sábado, 28 de janeiro de 2012

MOMENTO SAÚDE: 20% DOS BASILEIROS SOFREM COM PRISÃO DE VENTRE


Janeiro é época de férias, tempo de viajar e deixar para trás a rotina, mas também o conforto de casa. O intestino está entre as partes do corpo que mais sofrem com essa mudança de ambiente. Resultado: muitas pessoas reclamam que não conseguem ir ao banheiro com a mesma frequência.
Para dar dicas de como lidar com a prisão de ventre, problema que atinge até 20% da população brasileira e é mais comum entre as mulheres, o Bem Estar desta sexta-feira (27) convidou os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Carlos Frederico Marques.
Info prisão de ventre (Foto: arte/G1)
Em primeiro lugar, é importante não ter vergonha de fazer cocô nem de observar a cor e a consistência dele, pois esse é um ato fisiológico e completamente normal. Se tiver vontade, é preciso ir logo. Quando se espera demais, o corpo reabsorve a água das fezes e elas endurecem, o que dificulta o processo.
Na alimentação, é preciso consumir alimentos ricos em fibras (pelo menos cinco porções diárias de frutas e verduras) e tomar muita água. Exercícios também ajudam, pois a atividade física obriga o intestino a se contrair, redistribuindo o líquido corporal e facilitando o trânsito do bolo fecal.
Frutas como mamão, laranja, ameixa, manga e folhas em geral são ricos em fibras e têm poucas calorias. Arroz integral, pão de centeio, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, entre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

No caso de bolos e pães, verifique no rótulo se a farinha integral é o primeiro ingrediente, sinal de que o alimento tem grande concentração de fibras.
Lubrificantes e emolientes (como o óleo mineral docusato) fazem as fezes ficarem mais escorregadias, pois aumentam a quantidade de água nas fezes.
O intestino delgado absorve os nutrientes dos alimentos, enquanto o grosso retém água e alguns nutrientes também. Juntos, os dois ocupam 90% do abdômen.
Os médicos explicaram que as hemorroidas estão ligadas à prisão de ventre e que, se houver sangue no cocô, é necessário consultar um especialista. Na hora de se limpar, uma ducha é mais recomendada que o papel higiênico, por agredir menos a região.
Receita de suco laxativo*



Veja no infográfico abaixo como funciona o intestino:
iNTESTINO  (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário: