sábado, 5 de fevereiro de 2011

Copa 2014: Natal perde investimentos por atrasos


“Natal está muito atrasada em relação as obras da Copa do Mundo de 2014. Já perdemos recursos na ordem de R$ 1 milhão por conta da inércia do Governo anterior. A governadora Rosalba Ciarlini deve viajar a Brasília, para se encontrar com representantes do Ministério dos Transportes na próxima semana para tentar reverter esse quadro.”  Essas foram as palavras do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, em coletiva realizada na tarde de ontem no auditória da Governadoria, no Centro Administrativo, para depois completar: “É inadmissível um estado como o Rio Grande do Norte perder recursos. O que aconteceu foi omissão”, afirmou.

rodrigo senaProcurador-geral do Estado, Miguel Josino, falou sobre a CopaProcurador-geral do Estado, Miguel Josino, falou sobre a Copa
Procurador-geral do Estado, Miguel Josino, falou sobre a CopaO fato ao qual Miguel Josino de refere, são verbas federais que todas as cidades sedes do Mundial que vai ser realizado no Brasil, deveriam receber em 2010. Como Natal deixou de cumprir alguns prazos, a cidade foi penalizada com o não repasse da verba, que serviriam para projetos de mobilidade urbana. Aliás, a capital do Rio Grande do Norte ficou de fora também de repasses federais no que diz respeito as ações de meio ambiente e sustentabilidade. Todas as sedes apresentaram projetos de unidades de conservação, que é uma exigência da Fifa, órgão gestor do futebol mundial, e com isso receberiam verbas da União para financiarem essa ação. Como Natal não elaborou o projeto de unidade de conservação, não teve direito aos recursos.

Quem revelou a informação foi, a também procuradora do Estado, Marjorie Madruga, que estava presente na coletiva. O titular da Secopa, Demétrios Torres deveria participar da reunião, mas devido a compromissos com a governadora Rosalba Ciarlini, teve que se ausentar. “A questão ambiental, para a Fifa, é de extrema importância, por isso que temos que elaborar projetos de meio ambiente e sustentabilidade. Perdemos uma chance com as unidades de conservação e não podemos mais esperar. Temos que correr contra o tempo perdido”, disse Marjorie Madruga.

Uma das ações que o Governo do Estado vai colocar em prática, é a criação da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que vai ser lançada na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro, em evento que vai contar com representantes do Ministério dos Esportes e tem aval da Fifa, através do projeto “Green Gol”. Essa Câmara, que deveria ter sido criada em setembro de 2010,  vai ser composta pela Procuradoria Geral do Estado, Secopa, Idema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos , secretaria de Turismo e também a de Infraestrutura.

“A governadora pediu que a Procuradoria reunisse todos os órgãos envolvidos para que todos os processos envolvendo a Copa de 2014 fosse agilizado. Essa reunião que vai acontecer aqui em Natal, na próxima semana, vai poder mostrar aos órgãos envolvidos e a sociedade civil organizada, os projetos da Fifa para a Copa do Mundo, no que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade”, informou Miguel Josino.

Sobre os prazos que Natal tem que cumprir para não perder o posto de cidade sede no Mundial de 2014, o procurador geral do Estado afirmou que a capital tem pouco menos de três meses para iniciar as obras de demolição do estádio Machadão e do ginásio Machadinho, locais que vão servir para a construção da Arena das Dunas. “Na pior da hipóteses, temos que começar a dar as ordens de serviço no final de abril, para que tudo saia como estamos planejando. Estamos todos empenhados em fazer de Natal sede da Copa e tenho certeza de que vamos conseguir. Já existem 27 empresas interessadas no novo edital e isso nos dá uma confiança maior”, finalizou Josino.

Nenhum comentário: