sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COPA 2014: COBERTURA DO NOVO MARACANÃ COMEÇA SER ERGUIDA



O processo de instalação da nova cobertura do Maracanã foi iniciada nesta semana pelo consórcio responsável pelas obras, composto pelas construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez. Na etapa, ocorrerá a montagem dos cabos de aço que vão sustentar a estrutura.


Segundo a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), os andaimes que apoiarão os cabos já começaram a ser montados nas arquibancadas. Depois, 120 macacos hidráulicos vão erguer os cabos, que têm 20 mil metros de comprimento, e já estão no canteiro de obras.          

A previsão é que a cobertura seja içada em novembro. A lona, Confeccionada em fibra de vidro e teflon, será estendida com a ajuda de um grupo de alpinistas, com apoio de guindastes. A nova cobertura do Maracanã terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir 76 mil dos 79 mil assentos do novo estádio. A antiga, por sua vez, tinha 30 metros.


Em agosto, as construtoras haviam finalizado o anel de compressão, com a instalação de 60 estruturas de 40 toneladas. No mesmo mês, o Consórcio Maracanã Rio 2014 instalou 2.750 peças pré-fabricadas da arquibancada, com o auxílio de quatro gruas montadas dentro de campo.

Os trabalhos, agora, também ocorrem no campo, com a demarcação do gramado, a terraplanagem e o nivelamento. A drenagem dos setores leste e sul estão em processo de finalização. De acordo com a Emop, nos próximos dias, terá início a drenagem do meio-campo. 

A reforma do Maracanã conta hoje com 5,5 mil operários. No total, são dois turnos, das 7h às 17h e das 18h às 5h. O estádio, orçado em R$ 883,5 milhões, deve ser concluído até fevereiro de 2013, a quatro meses da Copa das Confederações, quando o local receberá três jogos do torneio. No Mundial, um ano depois, o Maracanã será palco de sete partidas, incluindo a final.

Nenhum comentário: