domingo, 2 de dezembro de 2012

CONEXÃO VERDE: PROMESSAS PARA CONTER EMISSÃO DE GASES NÃO SÃO SUFICIENTES, SEGUNDO ESTUDO



As políticas das principais nações são insuficientes para limitar o aquecimento global e os Estados Unidos estão fora do rumo até mesmo na promessa fraca de limitar as emissões de gases de efeito estufa, mostrou um estudo científico divulgado nesta sexta-feira (30) em Doha, no Qatar, onde acontece a conferência climática da ONU, a COP 18.
O relatório divulgado nos bastidores de negociações sobre a mudança climática, informa que um endurecimento das políticas ainda era possível para evitar inundações prejudiciais, ondas de calor e elevação dos mares.
Os grandes emissores China, Estados Unidos, União Europeia e Rússia têm classificações "inadequadas" para os seus planos de limitar o aquecimento global a um teto acertado com a ONU de menos de 2 ºC acima dos níveis pré-industriais.
Entre os maiores emissores, apenas o Japão e a Coreia do Sul têm políticas formais para os cortes que eram "suficientes". O Brasil tem classificação "média" no estudo, assim como Índia e Indonésia.
Somando-se todos os compromissos nacionais e tendo em conta o aumento das emissões, o mundo estava caminhando para um aquecimento de cerca de 3,3 ºC, segundo o estudo. "Estamos fora do rumo e os Estados Unidos provavelmente não vão cumprir a sua promessa", disse Niklas Hoehne, do grupo de pesquisa Ecofys, que compila o estudo com o Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático.
Ele disse ainda que os outros principais emissores estavam no caminho para, pelo menos, cumprir as restrições prometidas nas emissões até 2020, como parte dos esforços para evitar uma mudança grave que iria prejudicar a água e os alimentos.

Nenhum comentário: