sábado, 3 de agosto de 2013

FLAMENGO FECHA CONTRATAÇÃO DO ZAGUEIRO CHICÃO

Chicão treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Após cerca de 20 dias de negociação, o Flamengo fechou, na manhã deste sábado, a contratação do zagueiro Chicão, que já estava bem perto de ser concretizada pelo diretor de futebol Paulo Pelaipe na noite dessa sexta-feira. O novo reforço rubro-negro deve ser apresentado nesta segunda-feira no Rio de Janeiro ou em Brasilia, onde o elenco ficará até o jogo contra a Portuguesa, na quarta-feira. O contrato do zagueiro terá um ano e meio de duração. O jogador se despede do Corinthians, clube com o qual tinha vínculo até o fim deste ano e não chegou a acordo para renovação.
Na manhã deste sábado, Chicão apareceu no CT do Corinthians, mas não participou do treino. A diretoria corintiana publicou nota no site oficial dizendo que o defensor foi liberado para acertar com o Flamengo apesar do interesse em sua permanência até o fim do contrato em "reconhecimento a toda trajetória de Chicão no clube".
Chicão, que tem 32 anos, foi peça importante na passagem do técnico Mano Menezes pelo Corinthians. Atualmente, ele era reserva de Paulo André e Gil. O clube paulista ainda contratou para a zaga Cleber, da Ponte Preta, empurrando Chicão ainda mais para o fim da fila. O zagueiro disputou 247 jogos pelo time paulista e marcou 42 gols.
O Flamengo tentou anteriormente a contratação de Leandro Castan, ex-Timão e hoje no Roma, mas não foi feliz. Com a chegada de Chicão, o Flamengo aumenta seu grupo de ex-corintianos, que já contava com Felipe, Wallace, Elias, André Santos e o técnico Mano Menezes.
Campeão mundial, da Libertadores, do Brasileirão, da Copa do Brasil, da Série B e duas vezes do Paulistão, Chicão terá como principais concorrentes no Flamengo o chileno González e Wallace, ex-companheiro dos tempos de Timão. A tendência é de que o jogador chegue ao Rubro-Negro para ser titular.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EXPECTATIVA DE VIDA DO RN FOI A QUE MAIS CRESCEU NOS ULTÍMOS 30 ANOS


O Rio Grande do Norte foi o estado que registrou o maior aumento de expectativa de vida do Brasil nos últimos 30 anos, com crescimento de 15,85 anos. Os dados fazem parte da Tábua de Mortalidade por Sexo e Idade – Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação – 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). A expectativa de vida no RN era de 58,2 anos em 1980 e passou para 74 anos em 2010.

Ainda de acordo com o estudo, o RN tem uma expectativa de vida acima da média nacional, que é de 73,7 anos. E, também, acima da média do Nordeste, que é de 71,2 anos.

Segundo o IBGE, a expectativa para homens potiguares passou de 55,51 anos (em 1980) para 70,16 anos (2010) e de 60,99 anos para 78,02 anos para as mulheres no mesmo período. Em 2010, o Rio Grande do Norte era o nono estado país com a melhor expectativa de vida do país, concluiu o estudo.


A região Nordeste, que tinha a esperança de vida ao nascer mais baixa em 1980 (58,25 anos) teve, em 30 anos, um incremento de 12,95 anos nesse indicador, chegando, em 2010, a 71,20 anos, ligeiramente acima da região Norte, que anteriormente estava à sua frente (de 60,75 para 70,76 anos). Essa inversão se deveu principalmente ao aumento de 14,14 anos na esperança de vida das mulheres nordestinas, que foi de 61,27 anos para 75,41, enquanto que a das mulheres da região Norte aumentou 10,62 anos, de 63,74 para 74,36 anos.

terça-feira, 30 de julho de 2013

MOMENTO SAÚDE: NOVA TÉCNICA DE EXAME DE SANGUE PODERÁ DIAGNOSTICAR O MAL DE ALZHEIMER

Pesquisadores dizem estar perto de identificar Alzheimer com exame de sangue (Foto: Getty/BBC)
Cientistas alemães afirmam que acreditam estar próximos de criar um novo exame de sangue para diagnosticar o Mal de Alzheimer.
Ainda não há um exame definitivo para a doença, e os médicos atualmente contam apenas com testes de cognição e exames de imagens do cérebro para identificar o problema.
Um dos grandes desafios relacionados à doença é identicar novas formas de conseguir um diagnóstico precoce.
Com isso, espera-se que, no futuro, talvez até anos antes dos primeiros sintomas, os tratamentos possam começar antes que grandes partes do cérebro sejam comprometidas. Mas, para isso, novos exames serão necessários.
A nova técnica, divulgada na revista especializada "Genome Biology", apontou diferenças nos minúsculos fragmentos de material genético flutuando no sangue que poderiam ser usados para identificar pacientes com a doença.
Até o momento, apenas 202 pessoas passaram por este exame, mas a precisão neste grupo foi de 93%.
A equipe da Universidade de Saarland, na Alemanha, analisou 140 microRNAs fragmentos de código genético em pacientes com Alzheimer e em pessoas saudáveis.
Eles encontraram 12 microRNAs no sangue que estavam presentes em níveis diferentes nas pessoas que tinham Alzheimer. Estas amostras se transformaram na base do exame.
Os primeiros testes do exame mostraram que ele "conseguiu diferenciar com grande precisão de diagnóstico os pacientes com Alzheimer e as pessoas saudáveis".
No entanto, mais pesquisas são necessárias para melhorar a precisão do exame e verificar se é possível usá-lo em hospitais.
Eric Karran, de uma organização de caridade britânica especializada em Alzheimer, a Alzheimer Research UK, afirmou que o exame dos cientistas alemães pode representar uma nova abordagem para estudar as mudanças no sangue de pacientes com a doença e também indica que o microRNA tenha influência nos quadros de Alzheimer.
No entanto, para Karran, ainda serão necessários alguns anos para se chegar ao ponto de diagnosticar a doença com um simples exame de sangue.
"Um exame de sangue para ajudar a detectar o Alzheimer pode ser uma adição útil ao arsenal de diagnóstico de um médico, mas este exame deve ser muito bem corroborado antes de ser considerado para o uso."
"Precisamos ver se essas descobertas são confirmadas em amostras maiores, e é preciso mais trabalho para melhorar a habilidade do exame de diferenciar Alzheimer de outras doenças neurológicas", acrescentou.

domingo, 28 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO SE DESPEDE DO BRASIL AFIRMANDO: "ATÉ BREVE, COM SAUDADES"

O Papa Francisco despediu-se do Brasil na noite deste domingo (28) após discursar na Base Aérea do Galeão,Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse.
Francisco embarcou para Roma às 19h21. No Brasil, desde segunda-feira (22), ele cumpriu uma intensa agenda de eventos e pediu empenho na renovação da Igreja. O motivo principal da visita foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegou a reunir 3,5 milhões em Copacabana, segundo a organização. E foi em um dos eventos na praia que o Papa anunciou que a próxima JMJ será em 2016 na Cracóvia, Polônia.
No discurso de despedida, o Papa disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis.

"Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades.