sábado, 30 de março de 2013

CONEXÃO VERDE: DESMATAMENTO AUMENTOU 26% NOS ULTÍMOS 7 MESES, SEGUNDO INPE



Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26% nos últimos sete meses, no intervalo entre 1º de agosto de 2012 e 28 fevereiro de 2013, em comparação com o mesmo período anterior, de 1º de agosto de 2011 a 28 de fevereiro de 2012, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgadas nesta quinta-feira (28).
Os dados, que incluem a degradação (desmatamento parcial) e o corte raso (desmatamento total) da floresta, foram registrados pelo sistema de detecção de desmatamento em tempo real do Inpe, o Deter, que usa imagens de satélite para analisar a perda da mata em nove estados.
Desmatamento em Porto Velho, Rondônia (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE)
No total, 1.695 km² da floresta foram destruídos ou degradados nos últmos sete meses, área pouco maior do que o tamanho da cidade de São Paulo, de 1.521 km², de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já entre 2011 e 2012, foram perdidos 1.339 km² de mata, no mesmo intervalo de tempo.
Quatro meses
Só nos últimos quatro meses, de novembro de 2012 a fevereiro de 2013, houve alertas de desmatamento em 615 km² da floresta amazônica, segundo o Inpe. O número é 15% maior do que o registrado anteriormente: 536 km² desmatados, entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012.
A cobertura de nuvens na região amazônica prejudica a análise do Deter, afirma o Inpe. Em novembro de 2012, 34% da floresta estava coberta por nuvens; já em dezembro, a cobertura foi de 54%. Em janeiro, 67% da Amazônia estava coberta por nuvens, enquanto em fevereiro o índice foi de 64%.
 (Foto: Arte/G1)

Por estado
Os dados do Inpe apontam que o estado com o maior registro de alertas de desmatamento nos últimos sete meses foi o Mato Grosso (734 km²), seguido do Pará (428 km²), Rondônia (270 km²), Amazonas (151 km²) e Roraima (50 km²).
Os primeiros três estados também foram os "líderes" em destruição da floresta: Mato Grosso (604 km²), Pará (300 km²) e Rondônia (232 km²) tiveram mais desmatamento entre agosto de 2011 e fevereiro de 2012, segundo o Inpe.
Proporcionalmente, o aumento do desmate foi grande no Maranhão (crescimento de 121%) e no Tocantins (81%), aponta o Inpe.
Fiscalização
Segundo o diretor de proteção ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano de Meneses, o órgão teve que encontrar novos métodos de fiscalização após constatar o aumento no número de alertas de desmate.
"Entramos com a Operação Onda Verde, ocupamos as seis áreas críticas que respondem hoje por 54% de todo o desmatamento da Amazônia. Colocamos bases móveis com autonomia. Essas bases tem agentes do Ibama, agentes da Força Nacional de Segurança, agentes da Polícia Rodoviária Federal", afirmou o diretor.
Fiscais do Ibama na Operação Onda Verde apreenderam mais de 65 mil m³ de madeira em toras que circulavam de forma clandestina pela floresta, entre 1º de agosto de 2012 e 25 de março de 2013. Desse total, quase 38 mil m³ de madeira foi encontrada no estado do Pará, e 15,7 mil m³, em Mato Grosso.
Além de madeira, o Ibama confiscou 110 tratores, 60 caminhões, 216 motosserras e 32 armas de fogo na Amazônia Legal. A maior apreensão de motosserras ocorreu também no estado do Pará (137), seguido do Mato Grosso (39) e de Roraima (19).
No total, o órgão aplicou 3.180 autos de infração entre agosto de 2012 e março de 2013, cujo valor de multas, somadas, ultrapassa R$ 1,4 bilhão.
"Mato Grosso e Pará sempre foram os 'campeões' do desmatamento", disse o diretor do Ibama. "Esses alertas, a gente entende que eles possam estar sendo impulsionados pelo boom das commodities agrícolas, pelo aumento do preço do ouro e pelo aumento do preço da terra."



sexta-feira, 29 de março de 2013

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO



Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.


No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A relembração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispoparamentado como para a missa, de cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:
  • entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar.
  • oração colecta.
  • Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus(Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), narração ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
  • Homilia e silêncio de reflexão.
  • Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
  • Adoração de Cristo na Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e venerada ao som de cânticos.
  • Pai Nosso
  • Comunhão dos fiéis presentes. Usa-se pão que foi consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
  • Oração depois da comunhão.
  • Oração sobre o povo.
Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty (RJ)Ouro Preto (MG)Pirenópolis (GO)Jaraguá (GO)Rio Tinto (Concelho de Gondomar em Portugal) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.
Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O facto de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas, incluindo um texto de São João Crisóstomo intitulado O Poder do Sangue de Cristo.

FONTE: WIKIPÉDIA

quinta-feira, 28 de março de 2013

RONALDO E RUBINHO SÃO OS NOVOS COMENTARISTA DA REDE GLOBO


Ronaldo, Arnaldo Cesar Coelho, Casa Grande e Galvão Bueno na festa 'Vem aí', que anunciou a programação 2013 da TV Globo (Foto: Estevam Avellar/Digulgação TV Globo)
Ronaldo Nazário e Rubens Barrichello foram anunciados na noite desta quarta-feira (27),na festa "Vem aí", que apresentou a programação da emissora, como os novos comentaristas de esportes da TV Globo. Ronaldo vai ser comentarista da emissora na Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho. O piloto Rubens Barrichello vai comentar as provas de Fórmula 1.
Além de comentar os jogos da seleção brasileira durante a Copa das Confederações, Ronaldo vai participar do programa "Central da Copa".
O anúncio do nome do ex-jogador teve clima de suspense. Primeiro, Tiago Leifert foi ao palco e dividiu a cena com Galvão Bueno, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho, que já integram o time de comentaristas da emissora. "E, na quarta cadeira, [está] a nossa grande contratação para o esporte", afirmou Leifert, no cenário do "The Voice". O ocupante do posto, no entanto, permaneceu oculto durante alguns minutos.
Galvão e Rubens Barrichello na festa 'Vem aí', que anunciou a programação 2013 da TV Globo (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Coube a Galvão revelar o novo nome. "Esse cara sou eu, Galvão", disse, enfim, Ronaldo, ao surgir ao som de "Esse cara sou eu", música de Roberto Carlos. "Vai ser uma grande honra. Espero poder passar um pouco da minha experiência na seleção e no exterior", afirmou o ex-jogador – maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols, conforme lembrou o narrador. Este ainda pediu a Casagrande que desse algum conselho ao novo colega. "[Tem de ser] Objetivo e um finalizador rápido, como ele era [nos tempos em que jogava]", recomendou o comentarista mais experiente.
A “Central da Copa”, que estreou na última Copa do Mundo, volta à programação da Globo em 2013 em edição especial para a Copa das Confederações. A atração será comandada por Tiago Leifert e terá ainda Alex Escobar.
Assim como ocorreu com Ronaldo, Rubens Barrichello teve seu nome anunciado por Galvão Bueno, desta vez acompanhado de Reginaldo Leme e Luciano Burti. Barrichello entrou no palco pilotando um carro um corrida e foi citado como "comentarista convidado". Galvão citou que o novo comentarista fez 325 corridas de F-1.
Ao se dirigir à audiência, o piloto antecipou que pretende "dividir toda essa minha experiência" com o telespectador. Galvão aproveitou para perguntar se Barrichello teme ser alvo de brincadeira dos atuais corredores quando estes o virem empunhando um microfone ao longo desta temporada. No mesmo tom, Barrichello devolveu dizendo que é melhor evitarem, pois, se algum deles tiver algum problema de última hora, ele próprio está pronto a assumir o volante.
Na festa, Galvão não deixou de mencionar a longa parceria com Reginaldo Leme. "Reginaldo completa 35 anos comentando automobilismo na Globo. Diante de nós, passaram pelo menos quatro gerações de pilotos."
Coube a Glenda Kozlowski listar outros destaques da programação esportiva da TV Globo em 2013. Além de citar competições de futebol, como o Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e as finais da Liga dos Campeões da Europa, a apresentadora falou, por exemplo, dos eventos do UFC e do Mundial de Atletismo, que acontece em agosto, na Rússia. Glenda também se referiu ao aniversário de dois programas esportivos da emissora: o Globo Esporte faz 35 anos e o Esporte Espetacular, 40.

quarta-feira, 27 de março de 2013

FERNANDA É A CAMPEÃ DO BBB 13 COM 62,79% DOS VOTOS


"O que será que trouxe vocês até aqui? O que os levou tão longe? Fernanda, movida a desejo de justiça. Nasser, meninão, doutor Grilo...", discursa Pedro Bial diante dos dois grandes finalistas do BBB13: Fernanda e Nasser.



Doutora Fernanda é a grande campeã desta edição com 62,79% dos votos e é quem leva o prêmio de R$ 1,5 milhão. Assim, cabe ao gaúcho o segundo lugar, com 28,29% dos votos e R$ 150 mil no bolso.

terça-feira, 26 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE: BILL GATES LANÇA CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DA CAMISINHA DO FUTURO


A fundação mantida pelo proprietário da Microsoft, Bill Gates, abriu inscrições para um concurso que busca novas ideias para a criação de "camisinhas do futuro", segundo o site da instituição. As inscrições foram anunciadas neste mês e ficam abertas até o dia 7 de maio. Um orçamento de US$ 100 mil vai ser disponibilizado para propostas de universidades, empresas e cientistas que forem escolhidas para serem desenvolvidas.

Usar preservativo ainda é a melhor maneira de prevenir a Aids (Foto: Asscom/Sesa ES)

Chamado de "Next Generation of Condoms" ("Próxima Geração de Camisinhas", na tradução do inglês), o concurso faz parte de uma nova rodada de um projeto maior, o "Grand Challenges Explorations", mantido pela Bill and Melinda Gates Foundation desde 2008. A ideia é incentivar projetos inovadores que contribuam para resolver problemas de saúde, educação, habitação, saneamento, entre outras áreas, que atinjam habitantes de países em desenvolvimento.
'Negociar' uso da camisinha
No caso do concurso aberto, a fundação pondera que o uso universal do preservativo não é atingido de forma plena por alguns fatores - um deles é que muitos homens alegam que usar camisinha diminui o prazer. "Mulheres, especialmente aquelas em grupos de risco, como as prostitutas, têm dificuldade em 'negociar' o uso da camisinha", afirma Stephen Ward, chefe de programa da Bill and Melinda Gates Foundation, no blog da instituição.
"A inegável verdade é que a maioria dos homens prefere sexo sem camisinha, enquanto as preocupações ligadas à infecção por HIV e complicações por gravidez não planejada recaem mais sobre suas parceiras", pondera Ward.
Por isso, os organizadores do concurso dizem estar em busca de novos modelos de camisinha que preservem e até elevem o prazer na hora do ato sexual, como meio de aumentar o uso regular do preservativo pelas pessoas.
Características que facilitem o uso tanto do preservativo masculino quanto do feminino, como design diferente, novos materiais e embalagens mais fáceis de serem abertas também são ideias que a fundação levará em conta na hora de avaliar um projeto. A ideia é ter uma nova camisinha que mantenha as funções atuais de proteção a doenças, como a Aids, mas que possa ser mais "atraente" e aceita de forma ampla pela população.
Subutilizado
"Nós temos um produto que é seguro e efetivo, mas subutilizado. E se nós pudéssemos desenvolver uma camisinha que ofereça todos os benefícios das versões atuais, sem os mesmos problemas? Ainda melhor, e se pudéssemos desenvolver uma que as pessoas preferissem usar, ao invés de descartar o uso do preservativo?", afirmou Papa Salif Sow, oficial sênior do programa para prevenção e tratamento de HIV da fundação, ao blog da instituição.
As propostas devem ser passíveis de serem testadas, além de incluírem um plano de como a ideia pode ser aplicada, segundo a fundação. É desejável, também, o envolvimento de áreas de conhecimento diversas (como a biologia vascular) em estratégias que incentivem o uso do preservativo pelas pessoas, segundo a nota da fundação.
Segundo os dados mais recentes da ONU, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011. A grande maioria dos infectados – 23,5 milhões de pessoas – vive na África Subsaariana, e outros 4,2 milhões no Sul e Sudeste da Ásia.

segunda-feira, 25 de março de 2013

BRASIL EMPATA COM A RUSSIA, COM GOL SALVADOR DE FRED NO FINAL DA PARTIDA


fred Brasil x Rússia (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
Luiz Felipe Scolari encontrou seu salvador na Seleção. Após marcar contra Inglaterra (derrota de 2 a 1) e Itália (empate de 2 a 2), Fred evitou novo fracasso do Brasil em Londres nesta segunda-feira ao balançar a rede aos 44 do minutos do segundo tempo: 1 a 1 com a Rússia, no estádio Stamford Bridge, a casa do Chelsea.
Este foi o último jogo com a Seleção completa, contando com "estrangeiros", antes da convocação final da Copa das Confederações. O gol salvador marcado por Fred, no entanto, não apaga a péssima atuação do Brasil diante da Rússia, sensação das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo com 100% de aproveitamento.
Durante a maior parte do jogo, os russos foram superiores à seleção brasileira. Quando tinha bola, o time verde e amarelo quase não chutou a gol. Foram poucas as jogadas de perigo criadas pelos sul-americanos. Apesar do placar, talvez a partida desta segunda-feira tenha sido a pior sob o comando do novo técnico, que terá muito trabalho para montar o grupo para a Copa das Confederações.
Neymar, a principal esperança do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, dessa vez não sofreu apenas com a antipatia já tradicional dos ingleses contra ele. Mas também dos brasileiros. Uma parte pequena da torcida verde e amarela chamou o atacante santista de pipoqueiro. Kaká, que tinha uma prova de fogo nesta noite, foi aplaudido e vaiado quando saiu. Hulk foi o melhor em campo do Brasil.
Antes de definir o grupo para a Copa das Confederações, a seleção brasileira tem apenas mais dois desafios. Ambos somente com jogadores que atuam no futebol nacional. No dia 6 de abril, o time encara a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. E no dia 25 do mesmo mês, o desafio é com o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte.

DE ACORDO COM A SÚMULA SEEDORF TERIA DITO QUE O JUIZ ESTAVA DE "PALHAÇADA"


Seedorf comemora, Madureira x Botafogo (Foto: Alexandre Brum/Agência Estado)
A expulsão de Seedorf já nos acréscimos do duelo contra o Madureira, no domingo, aconteceu depois que o meia teria dito que o árbitro Philip Georg Bennett estava "de palhaçada". O juiz da partida relatou na súmula o lance, dizendo que o primeiro cartão amarelo foi dado após o holandês se recusar a deixar o campo pelo lado oposto ao banco de reservas e que a segunda advertência veio depois de uma reclamação do meia.
Seedorf  botafogo expulsão súmula ferj (Foto: Reprodução/FERJ)
- Você está de palhaçada. Vou sair por lá. Saio por onde eu quiser - teria dito Seedorf, de acordo com a súmula.
 o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, afirmou que nem Philip nem Seedorf se deram conta que a substituição do Botafogo havia sido alterada, com Cidinho deixando o campo para a entrada de André Bahia - e não o holandês.
Rabello também comentou o lance do pênalti revogado pelo árbitro no primeiro tempo da partida, dizendo-se agradado com a decisão correta do árbitro. De acordo com presidente da Coaf-RJ, a demora para a decisão final aconteceu por conta do longo debate entre o árbitro e seus assistentes. A princípio, o árbitro Philip Bennett não será punido, mas o auxiliar Luiz Claudio Regazzoni, que não alertou inicialmente para a marcação do impedimento de Seedorf na origem do lance, será afastado para reciclagem.

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA CAERN COMEÇAM NESTA SEGUNDA



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) inicia hoje através da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), as inscrições para Concurso Público para o preenchimento de 128 vagas.

Serão oferecidas funções de níveis fundamental, médio-técnico e superior. As inscrições se iniciam hoje e prosseguem até o dia 12 de abril. Já  as provas, aplicadas em 05 de maio, com resultado final provável para o mês de julho.

Vale destacar que o concurso terá provas de conhecimentos, teste de aptidão física, provas de títulos e de experiência na profissão. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.

O link de inscrições será disponibilizado no site da FUNCERN.

VIA PATU EM FOCO