domingo, 14 de outubro de 2012

CONEXÃO VERDE:ÁGUA-MARINHA



água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio. A sua dureza é 7,5 - 8 na escala de Mohs. A cor da água-marinha varia do verde-azul a azul-claro. O Brasil é o maior produtor, mas esta gema é encontrada um pouco por todo o mundo. Já foi encontrada em ElbaItáliaMourne MountainsIrlanda do NorteMursinskTakovaja RiverShaitansk HillsAdun-Tchilone BaikalRússiaRossing e KI. SpitzkopjeNamíbiaMadagascarZimbábueTanzâniaQuéniaSri LankaÍndiaMianmarCalifórniaColoradoConnecticut e MaineEstados Unidos da AméricaAustráliaPaquistãoAfeganistão.
No Brasil, existem minas nos Estados de Minas GeraisEspírito SantoBahiaRondônia (sendo este pouco explorado nesta região) e Rio Grande do Norte onde são encontradas as melhores do país. A Rainha da Inglaterra possui várias gemas que lhe foram dadas de presente quando ela esteve noBrasil.
Na década de 1950 foi encontrada em ResplendorMinas Gerais, a maior água-marinha do mundo que, devido à sua beleza, foi denominada "Martha Rocha", a Miss Universo da época. Foi também motivo de muitas brigas e mortes na região. A mais pesada tinha 110 kg, e suas dimensões eram de 48,5 cm de comprimento e 42 cm de diâmetro. Tem fractura desigual e clivagem imperfeita. A sua cor varia desde o azul-claro ao azul-esverdeado ou até mesmo tende aos tons escuros. São raros os exemplares com um azul intenso e sem tons esverdeados, uma vez que a maioria das águas-marinhas com um azul perfeito foram sujeitas a tratamentos especiais, o sendo o principal o aquecimento da gema. Este tratamento elimina os tons esverdeados fazendo com que a gema fique com um aspecto mais impressionante. Contudo, nem sempre as pessoas preferiram assim, algumas pessoas preferem os tons naturais por ser mais parecido com o azul do mar.

Nenhum comentário: