sábado, 25 de maio de 2013

BAYERN DE MUNIQUE É PENTA-CAMPEÃO EUROPEU VENCENDO O RIVAL BORUSSIA DORTMUND



Mosaico bayrn de munique (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Arjen Robben teve uma, duas, três enormes chances de abrir o placar em Wembley. Era inevitável não relacioná-las ao pênalti perdido diante do Chelsea, há um ano, na prorrogação, que acabou sendo decisivo para a perda do título na Allianz Arena. O craque holandês, que começou esta Liga dos Campeões na reserva, aproveitou-se da lesão do titular Toni Kroos para brilhar e, enfim, poder dizer que é um herói. Um super-herói, com o perdão do trocadilho que o seu nome sugere. Com um lindo gol do camisa 10 aos 44 minutos do segundo tempo, o Bayern de Munique confirmou o seu favoritismo ao derrotar o Borussia Dortmund, por 2 a 1, neste sábado, e dar um fim à sina de vice-campeões após duas finais perdidas em três anos.

Eleito pela Uefa o melhor em campo, Robben ainda teve grande parcela de responsabilidade no primeiro gol do jogo, marcado pelo croata Mandzukic. Foi do holandês o passe açucarado para o centroavante apenas completar para as redes, aos 15 minutos do segundo tempo, após driblar o goleiro Weidenfeller. Pouco depois, aos 23, o Borussia Dortmund viria a empatar a partida, em pênalti cometido por Dante e cobrado com categoria por Gündogan. Mas foi pouco para o conto de fadas aurinegro se tornar realidade.
Esta é a quinta vez que os bávaros erguem a "orelhuda". As três primeiras vieram de forma consecutiva, em 1974, 75 e 76, com o grande time liderado por Franz Beckenbauer. Em 2001, uma conquista nos pênaltis sobre o Valencia devolveu ao clube a "áurea" de um campeão. Agora, com a conquista em Londres, o Bayern se torna o terceiro maior vencedor da competição, atrás apenas de Milan (sete) e Real Madrid (nove) títulos, igualando-se ao Liverpool e descolando-se de um grupo que tinha Barcelona e Ajax.

Nenhum comentário: