sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

UÍSQUE JOHNNIE WALKER ABRE PROCESSO CONTRA A CACHAÇA JOÃO ADANTE


Embalagens da cachaça mineira João Andrante e do uísque Johnnie Walker

A holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) contra a cachaça João Andante. A Diageo acusa a empresa mineira de ser "imitação" de sua marca --segundo ela, avaliada em US$ 3,5 bilhões.
Mas o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.
"Os pedidos estão aumentando muito e nós sempre trabalhamos com margem e volume pequenos", disse Gabriel Lana, 25, um dos donos.
A João Andante foi organizada em 2008 por quatro jovens que viam a atividade mais como um hobby do que propriamente um negócio empresarial. Cada um deles segue com sua profissão.
O desenho das duas marcas é representado pela figura de um andarilho, embora de classes sociais distintas: enquanto um é lorde, o outro é um jeca, ou capiau, conforme o regionalismo mineiro.


"Apesar de ambos os personagens mostrarem algumas distinções, o uso da expressão 'João Andante', que é a tradução literal de 'Johnnie Walker', evidencia a intenção de criar uma 'versão local' da marca", argumenta a holding inglesa por meio do escritório de advocacia Dannemann Siemsen.
Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar --é um sobrenome.
Afirmam que a ideia é a de um caixeiro-viajante, que é um andarilho, segundo o escritório de advocacia Hidelbrando Pontes e Associados.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


O consumo de bebida alcoólica produz, além dos efeitos físicos visíveis – como euforia, perda de reflexos, falta de coordenação ou sonolência, em alguns casos –, uma série de reações químicas e metabólicas no organismo.
Tudo começa no estômago, que recebe a bebida, absorve parte da água e manda o restante para o intestino. O álcool (etanol) vai para o fígado, que o transforma em outra substância (acetaldeído), enviada então para os rins. Estes, por sua vez, encaminham o produto do álcool para a bexiga, onde ele será excretado.
Fases da bebidaSintomas
PrimeiraEuforia
Sensação de liberdade
Falta de coordenação motora
Reflexos mais lentos
SegundaSonolência
Lentidão
Falta de coordenação motora mais acentuada
Reflexos ainda mais lentos
TerceiraMal-estar
Náuseas e vômitos
Dor de cabeça
ÓrgãoEfeito da bebida
Estômago e intestinoIrrita a mucosa e retira a camada de proteção

Pode levar a gastrite ou úlcera
CérebroTem ação tóxica e inibe os neurotransmissores

Pode causar tremores
Fígado e rinsCausa uma sobrecarga e destrói as células

Pode provocar cirrose
PâncreasDificulta o trabalho e provoca lesões

Pode dar pancreatite
CoraçãoDestrói as células

Pode desencadear hipertensão
SanguePode levar a anemia
Sistema reprodutorÉ capaz de causar alterações menstruais, infertilidade e impotência
Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 8 horas.
O corpo interpreta o álcool como se fosse açúcar, por conta das calorias (7 kcal por grama). Isso faz com que o pâncreas produza mais insulina para quebrar o açúcar no sangue. Assim, o nível de gicose diminui e a pessoa pode ter uma crise de hipoglicemia.
Segundo estatísticas americanas, a simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo de reação (reflexo) de uma pessoa de 0,75 segundo para quase 2 segundos.
Ressaca
Banho gelado, café, água, açúcar, tudo vale na hora de curar a ressaca, cuja intensidade depende da capacidade do fígado de cada um.
A dor de cabeça pós-bebedeira, por exemplo, é efeito da vasodilatação. Isso porque o álcool se espalha no sangue até o cérebro e seu efeito pode causar edemas. Como forma de defesa, o corpo expande as veias cerebrais. Já o vômito ocorre porque o álcool irritou a mucosa do estômago.
Em dias de ressaca, as principais dicas do hepatologista Luiz Carneiro e da consultora Ana Escobar são: caminhar, para fazer com que o metabolismo se regule, e comer alimentos leves, como saladas, frutas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool.
 
Outra recomendação para casos de bebedeira (não de coma) é procurar combater os dois problemas do álcool: a queda de açúcar no sangue e a desidratação. Por isso, uma boa receita é ingerir um copo de água com 3 a 5 colheres de sopa de açúcar bem misturadas (diabéticos não devem fazer isso).
Também é importante não dormir de barriga para cima, para evitar o sufocamento no caso de vômito durante a noite.
Na hora de beber, nunca fique de barriga vazia e escolha bem o acompanhamento para não passar mal depois. Prefira: pães, antepastos (como de berinjela), batata frita e mandioca frita. Evite: frios (salame, presunto e mortadela) e linguiça acebolada.
No primeiro momento em que uma pessoa toma bebida alcoólica, o volume de líquido no corpo aumenta muito e dá uma falsa sensação de hidratação. Só que, na segunda etapa, o álcool causa uma diurese grande: a urina aumenta e pode desidratar.
Por isso, é importante estar hidratado quando beber (um copo de água para cada um de álcool) e ingerir muito líquido também no dia seguinte. Isso ajuda a eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo.
saiba mais

Coma alcoólico
O fígado tem uma reserva de glicose que funciona como uma espécie de tanque de energia alternativa. Quando alguém bebe em excesso, o álcool usa esse estoque. E o órgão não dói: os sintomas de problemas nele aparecem em outros lugares.
Como cada indivíduo tem um fígado diferente, com uma potência distinta, alguns conseguem metabolizar mais álcool que outros. E, quando o fígado não dá conta de quebrar as moléculas de álcool rápido o bastante para serem processadas, a pessoa pode entrar em coma alcoólico, resultado de uma queda acentuada da glicose no cérebro.
Se a pessoa suar frio, ficar tonta e chegar a perder a consciência, deve ser levada imediatamente a um pronto-socorro para receber glicose na veia.
De acordo com o médico Luiz Carneiro, os efeitos do álcool são cumulativos e, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, maiores são os prejuízos. Por isso, tomar um "porre" eventual pode fazer tão mal quanto ingerir doses moderadas diariamente. Uma taça de vinho diária, porém, pode trazer benefícios ao coração.
Lei Seca
A Lei Seca, que vale para todo o Brasil desde 2008, proíbe dirigir sob efeito do álcool. E não há limite seguro para beber e conduzir um veículo. Isso porque a absorção e metabolização do álcool dependem de diversos fatores, como sexo, peso e refeições naquele dia.
O que se sabe é que consumir uma lata de cerveja, ou uma taça de vinho, ou até uma dose de cachaça, vodca ou uísque, é o bastante para ser multado. Beber o equivalente a duas ou três doses e dirigir não é apenas infração: é crime de trânsito.
Conduzir um automóvel sob efeito de álcool (de 0,1 a 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões) é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de condutor autorizado.
Dirigir embriagado (mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões) provoca as mesmas penas que a condição anterior, além de prisão de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a carteira habilitação.
Info álcool (Foto: Arte/G1)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TRADICIONAL 13 DE DEZEMBRO EM MOSSORÓ-RN DIA DE SANTA LUZIA

TRADIO

 A tradicional procissão de Santa Luzia terá início às 17h, tendo como diferencial o percurso (ver roteiro). A estimativa, baseada em anos anteriores, é de que o público seja em torno de 100 mil pessoas. O Vigário-geral da Diocese e coordenador da Festa, Pe. Flávio Augusto convida todos os mossoroenses e visitantes a participarem da procissão. A Paróquia de Santa Luzia pede aos populares que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.
Os romeiros serão acolhidos na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, onde uma equipe da acolhida os recepcionará com café da manhã e almoço. Estão previstas caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos.
A Paróquia solicita a todos que possuem carros de som e paredões a procurarem a secretaria da Catedral para se inscreverem e acompanharem o cortejo religioso, auxiliando, dessa forma a sonorização da procissão. Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.
A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. Caso aconteça, uma equipe estará especialmente designada para localizar os pais ou responsáveis.
O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades e descerramento das bandeiras, além da última apresentação do Oratório de Santa Luzia.

Missas do Dia da Padroeira – 13/12

00h – Chegada da III Moto-Romaria de Santa Luzia com bênção das motos e primeira Missa da Festa.
5h – Segunda Missa dos Romeiros.
6h30–Terceira Missa dos Romeiros.
8h – Quarta Missa dos Romeiros.
10h – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
13h – Sexta Missa dos Romeiros.
15h – Sétima e última Missa dos Romeiros.

17h – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral. Percurso: Rua Idalino de Oliveira, Rua Santos Dumont, Avenida Jerônimo Rosado, Av. Dix-Neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro, Rua Rodrigues Alves, Rua Melo Franco, Av. Augusto Severo, Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira e chegada à Catedral. Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.

Acompanhe a Procissão ;

Rádio Rural de Mossoró
FM 105
Rádio Vitória FM Marcelino Vieira
Rádio Educatora de Patu
Rádio Web Boa Semente de Almino Afonso
TCM-Canal 10
TV Mossoró

COPA DO MUNDO 2014 PODE ALTERAR FÉRIAS ESCOLARES


Deputado Vicente Cândido durante leitura do relatório da Lei Geral da Copa em comissão da Câmara (Foto: Agência Câmara)

O relator da Comissão Especial da Lei Geral da Copa na Câmara, deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), informou  que incluiu no texto final do projeto uma mudança no calendário escolar de 2014 para antecipar o início das aulas e aumentar o período das férias de julho em toda a rede escolar durante o Mundial de futebol no Brasil.

Ele afirmou que a alteração no relatório final será apresentada oficialmente nesta terça-feira (13), quando a Lei Geral deve ser votada na comissão especial. Se aprovado na comissão, o texto, que tramita em regime de prioridade, vai direto para o plenário. Depois, ainda precisa ir para o Senado antes de ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Na maioria dos estados, as aulas começam no fim de fevereiro e as férias de meio de ano duram todo o mês de julho. De acordo com o calendário proposto pelo deputado, que valeria, segundo ele, tanto para rede pública quanto para rede privada, o ano letivo começará no dia 20 de janeiro de 2014 e as férias do meio de ano vão de 11 de junho a 21 de julho.

O mundial começa no dia 12 de junho e se encerra em 13 de julho -

A Lei de Diretrizes Básicas da Educação (Lei 9394/1996) não estabelece datas para o calendário escolar na educação básica, do ensino infantil ao ensino médio, deixando a definição de início e término das aulas para as secretarias municipais e estaduais de ensino. A legislação apenas define que precisa ser seguida a carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho escolar.

O relator esclareceu que a antecipação do início das aulas e o aumento das férias de meio de ano não causariam impacto no currículo escolar.

O deputado disse também que sua intenção, com a alteração no calendário das aulas, é desafogar o trânsito e desestimular que estados e municípios instituam feriados, conforme prevê a Lei Geral.

“É reconhecido no Brasil inteiro que nas grandes cidades, pelo menos, há um impacto no trânsito muito em torno da mobilização dos alunos no período escolar, eu creio que isso resolveria bastante a questão da mobilidade. Talvez nem precise, nesse caso, decretar feriados nos estados e municípios”, disse Cândido.


A Lei Geral reúne as normas para a realização do Mundial no Brasil, entre as quais as medidas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) com as quais o governo se comprometeu para promover a Copa.

Votação
De acordo com o relator, a expectativa da base governista é votar o projeto da Lei Geral no plenário da Câmara antes do recesso parlamentar - a previsão é de que as votações ocorram até o dia 23 de dezembro.

“Estamos costurando esse acordo e já avançamos bastante. Colocamos o projeto na mão de todos os líderes. Creio que na segunda é possível finalizar o texto e na terça votamos na Comissão. Estamos todos, governo e lideranças da base, imbuídos da intenção de votar na quarta-feira [em plenário], o que seria um grande feito da Câmara, levando a apreciação para o Senado em fevereiro do ano que vem”, afirmou o relator.

Sustentabilidade
Além de campanhas pelo desarmamento e contra as drogas previstas para o período da Copa, o deputado petista pretende incluir no projeto um item para estimular empresas e entidades envolvidas na organização do mundial a realizar programas de sustentabilidade.

O projeto vai criar um selo de sustentabilidade que será concedido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de acordo com critérios que demonstrem a contribuição para preservar o meio ambiente.

“Vejo um momento importante em que o Brasil se projeta para o mundo e pode também trabalhar a conscientização das empresas fornecedoras e entidades em apresentar programas que tenham no bojo a sustentabilidade. Ao adquirir esse selo, a empresa estaria, talvez, subindo no ranking da contribuição social e da responsabilidade social”, avaliou Vicente Cândido.

Aeroportos, bebidas e meia-entradaNa semana passada, a Comissão Especial da Lei Geral da Copa se reuniu para uma apresentação dos principais pontos do projeto. Uma das propostas debatidas foi a utilização de aeroportos militares como forma de aliviar a demanda por aeroportos civis durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A proposta é resultado de uma emenda de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). A intenção é discutir com o Ministério da Defesa o uso dos aeroportos militares para se receber delegações de atletas e autoridades dos países participantes do evento.

Outro ponto contemplado no relatório é a liberação, durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, em 2013, da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, atualmente proibida pelo Estatuto do Torcedor.

Pelo texto, a venda e o consumo ocorrerão somente nos bares e estabelecimentos situados no interior dos estádios, conforme procedimento adotado em países europeus.

A Lei Geral prevê ainda a reserva de pelo menos 300 mil ingressos - dentre os cerca de 1 milhão que serão colocados à venda direcionados a brasileiros - para estudantes, idosos, portadores de deficiência, indígenas e participantes de programa de transferência de renda, com preço sugerido de R$ 50.

O valor corresponde aos US$ 25 propostos pela entidade de futebol - de acordo com o texto, metade do preço do ingresso mais barato.

domingo, 11 de dezembro de 2011

PARAENSES NEGAM DIVISÃO DO PARÁ EM PLEBISCITO REALIZADO

Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito realizado neste domingo (11), manter o Estado unido e negaram a divisão territorial para criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Com isso, o Brasil continuará com 26 Estados, além do Distrito Federal. Até agora 66,38% dos votos foram apurados, mas é matematicamente impossível que o "Sim" à divisão ultrapasse o "Não", tanto para Carajás, quanto para Tapajós.
Até agora, 69,82% dos eleitores votaram contra a criação de Tapajós e 70,42% contra Carajás. As abstenções, até o momento, atingiram 25,23% do eleitorado. O resultado final deve ser homologado ainda esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará.
Essa foi a primeira vez na história do país que a população foi consultada, por meio de um plebiscito, sobre a divisão de um Estado. A última unidade da federação criada no Brasil foi o Tocantins, em 1988, mas a decisão foi do Congresso Nacional, sem passar pelos eleitores de Goiás –que teve a parte norte desmembrada.
O resultado de hoje já era esperado: de acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira (9), 65% dos eleitores não queriam a criação do Carajás, e 64% eram contra a separação do Tapajós.
Com a decisão deste domingo, encerra-se, ainda na segunda das quatro fases previstas, o processo de criação dos dois novos Estados. A primeira fase foi a aprovação, pelo Congresso Nacional, da realização de uma consulta popular. Caso o “sim” tivesse vencido, o processo seguiria para a terceira etapa: a análise da Assembleia Legislativa. Em seguida, na quarta e última etapa, o Congresso Nacional votaria se acataria o resultado do plebiscito e os argumentos do Legislativo estadual. Caso aprovasse a criação, editaria a lei complementar dos Estados, regulando detalhes das duas novas unidades da federação. A decisão deveria ainda ser sancionada pela Presidência.
Segundo o TRE, os paraense que não votaram no plebiscito terão até o dia 9 de fevereiro de 2012 para apresentar justificar à Justiça Eleitoral. Segundo normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito é equivalente a uma eleição normal, para escolha de candidatos. Por esse motivo, a falta sem justificativa conta para efeito de aplicação de multa e cancelamento do título.
Durante a votação, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou em entrevista coletiva em Belém que a votação é histórica. Segundo balanço preliminar, o pleito custou R$ 19 milhões, o que está abaixo da previsão inicial, de R$ 25 milhões. O presidente do TSE disse ainda que não houve registro de ocorrências no Estado, apenas a apreensão de material ilegal em Belém.

EX-PRESIDENTE LULA SERÁ SUBMETIDO A 3ª SESSÃO DE QUIMIOTERAPIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva retomará, amanhã (12), o tratamento contra o câncer de laringe diagnosticado no final de outubro. Lula fará a terceira sessão de quimioterapia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento está previsto para ocorrer no período da manhã.
Assim como na primeira sessão de quimioterapia, realizada no último dia 31 de outubro, e na segunda, realizada no dia 20 de novembro, Lula poderá passar a noite no hospital para acompanhamento médico e análise dos possíveis efeitos colaterais comuns em pacientes submetidos ao tratamento. Na primeira sessão, os médicos afirmaram que o ex-presidente não sentiu enjoos com os medicamentos.
Se tudo correr como o planejado pelos médicos, Lula deverá ser submetido também a sessões de radioterapia no início de 2012. Não há planejamento de cirurgia no cronograma de tratamento.

ADVERSÁRIO DO SANTOS NAS SEMIFINAIS DO MUNDIAL 2011

Leandro Domingues abriu o placar para a equipe japonesa com um belo gol


O Kashiwa Reysol, time comandado por Nelsinho Baptista, será o adversário do Santos na semifinal do dia 14 no Mundial de Clubes. A equipe japonesa superou o Monterrey, do México, em decisão por pênaltis na noite deste domingo, no Toyota Stadium, em Toyota. No tempo normal e na prorrogação, a partida terminou empatada por a 1 a 1. O brasileiro Leandro Domingues marcou para o time japonês, e o chileno Suazo fez o do mexicano. Nas penalidades, o Kashiwa venceu por 4 a 3.



O time japonês teve o apoio da maior parte da torcida entre os cerca de 25 mil pagantes. Além de ser comandada por Nelsinho, e ter Leandro Domingues com a camisa 10, a equipe também conta com o brasileiro Jorge Wagner.
 O time mexicano impôs dificuldade ao Kashiwa desde o início do jogo. Duas vezes com Suazo grandes chances foram desperdiças. Na primeira, o chileno saiu na frente do goleiro, mas ao tentar driblá-lo foi desarmado, e na segunda, o chute de esquerda foi parar na trave.

Aos poucos, a equipe japonesa foi conquistando espaço e da metade final do primeiro tempo em diante, também passou a atacar com perigo. Na melhor chance, o chute de fora da área de Jorge Wagner passou raspando a trave direita de Sugeno.

Na segunda etapa, o Kashiwa abriu o placar logo aos 8 minutos quando o Leandro Domingues aproveitou passe de Tanaka e bateu colocado no canto direito.

A pequena e barulhenta torcida japonesa ainda comemorava quatro minutos depois, e sofreu um baque com o empate do Monterrey em rápido contra-ataque. Cesar Delgado cruzou pela esquerda e Suazo marcou.

O duelo seguiu equilibrado no restante da segunda etapa, sendo que o time da casa teve as melhores oportunidades para marcar. Sem obter sucesso, a partida chegou ao fim do tempo regulamentar em igualdade.

A disparidade no condicionamento físico das equipes ficou evidente na prorrogação. A correria do time japonês seguiu intensa, enquanto os mexicanos sofriam com o cansaço em campo. Apesar disso, o marcador permaneceu empatado até o fim dos 30 minutos.

Nos pênaltis, Leandro Domingues, Hayashi, Kurisawa e Jorge Wagner marcaram para o Kashiwsa e só Tanaka desperdiçou. O Monterrey teve dois erros nas penalidades e perdeu a disputa por 4 a 3
.