sábado, 10 de agosto de 2013

25 ANOS SEM RAMÓN VALDÉZ O ETERNO "SEU MADRUGA"



Completou 25 anos nesta sexta-feira (9) a morte de Ramón Valdés, ator famoso por interpretar Seu Madruga no seriado mexicano Chaves. Vítima de um câncer no estômago que se espalhou pelos pulmões, Ramón era considerado galã em seu país de origem. Atuou em mais de 50 filmes e era também irmão de German Valdés, ator da "era de ouro" do cinema no México.

De 1971 a 1979, Ramón viveu o personagem que devia 14 meses de aluguel da casa 72, apanhava de Dona Florinda e culpava Chaves por tudo. Saiu depois que Florinda Meza, mulher de Roberto Gómez Golaños, o Chaves, virou produtora executiva da atração. Em 1981, voltou para mais um ano no programa.


Além do bordão "Só não te dou outro porque...", ficaram famosos os atos falhos que cometia com Seu Barriga, como "Tenha Barriga, Sr. Paciência".

Tanto era seu prestígio na Televisa, emissora do seriado, que podia fumar em cena - o que era proibido para qualquer outro ator, já que o presidente do canal tinha nojo de cigarros. No set de filmagem, não usava maquiagem ou figurino. Chegava de calça jeans e camiseta - a única peça adicionada era o chapéu.

"Seu Madruga é a antítese do que a sociedade de consumo espera de um homem adulto: desempregado crônico, eterno devedor, um malandro que declara o ócio como princípio e a procrastinação como fim", diz Pablo Kaschner, autor dos livros Seu Madruga - Vila e Obra eChaves de um Sucesso.

Nenhum comentário: