sábado, 11 de fevereiro de 2012

MÁRIO GOBBI É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO CORINTHIANS,


O grupo político encabeçado por Andrés Sanchez continuará no comando do Corinthians. Com o discurso de dar continuidade ao trabalho de Andrés, Mário Gobbi foi eleito na noite deste sábado como novo presidente do Corinthians pelos próximos três anos.
O novo mandatário corintiano recebeu 1.920 votos, contra 1.280 do seu opositor. No total, 60% dos 3.200 sócios optaram por manter o grupo político do agora diretor de seleções da CBF.
"Agradeço o voto do associado e me comprometo a não decepcioná-lo e honrar o compromissos que firmamos. Eu serei um instrumento para a manutenção e aprimoramento de tudo isso que tem sido feito nos últimos quatro anos", disse Gobbi, na primeira entrevista coletiva como presidente.

COMENTARISTA NETO VIRA CONSELHEIRO DO CLUBE

Gobbi, delegado de polícia de 57 anos, derrotou o empresário Paulo Garcia em eleição realizada no Parque São Jorge e ficará a frente do clube no triênio 2012/13/14. A própria oposição admitiu a derrota antes mesmo da eleição ser encerrada.
"Reconheço a derrota. Se eles jogaram sujo ou não, eu não sei dizer, mas agora todos somos Corinthians", resumiu Paulo Garcia, que era apoiado pelo ex-vice de futebol Antonio Roque Citadini, entre outros.
Seu maior aliado, o ex-presidente Andrés Sanchez, deixou o Parque São Jorge sem conceder entrevistas. O novo presidente do Corinthians já comandou o futebol do clube em parte da gestão de Andrés, seu principal cabo eleitoral durante toda a campanha.
Agora eleito, o dirigente terá a dura missão de dar continuidade ao que seu antecessor deu início, além de lidar com a desconfiança de parte da torcida e também dos sócios alvinegros. Gobbi promete dar mais atenção às categorias de base do clube e também na sede social.
A chapa "Renovação & Transparência" também foi a vencedora na disputa pelo Conselho do Corinthians com 1.852 votos contra 1.242 da chapa oposicionista "Pró-Corinthians".
A eleição, de modo geral, ocorreu sem grandes problemas e confusões durante todo o sábado no Parque São Jorge. Só um protesto de uma das torcidas organizadas do clube, que durou cerca de 30 minutos, esquentou o clima. Os torcedores cobraram e criticaram os dois candidatos.

BOMBEIROS SÓ ATENDEM A EMERGÊNCIAS NAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO


Os bombeiros do Grupamento Marítimo (Gmar) estão prestando apenas atendimentos emergenciais nas praias do Rio neste sábado (11) e só vão normalizar as atividades quando o cabo Benevenuto Daciolo, preso na noite da última quarta-feira (8) for solto, informou o sargento Paulo Nascimento, do 1º Grupamento de Socorro e Emergência (GSE). Ele é um dos líderes da categoria no movimento grevista iniciado há dois dias por policiais civis e militares e pelos bombeiros do Estado.

Na orla da zona sul, alguns postos do Gmar estão vazios e em outros, poucos militares que se apresentaram não estão usando os uniformes vermelhos do grupamento. "Eles até estão fazendo atendimentos, mas apenas os emergenciais, e estão descaracterizados. Não colocaram a roupa [uniforme de trabalho]. Temos que mostrar que a greve está ocorrendo", disse Nascimento.
Segundo o sargento, o movimento segue parâmetros legais. "O atendimento está sendo feito precariamente, mas está sendo feito. A gente está usando a lei. Temos a adesão de praticamente 90% das categorias na paralisação e, nesse total, 30% do atendimento estão sendo feitos", disse.
Nascimento explicou que a manifestação não busca apenas melhoria salarial, mas melhores condições de trabalho e dignidade. Segundo ele, muitas vezes os bombeiros vão para as ruas salvar vidas e acabam se acidentando ou morrendo porque não têm equipamentos de segurança.

Por ser uma das lideranças do movimento, Paulo Nascimento admitiu que pode ser preso
"Estou pronto para ser preso. Se tiver que me apresentar, vou me apresentar. Não temos medo disso. A gente vai se apresentar porque não tem nada a esconder. Não somos criminosos", acrescentou.On
Na sexta-feira, o Corpo de Bombeiros divulgou nota afirmando que 123 salva-vidas foram indiciados por falta ao serviço. Todos serão presos administrativamente, segundo o comando do órgão, e o comandante do 2º Grupamento Marítimo (GMar) da Barra da Tijuca, tenente coronel Ronaldo Barros, foi exonerado do cargo.

Situação tranquila no Rio

O comando da Polícia Militar do Rio informou neste sábado que a situação é tranquila na capital --não houve registro de casos de violência durante a madrugada e a manhã de hoje.
Além dos 11 mandados de prisão expedidos contra os policiais que estavam à frente da paralisação --dos quais dez já foram cumpridos--, outros sete policiais foram presos ontem por desacato e motim. No total, mais de 130 PMs responderão a sindicâncias e/ou inquéritos administrativos por insubordinação já que se recusaram a sair do quartel.
O governo resolveu jogar duro com os policiais que resolveram aderir ao movimento. Os manifestantes já esperavam a prisão dos militares que se recusassem a deixar seus respectivos quartéis e batalhões --estratégia orientada pelo comando de greve.

Prisão de líder

Na quinta-feira (9), a Justiça do Rio havia decretado a prisão preventiva do cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo. O bombeiro, que é um dos líderes do movimento, está detido desde a noite do dia 8, administrativamente, sob a acusação de ter cometido o crime militar de incitamento à desobediência. Ele foi preso no Rio após retornar de Salvador, onde acompanhava a greve dos policiais militares baianos.
Daciolo já havia sido preso no ano passado, com mais 400 bombeiros, por terem ocupado o quartel-central da corporação, durante uma manifestação.
Gravações telefônicas divulgadas na quarta-feira pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, apontam que Daciolo falou em inviabilizar tanto o Carnaval baiano quanto o fluminense.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A MÚSICA ROMÂNTICA PERDE UM GRANDE ÍDOLO, O CANTOR WANDO MORRE AOS 66 ANOS



O cantor Wando morreu nesta quarta-feira, aos 66 anos, em decorrência de infarto seguido de uma parada cardíaca, confirmou a assessoria do hospital Biocor. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro no hospital Biocor, em Nova Lima (MG).
Segundo o hospítal, houve um súbito agravamento do estado de Wando por volta das 5h40 da manhã desta quarta-feira. Ele morreu às 8h na presença da mulher, Renata Costa Lana e Souza.
Ainda de acordo com a assessoria, o cantor será velado no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, a partir das 17h. O enterro está previsto para amanhã às 11h. Não foi confirmado se o velório será aberto ao público.

Segundo o hospital, o cantor procurou seu médico particular no dia 23 de janeiro, queixando-se de dores no peito e queimação do estômago. Wando realizou exames, que apresentaram "resultados preocupantes", e foi aconselhado pelo médico a procurar o hospital para mais exames.
No dia 27, um cateterismo (exame para diagnosticar obstrução de veias ou artérias) constatou entupimento de múltiplas artérias. Ao ser preparado para uma cirurgia de ponte de safena, Wando teve um princípio de infarto e foi submetido às pressas a uma angioplastia coronariana em três artérias importantes.
Na quinta-feira (2), Wando foi submetido a uma traqueostomia para, segundo sua assessoria, proteger as cordas vocais. No procedimento, um respirador foi conectado à traqueia do cantor para permitir a passagem de ar.
Na sexta-feira (3), os médicos que tratam o cantor afirmaram que o cantor ainda enfrenta um considerável risco de morte, mas ressaltaram que esse risco vinha diminuindo gradualmente. Os médicos se declararam otimistas com a recuperação do cantor.

BIOGRAFIA
Mineiro de Cajuri, Vanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945. Ainda pequeno, mudou-se para Juiz de Fora, antes de partir para o Estado do Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.
Em Volta Redonda (RJ), Wando --apelido dado por sua avó-- trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Naquela época, já se dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais.
Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando.
No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".
Mas foi em 1974, com o disco "Moça", que conheceu o sucesso --vendeu 1,2 milhão de cópias. Ao lado da faixa título desse segundo trabalho, "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988), está entre os maiores hits do cantor.
Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs.
Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PARAIBA ANUNCIA PROJETO, PARA RECUPERAR "PARQUE DOS DINOSSAUROS"



Considerado o maior reduto de pegadas de dinossauros do Brasil, a cidade de Sousa, encravada no sertão paraibano, abriga um parque que resguarda vestígios da vida dos animais pré-históricos no país. Desconhecido de boa parte do público brasileiro, o Vale dos Dinossauros possui um extenso acervo paleontológico e vai receber investimentos para recuperar a atual estrutura precária. A ideia também é envolver a população para levar aos quatro cantos a fama de "parque dos dinossauros" brasileiro.


Na última semana, o governo do Estado, em parceria com a Petrobras, anunciou uma ampla reforma na estrutura do Vale dos Dinossauros. Além das melhorias estruturais previstas no projeto, também foi anunciado que parte dos recursos – que somam R$ 1,2 milhão -- será destinada em cursos e capacitação para que moradores do município possam viver em função do turismo local.
Pegadas
O projeto de revitalização do parque inclui capacitações nas áreas de paleontologia e identificação de pegadas de dinossauros, artesanato em fibra de bananeira, cerâmica, réplicas, serigrafia, educação patrimonial, fotografia, arte culinária e educação ambiental. Para treinar os interessados, instituições como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Secretaria Estadual de Educação já foram convocadas.
“A população será a principal parceira. As pessoas vão ter a oportunidade de fazer vários cursos e participar diretamente da vida do Vale, fazendo camisetas, vendendo miniaturas, tirando fotos, trabalhando em função dos dinossauros, sabendo identificar pegadas. A ideia é realmente transformar a cidade no parque dos dinossauros brasileiro, com as pessoas envolvidas nesse processo”, afirmou ao UOL o diretor do Vale dos Dinossauros, Nildemar Dantas, conhecido como Demar da Gráfica.
O diretor reconhece que para alcançar o status desejado, o Vale dos Dinossauros precisa melhorar a estrutura oferecida, que hoje é precária, além de aumentar a divulgação. O local passou anos praticamente abandonado - desde 1998, não passa por qualquer tipo de restauração. Mesmo assim, o local recebe cerca de 2.000 visitantes por mês.
“O Vale hoje se encontra totalmente depenado. Com essa reforma, teremos um novo parque, com um amplo trabalho de acessibilidade, com novas pontes, quiosques, banheiros, rampa de acesso. O museu será reformado. Ou seja, toda a a estrutura será refeita”, explicou.
O projeto, que ainda está em fase de licitação, ainda inclui a reforma do auditório, e a implantação de área de urbanização e estacionamento e de sete réplicas de dinossauros. A previsão é que as obras durem seis meses.
Parque
O parque estadual que abriga o Vale dos Dinossauros é considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos. Os registros estão espalhados ao longo da bacia do rio do Peixe, em uma área de 700 km².
Segundo as pesquisas, várias espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos atrás. O vale possui várias réplicas dos animais e tem entrada gratuita.
Todas as pegadas do Vale são fossilizadas, conhecidas como icnofósseis. A mais importante delas é a pegada do dinossauro iguanodonte, que tinha 3 metros de altura, 5 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas. Ele viveu na região do alto sertão paraibano durante o período Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos.
Apesar de Sousa levar a fama de "cidade dos dinossauros", o parque estadual possui 22 trilhas que englobam outros três municípios – Antenor Navarro, Aparecida e Brejo das Freiras.