sábado, 2 de fevereiro de 2013

RENAN CALHEIROS É O NOVO PRESIDENTE DO SENADO


Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores do Senado pouco antes da eleição que definiu seu nome como novo presidente da Casa (Foto: Ed Ferreira / Estadão Conteúdo)
O Senado elegeu nesta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa. Com isso, ele acumulará com o cargo a presidência do Congresso Nacional e presidirá as sessões conjuntas de deputados e senadores.
Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela terceira vez o comando do Legislativo - foi eleito pela primeira vez em fevereiro de 2005 e reconduzido em fevereiro de 2007.
Renan Calheiros retoma a Presidência da Casa após cinco anos. No final de 2007, ele deixou o cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Absolvido pelo plenário, Renan continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.
Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.
A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal.  Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos "independentes", que não costumam seguir orientação partidária.
O peemedebista disputou o posto com Pedro Taques (PDT-MT), que teve apoio de partidos da oposição e de senadores "independentes", Taques teve 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois senadores votaram nulo.
Renan vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado e do Congresso, tornando-se o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.
Caberá a ele comandar sessões de votação, definir as pautas do plenário do Senado e do Congresso, além de convocar votações extraordinárias e dar posse aos senadores.  O presidente do Senado também preside a Mesa Diretora, que comanda as atividades da Casa, com orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões e mais de 6,4 mil funcionários.
Uma das primeiras tarefas de Renan será resolver o impasse em torno da votação dos mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes na pauta. No ano passado, em meio à pressão de parlamentares para derrubar o veto presidencial à Lei dos Royalties, o ministro Luiz Fux, do STF, determinou a votação cronológica dos mais de 3 mil vetos anteriores.
Além dos royalties do petróleo, estão na fila vetos ao projeto do novo Código Florestal, à lei que regulamenta os gastos em saúde e o que impediu o fim do fator previdenciário.
Mesa do Senado
Depois da eleição de Renan, o plenário do Senado aprovou a nova composição da Mesa:
Presidente: Renan Calheiros (PMDB-AL)
Primeiro vice-presidente: Jorge Viana (PT-AC)
Segundo vice-presidente: Romero Jucá (PMDB-RR)
Primeira secretaria: Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Segunda secretaria: Ângela Portela (PT-RR)
Terceira secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI)
Quarta-secretaria: João Vicente (PTB-PI)
Os suplentes são Magno Malta (PR-ES), Casildo Maldaner (PMDB-SC), João Durval (PDT-BA) e Jayme Campos (DEM-MT).


MARACANÃ ESTÁ COM 80% DAS OBRAS CONCLUÍDAS E COMEÇARÁ A RECEBER GRAMADO NESTE MÊS


Com obra em ritmo lento nos últimos meses, o Maracanã deverá começar em breve uma etapa importante para voltar a ter cara de estádio de futebol: o plantio do novo gramado está previsto para ser iniciado no dia 26 deste mês.
Por causa das mudanças para se adaptar aos padrões da Fifa para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, o campo do Maracanã deixará de ter a dimensão de 110 m x 75 m e passará a ter 105 m x 68 m.

A grama que será colocada no palco das finais dos dois torneios da Fifa já está praticamente pronta em uma fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, à espera da autorização do consórcio responsável pelas obras para a instalação.
A empresa responsável pelo gramado utiliza uma área de 13 mil metros quadrados na fazenda, uma quantidade maior do que será necessária no Maracanã. A grama será levada para a arena em rolos, que serão plantados no solo do estádio. O trabalho deverá levar dois dias para ficar pronto.
Além do gramado e da cobertura, o Maracanã ainda precisa receber as cadeiras. Desde o final de novembro, o consórcio diz que a arena carioca está 80% pronta. Nos últimos meses, a instalação da nova cobertura tem dado trabalho e a previsão é que o estádio só esteja concluído no final de maio para ser entregue à Fifa. Mas o governo do Rio de Janeiro ainda promete ter a arena 100% até meados de abril.
A inauguração está marcada para o dia 2 de junho com o amistoso entre Brasil e Inglaterra, como preparação do time de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações. No torneio, a arena receberá três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final (30 de junho).

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SELEÇÃO BRASILEIRA APRESENTA NOVO UNIFORME PARA JOGAR COPA DAS CONFEDERAÇÕES

AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA

Utilizando Neymar como modelo, a CBF e a Nike lançaram na manhã desta quinta-feira a nova camisa da seleção brasileira, que será usada na Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho, no Brasil. Em evento na Praia de Copacabana, o presidente da entidade que controla o futebol brasileiro, José Maria Marin, também apresentou o novo coordenador das categorias de base da equipe nacional, Bebeto, e o técnico das categorias sub-20, sub-17 e sub-15, Alexandre Gallo.

Neymar apresenta novo uniforme da Seleção Brasileira para Copa das Confederações - Reuters/AFP

O novo modelo da amarelinha tem como principal novidade a gola polo verde. Nas mangas, permaneceram as faixas verdes, semelhantes às do último modelo. O modelo é aquele que chegou a vazar na internet, há algumas semanas. "Estamos conversando com a Nike para já projetarem a sexta estrela e só esperarem o tempo necessário para ganharmos ela, no meio de 2014", brincou o técnico da seleção principal, Luiz Felipe Scolari, presente ao evento.

Neymar apresenta novo uniforme da Seleção Brasileira para Copa das Confederações - Reuters/AFP

Neymar, do Santos, apresentou o novo modelo para a imprensa. Ele entrou "disfarçado" na quadra de futebol society montada na praia de Copacabana, em meio a cerca de 100 jovens que, como ele, usavam máscaras retratando o próprio Neymar. O grupo se partiu em dois, o jovem santista ficou no meio, tirou a máscara e revelou o novo uniforme número 1. A camisa 2, azul, será lançada nesta sexta-feira, também em Copacabana.

Essa nova camisa da seleção lembra muito a que foi usada pelo Brasil na Copa do Mundo de 1990. Ela será usada pela primeira vez pelo time nacional no próximo dia 6 de fevereiro, no amistoso contra a Inglaterra, no tradicional Estádio de Wembley, em Londres.

O duelo no qual o Brasil exibirá o seu novo uniforme marcará a reestreia de Felipão no comando do time nacional. Além do treinador, esteve presente ao evento realizado nesta quinta ao lado do coordenador-técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira.

A nova camisa da seleção também traz como novidade o desenho de um canarinho na parte interna da gola, onde a ave tradicionalmente ligada à equipe nacional aparece acima da frase "Nascido para jogar futebol" e abaixo das cinco estrelas que simbolizam o número de títulos mundiais conquistados pelo Brasil.

Grande estrela da apresentação do novo uniforme da seleção, Neymar marcou presença no evento no Rio menos de 12 horas depois de ter defendido o Santos contra o Ituano, em Itu, na noite da última quarta-feira, pelo Campeonato Paulista.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TJOM ENTRETENIMENTO, 2 ANOS COM A GENTE


O TJOM ENTRETENIMENTO está comemorando nesta quinta dia 31 de Janeiro de 2012, 2º ano de existência, primeiramente agradecemos a Deus por nos proporcionar o estímulo e a dedicação de levar a notícia da melhor qualidade aos nossos internautas, depois o nosso obrigado vai para cada leitor que fica conectado diariamente no nosso canal de informação, pois são vocês o motivo da existência do nosso blog.

SELO DO QUADRO MOMENTO SAÚDE

Mesmo com a pouca divulgação o TJOM ENTRETENIMENTO é bem acessado diariamente, sendo as notícias de maior utilidade com maior número de acessos. Com números significantes ao longo destes 2 anos obtivemos mais de 32.000 acessos onde a postagem que teve maior acesso da história do blog foi a "CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CARNATAL 2012" com 1618 acessos até o momento, sendo 23.209 acessos nacionais e mais 7000 internacionais na qual os Estados Unidos depois do Brasil é o país que mais se conecta no TJOM com 4637 acessos registrados até essa postagem, são 23 membros e 15 blogs e sites parceiros. Agradecemos também aos leitores internacionais que transformaram nosso blog como opção de notícia diária, pois os culturas e valores são idealizados pelo nosso blog que acredita na liberdade  de expressão com o acesso livre a notícia onde possam ser feitas grandes conquistas.

       
                                                       SELO DO QUADRO CONEXÃO VERDE

Os números nos mostram que o TJOM é sim a opção de escolha diária do internauta em acessar uma notícia que tenha utilidade e que leva opção do melhor jeito de informar.Quadros como o "MOMENTO SAÚDE" que informa e previne sobre o corpo humano e o "CONEXÃO VERDE" que tenta prestar um serviço de conscientização e informação para todos sobre o meio ambiente que precisa ser cuidado e preservado. Nosso intuito é sempre estar levando e prestando serviço de melhor utilidade com responsabilidade e a credibilidade na notícia, bem esperamos estar sempre com você leitor levando o que há de melhor, agradecemos a todos. TJOM ENTRETENIMENTO- 2 anos com a gente.

Thyago Jácome
Edição e Criação do TJOM ENTRETENIMENTO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GRÊMIO VENCE A LDU NOS PÊNALTIS E AVANÇA PARA A FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES


Elano comemora gol do Grêmio contra a LDU Libertadores (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
Foi nervoso, disputado, brigado e até com problemas na arquibancada. Um típico jogo de Libertadores. Alia-se a este contexto a primeira partida oficial de um novo estádio. Quer mais? Decisão por pênaltis. Assim, após ganhar por 1 a 0 no tempo normal, gol de Elano, o Grêmio se classificou na noite desta quarta-feira, na Arena, pela fase preliminar.

Na partida de ida, semana passada, em Quito, o time do Equador havia ganho por 1 a 0. O Tricolor precisava de dois de diferença. Como igualou o placar, foi aos pênaltis, em que Marcelo Grohe brilhou. Substituto do titular Dida, defendeu uma das cobranças, a de Morante: 5 a 4 para os gaúchos em noite trepidante.
Tão emocionante que contou inclusive com um incidente que parou a partida por seis minutos. Quando Elano abriu o placar contra a LDU, na noite desta quarta-feira, pela Libertadores, gremistas localizados atrás do gol guardado por Marcelo Grohe fizeram a tradicional “avalanche” no setor destinado à Geral. No entanto, a grade de proteção cedeu, e alguns torcedores caíram no fosso que separa os fãs do gramado. Três foram levados ao hospital.

Agora, as duas equipes voltam suas atenções a campeonatos locais. O Grêmio desafia o São Luiz, nesta quinta-feira, com time reserva, e encara o clássico com o Internacional, domingo, pelo Gauchão.

CAERN ABRE CONCURSO PARA NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, que contratou a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) para realização do concurso que oferecerá vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para 27 funções de nível fundamental, médio e superior.



Os cargos de nível fundamental são auxiliar de enfermagem do trabalho, eletromecânico, mecânico geral, mecânico de manutenção, operador de sistema de água e esgoto, operador de sistema de água e esgoto e veículo médio, operador de sistema de água e esgoto e veículo pesado, sondador.

As funções de nível médio são técnico de contabilidade, técnico em controle ambiental, técnico em edificações, técnico em topografia, técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica, técnico de geologia, técnico de manutenção de computador e técnico de segurança do trabalho.


Os cargos de nível superior são advogado, analista ambiental, analista de sistema, analista de suporte, arquiteto, biólogo, contador, engenheiro civil, engenheiro mecânico e engenheiro eletricista.

De acordo com o presidente da comissão do concurso, Vicente de Paula, o concurso realizado em 2010 continua válido até 2014, mas foi necessário abrir nova seleção devido à inexistência de cadastro de reserva para os cargos que estão sendo oferecidos no novo concurso. A Caern informou ainda que, a partir de setembro de 2012, iniciou  programa de aposentadoria para servidores e possui crescente demanda de serviços, o que justifica o novo concurso.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ASLAN É O 3º ELIMINADO DO BBB 13


Reprodução/Globo
O artista plástico Aslan foi o terceiro eliminado do "BBB13", com 79% dos votos, na noite desta terça-feira (29). Ele foi indicado ao paredão pela líder Anamara e disputou a preferência do público com o carioca Marcello.
Antes da eliminação do recifense, Pedro Bial fez um discurso falando sobre arte. Entre outras expressões, chamou os brothers de "artistas acidentais" e disse que na casa "a vida se torna arte".
O apresentador citou o filósofo católico Romano Guardini. "Ele definiu a liturgia como 'vida tornada arte'. O melhor exemplo é o dos monges beneditinos, que consagram tudo a Deus, tudo é culto divino: Não apenas a arquitetura dos mosteiros, a escultura, a pintura, os paramentos, a música e os cantos dedicados ao senhor, mas também, e principalmente, cada passo, cada gesto, cada palavra... Viver a vida como quem constrói uma catedral. E liturgia não é privilégio da religião", disse.
"Isso aí dentro é o palco do não ator. BBB 13, BBB Crazy: onde o aluno dá aula, o musculoso é o mais frágil, o homem vira menino, a menina vira mulher, o favorito é eliminado, a moça sexy é puritana, o sem vergonha fica vermelho. E o profissional perde para o amador. Volta para cá, Aslan", finalizou.
Na saída da casa, Aslan também falou de arte. "É um caminho sem volta. Depois que você entra ali muita coisa muda, mas continuo agarrado ao caminho da arte e do amor. Todo mundo ali dentro merece a audiência. Vou trazer tudo que aprendi de bom e deixar as coisas pequena para lá", disse o pernambucano a Bial.

MOMENTO SAÚDE: SOBREVIVENTES DA TRAGÉDIA AINDA CORREM RISCOS, REVELA MÉDICOS



A inalação de fumaça pelo corpo humano pode causar um colapso do aparelho respiratório e provocar a morte de uma pessoa. Foi o que aconteceu com grande parte das vítimas do incêndio que atingiu a danceteria Kiss, em Santa Maria (RS), e matou mais de 230 pessoas na madrugada deste domingo (27).
Além disso, médicos ouvidos afirmam que mesmo pessoas que não precisaram ser internadas após o incêndio -- ou seja, sobreviventes da tragédia que estavam na boate e aqueles que auxiliaram no resgate -- podem desenvolver doenças respiratórias graves dias após o incidente.
Asfixia - arte2 - VALE ESTE (Foto:  )
Segundo o pneumologista José Eduardo Afonso Junior, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, a fumaça aspirada pelas vítimas do incêndio da boate Kiss deveria conter substâncias tóxicas liberadas devido à queima de materiais inflamáveis, como a espuma do isolamento acústico presente no teto do estabelecimento, atingida por faíscas de efeitos pirotécnicos segundo relatos de testemunhas.
Mais de 90% das vítimas morreram por intoxicação respiratória e pelo menos 123 jovens seguem internados, alguns em estado grave.
Atenção aos sobreviventes
A combinação da fumaça com o calor proveniente das chamas causa danos diretos ao sistema respiratório, podendo provocar o óbito de quem estiver em um ambiente fechado.
Segundo José Eduardo Afonso Junior, nos próximos dias deve ser observada a ocorrência de sintomas como falta de ar, chiado no peito, febre, tontura ou enjoo em pessoas que estiveram dentro da boate ou trabalharam no resgate das vítimas.
Isso pode ser indício de uma possível intoxicação por substância química, que deve ser tratada com atendimento médico.
A fumaça quente pode causar uma inflamação que não é reversível, uma lesão que lembra muito uma queimadura de pele.
A pessoa que respirar o ar contaminado pode desenvolver uma bronquite ou ainda ter sequela para o resto da vida se o pulmão for afetado em um percentual acima de 50%, necessitando de tratamento com oxigênio por um bom tempo.
Além disso, as vítimas podem desenvolver, em até cinco dias, doenças perigosas como a pneumonia.
Sinusite
O médico otorrinolaringologista Richard Voegels, do Hospital das Clínicas da Universidade da USP (Universidade de São Paulo), explica que envolvidos no incidente podem apresentar também quadro de sinusite.
“A mucosa respiratória ficará irritada e a pele interna pode ter inflamação. Há sobrecarga de secreção, que pode ficar acumulada nos seios paranasais (face), evoluindo para uma sinusite”, afirma.
Voegels complementa dizendo que o ideal é que a pessoa lave bastante o nariz com soro fisiológico, para tirar possíveis partículas que possam ter entrado com a fumaça.
Ele aponta ainda para uma possível perda momentânea do olfato, quando a pessoa não consegue sentir aromas. “Isso pode acontecer por algumas horas após a aspiração de fumaça. Mas se o sintoma persistir,  um médico deve ser procurado”, indica o especialista.
Morte por asfixia
No ar contaminado por fumaça está presente uma substância chamada monóxido de carbono, que invade a corrente sanguínea após um colapso do sistema respiratório. Lesões sérias no pulmão também podem ser provocadas.
A primeira reação do corpo é combater essas substâncias tóxicas que entram pelas vias respiratórias. Células de defesa começam a liberar enzimas, mas atacam as próprias células do pulmão, já contaminadas. A parede do alvéolo se rompe e, onde deveria haver ar, passa a haver sangue.
“Quando se inala muita fumaça com monóxido de carbono, a substância acessa o alvéolo [onde ocorre a troca gasosa entre o oxigênio, que entra no sangue, e o gás carbônico, que é retirado] e entra em contato com as hemácias do sangue, que transportam oxigênio para os órgãos. Isso impede a oxigenação do corpo e, em questão de minutosa pessoa pode morrer”, explica o especialista. Ele afirma ainda que cinco minutos sem respirar provoca parada cardiorrespiratória.
No caso do incêndio em Santa Maria, o fato de a boate estar lotada e com pouca luz dificultou ainda mais a circulação do ar e a visibilidade das pessoas, que entraram em pânico e não conseguiram manter a calma para sair da boate. De acordo com os Bombeiros, o controle emocional é importante na hora da emergência para se proteger e proteger os outros que estão por perto.

Em caso de fumaça, os bombeiros recomendam que as pessoas se abaixem o máximo que puderem para evitar o contato com a substância. Como a visibilidade é baixa, é importante usar as mãos como maneira de encontrar a saída de emergência. Quem sair desse ambiente de incêndio deve usar máscaras de oxigênio.