segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um craque dá adeus ao futebol


Todas as atenções do mundo do futebol estão voltadas para o atacante Ronaldo nesta segunda-feira. O Fenômeno anunciou, no último domingo, que vai se aposentar e convocou uma entrevista coletiva para confirmar oficialmente sua retirada dos gramados. Mas, há dez dias, o próprio jogador já havia sinalizado que essa ideia passava por sua cabeça.

No dia 5 de fevereiro, apenas três dias depois da derrota por 2 a 0 para o Deportes Tolima, da Colômbia, que custou ao Corinthians a eliminação precoce na fase preliminar da Copa Libertadores da América, Ronaldo fez um longo desabafo pelo Twitter. Em várias mensagens, o Fenômeno condenou a violência de alguns torcedores corintianos revoltados com a eliminação e admitiu que pensou em abandonar o futebol antes do fim do ano.

"Pensei muito nesses últimos dias sobre antecipar minha aposentadoria. Mas não vou dar esse gostinho a esses vândalos e críticos", postou o Fenômeno no início da tarde daquele sábado, poucas horas depois de o ônibus da delegação do Corinthians ser apedrejado na chegada ao Centro de Treinamento Joaquim Grava, no Parque Ecológico.
Ronaldo, em sua apresentação como reforço do Corinthians, no fim de 2008: aposentadoria em 2011
Crédito da imagem: Agência EstadoNa mesma série de tuitadas, Ronaldo não escondeu a irritação pelas fortes críticas que recebeu da torcida após a eliminação da Libertadores e deu sinais de que sua paciência com situações como essa no futebol estava por um fio. "Jogo por amor e somente por amor, porque realmente e sinceramente não precisava estar passando por tudo isso", disparou.

Acusado de "mercenário" por alguns torcedores, Ronaldo chegou a dizer que não recebe "um centavo do clube". "Todo o dinheiro que recebo eu trouxe com o atual patrocinador (...) e ainda o clube recebe muitos milhões desse patrocínio", postou o atacante do Corinthians.

A gota d’água para a decidir antecipar a aposentadoria teria vindo com a saída do amigo Roberto Carlos, ameaçado por alguns torcedores após a eliminação diante do Tolima, e que deixou o Corinthians e está se transferindo para o Anzhi Makhachkala, da Rússia. Ronaldo, de fato, entendeu que ele, assim como o lateral pentacampeão do mundo, não precisavam "passar por isso". E optou pelo adeus.

Nenhum comentário: