sábado, 13 de julho de 2013

MOMENTO SAÚDE: EXAME DE SANGUE PODERÁ DIZER QUANTO TEMPO VOCÊ TERÁ DE VIDA E ATÉ QUAIS DOENÇAS TERÁ NA VELHICE

Os cientistas afirmam que descobriram a “impressão digital” do sangue, através de um produto químico que fornece pistas sobre a saúde de uma criança, dizendo sobre sua taxa de envelhecimento.

A descoberta levanta a possibilidade de um teste simples após o nascimento que poderá ajudar os médicos a evitarem os estragos que as doenças causam quando as pessoas atingem idades avançadas.

Exame de sangue poderá dizer quanto tempo você terá de vida e quais doenças terá na velhice; Veja

Isso poderá levar ao desenvolvimento de novos e poderosos tratamentos para doenças relacionadas com a idade. Esses problemas incluem doenças nos ossos e no coração.

Os cientistas conseguiram identificar 22 metabólitos – pequenas moléculas do metabolismo que podem identificar importantes alterações quando as pessoas envelhecem.

Um, em particular, está associado a várias características de doenças pulmonares, densidade óssea, pressão arterial e níveis de colesterol. Ele também está fortemente associado com o peso de uma criança ao nascer – um fator que, por si só, pode dizer sobre um envelhecimento saudável.

Os níveis dessa substância do metabolismo, chamada de C-glyTrp, pode dizer se uma pessoa terá ou não um envelhecimento acelerado, afirmam os pesquisadores. Níveis mais elevados dessa molécula foram associados com menor peso ao nascer, em comparação entre gêmeos idênticos.

Uma vez que os gêmeos idênticos têm os mesmos genes, isto sugere que os níveis do metabólito são alterados pela nutrição ou por condições diferentes encontradas no útero.

O líder do estudo, professor Tim Spector, do King College London, disse: “Os cientistas sabem há muito tempo que o peso de uma pessoa no momento do nascimento é um fator determinante da saúde na meia e terceira idade, e que as pessoas com baixo peso ao nascer são mais susceptíveis a doenças relacionadas com a velhice”, em entrevista ao DailyMail.

A equipe de pesquisadores liderada pelo professor Spector analisou mais de 6.000 amostras de sangue de gêmeos idênticos. Através dos dados, foi possível identificar 22 moléculas que estão ligadas à idade cronológica.

Outra pesquisa conseguiu mostrar que o gene que influencia os níveis de C-glyTrp pode ser modificado por epigenética, um processo pelo qual os fatores ambientais consegue trocar genes ligados ou desligados e alterar sua atividade.

As mudanças epigenéticas podem influenciar o metabolismo durante a vida de uma pessoa, afetando a sua susceptibilidade a doenças relacionadas à idade.

A co-autora do estudo, Dr. Ana Valdes, declarou: “O envelhecimento humano é um processo influenciado pela genética, estilo de vida e fatores ambientais, mas os genes explicam apenas uma parte dessa história”.

“Este único metabólito, que está relacionado com a idade e as doenças de idade, era diferente em gêmeos geneticamente idênticos, que tinham o peso muito diferente no nascimento. Isso nos mostra que o peso, ao nascer, influencia um mecanismo molecular que altera esta molécula”.

“Isso nos ajuda a entender como a nutrição desfavorável no ventre altera as vias moleculares que resultam em envelhecimento mais rápido e um maior risco de doenças relacionadas com à idade 50 anos mais tarde”.

“Compreender as vias moleculares envolvidas no processo de envelhecimento pode finalmente abrir caminho para futuras terapias para tratar condições relacionadas à idade. Como esses 22 metabólitos associados ao envelhecimento são detectáveis no sangue, agora podemos prever a idade real de uma amostra de sangue com bastante precisão e, no futuro, pode ser que identifiquemos se um indivíduo vai envelhecer rápido ou não”.

VIA PATU EM FOCO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FLAMENGO ESTÁ PRESTES A ANUNCIAR ACORDO COM O NOVO MARACANÃ


Maracanã (Foto: Daniel Basil/Portal da Copa)

O Flamengo e o consórcio Complexo Maracanã Entretenimento S.A. se acertaram e vão anunciar um acordo para a utilização do estádio. O acordo inclusive já é confirmado pelo consórcio que vai administrar o Maracanã pelos próximos 35 anos. , A duração do acordo, a princípio, seria apenas até o fim do ano, o que não impediria um acerto por um período maior no futuro.

O Fluminense foi o primeiro clube a anunciar oficialmente acordo para a utilização do Maracanã pelos próximos 35 anos. O Botafogo, que já tem o Engenhão, é outro que já está acertado com o Maracanã pelo mesmo período, mas vai jogar menos jogos lá. O Flamengo era o único que restava, já que o Vasco possui São Januário.

- Acredito que vamos chegar a uma negociação final e estamos bem perto disso - havia afirmado o presidente do consórcio, João Borba, em entrevista.

O Flamengo, por enquanto, ainda não confirma o acordo e só se pronunciará no anúncio oficial. Enquanto não pode utilizar o Maracanã, vai fazendo do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, sua casa. Enfrentou o Coritiba no último fim de semana lá, vai enfrentar o Vasco neste domingo (jogo com mando vascaíno) e já fechou um pacote de seis jogos no estádio, podendo chegar a oito.

EXAME PARA MÉDICOS DE FORA SERÁ APLICADOPARA ALUNOS NO BRASIL




Ministério da Educação decidiu aplicar o Revalida, exame obrigatório para quem cursou medicina fora do Brasil poder atuar como médico no país, também para estudantes da carreira matriculados em instituições brasileiras, de acordo com pessoas ligadas à área médica 

Procurado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta quinta-feira (11) que uma edição do exame será aplicado para uma amostra de estudantes do sexto (e último) ano de cursos de medicina no Brasil como um "pré-teste", mas não detalhou quantos alunos farão a avaliação, de quais universidades, a data, nem se será um exame pontual ou permanente.


Os novos médicos que serão contratados pelo programa anunciado pelo governo federal no dia 8 de julho, o "Mais Médicos" estarão dispensados do exame. Eles terão uma autorização temporária de três anos para exercer a medicina sem ter de validar o diploma no Brasil.
Como o índice de reprovação do Revalida é muito alto, a intenção do governo é aplicar entre os alunos brasileiros que estudam no país para testar habilidades e competências.
O Revalida é um exame nacional criado pelo Ministério de Educação que representa a porta de entrada tanto para estrangeiros quanto brasileiros que se formaram no exterior exercerem a medicina no Brasil. Ele é uma exigência para que o diploma seja válido no país.
Pelo exame, enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.
Em 2012, 884 pessoas de várias partes do mundo se inscreveram para o Revalida, e apenas 77 (menos de 9%) conseguiram a aprovação no exame.
O Brasil respondeu pela grande maioria dos inscritos (560), mas apenas 7% dos candidatos foram aprovados. O país ficou na sexta colocação no ranking de índices de aprovação. Os países que obtiveram o maior êxito neste quesito foram Venezuela (27%) e Cuba (25%), apesar de o número absoluto de inscritos ter sido pequeno. Nenhum candidato com nacionalidade de países da Ásia, África ou América do Norte conseguiu passar na prova do MEC.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MOMENTO SAÚDE: EXCESSO DE PESO PREJUDICA IMUNIDADE DO CORPO HUMANO, SEGUNDO ESTUDO

As doenças respiratórias (como rinite e sinusite) e infecciosas (como gripe e resfriado) costumam aumentar no inverno, por causa da aglomeração de pessoas em ambientes fechados, do contato com superfícies contaminadas e do aumento da poluição no tempo seco. Mas pessoas obesas também correm mais risco de adoecer nesta época, pois a gordura abdominal – além de aumentar a glicose, o colesterol e os triglicérides – favorece inflamações e diminuem a imunidade do corpo.

Segundo a infectologista Rosana Richtmann e o endocrinologista João Eduardo Salles, a circunferência do pescoço também é um sinal de alerta: 42 cm para os homens e 38 cm para as mulheres. Isso porque o tamanho da região cervical indica a quantidade de gordura que pode estar acumulada na região do tórax, o que acaba dificultando a respiração.
Os médicos destacaram que doces como chocolate podem prejudicar a imunidade, enquanto alimentos como cebola, alho e frutas in natura (laranja, limão, maracujá, acerola e outras) ajudam a aumentar as defesas do corpo.
Os grupos de maior risco de infecções são indivíduos diabéticos, asmáticos, cardíacos, soropositivos, crianças com menos de 2 anos, grávidas e mulheres no período pós-parto também têm maior risco de ter infecções.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 288 pessoas morreram pelo vírus influenza de janeiro ao fim de junho deste ano. Desse total, 259 foram pelo vírus H1N1, da gripe suína. E 90% dos óbitos foram de pacientes que não haviam tomado a vacina oferecida na rede pública, durante a campanha nacional.
Além disso, 72% tinham alguma comorbidade (doença associada), quatro vítimas eram gestantes e a média de idade era de 45 anos.
Segundo Rosana, se houver gripe com febre repentina, tosse e falta de ar, a pessoa deve procurar um posto de saúde, fazer o exame de sangue para detectar o H1N1 e já iniciar o tratamento com fosfato de oseltamivir (Tamiflu), antes mesmo de sair o resultado. Se der negativo, o uso é suspenso.