terça-feira, 5 de junho de 2012

TABELA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013, UM ENSAIO PARA 2014



Cidade com o estádio mais avançado para a Copa, Fortaleza poderá receber duas partidas da seleção brasileira na Copa das Confederações em 2013, se a equipe do técnico Mano Menezes terminar a primeira fase na segunda colocação. 
A Fifa definiu na manhã desta quarta-feira (30) a tabela completa da Copa das Confederações de 2013, confirmando a entrada das duas sedes que aguardavam o aval da entidade, Salvador e Recife. Acesse aqui a tabela completa.
A situação de Fortaleza no evento-teste lembra o que deverá acontecer um ano mais tarde na Copa, quando a capital cearense terá um jogo da seleção brasileira na primeira fase e poderá contar com o Brasil novamente nas oitavas (se a equipe ficar em segundo na primeira fase) ou nas quartas de final (se a seleção nacional terminar a primeira fase em primeiro e vencer a partida de oitavas).


Para a Copa das Confederações em 2013, como já se especulava, o Brasil vai mesmo começar sua busca pelo quarto título no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de junho.
Curiosamente, a arena brasiliense, que tem uma das obras mais adiantadas da Copa, só irá receber esta partida em toda a competição. As demais sedes terão três jogos cada.
Depois da estreia, o Brasil vai a Fortaleza no dia 19 e encerra a participação na primeira fase em Salvador, no dia 22.
Caso fique em primeiro em seu grupo, a seleção do atual técnico Mano Menezes se desloca de Salvador para Belo Horizonte, onde atuará no novo Mineirão. Mas se terminar em segundo, o Brasil vai a Fortaleza, configurando assim sua segunda passagem pela capital cearense no evento-teste.
A final, no dia 30 de junho, será mesmo no Maracanã, a única partida que a seleção brasileira deverá fazer no Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorrerá na Copa de 2014.
Por sua vez, Salvador, cuja participação na competição estava cercada de dúvidas, receberá a disputa do terceiro lugar, que ocorre no mesmo dia da finalíssima.
No mesmo patamar da capital baiana, quando esteve na mira da Fifa nos últimos meses, a cidade do Recife não teve a mesma sorte. A capital de Pernambuco, cujo estádio tem pouco mais de 40% das obras concluídas a menos de um ano do prazo final, ficou sem partidas decisivas na Copa das Confederações, recebendo apenas jogos da primeira fase.
Participantes
Além do Brasil, país-sede do torneio, outras quatro equipes já estão confirmadas: Espanha (última campeã mundial), Uruguai (campeão da Copa América), México (campeão da Copa Ouro) e Japão (campeão da Copa da Ásia).
Na próxima sexta-feira (1/6), começa a disputa da Copa da Oceania, a ser realizada na Nova Caledônia, torneio que vai definir o sexto participante da Copa das Confederações no Brasil. O sétimo time sai na sequência, por meio da Eurocopa, disputada na Polônia e na Ucrânia também neste mês de junho.
A oitava e última seleção do torneio-teste para 2014 só será conhecida em janeiro de 2013, com a nova edição da Copa das Nações Africanas. Antes da definição da equipe da África, no entanto, acontece o sorteio das chaves da Copa das Confederações no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

Nenhum comentário: