terça-feira, 8 de novembro de 2011

MOMENTO SAÚDE: COMPUTADOR PODE SER CAUSADOR DE MIOPIA NAS CRIANÇAS



Passar muito tempo em frente ao computador a uma distância inferior a 50 centímetros faz com que a visão fique mais suscetível à aparição de problemas, como a miopia. Este é o alerta da presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Célia Nakanami.
“É preciso dar um descanso para os olhos quando ficamos muito tempo focando a visão no perto. Para ter nitidez, o olho faz um esforço acomodativo. Por isso, é preciso deixa-lo relaxar, olhando para o infinito, a cada uma hora no computador”, explica. E isso é válido tanto para computadores quanto para livros.
A médica destaca que a miopia induzida na infância não é transitória, porque a criança está desenvolvendo o globo ocular e os danos podem ser permanentes.
Segundo ela, as crianças estão substituindo as brincadeiras ao ar livre pelo computador, o que faz com que o número de problemas na visão durante a infância aumente. Segundo a Sociedade, de 8 a 13 milhões de crianças, entre 5 e 15 anos, têm problemas de visão.
“Antigamente, as pessoas começavam a desenvolver problemas de visão aos 8, 10 anos. Hoje, dados mundiais indicam que estes problemas estão aparecendo mais cedo, aos 5 anos”, conta.
De acordo com a médica, miopias que estabilizavam aos 15, 20 anos, estão progredindo até mais tarde e, os olhos de adultos também sofrem com o esforço acomodativo, mas esta miopia pode ser transitória.
A miopia ocorre quando o olho passa a ter dificuldade de enxergar de longe. Assim, o esforço constante para ver de perto deixa a visão embaçada para longe.
O ideal é olhar para a tela do computador por no máximo 1 hora e depois dar um descanso de 20 minutos, mudando o foco da visão. Segundo a médica, ficar mais de 2 horas no computador já produz um efeito transitório (faz com que você enxergue embaçado se olhar para o horizonte).
Pais devem ficar atentos ao rendimento escolar das crianças, que pode ser um sintoma de um problema de visão. Outros indícios são cansaço maior dos olhos, vermelhidão e dor de cabeça.

Nenhum comentário: