segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONEXÃO VERDE: RIO + 20




O CONEXÃO VERDE DE HOJE DESTACA A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE SUSTENTABILIDADE QUE SERÁ NO RIO DE JANEIRO. CONHEÇA ALGUNS TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NO EVENTO:


Com o objetivo de garantir que a Rio+20 observe os pilares do desenvolvimento sustentável, o Governo brasileiro criou,  no âmbito do Comitê Nacional de Organização, uma Coordenação de Sustentabilidade. Sua função é analisar e propor ações para reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais e sociais gerados pela conferência.

As ações estão organizadas em dimensões:  gestão das emissões de gases de efeito estufa, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte, construções sustentáveis, compras públicas sustentáveis, turismo sustentável e alimentos sustentáveis.

Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa


Mulher de braços abertos entre árvores
O Comitê Nacional de Organização já finalizou o inventário pré-conferência (ex ante) sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Rio+20. A elaboração desse inventário se baseou na posição oficial brasileira nos debates internacionais sobre mudança do clima, seguindo padrões cientificamente robustos e metodologias internacionalmente reconhecidas, respeitando as características nacionais. Esse trabalho será complementado por nova avaliação, realizada após o término do evento (estimativa ex post).

Os dois inventários incluem fontes de energia elétrica, combustíveis utilizados nos principais espaços oficiais da Conferência e nos veículos terrestres oficiais, disposição de resíduos e viagens aéreas dos delegados credenciados e do Secretariado das Nações Unidas.

A estratégia de compensação de emissões decorrentes da organização da Conferência Rio+20, no período de sua realização, será feita por meio de Reduções Certificadas de Emissão (RCEs), oriundas de projetos brasileiros do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), doadas por empresas brasileiras.

O Comitê Nacional de Organização já possui créditos de carbono necessários para a compensação das emissões associadas à organização da Conferência.

De forma a contribuir para viabilizar a compensação das emissões de viagens aéreas de delegados credenciados, o Governo brasileiro criou, em parceria com a Caixa Econômica Federal e PNUD Brasil, uma ferramenta digital que possibilitará aos participantes calcular suas emissões de GEE com viagens aéreas e comprar Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) para compensá-las.

O Governo brasileiro encoraja todos os participantes a compensar voluntariamente suas emissões decorrentes de transporte aéreo usando RCEs provenientes de projetos brasileiros do MDL."

Gestão de Resíduos Sólidos


Ilustração - desenho de área urbana
O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Rio+20 está baseado na recente Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10). O Comitê Nacional de Organização (CNO) buscou instituir um modelo de gestão que consolide a hierarquia da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada de resíduos sólidos.

Um dos pilares da coleta seletiva da Rio+20 é a atuação de cooperativas de catadores, por meio de mecanismo participativo e que beneficie o maior número possível deles. Parte desse grupo estará também distribuído pelos espaços oficiais para atuar como educadores ambientais, orientar e sensibilizar os participantes sobre o sistema de coleta seletiva proposto, que estará dividido em quatro fluxos básicos: recicláveis, não recicláveis, orgânicos e pilhas e baterias. 

As destinações dos resíduos serão realizadas da seguinte maneira:

  •  Os resíduos recicláveis serão destinados às cooperativas de catadores;
  •  Os resíduos não recicláveis serão dispostos em aterro sanitário;
  •  Os resíduos compostáveis serão encaminhados para a produção de adubo;
  •  As pilhas e baterias serão destinadas para reciclagem de seus componentes.

A correta sinalização do sistema de gestão de resíduos adotado é um dos principais fatores para que a coleta seletiva ocorra de maneira adequada. A sinalização dos coletores estará em português, inglês e braile, sempre que possível.

Energia


Geradores de energia eólica
O Brasil é um dos países com maior participação de fontes renováveis em sua matriz energética. Em linha com esse compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio + 20 buscou soluções orientadas à sustentabilidade também quanto à energia utilizada durante a Conferência.

A estratégia adotada visa tanto a oferta quanto o consumo. Na oferta, os geradores do evento utilizarão B20, óleo diesel com 20% de biodiesel. O uso de combustível de origem renovável representará a redução do consumo de 280 mil litros de diesel de origem fóssil, o suficiente para abastecer um ônibus por mais de 800 mil quilômetros de percurso ou uma viagem de ida e volta à Lua.

A utilização de equipamentos eficientes, pelo lado do consumo, também representa uma ação significativa. Nas áreas temporárias, construídas especificamente para a realização da Rio +20, serão utilizados equipamentos etiquetados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem nas faixas de mais alta eficiência, como condicionadores de ar e tecnologias de iluminação como LEDs e lâmpadas fluorescentes de última geração. A redução do consumo é estimada em 38 MWh, e corresponde à média de consumo de energia de 700 residências ao longo do período da Conferência.

O CNO orienta sua cadeia de fornecedores e os gestores dos espaços oficiais a utilizarem energia de forma eficiente, elétrica ou por combustível. O Comitê também fará o acompanhamento dos serviços para garantir o cumprimento das especificações quanto ao uso de equipamentos mais eficientes no consumo de energia.

Construções Sustentáveis


No âmbito das edificações a serem construídas nos espaços oficiais da conferência, o Comitê Nacional de Organização desenvolveu diretrizes de sustentabilidade a serem seguidas pelos fornecedores de serviços de construção e montagem nestes espaços. Estas diretrizes estão organizadas no formato de um documento intitulado "Diretrizes de sustentabilidade para as edificações efêmeras".

O documento considera as diversas tipologias construtivas de edificações efêmeras possíveis de serem construídas nos espaços oficiais da conferência, tais como: tendas, contêineres, sistemas para espaços interiores e espaços abertos exteriores.

Diretrizes para edificações efêmeras mais sustentáveis” é o principal documento que consolida esse trabalho. O documento considera as diversas tipologias construtivas de edificações efêmeras possíveis de serem construídas nos espaços oficiais da conferência, tais como: tendas, contêineres, sistemas para espaços interiores e espaços abertos exteriores.

Educação Ambiental


A política Nacional de Educação Ambiental servirá para orientar e informar o diversificado público presente nos espaços oficiais para que utilize corretamente o sistema de gestão do lixo, o uso racional da água e da energia. O objetivo é garantir a correta gestão dos impactos socioambinetais da Conferência.



Nenhum comentário: