quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORINTHIANS E BAHIA LIDERAM OS MAIORES PÚBLICOS DO BRASILEIRÃO 2011




A ausência do Maracanã neste Brasileirão trouxe peso negativo aos clubes cariocas. Apesar das boas campanhas dos times do Rio no torneio, a média de público dos grandes do Estado não está entre as principais. Líder do Nacional, o Corinthians é também o time que mais leva torcedores aos jogos.
O Flamengo costuma ficar no topo dos clubes que mais atrai torcedores, mas no Brasileirão 2011 é apenas o quinto mais assistido nos estádios. Os outros três cariocas estão abaixo do top10.
Vice-líder do Nacional, o Vasco manda seus jogos em São Januário e é apenas o 14º clube em média de público. O Botafogo é o 12º em participação de público; Fluminense é o 16º em média.
O Maracanã não recebe jogos desde setembro do ano passado devido a necessidade de reformas para a disputa da Copa do Mundo. A previsão é que o estádio seja reaberto no fim de 2013.
A tese de que campanha influência na participação do torcedor não é aplicada no Brasileirão. Próximo da zona de rebaixamento, o Bahia surge logo atrás em média de público. O time paulista registra média de 26.715 espectadores por jogo em casa, contra 22.333 torcedores do Bahia.
O São Paulo apresenta a 3ª melhor média de público (19.277 torcedores por jogo), seguido pelo Coritiba (18.748 torcedores).
Com a maior média entre os 20 participantes, o Corinthians avalia que a adesão ao programa Fiel Torcedor contribuiu para a presença do time na liderança do ranking das torcidas nos estádios. Atualmente são mais de 50 mil associados ao Fiel Torcedor, que disponibiliza ingressos antecipados e promocionais aos participantes.
Para o clássico contra o Santos, domingo, no Pacaembu, 17 mil ingressos foram vendidos somente para associados do programa na terça-feira, antes mesmo da comercialização nos guichês e postos credenciados.
“Temos a maior torcida do Brasil. A ideia é que em breve apenas os torcedores do Fiel Torcedor vão assistir aos jogos. Acreditamos que até a entrega do Itaquerão teremos 200 mil cadastrados. Lotaremos estádios apenas com venda pela internet”, destacou Raul Correa, diretor financeiro do Corinthians.

CONFIRA A MÉDIA DE PÚBLICO DOS 20 CLUBES DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO

1º Corinthians-
26.715
6º Grêmio -
15.341
11º Ceará -
12.143
16º Fluminense-
8.421
2º Bahia -
22.333
7º Palmeiras -
15.305
12º Botafogo -
12.107
17º Santos-
7.835
3º São Paulo -
19. 277
8º Inter-
15.275
13º Figueirense -
11.336
18º Atlético-GO-
6.617
4º Coritiba -
18.748
9º Atlético-PR-
14.788
14º Vasco -
9.065
19º Avaí -
6.455
5º Flamengo -
16.094
10º Atlético-MG-
13.151
15º Cruzeiro -
8.866
20º América-MG
2.493

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de serem os mais populares do país Corinthians e Flamengo também lideram o ranking dos clubes com as marcas mais valiosas do Brasil. Neste quesito porém a ordem se inverte. Se na torcida o Flamengo ainda ganha, em se tratando de valor de mercado o time paulista está bem a frente do carioca (quase 200 milhões a mais). É o que aponta estudo anual da consultoria BDO RCS divulgado neste mês de setembro.

Confira ranking dos 10 clubes com as marcas mais valiosas do Brasil

1º. Corinthians: R$ 867 milhões

2º. Flamengo: R$ 689,5 milhões

3º. São Paulo: R$ 664,2 milhões

4º. Palmeiras: R$ 452,9 milhões

5º. Internacional: R$ 277,9 milhões

6º. Santos: R$ 227,9 milhões

7º. Grêmio: R$ 224,6 milhões

8º. Vasco da Gama: R$ 162,5 milhões

9º. Cruzeiro: R$ 151,3 milhões

10º. Atlético Mineiro: R$ 150,5 milhões

De acordo com o site português Futebol Finance o estudo da BDO RCS leva em conta 18 variáveis entre dados financeiros dos clubes, informações de pesquisas, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo, dados sociais e econômicos do mercado onde atuam, entre outros.