quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DO COMBATE A AIDS




Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi divulgado nesta quarta-feira, mais de 118 mil novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV foram detectados em 2010 na Europa.
Mais de três quartos destes novos casos estão localizados no leste do continente, de acordo com dados de 51 dos 53 países do Escritório Regional para a Europa da OMS, com sede em Copenhague.
O número de portadores do HIV na Europa se multiplicou desde 2001. Até o final de 2010 foram registrados 1,4 milhão de pessoas, contando 500 mil na Rússia e quase 180 mil em países sem registro antes de 2002-2004, como França, Itália e Espanha.
"As atividades atuais para reduzir as taxas de infecção por HIV não são suficientes para controlar e reverter a epidemia de HIV na Europa", assinalou em comunicado Zsuzsanna Jakab, diretora da OMS para a Europa.
Para frear o "aumento alarmante", os países do continente lançaram o Plano de Ação Europeu contra o HIV/Aids para 2012-2015, que pretende, entre outras coisas, conseguir o acesso universal à prevenção e ao tratamento do HIV.
Os novos dados divulgados pela OMS e pelo Centro europeu de prevenção e controle de doenças (ECDC) confirmam que a epidemia se concentra, sobretudo, em grupos sociais marginalizados, como os de alguns imigrantes, homossexuais e drogados.

Nenhum comentário: