sexta-feira, 2 de novembro de 2012

2 DE NOVEMBRO, DIA DE FINADOS




O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.


Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

MOMENTO SAÚDE: VENENO DE CASCAVEL PODE SER A FONTE PARA A CURA DO CÃNCER



Uma toxina contida no veneno da cascavel mostrou-se eficaz no tratamento de células cancerígenas durante uma pesquisa feita no Instituto Butantan em São Paulo. A pesquisa inédita utilizou a crotamina e foi feita em camundongos com câncer de pele aumentando a sobrevida no animal em 70%. A toxina também atrasou o desenvolvimento do tumor e, em alguns casos, até inibiu seu crescimento.
De acordo com a geneticista e coordenadora do projeto, Irina Kerkis, a pesquisa, feita desde 2004, constatou que, comparada a outras drogas, a crotamina mostra-se muito vantajosa porque não apresenta os mesmos efeitos colaterais. “A crotamina é solúvel em diferentes solventes e não produz reação alérgica ou interfere na imunidade”, disse.
A crotamina não afeta as células normais, mas mata as cancerígenas. “Outro benefício é que ela marca as células cancerosas, por isso pode ser utilizada para descobrir quais as células afetadas”.
De acordo com a pesquisadora, a substância já foi patenteada no Brasil. Primeiro foi feito o estudo em culturas e depois a droga passará a ser administrada em seres humanos. “A droga pode ser injetada e permanece 24 horas na célula, motivo pelo qual facilita o tratamento para o paciente”. Uma outra forma de administrar o medicamento é o implante subcutâneo, no qual doses diárias são liberadas no organismo.
CROTAMINA TOXINA ENCONTRADA NO VENENO DA CASCAVEL
Antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética. “A partir daí, podemos começar os testes clínicos se todos os resultados forem positivos. Podemos ter medicamento para melanoma ou outros tipos de câncer em até cinco anos”. Kirks ressaltou que a utilização da crotamina depende de um processo altamente burocrático, mas que existe no mundo inteiro.
FONTE: JORNAL DO BRASIL/ Via NOVANÊS OLIVEIRA

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PREFEITO INTERINO DE NATAL PAULINHO FREIRE PROJETA CORTE DE GASTOS


Paulinho Freire assina Termo de Compromisso e Posse que o titulou prefeito de Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, empossado às 12h42 desta quinta-feira (1º), anunciou que fará mudanças na forma de gestão à frente da Prefeitura de Natal. A principal delas será o enxugamento na máquina administrativa. "Vamos diminuir um pouco a máquina", garantiu Paulinho Freire.

"Algumas mudanças no secretariado ocorrerão, mas não tem tempo de fazer uma mudança generalizada, até porque", disse Paulinho Freire, "nós temos que dar continuidade aos serviços que a Prefeitura presta a cidade e seria temeroso uma mudança muito significativa. Alguns setores vão sofrer mudanças".

Nesta quinta, o prefeito se reúne com técnicos e secretários municipais para iniciar o planejamento de trabalho para os próximos 60 dias. "Hoje a tarde, vamos reunir a equipe para começarmos a tratar do direcionamento que nós querer dar a partir de segunda feira", afirmou o ex-deputado e vereador eleito pelo PP, agora prefeito da cidade. 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PREFEITA MICARLA DE SOUZA É AFASTADA DA PREFEITURA DE NATAL


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi afastada do cargo por ordem da Justiça nesta quarta-feira (31). A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Amaury Moura Sobrinho, que também determinou que o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, dê posse, "imediatamente e dentro das prerrogativas legais", ao vice-prefeito Paulinho Freire.
Micarla de Sousa e os secretários municipais Jean Valério e Bosco Afonso, além do marido da prefeita, o radialista Miguel Weber, são acusados de participar de um esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde, que culminou com a deflagração da Operação Assepsia. Ouvidos pela equipe de reportagem, os secretários negaram as acusações.
G1 tentou falar com a prefeita, mas ela não foi localizada. Ninguém na assessoria de imprensa da prefeitura foi encontrado para falar sobre a decisão. A equipe de reportagem também não conseguiu falar com o marido da prefeita desde a denúncia do Ministério Público.
Segundo o TJ, um oficial de Justiça foi enviado para protocolar o documento com o afastamento na Câmara Municipal. Os detalhes da decisão do desembargador não foram divulgados.
O desembargador Amaury Moura  Sobrinho, relator do processo aberto contra a prefeita Micarla de Sousa e seus auxiliares, ainda não analisou o pedido de afastamento dos secretários municipais da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo (Secopa), Jean Valério Gomes Damasceno, e do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Bosco Afonso.
Operação Assepsia
A Operação Assepsia, deflagrada em 27 de junho deste ano, desarticulou um esquema que promoveu contratos do município com organizações sociais para a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) por meio de fraudes nos processos de qualificação e de seleção das entidades.
Os contratos com as entidades foram anulados pela Justiça. De acordo com as investigações, as organizações contratadas inseriram despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde como uma das formas de desviar recursos públicos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENEM 2012, DIAS 3 E 4 DE NOVEMBRO CONFIRA PASSO A PASSO


  

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado até o final de outubro para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas as seguintes informações:
- Número da inscrição;
- data, hora e local onde serão realizadas as provas;
- atendimentos diferenciados ou específicos;
- língua estrangeira e;
- solicitação de certificação do Ensino Médio.
O participante pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep, informando seu CPF e senha.
Caso tenha esquecido sua senha e tenha informado um e-mail ou um número de celular no ato da inscrição, sua senha será enviada por e-mail ou SMS conforme a escolha na solicitação de recuperação de senha. Caso não tenha informado, ou tenha mudado o celular ou o e-mail, é necessário ter em mãos os seguintes dados informados no ato da inscrição: CPF, Data de Nascimento, Identidade, CEP, a cidade escolhida para a prova. O participante deve selecionar a opção "Alterar Dados Cadastrais".

FIQUE ATENTO

Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias da prova:
Dia 3/11/2012 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
Dia 4/11/2012 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

Dicas!

Verifique com antecedência na página do Inep o local de prova para o qual foi designado.
- Faça o trajeto até o local da sua prova antes do dia do Exame.
- Compareça ao local de realização das provas até as 12h (horário de Brasília).

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
- Carteira de trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com foto.
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo,90 dias antes da data da prova.

O QUE LEVAR NO DIA

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova.

Dicas!

- Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.
- Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

CADERNO DE QUESTÕES

Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.

Dicas!

- O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova, servindo apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
- As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

PROVA DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA

Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, 4 de novembro, junto com LinguagensCódigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na Redação:

- Fuga ao tema - Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco - Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente - Escrever apenas (até) sete linhas;
- Cópia dos textos motivadores – Não desenvolver argumentos próprios;
- Impropérios, desenhos;
- Desrespeito aos direitos humanos.

Dica!

- O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.


LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 4 de novembro, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Os participantes devem ficar atentos para responder às questões da prova de língua estrangeira que constam no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

RESULTADOS ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.
Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
FONTE: INEP

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FURAÇÃO SANDY AMEAÇA OS ESTADOS UNIDOS


Região inundada com a aproximação do furacão Sandy em Moriches Center, Nova York. (Foto: Jason DeCrow/AP)
O furacão Sandy, que promete ser a maior tempestade da história dos EUA, está "avançando rápido" em direção à costa dos estados de Nova Jersey e Delaware e deve chegar em poucas horas, informou o Centro Nacional de Furacões nesta segunda-feira (29).
Em seu boletim das 17h locais (19h de Brasília), o centro informa que o furacão está a 45 quilômetros leste-sudeste de Cape May, em Jova Jersey, e a 65 quilômetros de Atlantic City. Sandy mantém seus ventos máximos sustentados em 150 quilômetros por hora. Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.
29 de outubro - Em cena rara, Times Square  é vista praticamente vazia devido à aproximação do foracão Sandy, em foto tirada por volta de 9h30 da manhã (Foto: Fabrício Mamberti/Arquivo pessoal)
As autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade, que tem o potencial de ameaçar vidas.
A população das regiões afetadas já estava em alerta.
Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.
Pelo menos 300 mil residências do estado de Nova York ficaram sem eletricidade na tarde desta segunda devido à chegada do furacão, informou o governador Andrew Cuomo.

domingo, 28 de outubro de 2012

APÓS SER ELEITO, O NOVO PREFEITO CARLOS EDUARDO CONCEDE ENTREVISTA


Carlos Eduardo (PDT), prefeito eleito em Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Em seu primeiro pronunciamento como prefeito eleito de Natal, Carlos Eduardo agradeceu ao povo natalense pelos 214.687 votos obtidos e também aos partidos que contribuíram para sua vitória, principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT), com quem firmou aliança na disputa do segundo turno. A vice-prefeita eleita, Wilma de Faria (PSB), chegou à sede do partido momentos após Carlos Eduardo e Robinson Faria. Carlos Eduardo reconheceu sua contribuição para a vitória da coligação União por Natal.
Natal (Foto: G1)
Ao avaliar sua campanha, Carlos Eduardo afirmou que foi baseada em propostas, cujos projetos que nortearão sua gestão foram elaborados por técnicos especialistas nas áreas nas quais atuam. Destacou que foi alvo de "ataques e de infâmia". Entretanto, ressaltou que sua vitória o consagrou como um político reconhecido e capaz de devolver ao povo de Natal sua autoestima. “Quem teve uma vitória tão expressiva não tem o direito de ter uma alma tão pequena. Tudo isso fica para trás. A resposta da população me lava a alma e agora é só solicitar a união por Natal”, enfatizou.
Esta união, segundo o prefeito eleito, irá "tirar Natal da atual situação de falência na qual se encontra", disse ele. “Natal viveu quatro anos de atraso e retrocesso. A cidade não acompanhou o crescimento do restante do Brasil”, acrescentou. Ele citou como exemplos investimentos de cidades nordestinas como Fortaleza, Recife e Salvador na infraestrutura de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014 que superam os R$ 3 bilhões. “Natal garantiu menos de meio bilhão de reais”, lamentou Carlos Eduardo, alegando que faltou gestão para garantir mais recursos. Além disso, ele relembrou que “sequer uma obra de mobilidade urbana foi iniciada”.
“Eu sei o que me espera, mas nós vamos enfrentar. Eu quero dizer que conheço a Prefeitura e isso ajuda bastante. A experiência administrativa ajuda bastante para que a gente possa buscar os caminhos para normalizar Natal”, admitiu o prefeito eleito. Carlos Eduardo disse, ainda, que a capital potiguar precisa mostrar sua força e capacidade de se reinventar. “Não vamos assumir a Prefeitura olhando pelo retrovisor”, emendou.
Em relação às possíveis irregularidades que poderão ser identificadas ao longo do processo de transição do governo - ou ainda ao longo do seu mandato -,  Carlos Eduardo destacou que tudo será apurado e julgado pelos organismos competentes. “O que nós queremos é resolver problemas”, advertiu. Para isto, o prefeito eleito disse que irá nomear um secretariado técnico, com embasamento teórico e prático nas funções que deverão ser desempenhadas nas secretarias municipais. “Assim deu certo na primeira vez que fui prefeito, quando nomeei pessoas com perfil para a função”, ressaltou.
Carlos Eduardo e sua vice-prefeita, Wilma de Faria (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Carlos Eduardo também asseverou que, com pessoas competentes à frente das secretarias, a confecção de bons projetos é possível e, consequentemente, a liberação de recursos para executá-los. “A Prefeitura hoje não está saudável. A gente precisa de uma gestão técnica com bons projetos”, assegurou.
Sobre a campanha, Carlos Eduardo afirmou que 'deletou' tudo e agora tem como objetivo primordial recuperar a cidade. Ele destacou os pontos que serão tratados com prioridade durante os próximos meses.

CARLOS EDUARDO É ELEITO PREFEITO DE NATAL



Carlos Eduardo, candidato do PDT obteve 214.678 representando 58,31% dos votos válidos, já seu concorrente o deputado estadual e candidato do PMDB Hermano Moraes teve 153.222 votos representando 41,69% dos votos válidos.
A confirmação ocorreu antes da apuração de aproximadamente 10% dos votos. O candidato terá o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura do Natal.

Carlos Eduardo, do PDT, foi prefeito de Natal durante seis anos, assumindo a vaga quando a então prefeita Wilma de Faria, hoje vice-prefeita eleita, afastou-se do cargo para disputar o Governo do Estado.
Eleito prefeito nas eleições de 2004, Carlos Eduardo permaneceu no cargo até 2008, quando os natalenses elegeram Micarla de Sousa, atual prefeita.

Com a vitória, Carlos Eduardo Alves assume a Prefeitura de Natal pela terceira vez. O pedetista esteve à frente da disputa desde o início. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a recuperação da capital do Rio Grande do Norte, com investimentos na área da Saúde e Transporte Público. Hermano Moraes teve o apoio do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que durante a campanha veio a Natal duas vezes para participar de comícios do peemedebista, mas não conseguiu reverter o resultado.
Através da Coligação União Por Natal, Carlos Eduardo teve o apoio do PDT, PTN, PPS, PSB, PPL, PRB, PSD e PHS.

MOMENTO SAÚDE: HOMENS E MULHERES POSSUEM HABILIDADES DIFERENTES



A diferença principal entre homens e mulheres é o cromossomo Y, mas isso afeta vários aspectos, entre eles anatômicos e comportamentais. Além disso, diferenças no cérebro e nos hormônios também são fatores que diferem principalmente nas habilidades femininas e masculinas.
Testes mostram, por exemplo, que a mulher tem mais facilidade em processar a linguagem (falada, lida, ouvida e escrita) do que os homens. Isso acontece porque nela os dois lados dos lobos frontais são ativados ao falar; já nele, apenas o lado esquerdo.
Por causa disso, no caso de um AVC, por exemplo, a mulher tem mais condições de recuperar a fala porque trabalha a linguagem nos dois lados do cérebro. Para os homens, caso o lado ativado seja atingido, isso se torna ainda mais difícil.
Essa distinção influencia também em alguns outros fatores, como nas mulheres, maior habilidade para falar, melhor vocabulário, maior avaliação de estética e cores, maior sensibilidade para interpretar emoções, mais sensibilidade, mais atenção e capacidade de realizar duas tarefas ao mesmo tempo.
Já nos homens, a linguagem é mais objetiva e a habilidade é maior na área de cálculos, matemática, engenharia, aviação e direção. Além disso, eles são mais focados e têm maior chance de desenvolver uma inteligência espacial, por isso existem mais homens “gênios” do que mulheres.
Homens também tendem a arriscar mais e são mais corajosos, ou seja, têm menos medo de assumir dívidas ou de largar um emprego, enquanto a mulher é mais limitada pela segurança e comodidade. Eles também têm maior senso de direção, que é uma diferença muito interessante.
Por exemplo, um homem consegue encontrar um endereço apenas com as coordenadas de virar à direita ou esquerda. Já a mulher se orienta com detalhes, como uma padaria na esquina da rua que deve virar, uma árvore no meio do caminho ou uma casa com a parede colorida, que são pistas sensoriais.
A testosterona faz o homem ter mais músculos, menos gordura, menos celulite e também ter maior facilidade em gastar energia e perder peso. No caso da mulher, o estrógeno a faz delicada, cheia de curvas e com a gordura distribuída nas nádegas, mamas e coxas.
No entanto, mulheres também podem ser expostas aos hormônios masculinos ainda no útero materno, o que pode contribuir para que elas se interessem mais por matemática ou engenharia, por exemplo.
Para descobrir isso, o Bem Estar mostrou o teste do dedo anelar: se for maior que o indicador, indica que ela foi exposta a maiores níveis de testosterona ainda no útero materno.
O homem também tem muito mais neurônios, por causa do número de células musculares, que neles é maior. Por causa disso, a incidência de doenças como o mal de Alzheimer é maior na mulher, já que o número de neurônios é reduzido. No homem, existe uma reserva maior e por isso a chance é menor.