A ausência do Maracanã neste Brasileirão trouxe peso negativo aos clubes cariocas. Apesar das boas campanhas dos times do Rio no torneio, a média de público dos grandes do Estado não está entre as principais. Líder do Nacional, o Corinthians é também o time que mais leva torcedores aos jogos.
SAIBA MAIS DAS OBRAS DO MARACANÃ
Vice-líder do Nacional, o Vasco manda seus jogos em São Januário e é apenas o 14º clube em média de público. O Botafogo é o 12º em participação de público; Fluminense é o 16º em média.
O Maracanã não recebe jogos desde setembro do ano passado devido a necessidade de reformas para a disputa da Copa do Mundo. A previsão é que o estádio seja reaberto no fim de 2013.
A tese de que campanha influência na participação do torcedor não é aplicada no Brasileirão. Próximo da zona de rebaixamento, o Bahia surge logo atrás em média de público. O time paulista registra média de 26.715 espectadores por jogo em casa, contra 22.333 torcedores do Bahia.
O São Paulo apresenta a 3ª melhor média de público (19.277 torcedores por jogo), seguido pelo Coritiba (18.748 torcedores).
Com a maior média entre os 20 participantes, o Corinthians avalia que a adesão ao programa Fiel Torcedor contribuiu para a presença do time na liderança do ranking das torcidas nos estádios. Atualmente são mais de 50 mil associados ao Fiel Torcedor, que disponibiliza ingressos antecipados e promocionais aos participantes.
Para o clássico contra o Santos, domingo, no Pacaembu, 17 mil ingressos foram vendidos somente para associados do programa na terça-feira, antes mesmo da comercialização nos guichês e postos credenciados.
“Temos a maior torcida do Brasil. A ideia é que em breve apenas os torcedores do Fiel Torcedor vão assistir aos jogos. Acreditamos que até a entrega do Itaquerão teremos 200 mil cadastrados. Lotaremos estádios apenas com venda pela internet”, destacou Raul Correa, diretor financeiro do Corinthians.
CONFIRA A MÉDIA DE PÚBLICO DOS 20 CLUBES DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO
1º Corinthians- 26.715 | 6º Grêmio - 15.341 | 11º Ceará - 12.143 | 16º Fluminense- 8.421 |
2º Bahia - 22.333 | 7º Palmeiras - 15.305 | 12º Botafogo - 12.107 | 17º Santos- 7.835 |
3º São Paulo - 19. 277 | 8º Inter- 15.275 | 13º Figueirense - 11.336 | 18º Atlético-GO- 6.617 |
4º Coritiba - 18.748 | 9º Atlético-PR- 14.788 | 14º Vasco - 9.065 | 19º Avaí - 6.455 |
5º Flamengo - 16.094 | 10º Atlético-MG- 13.151 | 15º Cruzeiro - 8.866 | 20º América-MG 2.493 |
Um comentário:
Além de serem os mais populares do país Corinthians e Flamengo também lideram o ranking dos clubes com as marcas mais valiosas do Brasil. Neste quesito porém a ordem se inverte. Se na torcida o Flamengo ainda ganha, em se tratando de valor de mercado o time paulista está bem a frente do carioca (quase 200 milhões a mais). É o que aponta estudo anual da consultoria BDO RCS divulgado neste mês de setembro.
Confira ranking dos 10 clubes com as marcas mais valiosas do Brasil
1º. Corinthians: R$ 867 milhões
2º. Flamengo: R$ 689,5 milhões
3º. São Paulo: R$ 664,2 milhões
4º. Palmeiras: R$ 452,9 milhões
5º. Internacional: R$ 277,9 milhões
6º. Santos: R$ 227,9 milhões
7º. Grêmio: R$ 224,6 milhões
8º. Vasco da Gama: R$ 162,5 milhões
9º. Cruzeiro: R$ 151,3 milhões
10º. Atlético Mineiro: R$ 150,5 milhões
De acordo com o site português Futebol Finance o estudo da BDO RCS leva em conta 18 variáveis entre dados financeiros dos clubes, informações de pesquisas, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo, dados sociais e econômicos do mercado onde atuam, entre outros.
Postar um comentário