quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MOMENTO SAÚDE: FASES DE MUDANÇAS NA VIDA CONTRIBUE PARA O AUMENTO DE PESO

 

Férias, casamento, puberdade, gravidez, amamentação, mudança de cidade ou emprego: são vários momentos de mudanças na vida em que as pessoas costumam relaxar e ganhar peso.
Porém, exagerar em um curto período de tempo pode significar uns quilos a mais pelo resto da vida, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (9).
De acordo com o médico, quando a pessoa engorda rápido, acontece uma espécie de curto circuito no cérebro, que passa a não regular mais os hormônios de saciedade, o que a faz comer mais do que o normal. Além disso, quando há um aumento de peso, há também um aumento das células de gordura, que podem se multiplicar pelo resto da vida e dificultar ainda mais o emagrecimento.

 

Para evitar tudo isso, antes de tudo, é importante se controlar nesses momentos da vida, como recomendou a nutricionista Simone Caivano.



Fazer atividade física, programar a alimentação ao longo da semana e optar pelos alimentos menos calóricos e mais saudáveis, mas sempre sem excessos, são algumas das dicas que podem ajudar muito a manter e evitar o ganho de peso. No entanto, se isso não for possível e mesmo assim a pessoa engordar, é preciso começar a perder o peso adquirido nesses períodos o quanto antes - segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, quanto mais tempo a pessoa ficar acima do peso, mais difícil será para ela emagrecer já que o corpo fica com essa "memória" da gordura.


Para o vendedor Renan da Silva Lira, não foi fácil se controlar e evitar o ganho de peso. Ele se mudou de Belém para São Paulo e, desde então, engordou um quilo por mês, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.
Segundo os especialistas, quando a pessoa muda de cidade, ela passa por diversas mudanças, de círculos sociais, trabalho, ambiente e hábitos alimentares, por exemplo, que a deixam ansiosa - ansiedade que pode levá-la a buscar a comida como recompensa. Se ela logo se adaptar, pode conseguir estabelecer uma rotina e voltar ao peso normal; mas se o processo de adaptação for longo, mais difícil será a perda de peso.

Nenhum comentário: