sábado, 14 de abril de 2012

CONEXÃO VERDE: ASAS DE BORBOLETAS PODEM COLETAR ENERGIA SOLAR


As asas das borboletas não são apenas bonitas: elas também são coletoras de energia solar sofisticadas, que contribuem para manter as borboletas aquecidas. Além disso, os pesquisadores afirmam que a estrutura em forma de escamas pode fornecer pistas valiosas para o desenvolvimento de tecnologias solares superiores.



“A capacidade de manipular e coletar a luz é importante para a performance de dispositivos de energia solar”, afirmou Tongxiang Fan, cientista de materiais da Universidade de Shanghai Jiao Tong, na China, que está liderando a iniciativa. Ele e seus colegas relataram as descobertas na semana retrasada, no encontro anual da Sociedade Americana de Química, em San Diego.
Os cientistas usaram um microscópio eletrônico para estudar a estrutura das asas de duas espécies de borboletas pretas. Eles escolheram as asas pretas porque elas absorvem o máximo de energia solar.
Eles descobriram que as asas são compostas de escamas compridas e retangulares, que estão sobrepostas de maneira semelhante a telhas em um telhado. As escamas das duas espécies também possuíam sulcos pronunciados, com pequenos orifícios dos dois lados conduzindo até a camada seguinte.
Essa estrutura direciona a luz para a próxima camada, o que contribui para a captura de uma grande quantidade de calor. Os pesquisadores também criaram um modelo para usar a energia solar da mesma forma que as asas das borboletas.
“O protótipo é muito, muito eficiente”, afirmou Fan. Ele e sua equipe estão trabalhando agora na criação de um produto para comercialização que usa as asas como fonte de inspiração. “Este é apenas o primeiro passo”, afirmou Fan.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

EMPRESAS LANÇAM TECNOLOGIA PARA APOSENTAR OS ÓCULOS 3D EM TVs

Dolby 3D, nova tecnologia lançada pela Dolby em parceria com a Philips (Foto: Divulgação)


A Dolby e a Philips anunciaram uma tecnologia que pode dar fim à necessidade dos óculos para se assistir imagens em 3D na televisão. As empresas se uniram para a criação do "Dolby 3D", um formato revolucionário que promete possibilitar que dispositivos tridimensionais de qualquer tamanho exibam este tipo de transmissão sem que os usuários precisem das tradicionais lentes para assistir.



As companhias garantem que o Dolby 3D vai funcionar em smartphones, tablets, PCs e televisores. Ramzi Haidamus, vice-presidente executivo de vendas e de marketing na Dolby Laboratories, explicou que um dos objetivos da companhia é popularizar o 3D.
“Acreditamos que o Dolby 3D pode facilitar a adoção do 3D, criando uma experiência visual sem óculos, altamente aproveitável. Junto com a tecnologia da Philips, baseada em anos e anos de pesquisa, planejamos implantar esta filosofia. Integrar as nossas tecnologias e forças é ótimo. Todos os consumidores vão saber que o conteúdo do Dolby 3D em uma televisão 3D, que estão vendo um produto de qualidade”, disse.
De acordo com comunicado oficial emitido pelas companhias, o foco do projeto será trabalhar em conjunto com fabricantes de eletrônicos para fazer com que este formato seja adotado por elas e se torne um padrão para a tecnologia. Os produtores de filmes e séries também serão contactados, para que o Dolby 3D seja usado também na produção de conteúdo tridimensional.
“Estamos introduzindo um formato 3D HD que permite que produtores e fabricantes disponibilizarem imagens tridimensionais em alta definição em qualquer dispositivo”, informou Ruud Peter, diretor da Philips.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FLAMENGO VENCE LANUS MAS ESTÁ ELIMINADO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Diego Luis Braghieri do Lanús e Vagner Love do Flamengo (Foto: AP)

Com o resultado, o time carioca terminou sua participação no Grupo 2 na terceira colocação, com oito pontos, dois a menos que o líder Lanús e um a menos que o Emelec. O Olimpia também somou oito pontos, porém perdeu para os rubro-negros no saldo de gols e ficou na lanterna do grupo.
O Flamengo entrou em campo em ritmo lento, e foi o Lanús que comandou as ações nos minutos iniciais. A primeira boa chegada rubro-negra se deu apenas aos 9 minutos, quando Ronaldinho deu bom passe para Love no lado esquerdo da área. O atacante bateu para fora, rente à trave direita do goleiro Marchesín.
O Lanús, que uma vez mais atuou sem Camoranesi, machucado (no jogo de ida, na Argentina, o campeão mundial pela Itália também fora vetado) seguiu com domínio territorial, mas acabou por levar o primeiro gol numa jogada de bola parada. Aos 17, Bottinelli bateu escanteio e Welinton apareceu no segundo pau para escorar de cabeça. Foi o terceiro gol do zagueiro com a camisa do Flamengo, o primeiro no ano.
Com o gol, o Flamengo se animou e passou a criar mais, porém não deixou de sofrer com contra-ataques. Ronaldinho alternou bons e maus momentos. Tentou algumas jogadas de efeito e acertou umas, errou outras. Após cobrar uma falta na barreira, ouviu a torcida pedir Bottinelli numa segunda oportunidade. Ele mesmo cobrou, outra vez na barreira, mas desta vez a bola sobrou para Love, que quase marcou o segundo.
Na defesa, o Flamengo voltou a dar sustos. Aos 27 do primeiro tempo, o Lanús entrou tabelando na área rubro-negra e a bola chegou a Valeri, que soltou uma bomba. Felipe mandou a escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Regueiro apareceu livre na área, mas cabeceou para fora.
Ainda antes do intervalo, o Flamengo conseguiu ampliar sua vantagem. Aos 41, Ronaldinho fez boa jogada pelo meio e deu passe açucarado para Deivid. O atacante recolheu no lado direito da área e bateu rasteiro. A bola ainda desviou levemente na zaga antes de tomar o caminho da rede.
No fim do primeiro tempo no Engenhão, tudo dava certo para o Flamengo. O time vencia por 2 a 0 e Olimpia e Emelec empatavam em Assunção. Entretanto, pouco antes do fim da etapa inicial no Paraguai, o Olimpia abriu o placar.
R10 à moda antiga
No segundo tempo, o Flamengo tinha a missão de conservar sua vitória e torcer para que o Emelec buscasse o empate em Assunção. E o Rubro-Negro só precisou de cinco minutos para conseguir conforto no placar. Luiz Antonio deu um chapéu antes do meio do campo e iniciou contra-ataque do Fla. A bola chegou a Deivid, que passou até Ronaldinho. O craque então fez lembrar o jogador que encantou o mundo na última década. Deixou dois marcadores para trás com dribles plásticos e cruzou na medida para Luiz Antonio, que pegou de primeira e fez 3 a 0.
Com boa vantagem, o Flamengo viu o Lanús subir de produção. O time argentino, tocando bem a bola, conseguiu se colocar mais à frente e passou a rondar mais a área rubro-negra. Aos 9, Willians, machucado, deu lugar a Muralha.
O centroavante Pavone, um dos principais destaques do Lanús, incomodou o Flamengo com alguns chutes. Num deles, Felipe defendeu. Em outro, a bola saiu por cima do gol.
Jogo louco no Paraguai
Aos 23 minutos, a torcida explodiu no Engenhão. O Emelec empatou o jogo. Era tudo o que o Flamengo precisava. Joel, à beira do campo, comemorou efusivamente.
Daí em diante, o panorama seguiu com o Flamengo tentando tocar a bola e criar chances, e o Lanús mais presente, porém sem muito ímpeto para buscar uma reação. Classificado, o time argentino tentou diminuir a desvantagem, mas não criou grandes chances.
As atenções, de fato, estavam em Assunção. Olimpia e Emelec lutaram até o fim. Nos minutos finais, o jogo ficou eletrizante. Três gols a partir dos 42 minutos. Melhor para o Emelec, que venceu por 3 a 2 e tirou a vaga das mãos do Flamengo com um gol aos 47 do segundo tempo.

MAIORIA DO STF APOIA INTERROMPER GRAVIDEZ DE ANENCÉFALOS

Ministro Carlos Ayres Britto chega ao STF
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apoia a interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, também chamada antecipação terapêutica do parto -foram sete manifestações favoráveis e uma contra. O voto decisivo foi dado nesta quinta-feira (12) pelo vice-presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Até a proclamação do resultado pode haver mudança nas decisões. Dois membros da mais alta corte do país ainda não se manifestaram sobre o assunto.
O julgamento havia sido suspenso ontem, com cinco ministros favoráveis à interrupção da gravidez nesses casos e apenas um contra, Ricardo Lewandoski. Vale lembrar que, caso se confirme a decisão favorável dos ministros sobre a interrupção da gravidez de anencéfalos, caberá a gestante decidir se leva a gestação adiante ou realiza a antecipação terapêutica do parto.
“[A interrupção da gravidez de anencéfalos] só é aborto em linguagem coloquial. Não é aborto em linguagem jurídica”, completou o vice-presidente da Corte. “Se todo aborto é uma interrupção de gravidez, nem toda interrupção de gravidez é um aborto para os fins penais”, disse o ministro.
 “O crime deixa de existir se o deliberado desfazimento da gestão não é impeditivo da transformação desse organismo em uma pessoa humana”, disse Ayres Britto. O ministro ainda comparou os anencéfalos a “uma crisálida que jamais chegará ao estágio de borboleta”, porque “jamais alçará voo”.
Para a maioria dos ministros, não há aborto no caso dos anencéfalos porque não há vida em potencial. Consequentemente, não há crime. O aborto é permitido apenas em casos de estupro e de risco à vida da gestante. Defenderam a tese, além de Ayres Britto, o relator Marco Aurélio de Mello, Rosa Maria Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Para o dissidente Lewandowski, a interrupção da gravidez de anencéfalos é aborto e não foi autorizada pelo Poder Legislativo, o que transformaria essa medida um crime. Entre os 11 ministros, apenas Dias Tóffoli não participa do julgamento, porque já tratou do caso quando era advogado-geral da União. 
Gilmar Mendes também chamou a interrupção de fetos anencéfalos de aborto, mas avaliou, diferentemente de Lewandowski, que o caso “está compreendido entre as duas clausulas excludentes da ilicitude”, ou seja, estupro ou risco de vida da mãe. Ele disse ainda que o Ministério da Saúde deveria divulgar normas para diagnósticos claros de anencefalia.

“A falta de um modelo institucional adequado contribui para essa verdadeira tortura física e psíquica, causando danos talvez indeléveis, na vida dessas pessoas”, afirmou. Mendes disse também que o ideal seriam dois laudos médicos confirmando a anencefalia antes que haja a interrupção a gravidez. O ministro admitiu ainda que a decisão do Supremo não impede o Congresso de editar uma lei que trate do assunto.
Ainda votarão os ministros Celso de Mello e o presidente da Corte, Cézar Peluso.
Relator da ação no STF, Marco Aurélio afirmou que dogmas religiosos não podem guiar decisões estatais e fetos com ausência parcial ou total de cérebro não têm vida. A ministra Rosa Maria Weber admitiu que conceitos científicos são mutáveis e considerou que anencéfalos podem sobreviver por meses – o que médicos negam. Mas acabou votando a favor da interrupção da gravidez nesses casos "porque não está em jogo o direito do feto, mas sim da mulher".

 Ao contrário do que defendem entidades religiosas, o relator afirmou que o feto anencéfalo não tem como viver. "Hoje é consensual no Brasil e no mundo que a morte se diagnostica pela morte cerebral. Quem não tem cérebro não tem vida", disse. "Aborto é crime contra a vida em potencial. No caso da anencefalia, a vida não é possível. O feto está juridicamente morto."
Lewandowski refutou a tese, levando em conta a vontade dos legisladores ao escreverem as condições em que o aborto é permitido. “Até agora os parlamentares decidiram manter intacta a lei penal, excluída as duas hipóteses [estupro e risco de vida da mãe]”, disse. O ministro afirmou que o Supremo só pode legislar de forma negativa, “para extirpar do texto jurídico o que contradita ao texto constitucional".
"Além de discutível do ponto de vista ético e jurídico, [a medida] abriria as portas para a interrupção de inúmeros embriões que sofrem ou venham a sofrer de problemas genéticos que levem ao encurtamento de suas vidas intra ou extrauterinas", afirmou.
Em uma antecipação do seu voto, o ministro Joaquim Barbosa acompanhou o relator e remeteu a decisões antigas que já tomou na corte.
Luiz Fux apelou à dignidade da vida da mãe. “É até desumano ler esses efeitos nocivos e deletérios para a saúde da mulher”, disse ele, referindo-se a problemas recorrentes nas mulheres após gestações desse tipo.
Desvincular a decisão o Supremo do aborto geral foi o centro do voto da ministra Cármen Lúcia. "O Supremo não está decidindo sobre o aborto. Decisões judiciais são oferecidas de acordo com objeto apresentado para a decisão", disse.
Na sessão de quarta-feira, grupos católicos se manifestaram diante do STF, incluindo um casal com uma filha vítima de acrania – problemas de formação do crânio. A ação em julgamento trata exclusivamente de casos de anencefalia (ausência da maior parte do cérebro).
Tramitação
A ação chegou ao STF em 2004, por sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A entidade defende a antecipação do parto quando há má formação cerebral sem chance de longa sobrevivência para a criança. Para grupos religiosos, incluindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o princípio mais importante é o de que a vida deve se encerrar apenas de forma natural.
A prática já foi autorizada pela Justiça em mais de 5.000 casos desde 1989, segundo especialistas. Em julho de 2004, uma liminar do ministro Marco Aurélio de Mello autorizou a interrupção, independentemente de ordem judicial específica. A decisão vigorou por 112 dias, período em que enfrentou forte pressão da Igreja Católica, e foi derrubada pelo plenário do STF em outubro do mesmo ano porque a maioria dos ministros considerou que não havia urgência para a sua concessão.
Anencefalia
A anencefalia causada por um defeito no fechamento do tubo neural (estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal). Ela pode surgir entre o 21º e o 26º dia de gestação. O diagnóstico é feito no pré-natal, a partir de 12 semanas de gestação, inicialmente por meio de ultrassonografia. Entidades médicas afirmam que o Brasil tem aproximadamente um caso para cada 700 bebês nascidos.
A grande maioria das crianças que nascem sem cérebro morrem instantes depois. Além de carregar no útero um bebê fadado a viver possivelmente por alguns minutos, as mães ainda têm de lidar com a burocracia de registrar o nascimento e o óbito no mesmo dia. O advogado da CNTS na ação, Luis Roberto Barroso, classifica a gravidez de anencéfalos de “tortura com a mãe”.
Os críticos da interrupção de gravidez de anencéfalos citam um caso de 2008 em Patrocínio Paulista, interior de São Paulo. Marcela de Jesus Ferreira sobreviveu um ano e oito meses porque a ausência de cérebro não era total. Marco Aurélio disse em seu pronunciamento que o caso não era de anencefalia, conforme confirmado por especialistas.
De acordo com uma pesquisa do instituto Datafolha, em 2004 havia 67% de paulistanos favoráveis a interromper a gravidez de bebês com anencefalia.

Entenda a anencefalia e a merocrania, outro tipo de malformação

  • Na anencefalia, há a ausência da maior parte do cérebro e da calota craniana (parte superior e arredondada do crânio). Na merocrania, uma condição extremamente rara, há um defeito menos acentuado da caixa craniana e o resquício do cérebro é coberto por uma membrana. Ambas as anomalias são fatais, mas, no segundo caso, a sobrevida costuma ser maior. O tronco cerebral, quando bem formado, garante ao feto funções vitais como respiração e batimentos cardíacos

quarta-feira, 11 de abril de 2012

INTERATIVIDADE DO LEITOR: NOVO COMENTÁRIO DE NAZARENO JÚNIOR ALVES



EM RESPOSTA AO COMENTÁRIO FEITO POR MACIHELIO DANTAS O BLOGUEIRO JUNIOR ALVES REBATEU E DISSE:

"Caro Macihelio Dantas, não entendo da sua parte dizer que esse homem fez "algumas coisas boas", amigo ele fez bastante coisas boas, ao contrario do seus heróis que ai estão hoje ele trabalhou mesmo pela nossa querida Patu, e por tudo que ele fez passa por despercebido um desvio de verbas pois quase todos os ex-prefeitos hoje tem um processo por esse caso, e não venha dar uma de defensor da da gestão vermelha não certo? pois se não me engano o atual secr. de Saúde é envolvido em vários escândalos de desse tipo também e o que ele fez para melhorar nossa cidade? nada...
Outra coisa você que suponho que seja do lado DELA pode falar em obras inacabadas? Tem andado no santuário do lima esses últimos meses? pois lá tem uma viu. Saúde boa a de hoje? somos a 3º pior do estado e estamos entre os municípios que tem mais índices de dengue meu amigo. Educação? Falta até folha de oficio em algumas escolas municipais viu.
Pintar cidade todos conseguem, vamos ver quem tem coragem de fazer mais de 800 casas populares, quem tem coragem pra calçar e sanear mais de 60% de um município e etc...Então antes de vim aqui elevar essa linda saúde olhe isso http://patucidadedaserra.blogspot.com.br/2012/03/entre-167-cidade-patu-fica-na-posicao.html .
Abraços !"

INTERATIVIDADE DO LEITOR: COMENTÁRIO DE MACIHELIO DANTAS

"È simples expor o lado bom de um político que realmente fez algumas coisas boas, mas existe tbm o lado negro. Suposto desvio de dinheiro pública que seria usado para construção de uma creche, obras inacabadas, saude esquecida, educação sucateada, e por ai vai.

A prefeitura antes não faziam carreata, não por humildade nem por dignidade com o povo, não fazia pq a prefeitura simplesmente não tinha veículos para isso. A saúde era muito ruim, iriam fazer uma carreata comemorando o que? Falta de atendimento médico? Na verdade falta de humildade e diginidade com o povo era o tratamento que existia com o povo naquela época.

Hoje Patu tem 9 veículos adquiridos depois da nova administração. Reformas em quases todos os prédios públicos. Patu esta mais bonita, o patuense esta orgulhoso de sua cidade. A saúde é outra, a educação é outra, a cidade esta ficando linda, deve ser por isso que tem tanta gente com ELA... 

Deve ser por isso que ate ELE, ta vendo que Patu melhorou e ELE ta querendo ficar do lada dELA tbm."

terça-feira, 10 de abril de 2012

INTERATIVIDADE DO LEITOR: COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO NAZARENO JUNIOR ALVES


"Venho aqui neste espaço falar um pouco desse zum zum zum que rola por Patu onde não se fala em outra coisa a não ser uma possível adesão do ex-prefeito Possidônio Queiroga para a base da prefeita, para mim um comentário no minimo irresponsável por um blog que a muito tempo deixou de fazer seu trabalho como fazia de inicio, mas cada um fala o que quer e também escuta o que não quer, em fim dou aqui minha opinião a respeito do caráter desse cidadão chamado Possidônio Queiroga. POPO um cara deu ao povo de Patu, o que uma família qando esteve no poder privou: Dignidade sendo forasteiro, mostrou mais amor por minha terra do que os legítimos patuenses que aqui estiveram, sendo um simples contador , botou dois doutores na cadeira e ensinou o que era administrar com eficiência e eficacia, tem o carisma de quem é do povo, cometeu erros, mas foi homem para assumi-los, é um vencedor que representa a possibilidade de Trazer avanços a minha cidade, Patu precisa dele novamente... Se digo isso é pq pra quem é Gosta de historia sabe: Juscelino, qndo assumiu prometeu avançar o brasil 50 anos em 5... Infelizmente o que o povo de Patu não sabia era q elegendo esses gestores, incompetentes q ai estão, Nossa cidade ao invés de avançar, voltou no tempo, voltou 40 anos atrás em quase 4 de mandato e hoje em Patu, vivemos em plena década de 70, em q existe uma ditadura, não a militar, mas a caraubense em que a prefeitura está fechada para os pobres, em que o hospital existe um péssimo atendimento pois não ouvi falar eu vejo todas as malditas vezes que preciso ir lá, se for algo alem de injeção e soro não se resolve lá, nem isso, é pra mossoró , em q o povo se quiser água tem q fazer dança da chuva, pois os administradores, não tem capacidade de matar a sede de seu povo, o povo a muito clama por avanços e só vemos desculpas, até crise mundial foi usada para explicar o pq de tanta ineficácia... Hoje até carreata vemos em uma simples entrega de ambulância, com trio elétrico e tudo mais, digno de quem não faz nada e quando faz não consegue se segurar e de alguma forma de alegar a população, digo e provo que na época em que Popo estava a frente da PMP nunca ocorreu isso pois ele sim era acostumado a trabalhar com DIGNIDADE e sobre tudo HUMILDADE não precisava fazer carreata para mostra o que fazia e fez pois o povo tinha conciencia disso, nem mesmo quando prometeu 400 casa e fez 586, por isso venho aqui defender sua personalidade seu caráter e seu compromisso com o povo. Por estas razões acho que esse cara não tem coragem de fazer o que o tal blog vermelhinho postou no dia 1º de abriu, pois ao contrario de muitos ele não é mercadoria barata, que se enconhtra em liquidação na prateleira de pousadas e lanchonetes. Abraços e agradeço o espaço."

TJOM COMENTA: Lembrando aos leitores do TJOM ENTRETENIMENTO, que é de inteira responsabilidade do autor do comentário o que foi dito, e que o nosso blog visa a democracia e a liberdade de expressão com os internautas, podendo ter sempre a opinião livre de qualquer pessoa de lado A ou B, tendo em vista que certas repercussões é de inteira responsabilidade do autor de qualquer tipo de comentário. AGRADEÇO A COMPREENSÃO, e que tudo fique devidamente esclarecido. 

EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO LIDERA PESQUISA PARA PREFEITO DE NATAL-RN




O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves lidera mais uma pesquisa Consult divulgada nesta terça-feira(03). Na pergunta estimulada do levantamento Sinduscon/Consult com 42,5%, contra 44,2% registrados na pesquisa anterior.
Já Wilma de Faria tem 19,1%, Rogério Marinho cresceu de 6,8% para 8,1%; Hermano Morais passou de 3,6% para 4,4% e Fernando Mineiro passou 3,7% para 4,1%.
A prefeita Micarla de Sousa marcou 1,7%; Albert Dickson ficou em 0,4%.
A pesquisa foi realizada em 44 bairros da capital entre os dias 29 e 31 de março. Foram realizadas 1.000 entrevistas, distribuídas de acordo com a estratificação do eleitorado: 350 na Zona Norte de Natal; 220 na Sul; 160 na Leste e 270 na Oeste.
A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 9/2012. A margem de erro é três pontos percentuais e o índice de confiabilidade, de 95%.



FONTE: BLOG PATU CIDADE DA SERRA

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CONFIRA AS IMAGENS DA PEÇA TEATRAL PAIXÃO DE CRISTO, NA IGREJA MATRIZ PATU-RN

Foi realizada nesta sexta dia 06 de Abril na IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, a incenação da PAIXÃO DE CRISTO, onde foi bastante prestigiada pelo público presente, foram aproximadamente 80 artistas da terra e com destaque para vários atores,o blog TJOM ENTRETENIMENTO parabeniza a todos os responsáveis pela peça teatral, CONFIRAM COMO FOI: