Menina.

Ele que confessou na Entrevista coletiva na A3 Entretenimento que estava lotada de jornalistas, que fazem a imprensa cearense que já estava desistindo de cantar Forró ficou surpreso com o convite da A3, e declarou o seguinte: "Sempre que penso em parar, Deus vem e diz para eu começar de novo, e assim se inicia mais um ciclo com a A3 Entretenimento".

A surpresa não foi só para o cantor, e sim para todo o mercado forrozeiro que estremeceu na tarde desta Quarta-Feira(30), o convite que parti dos Diretores da A3; Isaias Duarte, Carlos Aristides e Zeca Aristides fizeram com que muitos empresários concorrentes se preocupassem.

Vale lembrar que Vicente ele fez com que bandas como: Forró Maior, Cavalo de Pau e Caviar com Rapadura virassem realidade nos anos de 1990 à 2002.

O novo projeto da A3 veio com força total, os adesivos automotivos já estão prontos, os ensaios fotográficos já foram marcados, o CD de divulgação Inédito já está sendo preparado nos Estúdios da A3 em Fortaleza-CE, até o mês de Abril segundo a Acessoria toda a parte comercial do Cantor já estará circulado em todas as mídias digitais.

Vicente Nery já tem sua nova Música de trabalho Inédita para o selamento dessa parceria, a música que está sendo gravada nos Estúdios da A3 é intitulada "Nunca Mais", composição de Cleber Show, Rogério Lopes, Jonas Alves e Mayco (O Doidim de Mossoró).

CARDEAIS INICIAM O CONCLAVE PARA ESCOLHER O NOVO PAPA


Cardeais assistem à missa Pro Eligendo Pontifice nesta terça-feira (12) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)
Os cardeais eleitores estão fechados na Capela Sistina, no Vaticano, para iniciar os encontros do conclave em que vão eleger o sucessor do Papa Emérito Bento XVI como líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano.
Os 115 cardeais foram da Capela Paulina para a Capela Sistina em procissão. Eles chegaram à Sistina, onde ficarão confinados até a escolha do novo Papa, às 16h30 locais (12h30 de Brasília) desta terça-feira (12).
Durante o percurso, eles cantaram litanias e oraram para que o Espírito Santo os iluminasse durante as votações.
Depois, eles prestaram juramento, com a mão sobre o Evangelho, prometendo manter segredo sobre o encontro e as votações, conforme manda a Constituição Apostólica, sob risco de excomunhão.
O mestre de cerimônias deu o comando de "Extra omnes!" (Todos para fora), e a porta da capela foi lacrada.
Uns poucos assistentes ficam dentro da capela, mas eles saem na hora da votação.
Primeira votação
A expectativa é de que a primeira votação para tentar escolher um novo pontífice, o 266º da história da Igreja, ocorra ainda nesta terça.
Mas, segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ela provavelmente não deve definir ainda o nome do novo Papa.
Para ser eleito, um cardeal precisa ter mais de dois terços dos votos dos 115 eleitores.
A fumaça --branca, caso um novo pontífice tenha sido escolhido, e preta, após uma votação inconclusiva-- sairá da chaminé da capela depois da votação.
Se houver fumaça preta, o conclave segue então na quarta-feira, com duas votações previstas pela manhã e mais duas à tarde.
A eleição do novo Papa ocorre após a surpreendente renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro, criando uma situação praticamente inédita para a Igreja moderna, em que dois Papas, um atuante e outro Emérito, devem coabitar no Vaticano.
O alemão Josef Ratzinger deixou o cargo após oito anos de um pontificado marcado por crises e divisões internas.
O cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer é citado, pela imprensa e por analistas, como um dos favoritos para ser o novo Papa (saiba os motivos), ao lado do italiano Angelo Scola.


segunda-feira, 11 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE: BRASIL TEM 13 MILHÕES DE PESSOAS COM DOENÇA RARA, SEGUNDO PESQUISA



Há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil, número superior à população da cidade de São Paulo, informa pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), em um seminário sobre o tema realizado na capital paulista.

O estudo diz ainda que diante da falta de uma política nacional para lidar com esse tipo de doença - cujo conceito, ainda que não seja unânime, é de doenças que atingem uma parcela pequena da população -, pessoas afetadas muitas vezes têm dificuldades em obter o tratamento adequado ou precisam recorrer à Justiça para ter acesso a medicamentos.
Entre as doenças raras estão males como a esclerose lateral amiotrófica (doença degenerativa dos neurônios motores), o hipotireoidismo congênito, a doença de Pompe (mal genético que causa hipertrofia cardíaca na infância), a fibrose cística do pâncreas ou do pulmão e até mesmo a doença celíaca (intolerância ao glúten).



Estima-se que haja 7 mil doenças raras diagnosticadas, sendo 80% delas de origem genética. Outras se desenvolvem como infecções bacterianas e virais, alergias, ou têm causas degenerativas. A maioria (75%) se manifesta ainda na infância dos pacientes.
'Se individualmente atingem um número restrito de pessoas, em conjunto elas afetam uma parcela considerável da população mundial - entre 6% e 8%, ou 420 milhões a 560 milhões de pessoas', diz o levantamento.


'O desafio é considerável, levando-se em conta que 95% das doenças raras não possuem tratamento e dependem de uma rede de cuidados paliativos que garantam ou melhorem a qualidade de vida dos pacientes.'
'Barreiras'

No Brasil, pacientes com doenças raras enfrentam 'diversas barreiras' para conseguir tratamento especializado e medicamentos, afirma a Interfarma. Como não existe uma política integrada de tratamento desses males, o atendimento ocorre de forma 'fragmentada', na opinião da associação.

Dados do Ministério da Saúde citados pelo estudo apontam que há 26 protocolos clínicos para doenças raras no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) - esses protocolos são a 'porta de entrada' para a assistência para doenças raras na saúde pública.
O Ministério contabiliza 45 medicamentos, tratamentos cirúrgicos e clínicos para doenças raras, 70 mil consultas realizadas e mais de 560 procedimentos laboratoriais para tratamento e diagnóstico, a custos de mais de R$ 4 milhões por ano.
Mas, segundo a Interfarma, além de algumas doenças não estarem inseridas em nenhum protocolo, apenas um dos 18 protocolos (o da doença de Gaucher, mal em que restos de células envelhecidas se acumulam sobre órgãos como fígado, baço e medula óssea), prevê o uso de 'drogas órfãs', que são medicamentos específicos para doenças raras ou negligenciadas.

Com isso, muitos pacientes do SUS acabam tendo acesso apenas a medicamentos paliativos, 'que amenizam os sintomas das doenças, mas não interferem em sua evolução'.
O estudo contabiliza 14 doenças raras que têm medicamentos órfãos já registrados na Anvisa (agência de vigilância sanitária) e comercializados no país, mas não disponíveis no SUS. Muitos pacientes recorrem então à Justiça, numa espécie de 'corrida de obstáculos' para obter o tratamento adequado.

Segundo o estudo, 'o fato de o Brasil não possuir uma política oficial específica para doenças raras não significa, porém, que os pacientes não recebam cuidados e tratamento. Os medicamentos acabam chegando até eles, na maioria por via judicial. E o SUS, de uma maneira ou de outra, atende essas pessoas - porém, de forma fragmentada, sem planejamento, com grande desperdício de recursos públicos e prejuízo para os pacientes'.

Outro problema é o déficit de geneticistas para desenvolver pesquisas a respeito e o fato de a maior parte dos centros de estudo de doenças raras se concentrarem apenas nas áreas mais ricas do Brasil.

Nos cálculos do estudo, faltam ao país 1800 geneticistas.
'Faltam pesquisas e informações sobre essas doenças; os profissionais da área carecem de treinamento e capacitação - o que compromete ou retarda o diagnóstico - e, muitas vezes, o próprio sistema de saúde não oferece meios para que seja realizado a tempo.'

domingo, 10 de março de 2013

BOTAFOGO VENCE O VASCO E É CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA







O Botafogo levou a melhor mais uma vez em uma decisão contra o Vasco. Neste domingo, o Alvinegro de General Severiano venceu por 1 a 0 e conquistou a sua 7ª Taça Guanabara. O lateral direito Lucas marcou o gol do título em partida disputada no Engenhão. Com o resultado, o Cruzmaltino segue sem triunfar em um turno no Rio de Janeiro há nove anos. Nas últimas dez finais entre os adversários, o clube da Estrela Solitária venceu nove e está antecipadamente garantido na finalíssima do Estadual. Se também conquistar a Taça Rio, o time do técnico Oswaldo de Oliveira será campeão carioca sem a necessidade de uma decisão.

Dono da vantagem do empate, o Vasco iniciou a partida adotando forte marcação e buscando sair nos contra-ataques. Por sua vez, o Botafogo tentava agredir a meta adversária com frequência. A primeira chance clara foi cruzmaltina. Aos 9min, Carlos Alberto recebeu cruzamento na área pela esquerda, mas finalizou do lado de fora da rede de Jefferson. A equipe de General Severiano respondeu com falta cobrada aos 15min por Lodeiro. Alessandro fez boa defesa.


  O forte calor na Cidade Maravilhosa não impediu um clássico disputado e bastante corrido. A preocupação vascaína com Seedorf era clara, enquanto o Botafogo tentava neutralizar Carlos Alberto e Bernardo. O Gigante da Colina tinha dificuldades para trocar passes em sequência. Com isso, o Alvinegro voltou melhor após a parada técnica. Tanto que teve boa oportunidade aos 35min. Fellype Gabriel recebeu passe na área do Vasco e finalizou por cima do gol de Alessandro.

A primeira etapa terminou com o Botafogo pressionando. Aos 46min, Seedorf cobrou falta para mais uma defesa de Alessandro. Os times foram para o vestiário com a festa das torcidas nas arquibancadas. O padrão não mudou no início do segundo tempo. Precisando vencer, o Alvinegro se atirou ainda mais ao ataque.
Aos 19min, Seedorf cruzou com perigo da ponta esquerda. A bola bateu em Thiago Feltri e passou com rente à trave esquerda de Alessandro. O Cruzmaltino respondeu aos 30min. Carlos Alberto tentou voleio no canto esquerdo de Jefferson. O goleiro evitou o gol. Mas aos 34min, o Botafogo conseguiu marcar o gol do título.
Após jogada pela esquerda, Bolívar recebeu cruzamento na área e tocou para Lucas. O lateral chegou na entrada da defesa vascaína e mandou firme no fundo do gol de Alessandro. O Vasco ainda marcou aos 37min, mas o gol foi anulado pela arbitragem em razão de impedimento. Não deu tempo para mais nada. Festa Alvinegra e decepção vascaína no Engenhão.