sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENTREVISTA AO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é sabatinado por jornalistas da Folha e do UOL
Para o ex-presidente e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, casos de corrupção que marcaram a história recente do Brasil só ficaram conhecidos “por gestos”, ainda que com a economia de pano de fundo. “Mas a questão é política. Por que o mensalão ficou conhecido? Porque o [então deputado federal] Roberto Jefferson teatralizou o mensalão”, disse o ex-presidente durante sabatina realizada pela Folha e pelo UOL na tarde desta sexta-feira (9).
Jefferson denunciou um esquema de pagamento de mesadas a deputados da base aliada ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, e abriu uma crise política que se arrastou até o fim do mandato do petista e custou a cabeça do então chefe da Casa Civil, José Dirceu. Ambos acabaram cassados pela Câmara Federal.
Questionado mais cedo sobre sua relação com Lula, FHC disse que o petista foi um “marco histórico para o Brasil”. A menção foi feita ao responder uma pergunta da colunista Monica Bergamo, da Folha, sobre as diversas citações que ele faz a Lula no livro recém lançado “A Soma e o Resto”.
“Certamente nós dois ficamos mais tempo governando, marcamos presença e marcamos a história contemporânea do Brasil”, disse, para afirmar, na sequência, que tem uma “relação antiga e pessoal” com Lula –“como preza a civilidade”, ressaltou.
Ao PT, contudo, o tom foi menos amigável.  “O PT, ao ocupar o Estado, deturpou muito as instituições – aí, divergimos profundamente”.
FONTE: PORTAL UOL

Nenhum comentário: