sábado, 18 de agosto de 2012

PATUENSE SOFRE GRAVE ACIDENTE NA AVENIDA LAURO MAIA



DO BLOG NOVANÊS OLIVEIRA

Por volta das 02:40 horas deste sábado, 18/08, o jovem José Rodolfo Matias Nogueira, 24 anos de idade, natural de Patu-RN, filho de José Nilton Nogueira Santos (Zé Nilton) e Maria Lucicleide Matias, servidora da Secretaria de Tributação do RN (7ª URT - Pau dos Ferros), sofreu um grave acidente de moto na avenida Lauro Maia, centro desta cidade, vindo a falecer no local.
A vítima trafegava na moto Honda Bros 150, ano 2010, de cor preta, placa NNV - 7676 - RN, pertencente ao seu pai, quando nas proximidades da Loja Borges Eletromóveis, perdeu o controle do veículo ao passar numa lombada, indo de encontro a um poste, tendo morte instantânea.
Segundo informações, a vítima havia participado de uma festa de inauguração de uma churrascaria e saiu do local em visível estado de embriaguêz alcoólica. 
A vítima ainda foi socorrida para o hospital municipal de Patu e logo após a constatação do óbito, foi encaminhada para o ITEP de Mossoró para os procedimentos de necrópsia. 
Uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo Sargento ADONIAS compareceu ao local e efetuou os procedimentos de praxe.

TJOM COMENTA: O TJOM ENTRETENIMENTO, oferece solidariedade aos parentes do jovem Rodolfo, pois num momento tão complicado como esse a família, merece um conforto e a certeza de que ele está no reino dos céus ao lado do senhor Jesus Cristo, o blog lamenta o fato ocorrido e alerta a todos os jovens que álcool e transporte não combinam em nenhuma hipótese, e que fatos lamentáveis como esse não se repitam mais. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

COPA 2014: ARENA DAS DUNAS JÁ ULTRAPASSA 30% DAS OBRAS CONCLUÍDAS



No dia em que completou um ano em obras, a Arena das Dunas ultrapassou a marca de 30% de execução. O índice foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo secretário da Copa, Demétrio Torres, e pelo diretor-presidente do consórcio responsável pela construção, Charles Maia.
 
Desde o último mês, quando o estádio tinha 27% de conclusão, 1,2 mil operários trabalham no canteiro de obras. No total são quatro turnos e 23 horas de trabalho por dia em três horários: 7h às 19h; meio-dia às 23h; 20h às 6h. Segundo a Secopa, o número de trabalhadores chegará a 1,5 mil.

A construção do estádio segue na etapa de instalação das vigas para a montagem da superestrutura. No próximo mês, ela receberá as arquibancadas. Durante o processo, um guindaste com capacidade para 300 toneladas será utilizado.

Na última medição, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, afirmou que os trabalhos no canteiro de obras serão acelerados. A expectativa, de acordo com ela, é que a construção chegue a 50% em dezembro deste ano.
Desde o início da construção, as obras do estádio avançam 2,5% mensais. Com o mesmo índice nos próximos cinco meses, a execução chegará a 42%. 

A conclusão da Arena das Dunas deve ocorrer até dezembro de 2013. O estádio potiguar terá capacidade para 42 mil espectadores e receberá quatro jpgos da primeira fase da Copa do Mundo 2014.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MOMENTO SAÚDE: DIABETES E HIPERTENSÃO PODEM SE TORNAREM UM VILÃO CONTRA OS RINS


info rins (Foto: arte / G1)   
O processo de filtragem de todo o sangue que temos no nosso corpo é encabeçado por dois pequenos órgãos que ficam situados nas costas. Os rins, que pesam entre 150 e 300 gramas cada chegam a filtrar até 180 litros de sangue durante o dia.
Além de filtrar o sangue, os rins são importantes para manter o equilíbrio de líquidos e sais do organismo – é o mecanismo de controle mais elaborado que o corpo tem.
Com isso, eles controlam a pressão arterial, eliminam o excesso de substâncias químicas, como o sódio, produzem um hormônio que interfere na produção de células de sangue e ativam a vitamina D, essencial para a absorção de minerais no intestino.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10 milhões de pessoas no país tem alguma disfunção renal, mas poucas sabem. Os sintomas de problemas no rim não são de fácil identificação. Um deles é a retenção exagerada de líquido, que leva a inchaço e aumento da pressão arterial. Acordar várias vezes durante a noite para urinar também pode ser sinal de que algo está errado.
A hipertensão e, principalmente, a diabetes, estão normalmente associadas com as disfunções renais. Cerca de 100 mil brasileiros precisam fazer diálise – tratamento no qual alguma máquina ou líquido de fora do corpo é usado para filtrar o sangue – e, desses, 60% têm diabetes.
Os danos que essas duas doenças provocam nos rins são permanentes e, por isso, é importante mantê-las sob controle. A hipertensão machuca os rins porque o sangue passa com mais dificuldade pelos vasos. Já os diabéticos costumam perder proteína pela urina, o que também acarreta em lesões.
As pedras nos rins – ou cálculo renal – são formadas por substâncias que o rim elimina normalmente, como o cálcio ou o ácido úrico. A urina é formada por cristais, e algum distúrbio de metabolismo ou alimentação pode causar a formação das pedras. Elas podem sair pela urina ou com cirurgia.
Em geral, essa é uma alteração transitória e o funcionamento dos rins volta logo ao normal. A formação das pedras não está ligada à ingestão de minerais, como o cálcio, mas sim ao hábito de beber pouca água.
Uma enquete realizada pelo site do Bem Estar indicou que 49% dos leitores bebem até cinco copos d'água por dia. Outros 34% ingerem entre cinco e dez copos, e 17% tomam mais de dez por dia.
Um problema mais grave é a nefrite, uma inflamação no rim, precedida por algum outro problema. Por exemplo, uma infecção de garganta pode formar anticorpos que se juntam a algumas proteínas e formam um complexo proteico. Isso é depositado nos rins, que o enxergam como um corpo estranho, e isso provoca uma inflamação.
Existe ainda a doença renal policística, que é hereditária e atinge cerca de 3% das pessoas que precisam fazer diálise. O rim cresce, fica cheio de cistos e perde a capacidade de filtrar. Existem casos em que o órgão cresce tanto que chega a pesar até 8 kg.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

COMENTÁRIO ANÔNIMO

" O que enriqueçe uma cidade não é um debate,e sim a aplicação do dinheiro público em beneficio dos seus moradores"


TJOM COMENTA: Caro anônimo acato seu comentário e vejo que o realmente a aplicação do dinheiro público é a maneira mais cordial de um político com a cidade, mas vejo também que a população merece escutar propostas e idéias pois as eleições são de nosso interesse a qual nos é obrigatório o voto, vejo também que precisamos conhecer e analisar o que realmente pode sim ser executado numa gestão, afinal de contas o dinheiro público precisa ser aplicado e bem empregado para toda a cidade e população. Termino meu comentário informando aos leitores do TJOM ENTRETENIMENTO que um comentário feito só será publicado se houver identificação do autor para que haja a transparência do comentário.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DEBATE EM PATU, UMA NECESSIDADE DE PROPOSTAS E IDÉIAS

 

 
O município de Patu, localizado no alto oeste potiguar, que se destaca comumente pelas 

atrações turísticas, nos últimos meses está sendo alvo de um ataque a democracia, a 

mobilização virtual feita principalmente por jovens nas redes sociais pedindo um debate 


chama a atenção de todos que por ali navegam.


Os empecilhos e os obstáculos ficaram para trás, algumas reuniões já foram realizadas, 

as duas candidatas a prefeita sendo Evilásia Gildênia (PSB) atual prefeita e candidata a 

reeleição e Irene Magnólia (DEM) candidata oposicionista já foram convidadas a participar do 


ensaio democrático, o debate é primordial para decidir o voto.


A apresentação de propostas, de ideias, é proporcionada por meio do debate, o diretor do 

Campus Avançado de Patu o professor Dr. Josenir Calixta disponibilizou o auditório da UERN 


da cidade.


No dia 12 de agosto, Irene Magnólia (DEM) aceitou a realização do debate com a seguinte 

declaração: Quero um debate sim, sou a favor e estou a disposição, respeitando minha 

opositora e apresentando projetos e soluções para problemas da nossa cidade".

Enquanto isso a atual prefeita e candidata situacionista Evilásia Gildênia (PSB) não se 

manifestou, permanecendo em silêncio absoluto a respeito do assunto.



TJOM COMENTA: Espera-se que esse debate possa acontecer e que a atual prefeita 

mobilize-se pelo pela proposta feita, pois um debate enriquece nossa cidade e engrandece o 

conhecimento do cidadão patuense para que ele realmente faça a escolha correta no dia das 

eleições.

domingo, 12 de agosto de 2012

LONDRES 2012 TERMINA PARA DÁ O PONTAPÉ INICIAL EM RIO 2016

Brasil, Estádio Fogos, Olimpiadas, encerramento (Foto: Agência Reuters)

Agora é com o Rio de Janeiro. O encerramento dos Jogos de Londres marcou oficialmente a transferência do evento para a Cidade Maravilhosa. E essa transição foi marcada pela troca de estilos. O cinza londrino e a música pop britânica foram substituídos pelo sol carioca e o "samba do crioulo doido", como os organizadores do show brasileiro definiram a apresentação verde-amarela dentro da festa de encerramento. A entrega da bandeira olímpica ao prefeito da capital fluminense, mais do que um ato protocolar, representou que as Olimpíadas pertencem a partir de agora ao Brasil, com todas suas alegrias e 
responsabilidades que a realização de um acontecimento desse porte traz.


Mais musical e menos teatral, assim foi a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres.Se na festa de abertura o texto de William Shakespeare foi o fio condutor do evento, a despedida teve como seu ponto de partida o discurso de Wiston Churchill, primeiro-ministro que liderou a Inglaterra durante a 2ª Guerra Mundial. O cinza típico dos céus da capital inglesa, representado através de páginas de jornais que cobriam veículos, cenários e atores espalhados no centro do Estádio Olímpico deu lugar a uma explosão de cores, tendo como trilha sonora sucessos do pop britânico. Do grupo juvenil One Direction, passando por bandas como Kinks, Madness, Petshop Boys, Kaiser Chiefs até a referência máxima Beatles, a música foi o grande destaque do evento.
Renato, Alessandra Ambrosio e Seu Jorge, encerramento Londres 2012 (Foto: Agência AFP)
E as músicas do quarteto de Liverpool pontuaram os momentos mais marcantes da festa, que se prendeu ao lado contemporâneo da cultura britânica pós-década de 1960. E foi ao som  de um clássico dos Beatles, "Here comes the sun", que os principais atores dos Jogos de Londres entraram no estádio. Vários atletas que conquistaram medalhas nesta edição das Olimpíadas surgiram no meio da plateia e se encaminharam para o gramado, onde  delegações dos países participantes se encontravam. 
Encerramento de Londres, Olimpiadas (Foto: Agência Getty Images)
Entre o público presente, coube ao príncipe Harry representar a família real. Sem interagir com o evento como "fez" na cerimônia de abertura sua avô, a rainha Elizabeth II, o terceiro na linha de sucessão ao trono acompanhou de forma protocolar a festa ao lado da cunhada Kate Middleton (esposa do príncipe William) e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge.
Se Sua Majestade não estava no Estádio Olímpico desta vez, outra "rainha" se fez presente num dos momentos mais bonitos da festa. Quando tocou "Bohemian Rhapsody", do grupo de rock Queen, milhares de leds espalhados nas arquibancadas foram acesos formando um grande mosaico colorido que se movimentava ao ritmo da música. Ao contrário do que se esperava, não houve a projeção holográfica do falecido líder e vocalista da banda, Freddie Mercury, no centro do gramado, mas em telões.
Logo após apresentação dos músicos remanescentes do Queen (que tocaram "We will rock you"), veio o momento mais esperado para os brasileiros: a transferência da bandeira olímpica. O prefeito de Londres, Boris Johnson, subiu ao palco central com a bandeira e a passou para o presidente do COI. Em seguida, Jacques Rogge a entregou para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A partir dali, os Jogos passaram, literalmente, para as mãos do povo do Brasil.
A entrega da bandeira foi a deixa para a festa brasileira no Estádio Olímpico. Durante oito minutos, a cultura do país foi representada através de seus clichês: o samba no pé, representado pelo gari passista Renato Sorriso, o sincretismo religioso, na figura da cantora Marisa Monte vestida de Iemanjá, a mistura de culturas, explicitada numa dança indígena e na música "Maracatu Atômico", cantada pelo rapper carioca BNegão. Depois da entrada do "malandro" Seu Jorge (que cantou "Nem vem que não tem", uma das principais músicas do estilo que ficou conhecido como "pilantragem"), o palco se transformou numa réplica do calçadão de Copacabana, onde capoeristas e passistas e a modelo Alessandra Ambrósio evoluíram abrindo alas para um dos maiores ícones do país: Pelé. Samba, ginga e futebol, esse foi o cartão de apresentação da cidade-sede das próximas Olimpíadas.


BRASIL É PRATA NO VÔLEI MASCULINO, NO ULTIMO DIA DOS JOGOS DE LONDRES 2012


Estava tudo tranquilo: depois de fazer 2 a 0 com pleno domínio do jogo, o Brasil chegou a ter dois matches points, mas os desperdiçou, permitiu a reação da Rússia e perdeu a final do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Londres por 3 sets a 2, parciais de 25-19, 25-20, 27-29, 25-22 e 15-09.
Com isso, o técnico Bernardinho acumula a segunda prata seguida em Olimpíadas. Depois de vencer Atenas 2004, o técnico foi derrotado pelos Estados Unidos em Pequim 2008. Desta vez, porém, foi mais doído, já que contra os americanos os brasileiros foram dominados durante a partida quase inteira.
O vacilo ainda custou ao Brasil um feito: se os homens tivessem vencido, o País igualaria as seleções da União Soviética de Cidade do México 1968 e em Moscou 1980 como campeãs tanto no vôlei masculino como no vôlei feminino. Em Pequim 2008, o País havia chegado perto do feito, mas a equipe masculina também perdeu.

Depois de tomar a virada na terceira etapa, Dante sentiu uma lesão no joelho e Bernardinho precisou colocar Giba em quadra no quarto set. O experiente jogador, porém, foi muito mal e não demorou a ser substituído por Thiago Alves. Porém, de nada adiantou e o Brasil não só perdeu esta etapa como também no tie-break, quando Dante voltou no sacrifício. Mas não deu: o gigante Dmitriy Muserskiy, que marcou 31 pontos, brilhou na etapa decisiva e garantiu a virada.
É preciso também ressaltar o nó tático que o técnico Vladimir Alekno deu em Bernardinho a partir da terceira parcial, mudando Muserskiy da posição de central para oposto - antes da alteração, ele havia feito somente quatro pontos.
Desta forma, os homens russos vingam o time feminino, que desperdiçou seis match points contra o Brasil nas quartas de final em Londres 2012 e acabou eliminado. Este é o primeiro título da Rússia no vôlei desde o fim da União Soviética, em 1991. Curiosamente, a equipe havia sido derrotada pelos brasileiros por 3 a 0 na primeira fase da competição na Inglaterra.

PARABÉNS A TODOS OS PAIS



O BLOG TJOM ENTRETENIMENTO DESEJA UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS PAPAIS, QUE ESTE DIA SEJA DE MUITA ALEGRIA, PAZ E REFLEXÃO........