quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MOMENTO SAÚDE:CIENTISTAS RESTAURAM OLFATO DE CAMUNDONGOS


Os pontos em verde e amarelo são os cílios das células nervosas do nariz, vistas aqui em microscópio (Foto: Universidade de Michigan/Reprodução)

Pesquisadores norte-americanos conseguiram restaurar o olfato em camundongos com um problema genético que os impedia de desenvolver esse sentido. O estudo que chegou a esse resultado foi publicado pela revista científica “Nature Medicine”.
A descoberta tem potencial para tratar pessoas que nascem sem o olfato por algum problema genético, mas não nos casos em que a perda é causada por alguma doença ou pancada na cabeça. Ela pode ainda ajudar contra outras doenças, sem relação com o olfato.
A técnica está relacionada aos cílios – não os pelos que temos nas pálpebras, mas pequenas cerdas que ficam em volta de cada célula do corpo. É nessa parte das células nervosas localizadas dentro do nariz que o cheiro é percebido.
Em algumas pessoas, uma alteração genética faz com que essas células não tenham os cílios que deveriam ter. Como consequência, esses pacientes não têm olfato.
No estudo liderado por Jeffrey Martens, da Universidade de Michigan, nos EUA, os cientistas usaram um vírus para colocar nos camundongos o gene responsável pelo crescimento desses cílios. O tratamento foi feito pelo nariz mesmo – durante três dias, os roedores inalaram a solução preparada pelos pesquisadores.
Dez dias depois, o resultado apareceu – com a alteração genética as células passaram a desenvolver cílios normalmente e os animais recuperaram o olfato.
A técnica foi testada apenas em roedores e ainda leva tempo até ser adaptada em humanos. Com a mesma ideia, os cientistas esperam poder tratar outras doenças relacionadas a falhas nos cílios, como o rim policístico, que pode causar insuficiência renal, e a retinite pigmentosa, que pode levar à cegueira.

Nenhum comentário: