O sorteio dos grupos da UEFA Euro 2012, realizado nesta sexta-feira em Kiev, na Ucrânia, reuniu grandes forças do continente no Grupo B, que ganhou ares de chave da morte comAlemanhaHolandaPortugal e Dinamarca. A atual campeã Espanha, terá como rival no Grupo C a Itália, além de Irlanda e Croácia. Outro grande clássico, entre Inglaterra e França, pelo Grupo D, também está agendado para a primeira fase do torneio, que terá início no dia 8 de junho com o confronto entre Polônia e Grécia, em Varsóvia.
"Temos consciência de que ficamos possivelmente no grupo mais forte", disse o técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento. "Dissemos que viríamos para a fase final para ser competitivos e disputar cada jogo com o objetivo de ganhar".
Além de reunir a atual vice-campeã mundial e os terceiros colocados na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, o Grupo B coloca Portugal mais uma vez frente a frente com a Dinamarca. As duas seleções se enfrentaram nas eliminatórias para a Euro 2012 e os escandinavos venceram o confronto, garantindo a vaga direta e mandando os portugueses para a repescagem.
"É um sorteio difícil mas um bom sorteio. Temos de vencer todos os adversários para sermos campeões da Europa. Conhecemos bem os nossos oponentes, nos enfrentamos recentemente. Se nos qualificarmos, estaremos em boa posição para conquistar o título", disse o meia Wesley Sneijder.
No Grupo C, os comandados de Vicente Del Bosque encaram Irlanda, Croácia e Itália na primeira fase. Quem não teve a mesma sorte foram as seleções da chave B: Holanda,AlemanhaPortugal e Dinamarca formam o tradicional 'grupo da morte' da Eurocopa 2012.
Uma das anfitriãs do torneio, a Ucrânia também não tem muito o que comemorar. A seleção terá que contar com o apoio de sua torcida para bater França, Suécia e Inglaterra no Grupo D da primeira fase. A Polônio, outra sede da competição, por sua vez, tem vida mais fácil já que caiu na chave A ao lado de República Tcheca, Grécia e Rússia.
Antes do sorteio, realizado no Palácio das Artes na capital ucraniana, um jogador de cada seleção que já levou um título da Eurocopa foi homenageado, entre eles craques como o francês Zinedine Zidane e o holandês Marco Van Basten.
Duas equipes de cada chave se classificam para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24 do mesmo mês. A decisão está marcada para 1º de julho no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.
Confira os grupos da Eurocopa 2012:

Grupo A

Polônia
República Tcheca
Grécia
Rússica



Grupo B




Grupo C

Irlanda
Croácia
Itália



Grupo D

Ucrânia
França
Suécia