segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

LIONEL MESSI É ELEITO PELA 4ª CONSECUTIVA O MELHOR JOGADOR DO MUNDO PELA FIFA


messi fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)
Exterminador de recordes em 2012, Lionel Messi não precisou mesmo do sucesso coletivo para levar mais um prêmio para casa. E que prêmio! Vestindo um smoking no mínimo diferente com bolinhas brancas na festa de gala da Fifa, no Teatro Kongresshaus, em Zurique, cidade-sede da entidade, na Suíça, o craque argentino foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva, superando Cristiano Ronaldo, do arquirrival Real Madrid(segundo) , e Andrés Iniesta, companheiro seu no Barcelona (terceiro).
- A verdade é incrível poder receber esse prêmio. Realmente dessa vez eu quero compartilhar isso com os meus companheiros de Barcelona, principalmente Andrés. É um orgulho estar ao seu lado e poder jogar todo o dia com você, os meus companheiros de seleção argentina, as pessoas que votaram por mim, capitães de seleção, técnicos, todos aqueles... Eu estou nervoso. Quero agradecer à minha família, alguns amigos, e finalmente muito especialmente à minha esposa e ao meu filho, que é a coisa mais linda que Deus me deu - disse o astro, lembrando o nascimento de Thiago Messi no início de novembro.
Numa votação com treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela revista francesa "France Football", o camisa 10 do Barça recebeu 41,6% dos votos, contra 23,68% de Cristiano Ronaldo e 10,91% de Iniesta. A Bola de Ouro veio das mãos de Fabio Cannavaro (vencedor em 2006) e o colocou num novo patamar, certamente aguçando a discussão sobre quem é o maior atleta da história. Messi é agora o único do planeta a ter faturado quatro Bolas de Ouro (apenas em 2009 a premiação da entidade e da revista não eram alinhadas).
SELEÇÃO DA FIFA fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)
Quem mais chegou perto do feito do argentino foi um francês. Michel Platini, atual presidente da Uefa, conquistou a Bola de Ouro da "France Football" três vezes em sequência (1983, 1984 e 1985), quando defendia o Juventus, da Itália, além de sua seleção. O brasileiro Ronaldo, o francês Zinedine Zidane, e os holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten também foram eleitos os melhores do mundo em três oportunidades, seja pela entidade (desde 1991) ou pela renomada revista francesa (desde 1956).
Independentemente dos títulos, a Bola de Ouro foi para as mãos de quem mais comemorou gols no ano. Apesar de ter conquistado apenas a Copa do Rei com o Barça, Lionel Messi marcou 91 em 69 jogos, quebrando a marca de Gerd Müller, que havia anotado 85 vezes em 1972 pelo Bayern de Munique e seleção alemã. A Fifa, porém, não valida oficialmente o recorde - a federação da Zâmbia chegou a alegar que Godfrey Chitalu balançou as redes 107 vezes também em 1972.
Além de ver o nascimento de seu filho Thiago, Messi teve como diferencial em 2012 sua participação pela Argentina. Criticado por não repetir na seleção o futebol do Barcelona, ele decidiu, com grandes atuações, confrontos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo ou em amistosos, como contra a própria seleção brasileira em junho, quando anotou um hat-trick nos Estados Unidos, na vitória dos hermanos por 4 a 3.
Em 2011/2012, ele também superou o recorde registrado por Cristiano Ronaldo e tornou-se o maior artilheiro de uma única edição do Campeonato Espanhol, com 50 gols em 37 jogos. Na Liga dos Campeões, ele se sagrou o primeiro da história a marcar cinco vezes numa só partida - contra o Bayer Leverkusen, pelas oitavas de final.



domingo, 6 de janeiro de 2013

GOVERNO DO RN DECIDE NÃO PROLONGAR ESTADO DE CALAMIDADE NA SAÚDE NO ESTADO


Rosalba Ciarlini: "Sei que a gente tem muito a melhorar" (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Passados seis meses da decretação de estado de calamidade pública na Saúde do Rio Grande do Norte, através do Decreto nº 22.844 assinado no dia 4 de julho de 2012, o cenário nos corredores dos hospitais mantidos pelo Governo do Estado pouco mudou em relação ao período anterior à confirmação da situação calamitosa. Para a governadora Rosalba Ciarlini, entretanto, "o terreno para a colheita da melhoria foi preparado" e, em breve, a população potiguar começará a sentir os efeitos dos 180 dias do Decreto, que culminou na liberação de recursos federais e posterior financiamento de reformas e ampliações de unidades hospitalares, ativação de novos leitos de clínica médica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Há, ainda, uma novidade que ainda não foi detalhada pelo Executivo Estadual: a criação da Força Estadual de Saúde.
Governadora Rosalba Ciarlini, o titula da Sesap, Isaú Gerino, e o coordenador do Plano, Luiz Roberto Fonseca (Foto: Ricardo Araújo/G1)
"Nós preparamos o terreno para colher a melhoria. Nós temos que pensar a Saúde como um todo: na prevenção, vigilância e no tratamento", argumentou a governadora, que é médica pediatra. Ela destacou, ainda, que tudo o que se refere à Saúde deve ser tratado com prioridade. Indagada, porém, sobre a realidade dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, irem de encontro com o discurso defendido pelo Governo do Estado, Rosalba Ciarlini respondeu com ênfase: "Nós não estamos dizendo que acabamos com as filas, com os pacientes nos corredores. Nós estamos ampliando a oferta de leitos e isto será sentido em breve. As reformas estão sendo feitas e há leitos de retaguarda em diversos hospitais. Eu reconheço e sei que a gente tem muito o que melhorar".
Kátia Mulatinho: "Esperamos que em um ano não tenham mais pacientes no corredor" (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Dentro do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência, o Governo do Estado incluiu a criação da Força Estadual de Saúde. O anúncio do novo projeto, porém, foi superficial e não detalhou quanto será investido, quantos profissionais estarão envolvidos e de que forma atuarão e qual infraestrutura será disponibilizada. "Será um custo mínimo. Não terão custos adicionais. A Força Tarefa irá atuar em situações de calamidade, em mutirões de cirurgias, em casos de greves, em catástrofes", limitou-se a comentar a governadora. Ela adiantou, contudo, que não próxima semana será publicado um decreto oficializando e detalhando a operacionalização da Força Estadual de Saúde. Além desta iniciativa, Rosalba disse que mais nove enfermeiros e 22 médicos aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) foram convocados nesta sexta-feira (4).
Segundo a secretária adjunta da Sesap, Kátia Mulatinho, serão necessários pelos menos mais 365 dias para que os corredores do Hospital Walfredo Gurgel sejam esvaziados. "Há uma superlotação nas maternidades, hospitais e uma falência da Saúde do Municiípio de Natal, temos que reconher isso. Mas em relação ao Hospital Walfredo Gurgel, eu acredito que em até um ano não teremos mais pacientes nos corredores, com a ampliação dos leitos", asseverou.
Para o titular da Sesap, Isaú Gerino, o esforço do Estado só será cessado quando não existirem mais pacientes nos corredores, pois isto mancha a imagem do Governo. "Foi plantada a semente. Está sendo adubada, irrigada e estamos vendo os primeiros brotos, brotarem", metaforizou o secretário em relação aos avanços na Saúde estadual.