sábado, 28 de janeiro de 2012

MOMENTO SAÚDE: 20% DOS BASILEIROS SOFREM COM PRISÃO DE VENTRE


Janeiro é época de férias, tempo de viajar e deixar para trás a rotina, mas também o conforto de casa. O intestino está entre as partes do corpo que mais sofrem com essa mudança de ambiente. Resultado: muitas pessoas reclamam que não conseguem ir ao banheiro com a mesma frequência.
Para dar dicas de como lidar com a prisão de ventre, problema que atinge até 20% da população brasileira e é mais comum entre as mulheres, o Bem Estar desta sexta-feira (27) convidou os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Carlos Frederico Marques.
Info prisão de ventre (Foto: arte/G1)
Em primeiro lugar, é importante não ter vergonha de fazer cocô nem de observar a cor e a consistência dele, pois esse é um ato fisiológico e completamente normal. Se tiver vontade, é preciso ir logo. Quando se espera demais, o corpo reabsorve a água das fezes e elas endurecem, o que dificulta o processo.
Na alimentação, é preciso consumir alimentos ricos em fibras (pelo menos cinco porções diárias de frutas e verduras) e tomar muita água. Exercícios também ajudam, pois a atividade física obriga o intestino a se contrair, redistribuindo o líquido corporal e facilitando o trânsito do bolo fecal.
Frutas como mamão, laranja, ameixa, manga e folhas em geral são ricos em fibras e têm poucas calorias. Arroz integral, pão de centeio, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, entre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

No caso de bolos e pães, verifique no rótulo se a farinha integral é o primeiro ingrediente, sinal de que o alimento tem grande concentração de fibras.
Lubrificantes e emolientes (como o óleo mineral docusato) fazem as fezes ficarem mais escorregadias, pois aumentam a quantidade de água nas fezes.
O intestino delgado absorve os nutrientes dos alimentos, enquanto o grosso retém água e alguns nutrientes também. Juntos, os dois ocupam 90% do abdômen.
Os médicos explicaram que as hemorroidas estão ligadas à prisão de ventre e que, se houver sangue no cocô, é necessário consultar um especialista. Na hora de se limpar, uma ducha é mais recomendada que o papel higiênico, por agredir menos a região.
Receita de suco laxativo*



Veja no infográfico abaixo como funciona o intestino:
iNTESTINO  (Foto: Arte/G1)

BLOG TJOM ENTRETENIMENTO 1 ANO INTERAGINDO


O Blog TJOM ENTRETENIMENTO, neste dia 31 de Janeiro de 2012 estará aniversariando seu 1º ano de existência, é com muito orgulho que o presente vai para você leitor que ler nossas postagens públicadas om o intuito de levar a informação de melhor qualidade, além de tudo o blog se preocupa com o bem estar do leitor do blog, pois com saúde não se brinca, e quadros como o MOMENTO SAÚDE é voltado para isso. Enquetes foram postadas com o intuito da manifestação de opinião do leitor.Varias notícias repercutiram ao longo desse 1 ano de TJOM ENTRETENIMENTO, a informação sempre será nossa prioridade, o blog agradece a todos os acessos, e aguardem que vem novidades por ai. BLOG TJOM ENTRETENIMENTO 1 ANO INTERAGINDO 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CHEGA A 14 O NÚMERO DE CORPOS ENCONTRADOS NOS DASABAMENTOS DOS EDIFÍCIOS NO RIO

Corpo de décima vítima é localizado nos escombros no Centro do Rio de Janeiro (Foto: Lilian Quaino/G1)

Chega a 14 o número de corpos localizados por equipes dos bombeiros nos escombros do desabamento de três prédios ocorrido na quarta-feira (25), no Centro do Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil, o 14º corpo foi encontrado na noite desta sexta-feira (27), mas ainda não foi informado se a vítima é homem ou mulher.
No início da noite, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que o 13º corpo foi retirado junto com entulhos dos escombros. De acordo com informações o coronel, o corpo havia sido retirado junto com os escombros levados pela área de descarte e encontrado por equipes da Comlurb que trabalhavam no local.
"Vim aqui prestar um esclarecimento. Nessa madrugada um corpo em muito mau estado, muito dilacerado, saiu daqui sem que nós percebêssemos, foi levado para o local destinado aos entulhos que estão sendo daqui retirados, num espaço da Comlurb. E nós identificamos esse corpo há pouco tempo, já providenciamos a sua remoção e o corpo está sendo levado para o IML. Esse então é o 13º corpo", explicou Simões. "O corpo está muito dilacerado, mas por uma das mãos, conseguimos identificar que é uma mulher", completou.
Simões afirmou ainda que os trabalhos só vão terminar quando a operação estiver concluída. Segundo o secretário, os bombeiros trabalham na noite desta sexta (27) em uma área que seria a sala de aula do 6º andar, ocupada por um grupo de alunos em treinamento.
Mais cedo, o secretário havia informado que as equipes tinham conseguido ter acesso ao que parecia ser o local. "Finalmente, entramos na parte onde nós acreditávamos que houvesse o maior número de corpos", disse o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, nesta tarde.
No primeiro dia de buscas, cinco corpos foram resgatados. Nesta sexta-feira pela manhã, outros quatro corpos foram encontrados, sendo que o primeiro foi achado pelas equipes ainda durante a madrugada. Os outros corpos foram encontrados nesta tarde.
Segundo a Polícia Civil, seis vítimas haviam sido identificadas até as 17h: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73.
Sob aplausos, Celso Cabral foi enterrado nesta manhã em Niterói. Além das vítimas relacionadas oficialmente pela Polícia Civil, parentes também dizem já ter identificado o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Buscas continuam
Não foi divulgada uma lista oficial ou até mesmo o número exato de pessoas procuradas. O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, disse que representantes de 26 famílias procuraram notícias de desaparecidos. "Pode haver gente sendo procurada que não esteja aqui nos escombros", afirma.
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo de Alcântara, chegou a afirmar na manhã desta sexta que as equipes trabalham com a possibilidade de haver 23 desaparecidos. Ele disse acreditar que os procurados possam estar concentrados em pontos próximos nos escombros.

Na madrugada desta sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que as buscas vão continuar por mais 48 horas. "Esse é um prazo que eu estou me impondo para encerrar as buscas", disse o coronel. Segundo ele, após esse prazo, o trabalho de retirada dos escombros será de competência da prefeitura.
Para Simões, o modo como o desabamento parece ter ocorrido dificulta ainda mais as buscas. "O volume de material é muito grande. A essa altura já era para nós termos encontrado mais corpos, mas a sobreposição das lajes efetivamente é um dificultador", avaliou.
Polícia abre inquérito
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento. Na quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas.
O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta. Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal permanece interditado.
No momento da tragédia, testemunhas disseram ter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero. Um vídeo de câmera de segurança mostrou correria na avenida antes de a poeira do desabamento tomar a região.

Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no prédio de 20 andares.
Reforma questionada
O advogado Gerlado Beire Simões, que representa o síndico do edifício Liberdade, Paulo Renha, o maior dos três prédios que desabaram, afirmou que seu cliente recentemente havia pedido documentos sobre as reformas em dois andares. Conforme o advogado, duas reformas eram realizadas no prédio, uma no 3º e uma no 9º andar, pela maior empresa do prédio, a TO - Tecnologia Organizacional.

O engenheiro Paulo Sérgio Brasil, que acompanhou uma obra da TO no 3º andar do prédio, negou alterações estruturais na reforma. “Não tinha viga. Já vi muita gente falar, mas não conhecem a estrutura do prédio. Todos os pilares são externos. No meio, não tem pilar, não tem viga”, argumenta.
Luto de três dias
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeiro em memória dos mortos. De acordo com o governo do estado, o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o município fará o mesmo.

Chega a 14 o número de corpos localizados por equipes dos bombeiros nos escombros do desabamento de três prédios ocorrido na quarta-feira (25), no Centro do Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil, o 14º corpo foi encontrado na noite desta sexta-feira (27), mas ainda não foi informado se a vítima é homem ou mulher.
No início da noite, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que o 13º corpo foi retirado junto com entulhos dos escombros. De acordo com informações o coronel, o corpo havia sido retirado junto com os escombros levados pela área de descarte e encontrado por equipes da Comlurb que trabalhavam no local.
"Vim aqui prestar um esclarecimento. Nessa madrugada um corpo em muito mau estado, muito dilacerado, saiu daqui sem que nós percebêssemos, foi levado para o local destinado aos entulhos que estão sendo daqui retirados, num espaço da Comlurb. E nós identificamos esse corpo há pouco tempo, já providenciamos a sua remoção e o corpo está sendo levado para o IML. Esse então é o 13º corpo", explicou Simões. "O corpo está muito dilacerado, mas por uma das mãos, conseguimos identificar que é uma mulher", completou.
Simões afirmou ainda que os trabalhos só vão terminar quando a operação estiver concluída. Segundo o secretário, os bombeiros trabalham na noite desta sexta (27) em uma área que seria a sala de aula do 6º andar, ocupada por um grupo de alunos em treinamento.
Mais cedo, o secretário havia informado que as equipes tinham conseguido ter acesso ao que parecia ser o local. "Finalmente, entramos na parte onde nós acreditávamos que houvesse o maior número de corpos", disse o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, nesta tarde.
No primeiro dia de buscas, cinco corpos foram resgatados. Nesta sexta-feira pela manhã, outros quatro corpos foram encontrados, sendo que o primeiro foi achado pelas equipes ainda durante a madrugada. Os outros corpos foram encontrados nesta tarde.
Segundo a Polícia Civil, seis vítimas haviam sido identificadas até as 17h: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73.
Sob aplausos, Celso Cabral foi enterrado nesta manhã em Niterói. Além das vítimas relacionadas oficialmente pela Polícia Civil, parentes também dizem já ter identificado o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Buscas continuam
Não foi divulgada uma lista oficial ou até mesmo o número exato de pessoas procuradas. O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, disse que representantes de 26 famílias procuraram notícias de desaparecidos. "Pode haver gente sendo procurada que não esteja aqui nos escombros", afirma.
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo de Alcântara, chegou a afirmar na manhã desta sexta que as equipes trabalham com a possibilidade de haver 23 desaparecidos. Ele disse acreditar que os procurados possam estar concentrados em pontos próximos nos escombros.

Na madrugada desta sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que as buscas vão continuar por mais 48 horas. "Esse é um prazo que eu estou me impondo para encerrar as buscas", disse o coronel. Segundo ele, após esse prazo, o trabalho de retirada dos escombros será de competência da prefeitura.
Para Simões, o modo como o desabamento parece ter ocorrido dificulta ainda mais as buscas. "O volume de material é muito grande. A essa altura já era para nós termos encontrado mais corpos, mas a sobreposição das lajes efetivamente é um dificultador", avaliou.
Polícia abre inquérito
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento. Na quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas.
O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta. Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal permanece interditado.
No momento da tragédia, testemunhas disseram ter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero. Um vídeo de câmera de segurança mostrou correria na avenida antes de a poeira do desabamento tomar a região.

Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no prédio de 20 andares.
Reforma questionada
O advogado Gerlado Beire Simões, que representa o síndico do edifício Liberdade, Paulo Renha, o maior dos três prédios que desabaram, afirmou que seu cliente recentemente havia pedido documentos sobre as reformas em dois andares. Conforme o advogado, duas reformas eram realizadas no prédio, uma no 3º e uma no 9º andar, pela maior empresa do prédio, a TO - Tecnologia Organizacional.

O engenheiro Paulo Sérgio Brasil, que acompanhou uma obra da TO no 3º andar do prédio, negou alterações estruturais na reforma. “Não tinha viga. Já vi muita gente falar, mas não conhecem a estrutura do prédio. Todos os pilares são externos. No meio, não tem pilar, não tem viga”, argumenta.
Luto de três dias
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeiro em memória dos mortos. De acordo com o governo do estado, o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o município fará o mesmo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PREFEITO DO RIO CONFIRMA 22 DESAPARECIDOS NO DESABAMENTO DOS EDÍFICIOS

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), confirmou nesta quinta-feira (26) que o desabamento de três prédios no centro do Rio na noite de ontem provocou quatro mortes já confirmadas e deixou pelo menos 22 pessoas desaparecidas. As equipes de resgate, no entanto, contabilizam cinco corpos encontrados. A prefeitura não confirma.

Prédios desabam no centro do Rio de Janeiro

Foto 94 de 96 - Escombros dos prédios que desabaram ontem (25), no centro do Rio de Janeiro. As máquinas trabalham para remover o entulho e as equipes de resgate prosseguem com a busca por vítimas que estejam soterradas Mais Rafael Moraes/Uol

As identidades da maioria das vítimas foram fornecidas por parentes que estão recebendo auxílio psicológico na Câmara de Veradores, próxima ao local do acidente. São 20 pessoas que possivelmente trabalhavam nos edifícios, quatro moradores de rua e duas pessoas que "se evadiram", de acordo com o subsecretário da Defesa Civil municipal, coronel Márcio Mota.
Eu tive sorte, parecia o 11 de Setembro. Parecia que estavam jogando entulho de cima do telhado. Eu vi uma laje caindo e saí correndo. Se ficasse, ia cair em mim
Vicente Cruz, entregador de água, que estava em um dos prédios que desabou

"Essas duas pessoas não deixaram qualquer tipo de contato", explicou.

Segundo Paes, os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil vão continuar nesta sexta-feira (27). A expectativa é a de que todos os escombros sejam retirados até o começo da próxima semana. Os caminhões da prefeitura já levaram cerca de 15 mil toneladas de destroços do local, o que corresponde a cerca de 30% do total.

"Nós continuamos com o foco naquilo que é o mais relevante que são as vidas humanas que sofrem nesse momento. A prioridade agora é facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Queremos que eles tenham totais condições de desempenhar suas funções sem que haja risco para esses profissionais", disse o prefeito.

Mais cedo, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), decretou luto oficial de três dias no Estado em memória das vítimas. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27), segundo nota oficial do governo.

Não estou no prejuízo porque consegui sair do prédio vivo. Estava no 9º andar e não sei como desci do prédio, só sei que estou vivo
Gilberto Figueiredo, que estava no local
  •  
Todos os feridos atendidos na rede pública de saúde já receberam alta, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Cinco feridos foram encaminhados ao hospital municipal Souza Aguiar. Quatro deles foram atendidos entre ontem e hoje e já foram para casa: um homem que sofreu apenas escoriações leves; Alexandro Santos, 31, que estava dentro de um dos elevadores do edifício Liberdade e conseguiu ser resgatado após entrar em contato com um amigo pelo celular; um homem de 50 anos, com ferimentos na perna e lesão na córnea; e um homem de 37 anos, com dores abdominais.
A quinta vítima atendida, uma mulher de 28 anos, sofreu um corte na cabeça e passou por cirurgia no hospital. Durante a tarde ela foi transferida, com quadro estável, para a clínica particular Casa de Portugal –procurada pela reportagem, a assessoria da unidade hospitalar disse que não está autorizada pela família a dar informações sobre a vítima.

Um sexto ferido, uma mulher de 48 anos com escoriações superficiais, foi atendido no hospital Getúlio Vargas, mas já foi liberada, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
  •  

Explosão por gás é pouco provável

Ainda não se sabe a causa do desabamento, mas o prefeito Eduardo Paes (PMDB) descartou na manhã de hoje que o acidente tenha sido causado por alguma explosão proveniente de um vazamento de gás –como ocorreu no restaurante Filé Carioca, que também fica no centro da capital, em outubro do ano passado.

O presidente da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Luiz Antonio Cosenza, confirmou que estavam sendo realizadas obras no terceiro e no nono andar do edifício Liberdade. Já o engenheiro civil Antônio Eulálio Pedrosa Araújo, consultor do Crea, afirmou ainda que as obras eram ilegais, pois não tinham autorização do conselho.
“Quando o elevador abria no terceiro andar, era possível ver as colunas do prédio sendo marteladas. Eles estavam quebrando tudo”, relembra Teresa Andrade, sócia da empresa BV Cred, correspondente do banco Votorantim, que ficava no 16º andar do prédio. Ela trabalhava no local há três anos e diz que a reforma no terceiro andar acontecia havia seis meses.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CSKA ACEITA A PROPOSTA DO FLAMENGO POR VÁGNER LOVE

O Flamengo está muito próximo de concretizar o retorno e Vágner Love para esta temporada. Nesta terça-feira, o CSKA Moscou aceitou a proposta rubro-negra, após reunião entre o presidente do clube russo, Yevgeny Giner, o vice de finanças do Fla, Michel Levy, o advogado Diogo Souza e o empresário Evandro Ferreira e o jogador. Agora, falta apenas a assinatura do contrato, o que deve acontecer nesta quarta-feira.

O Flamengo deve pagar um valor 8 e 10 milhões de euros, em três parcelas a serem pagas em até três anos.

Apesar do avanço na negociação, o clube carioca ainda adota a cautela e só vai anunciar a nova contratação depois de tudo acertado.

"Quero dizer que estamos muito otimistas em Moscou, mas não posso anunciar o Vágner Love porque temos uma reunião nesta quarta-feira para definir os detalhes da negociação. Somente após isso poderemos concretizar a volta dele. Espero poder anunciar o Vágner Love e o importante é a chegada dele para o Flamengo. Vamos ter cautela até a assinatura de contrato e a negociação não é fácil", disse Michel Levy.

Desde o fim da temporada passada, a diretoria do Flamengo vem tentando trazer Vágner Love de volta ao clube. O jogador já declarou que é torcedor do clube e não deseja permanecer na Rússia. A chegada do atacante deve minimizar a crise dentro do clube após o acerto de Thiago Neves com o Fluminense.

domingo, 22 de janeiro de 2012

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO CARIOCA 2012


Grupo A
informações atualizadas em tempo real
clique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Flamengo
3
1
1
0
0
4
0
4
100
2
Madureira
3
1
1
0
0
1
0
1
100
2
Nova Iguaçu
3
1
1
0
0
1
0
1
100
4
Botafogo
1
1
0
1
0
1
1
0
33.3
4
Resende
1
1
0
1
0
1
1
0
33.3
6
Macaé
0
1
0
0
1
0
1
-1
0
6
Olaria
0
1
0
0
1
0
1
-1
0
8
Bonsucesso
0
1
0
0
1
0
4
-4
0
  • Sab 21/01/2012 - 17h00 Bariri
    OLA
    0  1
    NOV
  • Sab 21/01/2012 - 17h00 Conselheiro Galvão
    MAD
    1  0
    MAC
  • Sab 21/01/2012 - 19h30 Engenhão
    FLA
    4  0
    BON
  • em tempo real
    BOT
    1  1
    RES

Grupo B
informações atualizadas em tempo real
clique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
3
1
1
0
0
3
0
3
100
2
Boavista
3
1
1
0
0
3
1
2
100
3
Vasco
3
1
1
0
0
2
0
2
100
4
Volta Redonda
3
1
1
0
0
2
1
1
100
5
Bangu
0
1
0
0
1
1
2
-1
0
6
Duque de Caxias
0
1
0
0
1
1
3
-2
0
7
Americano
0
1
0
0
1
0
2
-2
0
8
Friburguense
0
1
0
0
1
0
3
-3
0