sábado, 1 de dezembro de 2012

FORAM SORTEADOS OS GRUPOS E APRESENTAÇÃO DA BOLA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA BRASIL 2013


Jerome Valcke , Sorteio copa das Confederações (Foto: Agência AFP)
Por mais irônico que possa parecer, as mãos de um renomado chef de cozinha atrapalharam o sorteio da Copa das Confederações de 2013 neste sábado, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Alex Atala, um dos convidados pela organização, confundiu-se ao pegar a bola que correspondia ao Grupo A quando surgiu o nome do Uruguai (pote B) e deixou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visivelmente constrangido. De quebra, ele ajudou a colocar o Brasil na chave mais complicada do torneio. 
Dilma, Sorteio copa das Confederações (Foto: Reprodução)
Além da seleção brasileira e da Itália, o México e o Japão também caíram no Grupo A - a estreia dos comandados de Luiz Felipe Scolari será diante dos japoneses, no dia 15 de junho, às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional de Brasília. A Espanha, protagonista do B, enfrentará a Celeste, Taiti e o representante da África na ordem.
Jérôme Valcke comandou o evento ao lado da modelo brasileira, Adriana Lima, e do badalado chef Alex Atala, responsável pela gafe logo em um de seus primeiros atos. Na plateia, estavam nomes como Felipão, novo técnico da Seleção, Vicente del Bosque, da Espanha, Cesare Prandelli, da Itália, Óscar Tabárez, do Uruguai, Alberto Zaccheroni, do Japão, Eddy Etaeta, do Taiti, e Jose Manuel de la Torre, do México - treinadores das sete seleções classificadas para a Copa das Confederações. O representante africano só será conhecido em fevereiro, após a Copa Africana de Nações. A Copa das Confederações será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho do próximo ano. São seis cidades-sede: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que abrigará a grande decisão.
BOLA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA BRASIL 2013
Bola Cafusa, Sorteio copa das Confederações (Foto: Divulgação)
Antes de as bolinhas roubarem a cena, personalidades do futebol e política abrilhantaram o evento. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi quem abriu a cerimônia com palavras de otimismo - ele confia que o Brasil organizará um grande torneio. O presidente da CBF, José Maria Marin, veio na sequência para reforças as palavras do suíço, acreditando que o país está preparado. A presidente Dilma Roussef, por sua vez, cobrou um bom futebol da seleção e elogiou Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira (coordenador técnico), nomeados para o cargo nesta semana após a demissão de Mano Menezes.
CAfu e bola da copa, Sorteio copa das Confederações, AP (Foto: Agência AP)
Pentacampeão com a Seleção no Japão, Cafu foi o responsável por apresentar a bola da Copa das Confederações. O nome "Cafusa" arrancou risos da plateia, mas o ex-lateral-direito tratou de explicar a origem do nome:
- Não tem nada a ver com o meu nome, é só coincidência! Tenho certeza que essa bola vai dar um show de gol - disse o capitão do penta, ressaltando que a expressão "cafuzo", com z, é usada para designar no Brasil os indivíduos que nasceram da miscigenação entre índios e negros. Segundo ele, para a Fifa a palavra Cafusa é também uma mistura de "carnaval", "futebol" e "samba".
CONFIRA COMO FICARAM OS GRUPOS:
GRUPO A
BRASIL X JAPÃO - BRASÍLIA
MÉXICO X ITÁLIA - BELO HORIZONTE 
BRASIL X MÉXICO - RIO DE JANEIRO
JAPÃO X ITÁLIA - SALVADOR
BRASIL X ITÁLIA - FORTALEZA
JAPÃO X MÉXICO - BELO HORIZONTE

GRUPO B
ESPANHA X URUGUAI - RECIFE
TAITI X CAMPEÃO DA ÁFRICA - BELO HORIZONTE
ESPANHA X TAITI - RIO DE JANEIRO
URUGUAI X CAMPEÃO DA ÁFRICA - SALVADOR
ESPANHA X CAMPEÃO DA ÁFRICA - FORTALEZA
URUGUAI X TAITI - RECIFE


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CARNATAL 2012



QUINTA 06/12

18h30: Bikoka (Netinho)

19h: Nana (Chiclete com Banana)

19h30: Burro Elétrico (Capilé)

20h: Pirraça (Jorge e Mateus)

SEXTA 07/12

18h30: Nana (Chiclete com Banana)

19h: Cerveja e Coco (Asa de Águia)

19h30: Bicho (Tomate)

20h: Swinguaê (Parangolé)

21h: Caju (Claudia Leitte

SÁBADO 08/12

17h30: Nana (Chiclete com Banana)

18h: Cerveja e Coco (Ivete Sangalo)

18h30: Bicho (Ricardo Chaves)

19h: Balada (Tuca Fernandes)

20h: Swingaê (Psirico)

DOMINGO 09/12

17h30: Cerveja e Coco (Asa de Águia)

18h: swingaê  (Banda Grafith)

18h30: Bicho (Ricardo chaves)


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AGORA É OFICIAL! FELIPÃO É APRESENTADO COMO NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA


felipão scolari coletiva brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Campeão da Copa do Mundo em 2002 com a formação da "Família Scolari", Felipão assumiu oficialmente o comando da Seleção nesta quinta-feira e afirmou que a conquista do título em casa, em 2014, é obrigação para o Brasil.
- Se o jogador entrar sem pressão nenhuma, pensando que o objetivo é jogar a Copa, não pode ser assim. Fui jogador do interior. Eu era bom. O pessoal dizia que não, mas eu era bom. E tem pressão. Eles têm que saber. Nossos jogadores sabem que seria um dos títulos mais importantes que o Brasil já conquistou. Tem que trabalhar bem esse aspecto. Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada - disse o novo treinador.
Após ser apresentado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, como substituto de Mano Menezes, Felipão evitou falar sobre a construção de uma nova "Família Scolari" na busca pelo hexa.
- Não vou falar em "Família Scolari", mas em um ambiente de união para que a gente chegue à Copa confiantes e que todos tenham participação e sejam importantes para a Seleção - afirmou.
Felipão afirmou ainda que não vai começar um trabalho do zero, dando a entender que parte do time de Mano vai ser aproveitado neste seu recomeço. A estreia do treinador será contra a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Londres.
 - Claro que não vamos começar do zero. Isso naõ existe. Em 2002, também pegamos uma Seleção, e depois com o decorrer dos amistossos fomos colocando um ou outro jogador diferente do que lá estava. É o que vamos fazer agora. Vamos pegar essa base, e a partir dela alguma coisa vai ser implementada.
Comandante da campanha do tetra em 1994, Carlos Alberto Parreira será o coordenador de Felipão. O técnico do penta sabe que a conquista em 2014 passou a ser obrigatória para a dupla:
- Não penso que possa existir mais dificuldade agora. Sigo na mesma linha do Parreira, me sinto muito mais motivado, mais em condições. Acho que as dificuldades podem ser pouco diferentes, mas são parecidas. Apenas a sequência do trabalho pode mostrar em seguir o mesmo trabalho alcançado em 2002. Nós temos a obrigação, sim, de ganharmos o título. Não somos favoritos no momento, mas pretendemos ser durante a competição.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FIFA USARÁ CHIP NA BOLA NO MUNDIAL DE CLUBES 2012

   sistemas de tecnologia, Maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

A tecnologia, enfim, será usada no futebol. Os primeiros testes serão feitos no Mundial de Clubes, que acontece no Japão, em dezembro, com a participação do Corinthians. Em julho, a International Board aprovou por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. Durante a Soccerex, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias que serão testadas na competição. Das 11 empresas que apresentaram seus sistemas, apenas duas foram aprovadas. Em ambos os casos, dispositivos emitirão um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol.

- Os dois sistemas serão testados no Mundial de Clubes da Fifa. A tecnologia aprovada, se não houver erros, será usado na Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 – disse o secretaio-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

  sistemas de tecnologia, Maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

As duas empresas apresentaram suas tecnologias na Soceerex. Apesar de o objetivo ser o mesmo, os meios são diferentes. No caso da alemã Fraunhofer, um campo magnético será criado após a linha do gol.
- Esse campo magnético capta quando a bola ultrapassa a linha do gol e, em frações de segundo, emite um alerta para um relógio, que será usado pelos árbitros – explicou o representante da Fraunhofer, Thomas Pellkufer.


Já a tecnologia inglesa aposta nas câmeras. Sete delas serão instaladas nas traves. Em caso de dúvida se a bola ultrapassou a linha do gol, as imagens de cada uma das câmeras serão processadas e formarão uma imagem em 3D.
- Até mesmo se a posição do goleiro encobrir a bola, o sistema é capaz de detectar se ela ultrapassou a linha do gol, já que conseguimos retirar a imagem do goleiro. Tudo isso em mais ou menos um segundo, quando o árbitro receberá o alerta do gol, se for o caso. Nunca houve uma simulação em que não conseguimos encontrar a bola. Quem tem que decidir o jogo são os jogadores, e nunca os árbitros – explicou o Paul Hawking, da empresa Kawk-Eye.
A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. Jérôme Valcke, porém, disse que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.

Presente a um debate na Soccerex sobre o uso da tecnologia no futebol, o ex-goleiro Víctor Baía, da seleção de Portugal, defendou os sistemas que comprovam se a bola ultrapassou ou não a linha do gol e cutucou Fifa e Uefa pela demora nos testes com tecnologia.
- Uefa e Fifa são grandes organizações, mas estão muito atrasadas em relação a tecnologia. Ela não vai tirar a emoção do esporte. Dará mais credibilidade e honestidade nas decisões. Perde-se muito tempo de jogos discutindo arbitragem.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MOMENTO SAÚDE: URINA ESCURA, DOR E VONTADE DE FAZER XIXI TODA HORA PODE SER INFEÇCÃO URINÁRIA

 



Sentir vontade constante de urinar, sentir dor e ter a urina escura podem ser sinais de alerta e indicar infecção urinária, como explicaram o ginecologista José Bento e o urologista Wagner Eduardo Matheus no Bem Estar desta segunda-feira (26). Esses sintomas são mais comuns nas mulheres, que têm a uretra menor, o que facilita a contaminação.
Segurar o xixi por muito tempo pode causar infecção já que, ao urinar, o corpo se livra de bactérias e outros organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, beber muita água ajuda a deixar a cor da urina mais clara, livre de infecções. Para prevenir esses incômodos, a dica dos médicos é tomar suco de melancia, melão e cranberry, fruta rica em antioxidantes, com substâncias que tem poder de prevenção, não de tratamento.

 sistema urinário (Foto: Arte/G1)

Em crianças, as infecções são pouco comuns e, quando acontecem, geralmente são provocadas por uma má formação. Nesses casos, os sintomas são diferentes: os pequenos podem ficar irritados, perder o apetite, perder peso e também ter um cheiro forte na urina.
A infecção pode atingir qualquer região do sistema urinário, desde os rins até a vagina, caso mais comum. Quando afeta os rins, acontece a piolonefrite, menos comum, que pode causar dor na lombar, febre, vontade constante de urinar, pouco fluxo de urina e, em alguns caso, sangramento.
A pielonefrite pode ser decorrente de uma cistite não tratada, uma infecção na bexiga, geralmente provocada por bactérias, mas que também pode ser causada por vírus. Dos 20 aos 40 anos da mulher, é mais comum a cistite bacteriana. Já nos homens, ocorre a chamada prostatite depois dos 60 anos, que causa dor ao urinar, deixa o jato de urina mais fino e deixa sempre um pouco de xixi na bexiga - acúmulo que aumenta a proliferação de vírus e bactérias.


domingo, 25 de novembro de 2012

CONEXÃO VERDE: SECA PODE AFETAR O FLUXO DE ÁGUA DENTRO DAS ÁRVORES



Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pela revista científica “Nature” aponta que uma maior frequência na quantidade de secas no planeta, consequência de alterações climáticas, poderia causar um colapso no fluxo de água existente no interior das árvores e proporcionar uma maior mortalidade de espécies.
Dinizia Excelsa, a deusa maior da Floresta Amazônia, com 40m de altura (Foto: Museu da Amazônia / Vanessa Gama)
O transporte de água da raiz das árvores para partes mais altas ocorre por um conjunto de canais conhecido como xilema. Uma possível escassez de fluidos no solo prejudicaria o ciclo natural das árvores, que teriam de "forçar" a extração de água do solo.
Cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, estudaram esse fluxo natural em 226 árvores localizadas em 81 diferentes locais do mundo. Eles observaram a pressão do xilema dessas espécies durante um período de estresse hídrico (ausência de chuvas). Segundo o estudo, foi constatado que metade das árvores analisadas apresentaram problemas no transporte interno de água.De acordo com o estudo, essa sucção intensa dentro do xilema geraria bolhas de ar, que podem entupir canais que transportam água para partes mais altas da planta - um resultado que é conhecido como falha hidráulica e que pode levar à morte da árvore.
Maioria vulnerável
Havia a expectativa de que árvores presentes em locais áridos teriam mais chances de sobrevivência por estarem adaptadas ao clima. Ao mesmo tempo, aquelas dependentes do clima úmido ficariam mais vulneráveis com uma maior escassez de chuvas.
No entanto, 70% das árvores estudadas apresentaram dificuldades no funcionamento do xilema, independente de sua localização. Os cientistas afirmam que plantas com flores, também chamadas de angiospermas, correm mais risco de serem afetadas do que pinheiros e seus familiares, conhecidos com gimnospermas.