sábado, 22 de junho de 2013

MANIFESTANTES VÃO AS RUAS EM 438 CIDADES DE TODO O PAÍS



Manifestantes ocuparam as principais avenidas das cidades brasileiras na quinta-feira

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) concluiu levantamento em todas as regiões do País com o objetivo de apurar o número de Municípios onde foi promovida a manifestação que faz uma série de reivindicações, a partir da tarifa do transporte coletivo. De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski a pesquisa mostra que o povo foi ás ruas em pelo menos 438 cidades e a mobilização contou com a participação mais de 2 milhões de cidadãos brasileiros. “As manifestações, porém, não foram encerradas e, nesta sexta-feira, outras mobilizações serão registradas em diversos pontos do país”, adianta.

 O movimento que tomou conta das ruas de centenas de municípios brasileiros, com a participação de quase 2 milhões de cidadãos de todas as idades, sem lideranças visíveis e à margem dos partidos, “repete lutas e desafios que a Confederação Nacional de Municípios tem manifestado ao longo dos últimos anos”, afirma Ziulkoski. Principalmente, nas Marchas a Brasília em Defesa dos Municípios que, em 2013 está programada para o período de 8 a 11 de julho. 

A CNM tem publicado uma série de estudos onde é revelada a necessidade de mudanças, principalmente no Pacto Federativo, como forma de mudar o atual modelo de gestão do país que sacrifica e contribuinte e o menor dos entes, o Município, sem oferecer a população o retorno em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança, além de um transporte público decente. Nos últimos anos, são os Municípios que tem financiado programas essenciais para a população, como Saúde e Educação, por não receberem os repasses necessários para cobrir todas as despesas. 

O presidente da CNM lembra que o movimento municipalista tem defendido uma melhor divisão do bolo da receita tributária “que concentra, nas mãos da União, mais de 60% de tudo o que é arrecadado no país”.  A XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem como tema central O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios.

Conforme a pesquisa da CNM o próprio movimento que ainda esta nas ruas defende o fim da impunidade e da corrupção e, através de cartazes, faz uma verdadeira enxurrada de reivindicações em busca de mudanças no padrão ético no exercício da política, nos quadros políticos e de administração pública.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ESPANHA APLICA GOLEADA HISTÓRICA SOBRE O MODESTO TAITI

David Villa David Silva, Espanha x Taiti (Foto: Alexandre Durão)

Sejamos compreensivos: o Taiti venceu o jogo nesta quinta-feira ao levar 10 a 0 da Espanha no Maracanã. Claro que a frieza da tabela deixará para a posteridade a marca de mais uma derrota para a pequenina seleção da Oceania, formada por atletas amadores - amadores: aqueles que fazem por amor. Azar da tabela. O que os jogadores superados pela Fúria realmente lembrarão é que um estádio lendário fez com que eles se sentissem em casa, torceu por eles, cantou por eles, gritou por eles. A campeã do mundo enfrentou uma das piores equipes do planeta. Sob vaias, goleou. Mas goleou um adversário que não perdeu.



É o placar mais elástico da história da Copa das Confederações  - acima de Brasil 8 x 2 Arábia Saudita, em 1999. A Espanha, com time reserva, marcou com jogadores que poderiam muito bem ser titulares: Fernando Torres (quatro vezes), David Villa (três), David Silva (duas) e Mata. Assim, alcançou sua segunda vitória no torneio – batera o Uruguai por 2 a 1 na estreia. Já o Taiti contabiliza a segunda goleada sofrida. Antes, levara 6 a 1 da Nigéria.
O jogo foi excepcional dentro de campo. E fora. Em idos do segundo tempo, a torcida cantou, a quem interessasse ouvir: “O povo unido jamais será vencido”. Logo depois, entoou o Hino Nacional. De arrepiar.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MIL PESSOAS PROTESTAM NAS RUAS DE MOSSORÓ

 
Centenas de estudantes de várias instituições públicas e privadas realizaram protesto denominado “Movimento Pau de Arara” nesta terça-feira, 18, e deram início às mobilizações de rua programadas para Mossoró. O movimento teve à frente os diretórios centrais dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), os grêmios estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e das escolas estaduais Abel Coelho e Eliseu Viana e contou com o apoio de outras instituições e sociedade civil em geral. 

 O objetivo foi reivindicar a implantação da lei municipal de mobilidade urbana e, de forma emergencial, melhorias nos serviços de transporte público. Os estudantes reclamam que os ônibus estão sucateados e que a oferta de linhas que passam pelas universidades, por exemplo, é mínima. “O ônibus passa apenas em horários fixos e se o estudante perder vai ter que buscar outro meio de transporte para ir para a universidade ou voltar pra casa”, relata o estudante de comunicação social da Uern, Júnior Medeiros. O presidente do DCE da Uern, Max Medeiros, observa que a má qualidade do transporte público é uma reclamação antiga dos estudantes. “Há tempos que esperamos por solução e, mesmo com muitas promessas, nada foi feito”, afirmou. 

 Os estudantes iniciaram o protesto às 7h com concentração na Praça do Pax, de onde saíram percorrendo ruas do Centro até chegarem em frente ao Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró. Neste local, eles solicitaram a presença da prefeita Cláudia Regina (que estava em Natal) e cantaram o hino nacional brasileiro. O protesto foi encerrado por volta das 10 horas com a retirada dos estudantes da Câmara dos Vereadores. Os estudantes voltam às ruas nesta quinta-feira, 20, às 16h. Ontem, a prefeita de Mossoró, Claúdia Regina, não se pronunciou acerca das mobilizações. 
 
TJOM COMENTA: As reivindicações são mais do que justas, infelizmente a qualidade e a oferta do transporte público de Mossoró é bastante precário, a cidade é a 2ª maior economia do estado, mas infelizmente não avança na qualidade de serviço público ao cidadão, as linhas de ônibus são insuficientes para a alta demanda e principalmente para milhares de estudantes que todos os precisam desse serviço. Sou estudante na cidade e conheço as dificuldades de perto pois moro em uma das avenidas mais movimentadas de Mossoró e não passa ônibus, então o protesto é uma forma de indignação por parte da população mossoroense em que os serviços mau prestados  não acontece somente em Mossoró mas em todo o país. Mostra a tua cara Brasil, não aguentamos mais descasos e hipocrisia.      

terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTOS REÚNEM 250 MIL PESSOAS PELO PAÍS

Mais de 250 mil pessoas saíram às ruas nesta segunda-feira (17) pelo país para protestar contra o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações. Manifestações aconteceram em 12 capitais e ao menos 16 cidades do interior.
A maioria foi pacífica. Mas, em algumas cidades, uma minoria radical causou vandalismo e protestos acabaram em confronto com a polícia. No Rio de Janeiro, manifestantes deixaram um rastro de destruição na Assembleia Legislativa (Alerj). Um vídeo registrou policiais encurralados e agredidos a pedras e chutes por um grupo. PMs também foram flagrados dando tiros de fuzil para o alto. Ao todo, 100 mil manifestantes foram às ruas no Rio.
Em São Paulo, o quinto e maior protesto em duas semanas causou a interdição de importantes vias, como a Marginal Pinheiros, a Avenida Paulista e a Ponte Estaiada. A manifestação reuniu cerca de 65 mil pessoas e foi considerada pacífica até um grupo tentar invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. A polícia reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta e impediu o ato.
Em Brasília, os participantes invadiram a marquise do Congresso Nacional. Em Porto Alegre, manifestantes foram presos após depredarem mais de 50 contêineres e incendiarem ônibus. Em Belo Horizonte, houve confronto na Praça Sete. Em Fortaleza, o hotel da Seleção Brasileira foi alvo dos manifestantes.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

MEC DIVULGA O RESULTADO DA 1ª CHAMADA DO SISU NO MEIO DE 2013

Para ter acesso à lista, é preciso clicar no botão 'lista de aprovados' (Foto: Reprodução)
Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano (veja link ao lado).
Para ter acesso aos resultados, o candidato precisa entrar no site http://sisu.mec.gov.br, clicar no botão 'Lista de selecionados' e informar os campos instituição, local de oferta, curso e turno.
Os convocados devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do MEC. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.
O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.
Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.