quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

BAYERN DE MUNIQUE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DO TÉCNICO PEP GUARDIOLA


Pep Guardiola prêmio Bola de Ouro  (Foto: AFP)
Surpresa no mundo da bola. Um dia depois do porta-voz do Bayern de Munique desmentir o interesse em Pep Guardiola com veemência, o clube bávaro confirmou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do ex-técnico do Barcelona, a ser apresentado na próxima sexta. O lado curioso é que, em declarações recentes para a Federação Inglesa (FA), o treinador afirmou que desejava trabalhar em algum clube do Reino Unido. Isso pode até ocorrer, mas agora só a partir de meados de 2016, quando acabará o compromisso firmado com o time alemão.
Pep Guardiola e Jupp heynckes no treino (Foto: Reprodução)
Guardiola acertou as bases do contrato (cujo os valores não foram revelados) numa reunião com Karl-Heinz Rummenigge, presidente do clube, no fim do ano passado - o que explica o fato de fazer aulas de alemão há dois meses. O técnico, entretanto, assumirá o clube somente em junho, após o término da atual temporada, substituindo Jupp Heynckes. E terá tempo, portanto, para avaliar o elenco com calma.
- Estamos muito felizes de anunciar a contratação de Guardiola, já que foi cobiçado por muitos clubes, e é um sucesso que vencemos essa concorrência. É um dos treinadores mais vencedores do mundo. Pep é um dos treinadores mais vencedores do mundo, e estamos seguros de que dará muito brilho, não só ao Bayern, mas também ao futebol alemão - declarou Rummenigge em um comunicado oficial na página do Bayern.

Jupp Heynckes, de 67 anos, não sairá à toa ou por insatisfação da atual diretoria: o comandante bávaro se aposentará do futebol depois de 24 anos de carreira como treinador - treinou, entre outros clubes, o Real Madrid, onde se sagrou campeão da Liga dos Campeões em 1998. 
Com outras duas passagens pelo Bayern, Heynckes reassumiu o clube em 2011 e levou o time para a final da Champions na temporada passada, perdendo para o Chelsea em plena Allianz Arena, mas ainda não ganhou nenhum título em sua despedida. Muito embora esteja encaminhando a conquista do Campeonato Alemão, com nove pontos de vantagem na liderança após 17 rodadas. Na atual edição do torneio continental, os bávaros enfrentarão o Arsenal pelas oitavas de final, enquanto na Copa da Alemanha o adversário será o arquirrival Borussia Dortmund, nas quartas.
- Entendemos e respeitamos a decisão de Heynckes e para compensá-lo queremos ganhar a Bundesliga de presente - completou Rummenigge, citando a boa margem no Alemão para o vice-líder Bayer Leverkusen.
Ano sabático após o Barça
Prestes a completar 42 anos na próxima sexta-feira, Guardiola não trabalha oficialmente desde maio do ano passado, quando deixou o Barcelona após longa trajetória de sucesso para um ano sabático junto à família em Nova York, nos Estados Unidos. No time catalão, Pep conquistou 14 títulos como treinador em 19 possíveis entre 2008 e 2012, sendo duas Liga dos Campeões da Uefa e dois Mundiais de Clubes da Fifa. A despedida veio com a Copa do Rei de 2011/2012.
De férias, Guardiola viu o seu nome ser ligado principalmente ao futebol inglês, onde nunca escondeu admiração. Entre os bilionários e emergentes Chelsea e o Manchester City, no entanto, Pep optou pela tradição do Bayern de Munique.

Nenhum comentário: