sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SONY LANÇA NOVO CONTROLE CONSOLE PARA O PLAYSTATION 4

DualShock 4 (Foto: Reuters)

O DualShock 4 é o controle do PlayStation 4, novo videogame da Sony apresentado nesta quarta-feira (20). O joystick é um dos destaques do novo aparelho, que traz jogos com alta qualidade gráfica e um sistema conectado que permite compartilhamento de fotos e vídeos dos jogos com um toque de botão.

Andrew House anunciou novo PlayStation 4 nesta quarta-feira (20) nos EUA. (Foto: Reprodução) (Foto: Reuters)


Seguindo a evolução do primeiro controle da Sony, o formato do DualShock 4 não mudou muito, mantendo sua ergonomia. A novidade é que ele apresenta uma pequena área sensível ao toque (touchpad) que permite interagir de outras maneiras com os games. O gamer também pode clicar nesta área, que serve como um botão.
Veja a evolução do joystick do PlayStation (Foto: Arte/G1)
Há uma entrada na parte inferior do controle, que permite conectar fones de ouvido ou headsets, permitindo ouvir o som dos games e conversar em partidas on-line.
Um sensor no topo do joystick permite que jogos o utilizem como controle de movimento, similar ao PlayStation Move. Haverá uma barra especial para captar os movimentos do controle e também identificar os jogadores, permitindo, assim, oferecer conteúdos personalizados a cada gamer.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NOVO REGULAMENTO PODE EXCLUIR CORINTHIANS DA LIBERTADORES, NA CONFUSÃO DO JOGO CONTRA O SAN JOSÉ

 

O trágico incidente em Oruro na noite desta quarta-feira, que acabou matando um torcedor boliviano de apenas 14 anos durante o empate entre San José e Corinthians, por 1 a 1, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América, pode complicar também a vida dos clubes na competição.


De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez. De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.

 Entre as principais mudanças para 2013, que passou a adotar a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, por exemplo, chama a atenção o artigo 18, elaborado para casos em que associações e clubes possam ser punidos por comportamento inadequado da torcida.
Segundo o Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE NATAL PRORROGA PARA 90 DIAS CALAMIDADE NA SAÚDE NA REDE MUNICIPAL

 

A Prefeitura de Natal prorrogou por mais três meses o estado de calamidade em toda a rede municipal de assistência à saúde. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (20) e autoriza a dispensa de licitação para os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de execução de obras relacionadas com a manutenção dos serviços públicos de saúde.

O decreto n.º 9.891 autoriza ainda a contratação de profissionais, caso seja necessário, para substituição dos que não renovarem os contratos firmados.
O município de Natal havia decretado estado de calamidade no dia 27 de novembro de 2012. À época, a prefeitura alegou que optou pelo decreto como forma de garantir a continuidade dos serviços prestados à população na UPA Pajuçara, já que 10 dias depois terminaria a intervenção judicial na Associação Marca, empresa responsável pelo gerenciamento da unidade, e o Município não dispunha de tempo hábil para contratar uma nova Organização Social para gerenciar a UPA.

O texto do decreto publicado nesta quarta (20) considerou "a essencialidade do serviço público de saúde e a necessidade imperiosa de manutenção dos atendimentos na Rede Municipal de Assistência à Saúde" para prorrogar o estado de calamidade.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FIFA APROVA TECNOLOGIA DA LINHA DO GOL PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 E COPA DO MUNDO 2014

bola chip FIFA Mundial  (Foto: AFP)

Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, realizado em dezembro de 2012 e conquistado pelo Corinthians, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

 Linha do gol tecnologia bola Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)

Diante das diferentes tecnologias disponíveis no mercado, a Fifa abriu concorrência nesta terça-feira estabelecendo os requisitos técnicos para ambas as competições. Estão convidados a apresentar propostas os dois fornecedores já licenciados (Hawkeye e GoalRef) e outras empresas atualmente em processo de licenciamento.
Em meados de março, as companhias interessadas serão chamadas a participar de uma visita de inspeção às sedes da Copa das Confederações. A decisão final será confirmada em abril.
  

Durante a Soccerex, realizada ano passado, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias testadas no Mundial de Clubes do Japão. Em ambos os casos, dispositivos emitem um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassa a linha do gol.

A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na ocasião que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.