sábado, 18 de maio de 2013

ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA SERÁ INAUGURADO APÓS CINCO MESES DE ATRASO


Foto aérea do Estádio Nacional de Brasília mostra a arquibancada, painel eletrônico e gramado (Foto: Reprodução/Tv Globo)

Com cinco meses de atraso e depois de dois adiamentos, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, será inaugurado neste sábado (18). A arena será o palco da partida final do campeonato candango, entre Brasília e Brasiliense, que acontece às 16h20.
Para a inauguração está programada uma solenidade, às 10h, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. A abertura da arena também vai contar com esquema especial de segurança, alterações no trânsito e reforço do transporte público.
A inauguração do estádio já foi adiada duas vezes. Em 2012, o governador Agnelo havia anunciado que inauguraria a obra às 11h do dia 31 de dezembro. Depois, a conclusão foi prometida para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília, mas acabou adiada novamente sob alegação de que as chuvas prejudicaram o plantio da grama.

Diversas etapas das obras no Estádio Nacional foram questionadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O último levantamento feito pelo Núcleo de Fiscalização de Obras, realizado em abril, mostrou que foram celebrados 19 aditivos, que fizeram o valor total do estádio saltar de R$ 696,6 milhões para R$ 1 bilhão.

O Estádio Nacional Mané Garrincha é a única obra da capital federal que será testada na Copa das Confederações. A arena foi escolhida para abrigar a partida inaugural do torneio, entre Brasil e Japão, no próximo dia 15 de junho. A competição é considerada pela FIFA o grande teste antes da realização da Copa do Mundo de 2014. O Estádio Nacional vai sediar sete partidas do principal campeonato de futebol entre seleções.

Nenhum comentário: