
Os indícios de que o tatu-bola seria o mascote da Copa do Mundo 2014 foram confirmados nesta terça-feira (11) após a Fifa registrar o desenho no site de patentes europeias (OHIM). O mesmo procedimento ocorreu também na escolha do logo e do slogan do Mundial.
O tatu-bola da Copa 2014 ainda não tem nome. A definição ocorrerá após votação na internet, num processo semelhente à bola do torneio, Brazuca. A data, no entanto, não foi divulgada.
A ideia de transformar o animal em símbolo do Mundial partiu da ONG Associação Caatinga, que apresentou o projeto ao Ministério do Esporte e ao COl em fevereiro. O "Tolypeutes tricinctus", segundo a ONG, é a espécie de tatu mais ameaçada do país.
De acordo com uma imagem publicada pela revista "Veja" na semana passada, o mascote terá as cores brasileiras. O registro feito na OIHM foi realizado com o símbolo em preto e branco.
O mascote brasileiro será o 13º da história das Copas. Os símbolos passaram a fazer parte da competição no Mundial de 1966, na Inglaterra, quando o leão Willie foi escolhido. Animais também foram escolhidos nas Copas de 1994, 1998, 2006 e 2010, com o cachorro Striker, o galo Footix, o leão Goleo e o leopardo Zakumi, respectivamente.
Nas outras oito edições de Copa do Mundo, a partir do México, em 1970, personagens se tornaram os mascotes do torneio. O primeiro foi o garoto Juanito. Depois, dois alemães: Tip e Tap, em 1974. Na Argentina, foi a vez do jovem Gauchito. Naranjito (1982), Pique (1986), Ciao (1990) e Ato, Kaz e Nik (2002) fecham a lista dos mascotes dos Mundiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário