sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COPA 2014: NOVO MARACANÃ CHEGA A 75% DAS OBRAS CONCLUÍDAS



O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou hoje (8), durante o evento da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), em São Paulo, que a reforma do Maracanã está 75% concluída. O índice foi confirmado pelo presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno.

A 110 dias do prazo de conclusão previsto no cronograma, o ritmo de obras, segundo Moreno, será mais intenso. "Teremos de executar algo em torno de seis a sete por cento por mês e vamos fazer. Nesta etapa, sem dúvida alguma, o nosso maior desafio será o içamento e montagem da nova cobertura", disse à reportagem da "Globoesporte.com".

Nos 10 meses de 2012, os trabalhos avançaram 43%. No mês passado, a Emop informou que a reforma contaria com mais 1,2 mil trabalhadores. Com isso, a obra do estádio palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial 2014 pode ter, no total, 6,4 mil operários.
De acordo com Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro, a estrutura metálica que vai sustentar a cobertura começará a ser içada nos próximos dias. A etapa deve ser concluída em 20 dias.

O processo de instalação da nova cobertura do Maracanã começou no primeiro semestre deste ano. Em agosto, as construtoras haviam finalizado o anel de compressão, com a instalação de 60 estruturas de 40 toneladas. Depois, foi iniciada a montagem dos cabos de aço que vão sustentar a estrutura.

Após o içamento da estrutura metálica, uma membrana de 68 metros, confeccionada em fibra de vidro e teflon, será estendida com a ajuda de um grupo de 25 alpinistas, com apoio de guindastes. 

Estapas relativas ao acabamento do estádio, como o instalação do gramado e das cadeiras das arquibancadas, vão ocorrer após o término da montagem da cobertura, quando as gruas e guindastes deixarão o local.

O Maracanã deve ser reaberto no dia 28 de fevereiro do ano que vem. Pouco menos de quatro meses depois, o estádio será palco de três partidas da Copa das Confederações, incluindo a grande final. No Mundial 2014, o local receberá sete partidas.

Nenhum comentário: